23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Instituto Senai de Inovação em Biomassa de Três Lagoas inicia hoje Workshop Internacional

13/03/2018 08h40

Instituto Senai de Inovação em Biomassa de Três Lagoas inicia hoje Workshop Internacional

O evento vai servir para apresentar o Instituto aos potenciais clientes industriais e parceiros das universidades e institutos de pesquisas nacionais e internacionais

Redação

Começa nesta quarta-feira (14) e prossegue na quinta-feira (15), no ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), em Três Lagoas (MS), o 1º Workshop Internacional de Inovação em Biomassa. O evento vai servir para apresentar o Instituto aos potenciais clientes industriais e parceiros das universidades e institutos de pesquisas nacionais e internacionais.

Durantes os dois dias, o evento contará com painéis e palestras técnicas de doutores e pesquisadores de instituições de renome nacional e internacional, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), a ABBI (Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial) e a ABI (Industrial Agro-Biotechnologies).

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, explica que será apresentado o que há de mais avançado em relação ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para a transformação da biomassa. “O workshop irá tratar de temas relevantes que abrangem todo assunto sobre biomassa, trazendo especialistas de renome, empresários e comunidade acadêmica. É parte da estratégia de consolidação do ISI Biomassa como um dos mais importantes players em produção e processos tanto nacional como internacionalmente”, afirmou.

Fortalecimento

O gerente de tecnologia e inovação do Senai, Leandro Gustavo Schneider Neves, destacou a importância do evento para o fortalecimento do ISI Biomassa perante o mercado. “Será um momento em que a indústria e seus pesquisadores poderão observar pessoalmente nossa capacidade de atendimento de demandas com alto valor agregado para a indústria. Queremos reforçar nosso papel de parceiro na geração de inovações que tornem a indústria mais competitiva e atenta ao futuro promissor em relação ao aumento no uso da biomassa”, salientou.

Leandro Schneider explicou que a inovação do evento está em aproximar a academia das indústrias e para isso foram selecionados palestrantes com experiência acadêmica e de mercado. “Buscamos inclusive uma parceria com o MIT, uma das referências no mundo em termos de modelos de negócio, que vai agregar muito valor apresentando o que há de mais novo sendo desenvolvido nos Estados Unidos”, disse.

Na avaliação da diretora do ISI Biomassa, Carolina Andrade, o sucesso do conceito do workshop internacional depende da abordagem interdisciplinar do evento, integrando o know-how de reconhecidos biólogos, bioquímicos, químicos, engenheiros e empreendedores da academia e da indústria. “O evento deve fortalecer a marca e imagem do Senai como referência em pesquisas de ponta aplicadas à biomassa, com a participação de convidados da comunidade científica envolvida em inovação de interesse da indústria, diretores e gerentes da indústria e possível negociação de potenciais projetos diretamente com as empresas presentes”, comentou.

Programação

Nesta quarta-feira (14/03), o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, apresentará a palestra de abertura do workshop, a partir das 15 horas, e falará sobre a “Economia e Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul” e sobre a “Estrutura do Senai no Estado em Prol do Desenvolvimento Local e Nacional”. A área técnica do ISI Biomassa selecionou oito diferentes temas para demonstrar oportunidades e formas de atuação para promover a competitividade da indústria brasileira, se valendo da transferência de conhecimento, investigação e inovação aplicada.

Serão abordados temas como biorrefinarias integradas, Indústria 4.0 na química e biotecnologia, Projeto Midas – Transformando Resíduo em Ouro, potencial da transformação da biomassa em energia, agenda de inovação no Brasil na área de renováveis, patentes na área de renováveis, desafios da biotecnologia na transformação de biomassa, incentivos à inovação no Brasil e tendências na biotecnologia.

Foram convidados especialistas de renome internacional para apresentar os temas, como o professor Donato Aranda, que coordena o Procat (Unidade Protótipo de Catalisadores), maior centro de plantas piloto em catálise na América Latina, o engenheiro químico Georg Weinberg, o professor Florent Allais, da AgroParisTech, na França, o professor emérito da UFRJ, Nei Pereira Júnior, que é PhD em Biotecnologia, e professor doutor em engenharia mecânica da Unesp, Ricardo Alan Verdú Ramos.

Confira abaixo a programação:

Quarta-feira (14/03)

14h – Abertura e credenciamento

15h – Abertura do Evento – Jesner Escandolhero – Diretor do Senai/MS – “Economia e Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul” e “Estrutura do Senai do Estado em Prol do Desenvolvimento Local e Nacional”

15h30 – Painel de abertura – “Possibilidades da Inovação em Biomassa em MS e no Brasil”

Participantes: Jesner Escandolhero – Senai/MS, Dra. Carolina Andrade – ISI Biomassa, Marcelo Prim – Senai, representante Biosul, representante Embrapii, representante Abiquim e representante ABTCP

16h30 – Professor-doutor Arne Hessenbruch – MIT – “Inovação em Energia Limpa”

17h – Professor-doutor Donato Aranda – UFRJ – “Avanços recentes na Indústria do Biodiesel”

17h30 – Professor-doutor Dr. Eduardo Falabella – UFRJ – “Co-processamento da biomassa na indústria de refinamento de petróleo: a refinaria do futuro”

18h30 – Professor-doutor Ricardo Ramos – Unesp – “Alguns aspectos para aumentar a produção e uso de bioenergia/biocombustíveis”

19h – Professor-doutor Cláudio Donicci – UFMG – “Projeto MIDAS: Transformando resíduo em ouro”

Quinta-feira (15/03)

07h30 – Visita guiada

09h – Professor Florent Allais, Ph.D. – Industrial Agro-Biotechnologies (ABI) France – “Estratégias de valorização da Biomassa na Chaire A.B.I.: combinando biotecnologia branca, química verde e engenharia de processamento”

09h30 – Professor-doutor Nei Pereira Júnior – UFRJ – “Conversão de biomassa lignocelulósica: a plataforma bioquímica da biorefinaria”

10h – Thiago Falda Leite – Diretor Técnico ABBI – “A Indústria da Biotecnologia como um vetor para a 4ª Revolução Industrial”

10h30 – Marcelo Prim – Gerente Executivo Senai e Carlos Eduardo Pereira – Diretor de Operações Embrapii – “Fomento de Projetos de Inovação: Parceria Embrapii e Senai”

11h15 – Jesner Escandolhero – Diretor Senai/MS – Encerramento do evento com o oferecimento de brunch aos convidados

(*) Assessoria de Comunicação

Foram convidados especialistas de renome internacional (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.