Letalidade é mais acentuada em maiores de 60, mas os mais jovens “carregam” o vírus para casa, contaminando os mais velhos; confira abaixo os números atualizados da doença no Estado, que registrou 15 novos casos nas últimas 24h

Quase 65% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul são jovens e adultos, revela boletim epidemiológico da doença publicado nesta sexta-feira (8/5) pela Secretaria de Estado de Saúde.

Dos 326 casos confirmados de Covid-19 em todo o Estado, 12,9% são de jovens entre 20 e 29 anos, 30,7% são de adultos jovens de 30 a 39 anos e 20,9% são de adultos com idade entre 40 e 49 anos.

Os números geram preocupação nas autoridade de saúde, principalmente pela falsa ideia de que o novo coronavírus só atinge de forma letal pacientes com comorbidades e idosos, com mais de 60 anos.

Em live realizada hoje nas redes sociais do Governo do Estado, o secretário de Saúde de MS, Geraldo Resende, e sua adjunta, Crhistinne Maymonne, expuseram mais uma vez a função do isolamento social na diminuição dos casos da doença viral. “É nossa única vacina”, disseram eles.

Dia das Mães

Segundo dra. Crhistinne, é essencial contar com a compreensão dos mais jovens para que respeitem o isolamento social, de forma que a doença não se espalhe ainda mais e não atinja os grupos em que a Covid se apresenta mais letal.

O Secretário Resende aproveitou a live para fazer um apelo para que as pessoas evitem reuniões familiares no próximo domingo (10/5), data em que será comemorado o Dia das Mães no Brasil. “É um ato de amor nesse momento em que estamos vivendo. Não saiam de casa”, pediu.

Números atualizados

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou 15 casos de Covid-19 (abaixo). Sete deles na cidade de Guia Lopes da Laguna – deixando as autoridades em alerta. “Vamos aumentar o número de testes”, afirmou Resende sobre a ação no município.

Nas últimas 24h também foi registrado mais um óbito, elevando a 11 o número de mortos por Covid no Estado.

Do total de pacientes com o vírus no Estado, 20 estão internados – sendo seis deles, em UTI (4 do SUS e 2 em hospitais privados). Estão em isolamento domiciliar 96 pessoas e 199 já passaram pela quarentena e podem ser considerados recuperados.

O vídeo completo da live de hoje, com informações sobre o hospital de campanha, pode ser conferido no Facebook do Governo do Estado: facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul.

Comentários