14/05/2013 16h57 – Atualizado em 14/05/2013 16h57

André reafirma compromisso e assegura investimentos na educação de MS

Da Redação

Durante a entrega de 807 prêmios aos melhores alunos de escolas estaduais da região urbana do Lagoa, na Capital, e do município de Sidrolândia, ontem (14), o governador André Puccinelli reafirmou o compromisso em investir cada vez mais na educação de Mato Grosso do Sul. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, no Jardim Tijuca.

A educação, como sempre faz questão de ressaltar, é uma das prioridades do governo do Estado. O investimento mais recente, conforme Puccinelli, foi a entrega de pelo menos 300 ônibus escolares, fruto de ressarcimento por parte do governo federal no valor de mais de R$ 87 milhões pela obra de reparo da ponte sobre o rio Paraguai após ter sido atingida por uma embarcação. “Recebemos o ressarcimento do governo federal e joguei tudo para a educação. Por isso, a educação de Mato Grosso do Sul recebeu prêmio por parte do MEC [Ministério da Educação] dizendo que aqui é um Estado em que mais se aplica dinheiro”, salientou.

Conforme o governador, na negociação com o governo federal o pedido foi para a compra de 300 ônibus zero quilômetro e desta forma, levar mais segurança para alunos e tranquilidade para os pais. “Nunca nenhum governador tinha entregue ônibus para prefeitos. Estes ônibus são para transportar os nossos alunos com zelo”, disse.

Além dos ônibus, o governo do Estado receberá ainda 26 mil conjuntos de carteiras escolares e 15 mil tablets. O objetivo é que já no início do próximo ano letivo os alunos tenham em suas salas de aula carteiras novas para estudar. “Vamos substituir as carteiras danificadas pelas novas. Quanto aos tablets, a presidente Dilma Roussef disse que dará de prêmio para nós porque Mato Grosso do Sul é o que mais aplicou em educação. Se vierem serão entregues um para cada professor porque eles merecem”, adiantou.

Além da valorização do magistério, especialistas e administrativos das escolas estaduais, o incentivo também se dá aos alunos que se destacam durante o ano. A iniciativa que faz parte do Programa Escola para o Sucesso está premiando este ano mais de 12 mil estudantes em todo o Estado. “Começamos a entregar duas camisetas, depois quando recuperamos o Estado entregamos o kit escolar e agora estamos nas premiações. Antes era um notebook porque não tínhamos dinheiro, depois começamos a premiar os três primeiros colocados e estamos premiando agora com tablets e bicicletas”, comentou Puccinelli. O primeiro colocado recebe um tablet de oito polegadas e o segundo, um aparelho de sete polegadas.

O governador fez questão de ressaltar a importância das solenidades de entrega das premiações, já que “a criança nunca mais esquece por receber o reconhecimento em público. Às vezes um pequeno incentivo é suficiente para fazer o aluno despertar e querer estudar”. A ideia, segundo Puccinelli, se o Estado dispor de mais recursos, é tentar premiar já no ano que vem até o quinto lugar.

Na oportunidade, o governador agradeceu o empenho de todos na transformação da educação do Estado. “Graças ao magistério, especialistas, professores e os administrativos na nossa escola é que a educação tem progredido“, finalizou. Confira aqui mais fotos do evento.

(*) Com informações de Notícias MS

O governador André Puccinelli reafirmou o compromisso em investir cada vez mais na educação de Mato Grosso do Sul (Foto: Edemir Rodrigues)

Comentários