20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Material utilizado para fumacê é recomendado pelo Ministério da Saúde

18/05/2015 15h24 – Atualizado em 18/05/2015 15h24

Departamento de Endemias esclarece que inseticida diluído com óleo diesel tem maior eficácia no combate à Dengue

Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia informa que o material utilizado para a produção do fumacê é recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado. O trabalho visa combater o mosquito da dengue e diminuir o número de casos da doença no Município.

Segundo o coordenador do Departamento de Endemias, Benício Donizete, o inseticida Lambda Cialotrina é diluído no óleo de soja ou diesel para proporcionar uma maior fixação do inseticida nas residências. “Há uma concentração maior do óleo diesel para que a emissão do produto seja mais eficaz, pois a fixação dura mais tempo. Essa diluição não ocasiona nenhum dano à saúde dos três-lagoenses”, explicou.

Além disso, Benício esclareceu que o processo e elaboração do inseticida para o fumacê é feito de modo seguro. “Os agentes responsáveis por este trabalho, utilizam equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a cada dois meses passam por exames para ver o índice de inseticida no sangue”, esclareceu.
O coordenador ressaltou que este trabalho tem como objetivo combater o mosquito da dengue adulto, mas o importante é que a população se conscientize na eliminação do foco do Aedes Aegypti. “Por isso é fundamental que os moradores não deixem recipientes que possam acumular água, assim, estamos evitando criadouros para novos mosquitos.

O trabalho do fumacê é uma ação momentânea, mas a preservação de locais sem água parada é mais eficaz para evitar a proliferação dos mosquitos”, disse.

SERVIÇO

O carro Ultra Baixo Volume (UBV), que visa o combate aos mosquitos passa em dois horários, sendo das 4h às 8h e das 16h às 20h. O Departamento de Endemias informa que o carro está passando nesta semana na região dos bairros Vila Nova, Interlagos e Santa Luzia. O fumacê deverá passar ainda na região do bairro Santo André.

O departamento pede a colaboração das pessoas para que deixem nos horários citados janelas e portas abertas durante a passagem do fumacê. É recomendável a cobertura de gaiolas, caso a residência abrigue pássaros.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

O inseticida Lambda Cialotrina é diluído no óleo de soja ou diesel para proporcionar uma maior fixação do inseticida nas residências. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.