29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governo lança campanha contra febre aftosa com meta de vacinar 18,8 milhões de cabeças de gado

04/05/2015 17h49 – Atualizado em 04/05/2015 17h49

Com o slogan “Vacinar gera bons lucros”, a campanha pretende imunizar 18,8 milhões de cabeças de gado em todo o Estado, que possui o quarto maior rebanho do País.

Da Redação

A Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa nas regiões do planalto e pantanal de Mato Grosso do Sul foi lançada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (4) em parceria com a Embrapa Gado de Corte e a Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul). O evento foi realizado no Projeto de Assentamento Estrela, em Jaraguari, e contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Com o slogan “Vacinar gera bons lucros”, a campanha pretende imunizar 18,8 milhões de cabeças de gado em todo o Estado, que possui o quarto maior rebanho do País. “Vamos fortalecer as ações de sanidade para poder olhar um horizonte de mercados que se abre para a produção de Mato Grosso do Sul e, principalmente, para fortalecer as ações de segurança”, discursou o governador.

Reinaldo lembrou que em 2015 o Estado completa 10 anos do último foco da febre aftosa e que o reconhecimento desse status é resultado do trabalho realizado pelos pecuaristas que há anos têm tomado medidas sanitárias necessárias.

“Sanidade é consciência”, alertou. “Nós precisamos manter essa condição de sanidade porque ela é fundamental para a abertura de novos mercados e renda. O mais importante é a consciência, é o produtor saber de sua responsabilidade”, disse Reinaldo, opinando que Mato Grosso do Sul possui “a melhor carne do Brasil”.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, afirmou que o Estado vem conseguindo manter o status livre da febre aftosa com vacinação mesmo com regras mais rígidas e consumidores mais exigentes. “Por isso é importante o produtor continuar vacinando”, disse. “Trabalhamos com objetivos e metas muito claras e a sanidade agropecuária é nossa prioridade”, completou.

VACINAÇÃO

A vacinação em Mato Grosso do Sul começou no dia 1º de abril, pela região de fronteira, considerada mais vulnerável, onde os trabalhos seguem até o dia 15 de maio. Nessa área (instituída desde 2008) os produtores têm até o dia 1º de junho para fazer o registro do número de animais imunizados.

Na região do planalto, a vacinação acontece de 4 de maio a 8 de junho. O registro deve ser feito até 23 de junho. Já na região do Pantanal, a campanha começa em 4 de maio e vai até 17 de junho, com prazo para registro até 2 de julho.

As doses das vacinas só podem ser adquiridas pelo produtor durante o período estipulado no calendário, assim como o registro da imunização também tem prazo junto à Iagro. A agência mantém veterinários em todos os municípios e disponibiliza também aos produtores o disque-aftosa – 0800 679120 – para esclarecer dúvidas e orientar os pecuaristas.

Segundo a Iagro, também é obrigatória em todo o Estado a vacinação contra a brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário credenciado. Em qualquer situação, os produtores têm até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro pelo site da Iagro, no endereço http://www.iagro.ms.gov.br.

(*) Notícias MS

A vacinação em Mato Grosso do Sul começou no dia 1º de abril, pela região de fronteira, considerada mais vulnerável, onde os trabalhos seguem até o dia 15 de maio. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.