34.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Frio, sono e incerteza: a realidade dos três-lagoenses que passam a madrugada na fila da Caixa Econômica

Pessoas chegam a passar 12h na fila durante a noite para conseguir uma senha – e muitas vezes voltam para casa de mãos abanando

Enquanto muitas pessoas já estão em suas casas, preparando-se para jantar e dormir, outras dezenas de três-lagoenses estão se preparando para passar a noite em claro, com frio, sem banheiro nem o mínimo conforto, na fila da madrugada da Caixa Econômica.

O vendedor Saulo Félix precisou enfrentar o suplício de ser um dentre muitos cidadãos que se submetem a passar a madrugada na rua para conseguir atendimento no banco federal. E contou sua experiência ao Perfil News.

Frio, sono e incerteza: a realidade dos três-lagoenses que passam a madrugada na fila da Caixa Econômica
A fila da Caixa dobra quarteirões durante a madrugada: “se distanciar muito vamos parar na Lagoa”, diz vendedor. Foto: Saulo Félix

“Na segunda-feira eu estive na Caixa Econômica na hora do almoço para pedir informações e me disseram que eu tinha que retirar senha, vir de madrugada, e que somente às 5h da manhã eles distribuiriam a senha. Eu conversei com outras pessoas que já tinham ido e me disseram que eu tinha que chegar bem mais cedo, senão eu ficaria sem senha. Então, saí de casa à meia-noite. Quando cheguei ao banco já tinha mais de 70 pessoas na fila”, contou, lembrando de uma senhora de idade que estava na fila desde às seis da tarde.

O cenário era desolador: gente de todas as idades, pessoas sentadas no chão, ou deitadas, aguardando passar pela longa noite com frio, sem banheiro, desrespeitando o toque de recolher e o distanciamento social. “Que distanciamento social? Como é que vai fazer distanciamento? Pelo tamanho da fila se distanciar muito a gente vai parar na Lagoa”, afirmou.

Amanheceu o dia – e deu até polícia

Depois de uma noite inteira nessa situação, Saulo contou que, às 5h da manhã, quando o funcionário da Caixa chegou para distribuir as senhas, já havia mais de 400 pessoas na fila. Avisaram que iam distribuir 300 senhas. Então, muitas daquelas pessoas, que passaram a noite naquela situação, sairiam de lá de mãos abanando.

Cansadas após uma longa e exaustiva noite em claro, as pessoas se revoltaram quando viram o funcionário da Caixa pedindo para as pessoas formarem outra fila. Ou seja, quem estava lá atrás acabaria passando na frente de quem chegou antes. Assim que o tumulto começou o funcionário solicitou a presença da polícia.

Senha em um dia, atendimento no outro

Além disso, mesmo quem conseguisse a senha, teria que voltar amanhã, sexta-feira, porque o agendamento é feito para o dia seguinte. “A pessoa pousa na fila e vai ser atendido só no outro dia”.

Saulo conseguiu seu agendamento. Às 5h45 ele foi atendido. A senhora que chegou às seis da tarde e que passou a noite na fila junto com Saulo e com outras dezenas de pessoas foi atendida às 5h30 – quase 12h na rua.

Após receber sua senha, Saulo seguiu para o trabalho, onde passará o dia após uma noite em claro, assim como dezenas de outros três-lagoenses que dependem dos serviços da Caixa Econômica.

As filas da madrugada na Caixa são recorrentes. O banco, único a pagar o Auxílio Emergencial do Governo, alega que muitos dos serviços pretendidos pelas pessoas estão disponíveis online. No entanto, Saulo diz que o que ele precisava fazer não estava dando certo pelo aplicativo Caixa Tem.

Desde o último dia 13 de abril o atendimento presencial nos bancos de Três Lagoas só é possível mediante agendamento. A medida, assinada pela Prefeitura, foi solicitada pelos gerentes das agências, para evitar aglomerações.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.