20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

FAB entra na luta para combater incêndio em tanques da Ultracargo

07/04/2015 16h09 – Atualizado em 07/04/2015 16h09

Um avião da Força Aérea Brasileira levou mais um produto para reforçar no combate ao fogo: um pó químico seco, uma espécie de espuma, semelhante ao conteúdo de extintores de carro, mas que é usado de forma mais eficiente no combate a incêndios em aviões e aeroportos

Da redação

O incêndio nos tanques da empresa Ultracargo, no bairro da Alemoa, na cidade de Santos, entrou hoje (07) no sexto dia. A área continua isolada, pois o fogo ainda atinge dois tanques de gasolina. Os Bombeiros trabalham desde a última quinta-feira (02) sem interrupção.

Nesta madrugada, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou mais um produto para reforçar no combate ao fogo: um pó químico seco cedido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O produto é uma espécie de espuma, semelhante ao conteúdo de extintores de carro, mas que é usado de forma mais eficiente no combate a incêndios em aviões e aeroportos.

Além da novidade, sete rebocadores continuam auxiliando na captação de água do mar, usada pelos caminhões de incêndio. Os Bombeiros utilizam mangueiras de 650 metros de comprimento para alcançar a água no canal do Porto de Santos. Os navios, que fazem a captação, têm capacidade para enviar 75 mil litros de água por minuto.

Ontem (06), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) do estado de São Paulo informou que as estações de monitoramento da qualidade do ar em Santos não detectaram aumento significativo na concentração de poluentes no município em razão do incêndio. Em nota, a empresa Ultracargo informou que monitora, por meio de uma empresa especializada, o risco ambiental na área do acidente.

Desde ontem, o acesso de caminhões com destino ao Porto de Santos na Via Anchieta foi restringido, em razão do incêndio, e a restrição vai até sexta-feira (10). Segundo a Ecovias, concessionária que administra essa rodovia, a pista apresenta tráfego lento no sentido litoral, do quilômetro 31 ao 40, devido à triagem de veículos feita pela Polícia Rodoviária. Apenas caminhões com produtos perecíveis são liberados, pela polícia, para seguir até o Porto Santos.

(*) Agência Brasil

Com o produto levado pela FAB, bombeiros despejam o pó químico nos tanques que ainda tem combustíveis para queimar (Foto: Band Uol)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.