23.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Limpar o ar-condicionado previne alergias e economiza energia

10/03/2016 14h58 – Atualizado em 10/03/2016 14h58

Um bom aparelho de ar-condicionado deixou de ser um luxo. O clima tropical do Brasil, com verões quentes e prolongados, são uma prova de fogo até para os amantes do calor

Assessoria

Além de estar presente em diversos estabelecimentos comerciais, a grande oferta de aparelhos de ar-condicionado de diferentes faixas de preço levou muitos brasileiros a investir em um desses equipamentos para sua residência.

E por mais moderno que seja um desses equipamentos, eles precisam de alguns cuidados básicos: uma rotina de manutenção e limpeza para seu bom desempenho e bem-estar das pessoas.

SUJEIRA CAUSA ALERGIAS E ELEVA O CONSUMO ENERGÉTICO DO AR-CONDICIONADO

Grande parte dos sistemas de ar-condicionado conta com filtros, que pode exercer diferentes funções, como a retenção de partículas de poeira, ação antibacteriana e também controle de umidade do ar do ambiente.

No entanto, para que todas essas funcionalidades sejam realizadas com pleno desempenho, é fundamental manter uma rotina de limpeza de seus componentes.

As partículas de poeira, quando em excesso, se acumulam na saída de ar e se espalham no ambiente conforme os ventiladores do aparelho sopram o ar. O resultado é o espalhamento do pó, um dos principais causadores de alergias respiratórias e de pele.

Vale lembrar que a poeira é a fonte de alimento de micro-organismos como o ácaro, que podem causar diversos males à saúde humana.

Além disso, a sujeira acumulada nas entradas e saídas do ar-condicionado dificultam tanto a absorção quanto a saída do ar já refrigerado, forçando o compressor e as hélices do equipamento.

Isso resulta um consumo maior de energia elétrica e prejuízos com a conta de luz, já que o sistema vai precisar fazer mais esforço para alcançar a temperatura programada.

Por isso, é importante manter uma rotina de limpeza semanal, que pode ser feita com pano seco nas partes externas do aparelho. Para verificar as condições dos filtros e outros componentes internos do ar-condicionado, procure um serviço especializado em manutenção periódica.

(*) Conversion

É importante a limpeza do aparelho, para evitar problemas futuros,  inclusive de saúde. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.