20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Grupo de teatro identidade faz temporada do espetáculo infantil

14/10/2013 09h13 – Atualizado em 14/10/2013 09h13

No mês das crianças o grupo de teatro identidade faz temporada do espetáculo infantil “Chuvisco, chuva, chuvarada…” em Três Lagoas

Apresentações ocorrerão no Anfiteatro da UFMS – Unidade I de 14 a 20 de Outubro com entrada franca a toda população

Da Redação

O Grupo de Teatro Identidade em parceria com a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e o Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas, realizará uma temporada teatral, com entrada franca, do espetáculo infantil “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…” durante o mês de Outubro em Três Lagoas. As apresentações objetivam atender às Escolas e demais Instituições que acolhem crianças e adolescentes no município e comunidade em geral, que fomentará a programação de atividades desenvolvidas direcionadas às crianças do município, que pretende atingir um público significativo durante a temporada. A peça teatral tem classificação livre, e é indicada para todos os públicos, crianças e adultos.

As apresentações do Espetáculo ocorrerão de 14 a 20 de Outubro, no Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, com duas seções diárias entre os dias 14 (segunda-feira) e 18 (sexta-feira), para atender os distintos períodos de atividades das instituições de ensino, às 8h30min e às 14h30min, sendo que há a necessidade de pré-agendamento para estas apresentações. Nos dias 19 e 20, sábado e domingo respectivamente, a apresentação ocorrerá em um único horário, às 19h para atender a comunidade em geral e para finalizar a temporada do espetáculo no mês das crianças.

O objetivo da temporada do espetáculo é de fortificar a formação de plateia no município de Três Lagoas e ainda disponibilizar o processo teatral para entidades educacionais da cidade, que queiram levar seus alunos ao teatro nas datas e horários estabelecidos. Ainda pretende-se potencializar o processo teatral da peça “Chuvisco, Chuva Chuvarda…” para dar fluidez aos seus atores que compõem o elenco, e ainda exercitar o praticar teatral como aspecto primordial, advindo especificamente da repetição.

O ESPETÁCULO

O espetáculo infantil “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…” é uma adaptação livre do texto “Eu chovo, tu choves, ele chove…” de Sylvia Orthof. O espetáculo faz chover boas sensações, com uma deliciosa e bem humorada percepção à liberdade, mostrando como um simples PINGO DE CHUVA pode subverter a ordem estabelecida e transformar a vida numa grande aventura. Um chuveiro mandão, uma sereia perua, uma ova muito prendada e um pingo de chuva atrapalhado. Tudo pode acontecer neste mundo imaginário de um Chuvisco, que virar uma chuva, ou ainda uma chuvarada. A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, e o elenco é composto pelos atores e atrizes: Bruna Neto, Cesar Nogawa, Erick Victor, Guilherme Lemes, Jajá Ribeiro e Tatiana Mizobe. Os figurinos e maquiagem tem a concepção de Giovanni Piancelli Zanutto, que ainda conta com o apoio técnico de Cadu Fluhr, Emerson Matos, Lucas Pache, Felipe Citro, Manoel de Souza, Karoline Ferreira e Evelly Vitória.

O PROCESSO CÊNICO

O texto teatral “Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove…” foi escrito em 1976, pela escritora Sylvia Orthof e se tornou um clássico para as crianças. É uma das peças mais premiadas da autora, em que ela enfoca a liberdade de expressão como tema central. O texto é uma mistura de fantasia e realidade, marcado pelo humor, pela linguagem simples, diálogos curtos, diversão e musicalidade. Na peça a autora brinca com a linguagem, começando pelo título, em que conjuga o verbo chover. O Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS iniciou o processo do espetáculo em março de 2012, na qual durante a sua concepção houve a adaptação da peça para “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…”, pois a teatralidade ficou marcante sob a forma de voz nos diálogos, na musica, figurino e encenação, pois apresenta a produção-representação das ações humanas, nesse caso com a relação patrão e empregado. As cenas da peça ocorrem em três ambientes: céu, terra e mar. A trilha sonora é baseada em melodias folclóricas, de cantigas populares, adaptadas para a peça. Para o público infantil a comédia é a forma dramática mais adequada para se transmitir uma mensagem, pois, mesmo que ele sinta a peça como um drama, é importante que predominem os elementos cômicos. Assim, o espetáculo instiga a criança a tornar-se crítica, pois os personagens discutem temas relacionados com a nossa sociedade, além de estimular a imaginação e trabalhar a ludicidade.

HISTÓRIA

A peça inicia-se com todos os Pingos de chuva cantando. O conflito se estabelece quando o Pingo precisa entregar a carta do Senhor Patrão Chuveiro para a Madame Sereia que mora no fundo da poça, onde é o mar. Pingo tem uma acompanhante em sua chuva, a Titia Nuvem. A poça fica no galinheiro onde mora a Dona Galinha d’Angola. Depois de chover na poça com a Tia Nuvem, Pingo chega ao fundo do mar, onde mora a Madame Sereia, que esta sempre reclamando da bagunça de seu reino e devido à organização da empregada Ova de Peixe. No desenrolar dos acontecimentos, há uma revolução entre a relação patrão-empregado, onde as ordens se invertem.

SERVIÇO:

Espetáculo: “CHUVISCO, CHUVA, CHUVARADA…”

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Ma67-3929-1133 Ramal 223 / 9988-5148 / http://teatroidentidade.blogspot.com/ncini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército

DATAS: 14 a 18 de Outubro de 2013 (segunda a sexta-feira) – HORÁRIOS: 8h30min e 14h30min

DATAS: 19 a 20 de Outubro de 2013 (sábado e domingo) – HORÁRIO: 19h

ENTRADA: Gratuita.

TEXTO: Adaptação livre do texto “Eu chovo, tu choves, ele chove…” de Sylvia Orthof

DIREÇÃO: Leandro Cazula

FIGURINOS e MAQUIAGEM: Giovanni Piancelli Zanutto

GÊNERO DO ESPETÁCULO: Infantil

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 45 minutos

ELENCO: Bruna Neto, Cesar Nogawa, Erick Victor, Guilherme Lemes, Jajá Ribeiro e Tatiana Mizobe

APOIO TÉCNICO: Cadu Fluhr, Emerson Matos, Lucas Pache, Felipe Citro, Manoel de Souza, Karoline Ferreira e Evelly Vitória

PERSONAGENS: Menino, Menina, Chuvisco, Pingo, Chuveiro, Tia Nuvem, Galinha d’Angola, Sereia, Ova de Peixe e Sol

Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas

(*)Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

As apresentações objetivam atender às Escolas e demais Instituições que acolhem crianças e adolescentes no município e comunidade em geral (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.