27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Família positivo para Covid-19 viaja e participa de velório de professora que morreu em acidente na BR-262

Jovem sabia que estava com a infecção; esposa e irmão também testaram positivo. Família é de Guia Lopes da Laguna e foi a Porto Murtinho, que ainda não tem nenhum caso confirmado

Uma família que testou positivo para Covid-19, de Guia Lopes da Laguna, viajou para participar de um velório em Porto Murtinho com cerca de 50 pessoas. Todos estão sendo monitorados pelas autoridades em saúde.

Um rapaz de 25 anos, a esposa, de 17, e o irmão gêmeo dele, são moradores em Guia Lopes da Laguna, município sul-mato-grossense com maior incidência da doença no estado. Na sexta-feira (22), os três viajaram para Porto Murtinho para participar do velório da professora Nilda Torales e dois filhos, que morreram em um acidente na BR-262 na última quinta-feira. Eles seriam parentes das vítimas.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Porto Murtinho descobriu que a família estava na cidade e entrou em contato com os três. Um deles havia testado positivo para a infecção pelo novo coronavírus no dia 9 de maio. A esposa não havia feito o teste e o irmão ainda aguardava resultado. Eles deveriam estar em isolamento domiciliar.

Diante da situação, a adolescente e o cunhado fizeram o teste rápido e o resultado foi positivo. “Eles já tinham tido alguns sintomas, mas ontem, não apresentavam nenhum”, explicou a enfermeira Dirleine Luckemeyer Guimarães, presidente do Comitê de Porto Murtinho.

Os três retornaram para Guia Lopes da Laguna, o Comitê de Enfrentamento fez contato com as pessoas que estavam no velório e todas serão monitoradas. Os dois irmãos e a esposa de um deles vão responder por infração de medida sanitária.

Outro caso

Não foi a primeira vez que pessoas que deveriam cumprir quarentena em Guia Lopes saíram da cidade. O funcionário do frigorífico, foco da doença em Guia Lopes, que estava com suspeita de infecção e deveria aguardar resultado de exames do Covid-19 viajou, também para Porto Murtinho, na sexta-feira (15).

A equipe da secretaria de Saúde de Guia Lopes, ao procurá-lo, foi informado que ele não estaria em casa e teria viajado até Porto Murtinho. Ele conseguiu passar pela barreira sanitária de monitoramento em Guia Lopes, durante a madrugada.

Na manhã seguinte, a secretária de Saúde de Guia Lopes da Laguna comunicou a Vigilância Sanitária de Porto Murtinho, sobre o funcionário do frigorífico e, no momento em que ele chegasse ao município, fosse colocado imediatamente em quarentena, publicou o site Porto Murtinho Notícias.

A equipe da secretária de Saúde conseguiu localizá-lo e colocá-lo em quarentena novamente e também foi realizada nova coleta para o exame de covid-19. O funcionário do frigorífico poderá responder criminalmente pelo ato.

Números

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde neste sábado (23), Mato Grosso do Sul está com 858 casos de covid-19. Campo Grande tem a maior quantidade, 238, seguido por Guia Lopes da Laguna, 144 e Três Lagoas, 104.

Porto Murtinho, a cidade onde os três positivos participaram de velório, não registrou nenhum caso até então.

As informações são do Globo.com e do MidiaMax.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.