19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Gestão estratégica da tecnologia traz ganhos operacionais para a Fibria na reta final da 2ª linha de produção

03/08/2017 09h22

Uso de ferramentas tecnológicas alinha a Fibria ao conceito de “fábrica do futuro”

Redação

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, alinhada ao conceito de “fábrica do futuro”, tem inovado com o uso de moderna tecnologia para se destacar em eficiência operacional na construção da sua segunda linha de produção de celulose em Três Lagoas (MS). Para a fase atual, a empresa adotou o tablet como ferramenta tecnológica, permitindo, em tempo real, o acesso à base de dados do projeto de engenharia, gerando ganhos significativos para a execução das últimas etapas da obra.

Próxima do início das operações da nova fábrica, prevista para ocorrer em setembro, as obras do projeto Horizonte 2 encontram-se na etapa de comissionamento. Essa fase visa assegurar que os sistemas e componentes da unidade industrial estejam projetados, instalados, testados e prontos para uma operação segura. “O diferencial foi utilizar a tecnologia a nosso favor, fazendo a gestão de ferramentas já existentes, facilitando o acesso dos operadores às informações necessárias para a execução das atividades”, diz o gerente de Comissionamento, Alexandre Figueiredo.

Com os tablets, dentre outras vantagens, os operadores acessam informações diretamente na área, evitando o retorno ao escritório para a consulta do projeto em papel. “O dispositivo eletrônico proporciona mais mobilidade, agilidade, segurança e conforto aos profissionais. Em caso de dúvidas, basta fotografar a operação e enviar imediatamente para análise, possibilitando uma rápida gestão e a solução de qualquer equívoco”, diz o gerente.

Os ganhos já são visíveis. Além da agilidade na execução das demandas, o uso dessa tecnologia também garante maior assertividade e segurança para o início das operações da fábrica. “A fase de testes é o período em que devemos apontar pontos de melhorias para que, quando a fábrica estiver operando, seja da melhor maneira possível. Com o uso dessa ferramenta, esses apontamentos estão sendo feitos com antecedência, o que irá resultar em uma partida da produção ainda mais segura e com menos possibilidade de pontos a serem ajustados”, diz Figueiredo.

Outro benefício que a tecnologia traz para a nova era industrial é a geração de um banco de dados colaborativo. Como cada operador possui um dispositivo eletrônico, eles poderão compartilhar seus apontamentos, possibilitando a formação de um material de consulta exclusivo, que ficará à disposição para que os profissionais da empresa possam consultar em casos de dúvidas.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países. Em maio de 2015, a Fibria iniciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, que entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria.

(*) Assessoria Fibria

Anteriormente prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2017, a partida da fábrica acontecerá já no mês de setembro, no terceiro trimestre deste ano. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.