19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Médico apresenta centro de tratamento oncológico infantil durante sessão da Câmara

15/04/2015 15h35 – Atualizado em 15/04/2015 15h35

O oncologista Marcelo Souza será homenageado hoje com o Título de Cidadão, pelo Legislativo Três-lagoense

Assessoria

O médico oncologista pediátrico Marcelo dos Santos Souza, que atua no Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil (CETOHI) do hospital Regional Rosa Pedrossian de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, usou a tribuna livre da Câmara Municipal, na sessão de terça-feira (14), para informar como funciona o serviço pediátrico naquela unidade.

Segundo ele, o centro conta com equipe completa para todo atendimento, além de uma casa de apoio para receber pacientes de zero a 19 anos que moram fora da capital, por meio da ONG Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC /MS).

O médico ainda ressaltou que a equipe tem trabalhado para a capacitação dos médicos do estado, inclusive os que atuam em postos de estratégia da saúde da família, para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, visando melhor resultado e cura. Outra preocupação do centro é fazer um atendimento multidisciplinar e humanizado.

Atualmente, segundo ele, 60% dos tratamentos realizados são em crianças e adolescentes de todo o Estado, incluindo Três Lagoas. Nesta faixa etária, o médico relatou que a doença avança muito rápido, mas também há mais resposta aos tratamentos. A maior incidência é da leucemia, seguida de linfomas e câncer que atinge o sistema nervoso central. Por ano, a média em Mato Grosso do Sul, é o surgimento de 177 novos casos da doença, atingindo esta faixa de idade.

Souza afirmou que, com inúmeros esforços, a taxa de cura que era de 10% no início, hoje atinge 67%, ainda abaixo da taxa nos Estados Unidos e Europa, que chega a 80%. “Ainda estamos insatisfeitos e buscamos aumentar esta taxa”, disse. Entre os projetos do serviço, está a implantação de uma unidade de transplante de medula óssea na capital do Estado.

Durante os pronunciamentos, os vereadores parabenizaram e elogiaram o trabalho desenvolvido em Campo Grande, se comprometendo a buscar apoio para o serviço. Pelos relevantes serviços à frente do CETOHI e da AACC/MS, incluindo a assistência a crianças e adolescentes três-lagoenses, o médico receberá o Título de Cidadão Três-Lagoense, conferido por propositura do vereador Welton Irmão, nesta quarta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal, às 19h. A solenidade é aberta ao público e ainda será transmitida online pelo site www.cmtls.com.br.

Sobre o homenageado

Nascido em Araçatuba (SP), o médico Marcelo dos SantosSouza viveu em Três Lagoas até o ingresso na Faculdade Estadual de Medicina de Marília. Fez residência médica em pediatria na Santa Casa de São Paulo, residência em hematologia e oncologia pediátrica no Centro Infantil Boldrini, de Campinas, e especialização em transplante de medula óssea na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente, é concursado em oncologia e hematologia pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e médico concursado do “Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil do Hospital Regional Rosa Pedrossian de Mato Grosso do Sul.

Filho de Moacir Ferreira de Souza e Neusa dos Santos Souza, Marcelo dos Santos Souza estudou nas escolas João Ponde, Dom Aquino e João Magiano Pinto.

(*) Assessoria de Imprensa CMTLS

Marcelo Souza detalha aos vereadores três-lagoenses o trabalho realizado no centro de tratamento oncológico infantil no Hospital Regional da Capital (Foto: Divulgação)

O médico oncologista pediátrico, que será homenageado hoje pelo Legislativo de Três Lagoas, com Título de Cidadão (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.