20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estandes da exposição Três Lagoas Florestal já estão sendo montados

29/03/2012 11h51 – Atualizado em 29/03/2012 11h51

Três Lagoas Florestal terá 112 espaços; confira a programação

Evento promovido pelo Painel Florestal será realizado de 10 a 13 de abril. Programação prevê workshops, demonstrações ao vivo, visitas técnicas e rodadas de negócios

Edmir Conceição

Operários trabalham no Parque de Exposição ‘Joaquim Marques de Souza’ na montagem dos estandes da 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável. A feira ‘Três Lagoas’ Florestal será realizada entre 10 e 13 de abril e deve traçar uma radiografia da base florestal no Bolsão.

Robson Trevisan, diretor do Painel Florestal, que organiza o evento, disse que a feira terá 30% mais estandes que a principal exposição agropecuária do Estado, a Expogrande, Cerca de 98 espaços já foram contratados e foram abertos mais 12, totalizando 112 locais destinados a exposições e parceiros, além de órgãos institucionais e veículos de comunicação. A expectativa é de atrair público de 10 mil pessoas nos quatro dias de feira, que terá workshops, demonstrações ao vivo, visitas técnicas e rodadas de negócios.

Para participar da feira os interessados devem fazer inscrição no site www.treslagoasflorestal.com.br e preencher o formulário. Os participantes inscritos pela internet deverão retirar o crachá na entrada da feira.

SETORES

Vários setores irão participar do evento, como carvão vegetal, siderurgia, serrarias, celulose e papel, energia, logística, tratamento de madeira, comércio de madeira, painéis, marcenaria, móveis, produtos e serviços sustentáveis e construção civil.

PRESENÇAS

De acordo com a assessoria de comunicação do evento, a Fibria confirmou a presença dos membros de sua diretoria na abertura oficial. Estarão presentes o presidente da companhia, Marcelo Castelli, o diretor industrial, Francisco Valério, o diretor florestal, Aires Galhardo, e o gerente geral da indústria em Três Lagoas, Renato Ottoni. A Fibria confirmou também a participação do gerente de sustentabilidade, Fausto Rodrigues Alves de Camargo, na Mesa Redonda programada para o dia 12 de abril.

Estará também na solenidade o presidente da Câmara Setorial de Florestal Plantadas do Ministério da Agricultura, Mário Sant’anna (da Gerdau), além dos outros integrantes da Câmara, que realiza reunião ordinária em Três Lagoas no período da tarde.

Entre os membros da Câmara Setorial, está o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil), Ademar da Silva Júnior, que também fará palestra, no dia 11.

PALESTRAS

Encerrada a parte solene da abertura do evento, terá início a palestra “Florestas Plantadas: Cenário Atual e Perspectivas” com Sérgio Alípio, Presidente da ABRAF (Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas).

Na programação do Ciclo de Palestras, a partir do dia 11, também está o presidente da Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Luiz Calvo Ramires Júnior, que fala sobre “O Verdadeiro Potencial Florestal de Mato Grosso do Sul” (16h20).

Às 19h, tem início a Palestra Especial “Mercado da Madeira de Reflorestamento no Brasil”, com Sebastião Renato Valverde, Professor Doutor UFV, especialista em Economia Florestal, Diretor Científico da SIF (Sociedade de Investigações Florestais). Às 20h, Mário Celso Lopes, Diretor Presidente da MCL Empreendimentos e Sócio da Eldorado Brasil, faz o relato “Da Pecuária à Floresta Plantada – Uma História de Sucesso”.

No dia 12, às 15h30, “Sistemas de Colheita Florestal” é o tema da palestra de Ricardo Malinovski, Professor da Universidade Federal do Paraná. Às 17h30, representantes da WWF-Brasil falam sobre “O papel das florestas plantadas na visão do WWF Brasil” e às 18h Angélica de Cássia Carneiro, Professora Doutora da UFV (Universidade Federal de Viçosa – MG), faz a palestra “Tecnologias de Produção de Carvão Vegetal”.

Já no dia 13, às 14h30, a palestra “Aproveitamento Econômico de Espécies Nativas do Cerrado” estará a cargo de Carlos Roberto Lima, Professor da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande – PB). Às 16h30, o tema é “Engenharia Florestal, uma Profissão Promissora”, com o Prof. MSc Augusto Gabriel Claro de Melo, Coordenador do Curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça (FAEF – SP)

Na palestra de encerramento, a partir das 19h, Xico Graziano – Engenheiro Agrônomo, Conferencista e Escritor – fala sobre o “Desenvolvimento Rural Sustentável: O Agroambientalismo”.

Além dessas, outras palestras, também com renomados profissionais do setor, integram a programação do Três Lagoas Florestal – 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal da Região de Três Lagoas (MS). A participação do público é totalmente gratuita. A programação completa, assim como as inscrições, notícias e informações técnicas sobre o evento estão disponíveis em http://www.treslagoasflorestal.com.br .

Robson Trevisan, diretor do Painel Florestal, acompanha montagem de estandes no Parque de Exposições.

Cerca de 98 espaços já foram reservados por expositores e instituições.

Área ao lado de estandes tem eucalipto e seringueira plantados.

Estandes devem ficar prontos em três dias no Parque de Exposições de Três Lagoas.

Estandes da exposição Três Lagoas Florestal já estão sendo montados

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.