19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Inscrições para graduação do IFMS terminam nesta terça

Em dois processos seletivos, são ofertadas 706 vagas para cursos de nível superior em dez municípios

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe inscrições em dois processos seletivos para graduação até terça-feira, 3. Foram abertas 706 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo. 

As inscrições acontecem na Página do Candidato. São diversas opções de cursos superiores, de bacharelado, licenciatura e tecnologia. 

Por meio do edital n° 55/2021 são ofertadas 265 vagas remanescentes na graduação. O processo seletivo é aberto àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2011.

Para concorrer, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na Redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.

Metade das vagas se destina àqueles que cursaram o todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, pelo menos 50% delas são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior um salário-mínimo e meio per capita.

A reserva é garantida ainda aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como às pessoas com deficiência, respeitando a proporção para o Mato Grosso do Sul no último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Todas as informações precisam ser prestadas no ato da inscrição. Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, posteriormente, escolher se opta por se autodeclarar preto, pardo ou indígena. 

A seleção será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2011. 

Portador de diploma, transferência e reingresso – Já através do edital n° 53/2021 são oferecidas 441 vagas para portadores de diploma, transferências (internas e externas) e reingressos. Os interessados em participar devem estar atentos à documentação necessária para inscrição.

 A oferta se destina a públicos distintos, de acordo com a formação ou situação do candidato:

  • portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • reingresso – destinado a estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos cinco anos anteriores a este edital;
  • transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no IFMS, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo MEC, deseja transferir-se para o IFMS.
  • transferência interna – é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus.

A seleção será feita por meio da compatibilidade entre o conteúdo programático do curso em que se pretende ingressar com as unidades curriculares já cursadas na instituição de origem (transferências e portador de diploma) ou pelo coeficiente de rendimento (reingresso). 

Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Federal: www.ifms.edu.br

Assessoria de Comunicação Social do IFMS 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.