16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Evento em Três Lagoas fará raio-x da base florestal

24/03/2012 21h22 – Atualizado em 24/03/2012 21h22

Vice governadora Simone Tebet vai abrir feira florestal em Três Lagoas

Evento sobre floresta plantada e o potencial da cadeia produtiva vai reunir autoridades e especialistas

Edmir Conceição

A radiografia das potencialidades de Três Lagoas e municípios do Bolsão no setor florestal, a atividade agrícola que mais cresceu nos últimos anos, será revelada durante feira que será realizada na cidade.

A abertura será no dia 10, com a presença da vice-governadora Simone Tebet e do deputado estadual Eduardo Rocha, além da prefeita Márcia Moura, anfitriã do evento. Também é esperada a confirmação da presença do governador André Puccinelli, que está sendo esperado em razão da preocupação do governo com a infra-estrutura de transportes, já que a logística é um ponto fundamental para atrair indústrias de celulose.

MERCADO FUTURO

As indústrias motivam toda a cadeia da base florestal plantada, que está interferindo até no setor imobiliário rural. Terras antes destinadas à pecuária e culturas tradicionais, estão sendo negociadas com preços menores quando compradas ou arrendadas para o plantio de eucalipto. O preço do arrendamento varia de R$ 800 a 1.200 o hectare e há produtores que ainda negociam participação no mercado futuro da matéria-prima que movimenta o motor do conglomerado de celulose.

De acordo com a assessoria de comunicação do evento, a Fibria confirmou a presença dos membros de sua diretoria na abertura oficial. Estarão presentes o presidente da companhia, Marcelo Castelli, o diretor industrial, Francisco Valério, o diretor florestal, Aires Galhardo, e o gerente geral da indústria em Três Lagoas, Renato Ottoni. A Fibria confirmou também a participação do gerente de sustentabilidade, Fausto Rodrigues Alves de Camargo, na Mesa Redonda programada para o dia 12 de abril.

Estará também na solenidade o presidente da Câmara Setorial de Florestal Plantadas do Ministério da Agricultura, Mário Sant’anna (da Gerdau), além dos outros integrantes da Câmara, que realiza reunião ordinária em Três Lagoas no período da tarde.

Entre os membros da Câmara Setorial, está o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil), Ademar da Silva Júnior, que também fará palestra, no dia 11.

PALESTRAS

Encerrada a parte solene da abertura do evento, terá início a palestra “Florestas Plantadas: Cenário Atual e Perspectivas” com Sérgio Alípio, Presidente da ABRAF (Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas).

Na programação do Ciclo de Palestras, a partir do dia 11, também está o presidente da Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Luiz Calvo Ramires Júnior, que fala sobre “O Verdadeiro Potencial Florestal de Mato Grosso do Sul” (16h20).

Às 19h, tem início a Palestra Especial “Mercado da Madeira de Reflorestamento no Brasil”, com Sebastião Renato Valverde, Professor Doutor UFV, especialista em Economia Florestal, Diretor Científico da SIF (Sociedade de Investigações Florestais). Às 20h, Mário Celso Lopes, Diretor Presidente da MCL Empreendimentos e Sócio da Eldorado Brasil, faz o relato “Da Pecuária à Floresta Plantada – Uma História de Sucesso”.

No dia 12, às 15h30, “Sistemas de Colheita Florestal” é o tema da palestra de Ricardo Malinovski, Professor da Universidade Federal do Paraná. Às 17h30, representantes da WWF-Brasil falam sobre “O papel das florestas plantadas na visão do WWF Brasil” e às 18h Angélica de Cássia Carneiro, Professora Doutora da UFV (Universidade Federal de Viçosa – MG), faz a palestra “Tecnologias de Produção de Carvão Vegetal”.

Já no dia 13, às 14h30, a palestra “Aproveitamento Econômico de Espécies Nativas do Cerrado” estará a cargo de Carlos Roberto Lima, Professor da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande – PB). Às 16h30, o tema é “Engenharia Florestal, uma Profissão Promissora”, com o Prof. MSc Augusto Gabriel Claro de Melo, Coordenador do Curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça (FAEF – SP)

Na palestra de encerramento, a partir das 19h, Xico Graziano – Engenheiro Agrônomo, Conferencista e Escritor – fala sobre o “Desenvolvimento Rural Sustentável: O Agroambientalismo”.

Além dessas, outras palestras, também com renomados profissionais do setor, integram a programação do Três Lagoas Florestal – 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal da Região de Três Lagoas (MS). A participação do público é totalmente gratuita. A programação completa, assim como as inscrições, notícias e informações técnicas sobre o evento estão disponíveis em http://www.treslagoasflorestal.com.br.

(*) Com informações da assessoria da feira Três Lagoas Florestal

Antigas pastagens estão ocupadas por eucalipto entre Inocência e Selvíria.(Foto: Ricardo Ojeda)

Evento em Três Lagoas fará raio-x da base florestal

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.