28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

História feminina no Brasil é tema de desfile no “Abraço Mulher”

09/03/2012 07h55 – Atualizado em 09/03/2012 07h55

Cerca de 15 mulheres representarão profissões que eram ocupadas apenas por homens

Assessoria de Comunicação

Durante o “Abraço Mulher” haverá um desfile destinado a mostrar a evolução das conquistas femininas no Brasil ao longo dos anos. Para isso, o Departamento de Cultura, prepara um desfile com aproximadamente 15 mulheres, que vão representar diversas profissões que eram exercidas apenas pelos homens e que nos dias atuais também é ocupado pelas mulheres.

Várias profissões serão lembradas, entre elas: operária, médica, advogada, política entre outras, todas vestidas a caráter. “Conforme cada uma das mulheres forem desfilando, será lida uma história contando as ações de cada uma delas”, diz Giovani Piancelli, assessor de cultura, que está organizando o desfile.

A representação vai contar uma breve história sobre personagens ativas da sociedade brasileira, que são lembradas como figuras essenciais na conquista dos direitos no país. “Em uma linha do tempo, vamos mostrar como foi a luta dessas mulheres para obterem as conquistas que hoje são realidade”, afirma Giovani.

No final, será lembrada a história do dia 8 de março de 1857, em que 129 operárias de uma fábrica de tecido nos Estados Unidos, morreram carbonizadas após paralisarem as atividades para reivindicar melhores condições de trabalho. Naquela oportunidade a polícia e os donos da fábrica reagiram duramente ao ato das trabalhadoras, trancando as mulheres dentro da fábrica e, em seguida, ateando fogo e matando-as.

Desde então, o dia 08 de março passou a ser lembrado como o Dia Internacional da Mulher.

ABRAÇO MULHER

O “Abraço Mulher”, será realizado no sábado (17), das 8h às 12h, em parceria com todas as Secretarias Municipais, na sede da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, localizada na circular da Lagoa Maior.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.