19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática encerram-se no dia 30

26/03/2012 10h33 – Atualizado em 26/03/2012 10h33

Da Redação*

Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil têm até sexta-feira (30) para mobilizar seus estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio para participar da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser realizadas por meio do site oficial da Obmep.

As escolas são as responsáveis pelo processo e devem indicar, no ato da inscrição online, o número total de participantes em cada nível. A disputa é dividida em três níveis e ocorre em duas fases. O primeiro nível é para estudantes do 6ª e 7º ano; o segundo, para 8º e 9º ano; e o terceiro inclui todo o ensino médio. Na prova objetiva da primeira fase são aplicadas 20 questões de múltipla escolha a todos os inscritos. As escolas classificam para a segunda etapa 5% do total de participantes de cada nível. Nessa fase, a prova é discursiva e tem de seis a oito questões.

Segundo o calendário da 8º Obmep, a primeira prova está prevista para 5 de junho, e a segunda, para 15 de setembro. O resultado será divulgado em 30 de novembro.

Na edição de 2012, serão entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 3.100 de bronze, 46 mil e 200 certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda ganham bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na sétima edição, em 2011, recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas das 27 unidades da Federação.

Calendário

O regulamento da oitava edição da olimpíada prevê:

• 30 de março — Encerramento das inscrições;

• 5 de junho — Aplicação das provas da primeira fase nas escolas;

• 26 de junho — Último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase;

• 15 de agosto — Divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas;

• 15 de agosto a 14 de setembro — Período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase;

• 15 de setembro — Provas da segunda fase, às 14h30 (horário de Brasília);

• 30 de novembro — Divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

(*) Com informações do Noticias/MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.