02/06/2015 10h09 – Atualizado em 02/06/2015 10h09

Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em instituições públicas de ensino

Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 1º, o edital com 280 vagas em cursos de graduação com início no segundo semestre de 2015. O documento está disponível em www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O ingresso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014).
As vagas para os cursos de tecnologia e bacharelado estão distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O bacharelado em Agronomia é ofertado pela primeira vez no Câmpus Nova Andradina.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas entre os dias 8 e 10 de junho pela página do Sisu. Para concorrer, o candidato deve ter obtido nota acima de zero na redação e em todas as áreas de conhecimento no Enem 2014.

Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, 50% são garantidas àqueles que comprovarem renda familiar per capita não superior a 1,5 salário-mínimo.

Parte delas é destinada ainda àqueles que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. O percentual é definido com base na proporção dessas populações no Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O candidato deve manifestar a condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) no ato de inscrição.
Bônus local – Pela primeira em seus processos seletivos, o IFMS também aplicará uma ação afirmativa de caráter local. Através dela, os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem.

Para isso é necessário residir e ser domiciliado na área de abrangência do câmpus onde concorre a vaga, conforme o item 2 do edital de abertura. A opção por essa modalidade de ação afirmativa também deve ser feita na inscrição.

Seleção – A divulgação na página do Sisu dos candidatos selecionados em primeira chamada está prevista para 15 de junho. As matrículas devem ser feitas nos dias 19, 22 e 23.
Candidatos não convocados na primeira chamada podem participar das chamadas posteriores através da inscrição na lista de espera, aberta entre os dias 15 a 26 de junho.

(*)Ascom/IFMS

Em Três Lagoas, o Campus está localizado na Rua Antônio Estevão Leal, 790 - Bairro Jardim das Paineiras (foto: divulgação)

Comentários