27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

IFMS entrega novo câmpus em Ponta Porã

26/09/2013 15h13 – Atualizado em 26/09/2013 15h13

IFMS entrega novo câmpus em Ponta Porã

Com 6.686 metros quadrados de área construída, o novo prédio abriga salas de aula, biblioteca, laboratórios, bloco administrativo e quadra poliesportiva

Da Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia as atividades na sede definitiva do Câmpus Ponta Porã a partir de segunda-feira, 30. Com 6.686 metros quadrados de área construída, o novo prédio abriga salas de aula, biblioteca, laboratórios, bloco administrativo e quadra poliesportiva. A área de 25 hectares, doada pela prefeitura, fica na Rodovia BR 463, km 14.

Neste sábado, será promovida uma visita guiada aos pais dos alunos. Na segunda-feira, a mesma ação será realizada com os estudantes. “Qualquer investimento na área da educação se reflete em melhorias para toda a região, e em Ponta Porã não será diferente. Além de professores qualificados, o novo câmpus irá oferecer condições adequadas de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes. É mais um passo na fase de consolidação do IFMS”, afirmou o reitor do Instituto Federal, Marcus Aurélius Stier Serpe.

O diretor-geral do Câmpus Ponta Porã, Marcel Hastenpflug, destacou os benefícios para a comunidade. “O IFMS possibilita a profissionalização na região de fronteira, principalmente para o setor agrário. A partir de agora, o Câmpus Ponta Porã poderá ampliar a oferta de vagas”, observou o diretor.

INFRAESTRUTURA

O prédio é dividido em quatro blocos. Um deles abriga o setor administrativo e a biblioteca do câmpus. Outros dois blocos são voltados às atividades de ensino, com 15 salas de aula e espaços para 13 laboratórios que estão sendo equipados. Em um deles, terá um mini auditório.

Os estudantes do IFMS poderão contar com laboratórios de Química, Física e Biologia. Para os cursos de Informática, são quatro laboratórios, com 25 computadores cada. Um deles atenderá as áreas de redes de computadores e manutenção e suporte de informática.

Para os cursos de Agricultura e Tecnologia em Agronegócio serão seis laboratórios: Análise de Solos, Análise de Sementes, Fisiologia Vegetal, Entomologia e Citopatologia, Agroindustrialização de Sementes e Engenharia Agrícola.

O hotel tecnológico, a ser implantado futuramente, ocupa o quarto bloco. O câmpus conta ainda com uma quadra poliesportiva para a prática de atividades físicas.

ENSINO

O Instituto Federal atende em Ponta Porã cerca de 470 estudantes no ensino presencial, e mais de 690 pela Educação a Distância (EAD), que inclui os polos nos municípios de Antônio João, Aral Moreira e Eldorado.

Além dos cursos técnicos de nível médio em Agricultura e Informática, com vagas abertas para 2014, o câmpus oferece Manutenção e Suporte em Informática e Fruticultura para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A unidade também oferta o curso superior de Tecnologia em Agronegócio.

EXAME DE SELEÇÃO

O IFMS está com inscrições abertas para ingresso de novos estudantes nos cursos técnicos integrados de nível médio. São ofertadas 760 vagas distribuídas nos câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As inscrições devem ser feitas até 17 de outubro, pela internet. Para concorrer às vagas, é preciso ter o ensino fundamental completo.

Para se inscrever o candidato deve acessar a página da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pela aplicação da prova. O endereço é http://www.copeve.ufms.br/. O valor da taxa de inscrição é R$ 35,00.

(*)Com informação de Assecom IFMS

IFMS inicia atividades na sede definitiva do Câmpus Ponta Porã, segunda-feira dia 30. (Foto: Divulgação/ Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.