19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fábrica de celulose em Ribas está previsto para iniciar operação em 2024

Em reunião virtual com vereadores de Ribas do Rio Pardo, representantes da Suzano previram que fábrica poderá iniciar operações em 2024, com geração de 1.700 empregos diretos e milhares indiretos

O presidente da Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo, Tiago Gomes de Oliveira, o Tiago do Zico (PSDB) disse ao Perfil News que os vereadores da Mesa Diretora da Câmara Municipal participaram na manhã desta quarta-feira uma reunião virtual com representantes da Suzano Celulose e Papel.

De acordo com o parlamentar, o convite para a reunião ocorreu na sexta-feira passada e foi marcada para às 9 horas desta quarta-feira. Segundo ele, estava agendado apenas a participação dos vereadores da compõem a Mesa Diretora, porém no momento do evento havia mais colegas na Câmara e foram convidados a participarem.

Fábrica de celulose em Ribas está previsto para iniciar operação em 2024

DETALHES DO PROJETO

Na oportunidade, o gerente de Relações Corporativas da empresa, João Pacheco e Marisa Coutinho, coordenadora de Relações Corporativas da Suzano, apresentaram os detalhes do Projeto Jubarte, que está previsto para ser construído em Ribas do Rio Pardo. Eles explicaram que a empresa está cautelosa para fazer o anúncio oficial do projeto, porém revelou que a equipe técnica da Suzano já possui todo mapeamento dos impactos do empreendimento.

“Nossa licença de instalação vem com algumas condicionantes e parte delas é olhar para a questão estrutural do município. Já temos um mapeamento feito junto ao Governo do Estado e parte desse compromisso é o investimento nas rodovias. Também temos projetos para ampliação, asfaltamento e obras de pontes”, reiterou João Pacheco.

Fábrica de celulose em Ribas está previsto para iniciar operação em 2024
No mapa observa-se a distância em linha reta do centro de Ribas até a fábrica é de 9 quilómetros (Foto Reprodução)

Pacheco disse ainda que a Suzano vai utilizar toda a malha viária disponível, porém sempre observando a capacidade de carga. “Em vias públicas, usaremos caminhões tritrem, deixando os hexatrens para transitarem nas estradas de terra dentro das fazendas”.

O gerente explanou que o investimento previsto para o Projeto Jubarte está orçado em aproximadamente R$14 bilhões. Segundo ele, por ser um valor elevado, envolve uma série de mecanismos que precisam estar bem detalhados para que o projeto possa ser lançado.

Fábrica de celulose em Ribas está previsto para iniciar operação em 2024

EMPREGOS

Conforme explicou o gerente operacional, “se o cronograma não sofrer nenhum imprevisto, a previsão para início das operações da fábrica é 2024. Será uma unidade focada na exportação, gerando 1.700 empregos diretos e milhares de indiretos”, disse.

Conforme a assessoria de Comunicação do legislativo, na oportunidade os vereadores reforçaram a preocupação em fazer a empresa priorizar a contratação de mão de obra local para os cargos em que houver essa possibilidade. Além disso, foi solicitado ao gerente da Suzano a possiblidade da empresa fazer a doação de equipamentos para o hospital local, a fim de atender a demanda da saúde do município, que está no limite devido a pandemia.

Fábrica de celulose em Ribas está previsto para iniciar operação em 2024
Vereadores durante a reunião on line (Foto: Assessoria de Comunicação)

REUNIÃO POSITIVA

O presidente da Câmara ficou satisfeito com o resultado da reunião.  “Foi uma conversa muito positiva, que possibilitou conhecer um pouco mais dos planos da Suzano para Ribas. Esse canal de diálogo que criamos será muito importante para que possamos, em conjunto, potencializar os investimentos que serão feitos no município”, ressaltou Tiago do Zico (PSDB).

Também participaram da reunião, as vereadoras; Edervânia Malta (DEM), Rose Pereira (Psol), Tania Ferreira (Solidariedade).

(*) Com informações da assessoria de Comunicação da Câmara de Ribas do Rio Pardo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.