26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Marcia Moura participa da entrega de título de cidadão três-lagoense ao médico Marcelo Souza

16/04/2015 09h38 – Atualizado em 16/04/2015 09h38

O evento foi realizado na noite de ontem, na Câmara de Vereadores

Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) participou na noite de quarta-feira (15), da sessão solene para entrega do título de cidadão três-lagoense ao médico oncologista pediátrico Marcelo Santos Souza. A cerimônia foi presidida pelo vereador Welton Irmão (PRB), que também fez a propositura da homenagem.

Durante a sua fala, a prefeita parabenizou o trabalho realizado pelo médico, que atualmente é chefe do setor de Oncologia na área infantil em Campo Grande, na qual em sua trajetória de vida teve marcada a sua infância e adolescência em Três Lagoas. “Essa homenagem entra em nosso calendário do Centenário, pois o senhor construiu parte de sua história em nossa Cidade. E essa homenagem é mais do que justa, porque eu, como prefeita, mulher e ex-portadora de câncer sei como é o tratamento e o seu trabalho leva esperança para as famílias”, disse.

O vereador Welton falou da importância que o médico teve em sua vida, uma vez que teve um filho que faleceu com leucemia e atualmente sua outra filha também passa pelo mesmo tratamento, entretanto, com final feliz. “Hoje minha filha está na manutenção e em breve estará de volta. Obrigado por tudo que tem feito à Gabriele e por todas as crianças. Hoje eu estou no lugar de muitos pais e posso agradecer. Ninguém mais do que o senhor merece esse título”, disse emocionado.

O médico homenageado falou sobre a sua emoção em receber a homenagem e lembrou de sua infância e adolescência quando passou em Três Lagoas. Ele dedicou o título em especial aos pais, senhor Moacir e dona Neusa, que desde quando falou para eles a sua vontade de fazer medicina não mediram esforços para o seu ingresso na faculdade.

“Com ajuda de familiares e de diversas pessoas eu consegui. Estou morando em Campo Grande, feliz e realizado com a minha profissão. Aprendo muito com as familiares e as crianças, pois são pessoas especiais. A gente está fazendo o melhor para os pacientes e levamos isso como uma missão”.

O evento contou com a presença do vereador Beto Araújo (PSD), do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Wilson Sérgio Monari, do empresário Réverton Rímoli, além de amigos, familiares e colegas de trabalho do homenageado.

CÂNCER INFANTIL EM MS

Após as homenagens, o médico falou sobre sua trajetória de trabalho em Campo Grande nos últimos 15 anos na área de oncologia e pediatria. Segundo Marcelo, Mato Grosso do Sul tem 5.910 casos de câncer, sendo que 3%, ou seja, 177 casos são entre 0 a 19 anos.

Antes da criação da ONG Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), os familiares não tinham nenhum amparo durante o tratamento das crianças. Havia alta taxa de mortalidade, custo elevado do tratamento e muitos casos com a doença avançada.

Após a fundação da ONG, foi criada uma casa de apoio para receber os familiares enquanto as crianças passavam pelo tratamento, com apoio de profissionais da saúde e uma equipe para angariar fundos na manutenção da casa.

Além disso, foi firmada uma parceria com o Governo do Estado, Universidade Federal, voluntários, para instalação do Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil (CETOHI) instalado no 8º andar do Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande e atende as crianças para o tratamento de câncer. Segundo o médico, 30 crianças de Três Lagoas já passaram pelo tratamento na capital.

Outro trabalho importante foi a capacitação com mais de quatro mil profissionais na área da saúde, nas diversas regiões de MS para identificar o câncer infantil o mais cedo possível. Em Três Lagoas mais de 100 profissionais já receberam a qualificação. O resultado foi o aumento de encaminhamentos de casos de câncer em estágio inicial e aumento de sobrevida das crianças elevando em 67%.

O desafio atualmente é a reforma do CETOHI, ampliação dos leitos, além da implantação de transplantes de medula óssea.

BIOGRAFIA

Nascido em Araçatuba (SP), o médico viveu em Três Lagoas até o ingresso na Faculdade Estadual de Medicina de Marília. Fez residência médica em pediatria na Santa Casa de São Paulo, residência em hematologia e oncologia pediátrica no Centro Infantil Boldrini, de Campinas, e especialização em transplante de medula óssea na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Atualmente, é concursado em oncologia e hematologia pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e médico concursado do “Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil do Hospital Regional Rosa Pedrossian” de Mato Grosso do Sul.

Filho de Moacir Ferreira de Souza e Neusa dos Santos Souza, Marcelo dos Santos Souza estudou nas escolas João Ponce, Dom Aquino e João Magiano Pinto.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

A prefeita Marcia, o médico homenageado Marcelo Souza e o vereador proponente da honraria, Welton Irmão (Foto: Divulgação/Assessoria)

Além de Marcia e Welton, o evento contou com a presença do tenente coronel Monari, do vereador Beto Araújo, do empresário Réverton Rímoli e amigos e familiares do homenageado (Foto: Divulgação/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.