29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lágrimas e emoção marcam posse de Marcia Moura e dos 17 vereadores

01/01/2013 23h25 – Atualizado em 01/01/2013 23h25

Plenário da câmara ficou lotado durante cerimônia de posse da prefeita e dos vereadores

PMDB tem a maior bancada na atual composição da Câmara com quatro vereadores, enquanto o PSB possui três cadeiras, PPS, PDT e DEM têm um assento cada e os demais partidos; PRB, PSD e PT conta com duas vagas

Ricardo Ojeda, com assessoria

O plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas ficou pequeno para acomodar os convidados e familiares dos vereadores que foram prestigiar solenidade de posse da prefeita Marcia Moura e seu vice, Luis Akira, bem como os 17 integrantes que vão compor legislativo municipal, para o quadriênio, 2013 à 2016.

Nem a chuva que caiu torrencialmente minutos antes de iniciar a cerimônia impediu o comparecimento dos convidados. O vereador que presidiu a sessão especial foi Antonio Empek Junior, o Tonhão, que de acordo com o regimento, o mais votado tem o direito de presidir a sessão de posse do administrador do município.

AUTORIDADES PRESENTES

A mesa de autoridades foi composta pelo representante do Ministério Público estadual, promotor de Justiça Antonio Carlos Garcia de Oliveira, comandante do 2º BPM, coronel Wilson Sergio Monari, do major Naves Pinheiro, comandante do 2ª Companhia de Infantaria de Três Lagoas, além da prefeita Marcia Moura e do vice, Luis Akira. O deputado estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Eduardo Rocha, chegou instante depois que iniciou a cerimônia. O parlamentar alegou que estava em Costa Rica, prestigiando a posse do prefeito daquele município e devido a forte chuva, atrasou a viagem de retorno.

CIDADE ABENÇOADA

Quem abriu a solenidade foi o pastor João Luis da Silva, da primeira igreja Batista. Após conclamar os presentes para uma oração, finalizou dizendo que “Vivemos hoje na cidade mais abençoada do Estado”.

Por sua vez, o promotor Antonio Carlos Garcia de Oliveira, afirmou quando usou a tribuna que o “Ministério Público estará com as portas abertas para ajudar na administração de Três Lagoas”, desejando muita sorte e sucesso à gestão da prefeita Marcia Moura, bem como dos demais 17 vereadores.

CAMINHANDO JUNTOS

A segunda autoridade a fazer uso da palavra foi o deputado Eduardo Rocha, que economizou o tempo desejando sorte aos vereadores e disse que todos podem contar com ele para a grande caminhada. “Não é fácil chegar até aqui, por isso temos que caminhar juntos para trazer progresso e desenvolvimento para o município, reiterou.

Depois dos procedimentos formais, como prevê regimento interno da Câmara, como posse e juramento dos representantes do Executivo e Legislativo Municipal, cada vereador empossado fez uso da palavra.

LÁGRIMAS E MUITA EMOÇÃO

A primeira a subir na tribuna foi a vereadora Sirlene da Saúde, que muito emocionada agradeceu pela oportunidade conquistada e afirmou que seu lema será dedicação e trabalho.

Por sua vez, o vereador Beto Araújo falou também na confiança dos votos que teve, da felicidade de ter sido eleito. “Espero dar melhor a vocês e todos que em mim votaram”, resumiu.

No seu segundo mandato, o vereador Jorge Martinho falou do grande desafio que todos terão pela frente, também agradeceu pela confiança dos eleitores e desejou a todos um ano repleto de saúde, alegria e muito trabalho.
O vereador Welton Irmão, somou-se aos demais colegas e também pautou seu discurso em muitos agradecimentos: a Deus, em especial ao pai, a quem ele definiu como seu herói, bem como, a mãe, esposa, filhos e definiu que seu mandato será a continuidade de um grande projeto. Tendo exemplo do pai e de um tio, ele comentou que entra para a vida política tendo ótimas referências.

ESTREANTE

Ao usar a tribuna pela primeira vez, o vereador Klebinho além de agradecimentos a familiares, amigos e eleitores, falou que apoiará a administração Márcia Moura junto com os demais colegas. “Três Lagoas ganha muito como esta Câmara, com a prefeita, o vice prefeito e o deputado estadual Eduardo Rocha”, frisou.

O vereador Marcus Bazé destacou o apoio de familiares, amigos e do partido, o DEM, que afirmou apesar de pequeno é forte e valente. Quanto a sua eleição, falou que foi um sonho coletivo. “Ser vereador é um sonho almejado por muitos, mas alcançado por poucos”.

Eleito pelo Partido dos Trabalhadores, Gilmar Garcia Tosta, já ocupou uma cadeira em outros mandatos e disse que foi Deus quem o trouxe de volta à Câmara, que a tribuna é a casa dele.
Outro comentário de Gilmar foi falar do apoio do Partido dos Trabalhadores à administração municipal e neste sentido fez um pedido especial: que a prefeita governe para todos, mas principalmente para os mais pobres.

VEREADOR POETA

Em seu primeiro mandato, o vereador Adão da Apae, falou na data como um dia especial e que ele, juntamente com os demais, marcharão juntos na nova missão que assumem, a partir deste 1º de janeiro. “Venho aqui para somar, buscarei solução e ação na defesa dos interesses da nossa população”, foi um dos compromissos assumidos por ele e enaltecidos no discurso pronto que ele leu.
Adão foi ovacionado quando citou poeticamente um trecho do seu discurso, onde creditou a sua vitória à família e a equipe, compartilhando a vitória com todos, pois “sem vocês eu seria um avião sem asas, um pássaro sem ninho, um céu sem estralas e um mar sem ondas”

Agradecendo pelos 999 votos que teve, o vereador apóstolo Ivanildo, disse que eles representam a confiança na proposta e trabalho que ele apresentou durante a campanha.

Como mensagem, ele afirmou que ora e que tudo esta se movendo para que a prefeita tenha sucesso no seu mandato, assim como, todas as demais autoridades que administram a cidade, pois desta forma a cidade será cada vez mais próspera.

RESUMINDO A TRAJETÓRIA

Jorginho do Gás, confirmado como novo presidente da Câmara, durante sessão especial, realizada em seguida, fez um resumo de sua trajetória, iniciada há 8 anos, quando, segundo ele, começou também a acreditar na administração mais feminina que Três Lagoas já teve. Ele ainda agradeceu o apoio da família e da equipe que o acompanha.

Gil do Jupiá desejou boa sorte à prefeita e disse que muitos, oriundos do bairro onde mora, tentaram ser eleitos vereadores, mas não conseguiram. Ele atribuiu seu êxito a família, população e imprensa. “Trabalharemos não só pelo Jupiá, mas por toda população de Três Lagoas.

Reeleita para mais um mandato, a vereadora Vera Helena, falou da admiração que tem pela prefeita, sobretudo, pelo seu jeito humano de administrar e aproveitou ainda para agradecer à família, ao grupo que sempre a apoiou, entre eles, amigos e todos aqueles que torceram e trabalharam pela vereadora.
Vera ainda lembrou do pai, Onildo Bezerra Pinho, quem a colocou na vida política quatro mandatos atrás.

Com a experiência de ter disputado uma eleição em 2008 e ter assumido o cargo de vereador por três meses, Nilo Cândido lembrou dos dois episódios e afirmou estar de volta graças a Deus e ao apoio da família e da equipe. Aos eleitores, ele dedicou a sua eterna gratidão, pelos votos confiados, agradeceu ainda cidade e ao povo trabalhador, simples e exemplar, que aqui vive.

Nilo finalizou falando que sua gestão será baseada na ética, transparência e participação da população.

Também eleito pelo PT, o vereador Idevaldo Claudino, exercerá seu segundo mandato. Neste novo desafio, falou em mais trabalho, ações para Três Lagoas, agradeceu não somente a família, mas também à imprensa e aos servidores da Casa de Leis pelo apoio durante seu primeiro mandato como vereador.
Como compromisso, ele afirmou que buscará mais recursos, destacou a importância de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal e desejou boa sorte aos colegas e um feliz 2013 a todos.

Também em mais um mandato como vereadora, Marisa Rocha agradeceu a todos, falou da paciência e apoio dos filhos e afirmou que serão mais quatro anos servindo ao povo junto com os demais colegas. “Estou aqui para servir e ouvir o clamor da nossa população. Peço a nossa prefeita que haja com seu coração sempre, pois assim terá sempre sucesso”, destacou.

CENTENÁRIO DE TRÊS LAGOAS

Último a fazer uso da palavra, Tonhão destacou a importância de pessoas como a vereadora Marisa Rocha e do falecido senador Ramez Tebet, que o introduzirá e o aconselhará na sua vida política.

Ele agradeceu pela chance de desenvolver mais esta capacidade e pediu união a todos. “Esta legislatura ficará na história por atravessará o centenário de Três Lagoas, que será em 2015. É uma alegria fazer parte desta revolução que começou com a ex-prefeita Simone Tebet e continuará com a prefeita Márcia Moura”, resumiu.

COMPROMISSOS DA PREFEITA

Num longo discurso, através do qual parabenizou os vereadores pela conquista do mandato, falou de sua chegada à prefeitura da cidade, Márcia Moura falou da emoção da data, que ficará marcada na sua memória para sempre e que a posse significa cuidar do interesse das famílias dos 105 mil habitantes, significa mais responsabilidade.

Ela ainda falou em boas novas, como a creche noturna, da ampliação de parcerias para trazer mais cursos de qualificação, além de dar sequência ao trabalho social, melhorias, agilidade e qualificação na área da saúde.

Emocionada, com lágrimas a prefeita Marcia Moura e seu vice, Luis Akira presta juramento durante a posse para o segundo mandato para administrar Três Lagoas (Fotos: Ricardo Ojeda)

Vereadores Gilmar Tosta e Adão da Apae presta juramento durante cerimônia de posse (Fotos: Ricardo Ojeda)

Plenário da Câmara ficou pequeno para acomodar os familiares e convidados que foram prestigiar a cerimonia de posse (Fotos: Ricardo Ojeda)

Autoridades, militares, do legislativo estadual e do Ministério Público prestigiaram a solenidade de posse (Fotos: Ricardo Ojeda)

Lista dos vereadores que integra a atual legislatura da Câmara de Três Lagoas com a votação obtida e os partidos

Vereador Adão da Apae receber aplausos por seu discurso inspirado em poesia (Fotos: Ricardo Ojeda)

Recém empossado para presidir a Câmara de vereadores de Três Lagoas, Jorginho do Gás resumiu sua trajetória política

A atual composição da Câmara dos Vereadores de Três Lagoas para o quadriênio, 2013 à 2016

Lágrimas e emoção marcam posse de Marcia Moura e dos 17 vereadores

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.