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sábado, 20 de abril de 2024

Estou de home office. E agora? IEL dá dicas para ter produtividade no trabalho remoto

Confira como o profissional deve se portar em home office para otimizar os resultados

O momento é de reforçar os cuidados e redobrar a atenção. Nas últimas semanas o Brasil bate recordes nos números da covid-19 e as estatísticas deixam um alerta muito importante: é preciso se readequar e pensar coletivamente para evitar a multiplicação do vírus.

Mato Grosso do Sul vive em um momento de medidas restritivas desde a última semana e na capital, por exemplo, um decreto adiantou feriados municipais na tentativa de conter aglomerações e reduzir riscos de contágio. Nesse cenário a rotina dos trabalhadores também mudou e muitas empresas já vem adotando o sistema de trabalho remoto como estratégia, que surge como uma alternativa para continuarem a serem produtivas em meio ao cenário adverso de pandemia.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 80% dos gestores das empresas brasileiras aprovam o regime de trabalho remoto. O home office é uma modalidade de trabalho onde basicamente o colaborador está em um ambiente fora da sua organização, no entanto, tem as mesmas responsabilidades que teria se estivesse trabalhando presencialmente.

A modalidade de trabalho veio para ficar e, penando nisso, o IEL preparou dicas valiosas sobre como o profissional deve se portar em home office para otimizar os resultados. Confira as dicas da coordenadora de desenvolvimento empresarial do Instituto, Jackeline Magalhães:

1 – Como se comportar no home office?

É preciso atenção para as distrações que o conforto de casa pode propiciar, como animais de estimação, afazeres domésticos, filhos e demais familiares, que geralmente têm certa dificuldade para associar o estar em casa como ponto descanso e atividades em conjunto, por isso, algumas dicas são importantes para quem quer atuar em home office:

– Busque um ambiente tranquilo de trabalho, com foco na concentração, produtividade;

– Faça uma gestão do seu tempo;

– Organize suas atividades domesticas e atividades familiares;

– Tenha cuidado com a aparência, cuidado com cabelos, barba e roupas já que as reuniões virtuais podem ser frequentes;

– Tenha um local de trabalho só seu, como mesa e cadeira confortáveis, local arejado, com a luminosidade necessária e com internet de qualidade.

2 – Como organizar meus horários de trabalho?

Na maioria das organizações, tem-se uma jornada de trabalho com horários definidos a serem cumpridos, em contrapartida tem algumas com mais flexibilidade de horários em que o colaborador tem a possibilidade de atuar nas suas horas mais produtivas, neste caso é fundamental estipular uma rotina com horários para que seu cérebro tenha um referencial de rotina de trabalho. 

Tenha horários definidos para pequenas pausas de descanso e para alimentar-se adequadamente.

3 – Como ser mais produtivo no home office?

Ser produtivo estando em home office é algo bastante desafiador para o profissional, principalmente se ele não está habituado a esta modalidade de trabalho, mas existem ferramentas e opções que podem te ajudar:

– Ferramentas tecnológicas para mensuração e controle da produtividade;

– Ferramentas de gestão do tempo, hoje em dia tem vários aplicativos que são fáceis e intuitivos para utilizar

– Planejamento das tarefas do dia, elenque atividades e crie um ranking de importância como por exemplo a mais importante até a menos importante;

– Busque fazer suas atividades dentro do seu horário de trabalho e de forma saudável;

– Faça intervalos periódicos: o ideal é que, a cada 1 ou 2 horas de dedicação, você faça uma pausa de 5 a 15 minutos.

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