24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Fibria apoia elaboração do Plano Diretor Participativo de Brasilândia

04/04/2016 15h46 – Atualizado em 04/04/2016 15h46

Ação busca a participação de setores da sociedade civil e iniciativa privada para garantir uma cidade sustentável e acessível a todos

Assessoria

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, em parceria com a Prefeitura de Brasilândia (MS), participa na segunda-feira (4/4) do lançamento do Plano Diretor Participativo (PDP) Municipal. A ação é parte do Programa de Apoio à Gestão Pública, iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto Votorantim e da Fibria.

O PDP busca organizar o crescimento e garantir uma cidade sustentável e acessível para todos. Em conjunto com os munícipes serão realizadas ações que visam articular as diversas políticas públicas.

Para alcançar esses objetivos haverá o apoio de uma consultoria técnica especializada que dará a assistência necessária para a mobilização dos setores da sociedade civil e iniciativa privada e a consolidação e execução das propostas que resultarão na elaboração do plano.

ETAPAS

O primeiro passo será a criação do Grupo de Trabalho (GT) composto por técnicos da prefeitura e consultores; e a estruturação do Conselho Municipal da Cidade (CMC). O GT será responsável por validar o plano de trabalho de elaboração técnica e mobilização social; cadastro das organizações sociais e entidades representativas da sociedade local e coordenar a comunicação da informação e organização da participação da sociedade na elaboração do PDP. Já o CMC irá acompanhar e validar todo o processo de construção do plano garantindo a transparência, viabilizando a comunicação com os cidadãos e o controle social.

Com a estruturação destes dois grupos a comunidade será convidada a participar das oficinas comunitárias e reuniões que serão realizadas estrategicamente com públicos distintos, como comércio, indústria, serviços, dentre outros. A agenda das mobilizações sociais será elaborada e compartilhada com a comunidade.

Após esta etapa, as opiniões públicas serão compiladas pela assessoria técnica e apresentadas em uma audiência pública. Dessa audiência será elaborada a proposta do PDP que resultará em uma minuta de lei e posteriormente em uma lei para ser aplicada no município.

SERVIÇO

Lançamento do Plano Diretor Participativo de BrasilândiaData: 4 de abril
Local: Câmara Municipal de Brasilândia
Horário: às 19h

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais no site da Fibria

(*) Assessoria de Comunicação Fibria

A Fibria é líder mundial na produção de celulose de eucalipto (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.