16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Fotos chocantes mostram realidade de mulheres que passaram por mastectomia

https://youtube.com/watch?v=ccwtkjDXjw4


https://youtube.com/watch?v=6p8OzG20KOU

https://youtube.com/watch?v=ccwtkjDXjw4


03/10/2013 11h51 – Atualizado em 03/10/2013 11h51

Fotógrafo David Jay idealiza Scar Project que têm objetivo de mostrar em fotos a realidade do câncer de mama

Movimento Outubro Rosa conscientiza mulheres para prevenção da doença, estimulando a buscar a detecção precoce do câncer da mama que segundo dados do Ministério da Saúde é a segundo causa de mortes entre as mulheres, que em 2011 registrou 13.225 óbitos

Ricardo Ojeda, com informações

O mês de outubro chegou e no primeiro as principais ruas e avenidas de cidades dos grandes centros do País foram decoradas com tons de cores rosa. Inclusive até o prédio do Ministério da Saúde em Brasília recebeu iluminação rosa, anunciando a campanha Outubro Rosa.

A campanha conhecida mundialmente como Outubro Rosa é um trabalho de conscientização realizada em diversos países no mês de outubro, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo

ASSISTA VÍDEO DETALHANDO A SITUAÇÃO

MOVIMENTO PRECURSOR

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então é promovida anualmente na cidade. A partir daí o projeto disseminou em várias outras cidades virando símbolo internacional de luta e conscientização contra o câncer de mama. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina

CAMINHADA

Em Três Lagoas o Outubro Rosa foi lembrado pelos colaboradores do setor de oncologia, assistência social e nutrição do Hospital Auxiliadora, que participaram da caminhada que aconteceu nesta terça-feira passada, enfatizando a importância da data.

A caminhada aconteceu na Avenida Antônio Trajano, na igreja matriz e seguiu até a Praça Senador Ramez Tebet. Várias pessoas saíram às ruas para lembrarem-se da importância da manifestação.

Também, durante o mês, a Rede Feminina de Combate o Câncer de Três Lagoas terá uma programação de ações voltadas às mulheres, entre elas, palestras preventivas e um chá beneficente.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Inclusive uma das pessoas mais ilustre da sociedade três-lagoense, a prefeita Marcia Moura foi diagnostica pela doença, mostrando que ninguém está livre deste mal.

Marcia fez diagnóstico precoce em julho de 2010, mas, mesmo assim teve que passar por cirurgia para extração das duas mamas, e após 16 sessões de quimioterapia foi diagnosticada livre do mal. Ela inclusive usou peruca durante um ano.

Na edição do Outubro Rosa realizada no ano passado, a prefeita participou do evento, deixando na ocasião uma mensagem positiva: “Temos que ser confiantes e lutar pela nossa vida. Eu consegui e, graças a Deus, estou curada. Então mulheres, a cura é possível, vamos nos cuidar.”

SCAR PROJECT

Como objetivo de mostrar o lado real do câncer de mama – aquele que as campanhas com camisetas escondem, de alertar as mulheres sobre o seu perigo, o fotografo americano David Jay começou a fotografar mulheres jovens que tiveram de passar por mastectomia.

Depois de acompanhar de perto uma amiga de 29 anos que teve o mesmo problema. Jay idealizou o Scar Project, que tem a proposta de mostrar a realidade do câncer de mama. Para isso, o profissional fez ensaios fotográficos com mulheres que fizeram mastectomia – cirurgia para retirada da mama – e toparam exibir suas cicatrizes.

O projeto reúne mulheres com idades entre 18 e 35 anos e pretende ressaltar a ocorrência da doença em jovens e a importância de exames de prevenção. O Scar Project doará os fundos arrecadados para pesquisas médicas sobre o câncer.

A reportagem do Perfil News acompanhando o trabalho do profissional, copiou algumas fotos e vídeos que ilustram a matéria, querendo com isso chamar a atenção das mulheres e de todo sociedade sobre a importância da conscientização e prevenção da doença.

EXEMPLO

Além disso, mostra também a auto-estima da norte americana, Molly Ortwein de 47 anos. Ela que venceu uma dura batalha contra o câncer de mama, resolveu colorir a cicatriz que lhe trazia sempre a triste lembrança por ter passado por uma mastectomia dupla. Veja acima o vídeo com sua história.

HISTÓRIA REAL

Após cinco meses de oficializar a relação com sua noiva, o fotógrafo americano Angelo Merendino descobriu que a mulher que havia escolhido como parceira para toda a sua vida estava doente. Jennifer Merendino havia sido diagnosticada com um brutal câncer de mama e teria que começar imediatamente o tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Desse a fatídica notícia em diante, o fotógrafo resolveu registrar todos os dias da luta de sua amada contra a doença. Primeiramente, as fotografias seriam apenas para o uso familiar, mas, poucos dias antes de morrer, Jennifer pediu que divulgasse as imagens a todos com o intuito de alertar as mulheres na prevenção contra essa terrível doença. clique no link

matéria divulgada na Revista Foto Mania


Diferente das campanhas tradicionais, onde uma camiseta com um alvo e uma fita rosa formando um laço são os símbolos da campanha, as fotos mostram o lado real do câncer da mama com imagens de mulheres que passaram por mastectomia (Fotos: David Jay)

De acordo com David Jay, as imagens é uma de aceitar tudo o que a vida nos oferece, toda a beleza e todo o sofrimento também,com graça, coragem, empatia e compreensão (Foto: David Jay)

Em Três Lagoas, várias pessoas participaram do dia que marcou o início do Outubro Rosa, caminhando até a Praça Senador Ramez Tebet onde aconteceram várias manifestações (Foto: Assessoria de Comunicação)

O fotógrafo americano Angelo Merendino descobriu que a mulher, Jennifer Merendino estava doente, e com autorização da companheira registrou toda evolução do câncer até a morte da companheira

https://youtube.com/watch?v=6p8OzG20KOU

https://youtube.com/watch?v=ccwtkjDXjw4


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.