27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mestre em administração dá curso de Auditoria Governamental no TCE

30/07/2008 16h42 – Atualizado em 30/07/2008 16h42

Uma das maiores autoridades em auditoria governamental do País e dono de um currículo invejável na área de administração vai ministrar, no período de 04 a 15/08, o próximo módulo do Programa de Capacitação do Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). Trata-se do professor Carlos Alberto Sampaio de Freitas, mestre em administração pela Universidade de Brasília (UNB) e professor das disciplinas de auditoria de gestão e auditoria de desempenho do Master on Public Administration em Controle Externo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A experiência didática de Sampaio Freitas, que atualmente é professor colaborador do Departamento de Administração da UNB e professor da disciplina de Fundamentos de Auditoria Governamental no âmbito do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (PROMOEX), o credenciam para oferecer aos alunos o que há de mais atualizado na área de auditoria governamental, um tema de altíssimo interesse para quem atua no controle externo das contas públicas.

O curso de Auditoria Governamental terá o seguinte conteúdo programático: conceito de auditoria; tipos de auditoria; aspectos relevantes para a realização de auditorias; a importância do controle interno para a auditoria; estudo e avaliação do sistema de controle interno; fases do processo de auditoria: planejamento, execução, relatório; programas de auditoria; papéis de trabalho; novas tendências na auditoria governamental: o papel da auditoria em um modelo de administração gerencial: auditoria operacional: auditoria de desempenho e avaliação de impacto.

O programa de capacitação do TCE/MS está oferecendo a 180 técnicos das inspetorias, gabinetes, auditoria e Ministério Público Especial cinco cursos de 40 horas cada, com um total de 200 horas-aula. O Programa faz parte da atividade capacitação do Promoex e o objetivo principal é capacitar os servidores do TCE/MS nas áreas mais importantes do controle externo para que os mesmos possam reproduzir esses conhecimentos aos jurisdicionados, auxiliando os agentes públicos no cumprimento de suas atribuições.

De acordo com Coordenador Geral do Promoex/MS, Alexandre Augusto Brandes, no período de 30/06 a 11/07 foi ministrado o curso de Contabilidade Pública pelo professor Jackson Francisco de Oliveira, auditor de controle externo do TCE de Pernambuco. Já o curso de Finanças Públicas aconteceu no período de 21/07 a 01/08 e foi ministrado pelos professores Júlio Marcelo da Silva Matias e Marcelo de Freitas Machado. Ainda serão realizados os cursos de Direito Administrativo e Direito Constitucional, com encerramento previsto para 05 de dezembro deste ano.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.