28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mundo Senai 2020 detalha software de streaming para gravação de vídeo-aulas

Evento é uma oportunidade para que docentes, estudantes e a comunidade em geral possam conhecer melhor o Senai, sua estrutura, corpo técnico e os cursos oferecidos

Dando continuidade à programação do Mundo Senai 2020, que esse ano teve de ser reformulado para uma versão 100% digital devido à pandemia do coronavírus, os participantes puderam conhecer, nesta sexta-feira (20/11), o software de streaming OBS Studio, programa utilizado para transmissão de vídeo ao vivo na internet, com a possibilidade de incluir câmeras, trilha sonora, efeitos visuais e textos.

Na avaliação do gestor de educação o Senai, Rogaciano Canhete, o evento é uma oportunidade para que docentes, estudantes e a comunidade em geral possam conhecer melhor o Senai, sua estrutura, corpo técnico e os cursos oferecidos. “Como neste ano não pudemos receber a comunidade nas nossas unidades por causa da pandemia, estamos fazendo lives para abrir nossas portas de uma forma digital e as pessoas, mesmo de longe, podem interagir e fazer perguntas”, afirmou.

O instrutor da área de gestão e TI (Tecnologia da Informação) do Senai de Dourados, André Luis Gonzales, o programa OBS Studio é gratuito e permite a gravação de vídeo-aulas de forma prática e fácil. “O interessante desse programa é que ele é fácil de manusear e nesse momento de pandemia, em que as aulas presenciais acabaram sendo suspensas, é fundamental que os professores saibam como mexer em programas desse tipo para apresentarem vídeo-aulas mais interessantes para os alunos e com melhor qualidade”, afirmou.

Por isso, a live do Mundo Senai contou um passo a passo bastante detalhado e o instrutor explicou todas as etapas do software, desde como fazer para adquirir o programa, instalar e configurar. “É importante ter alguns cuidados na hora de configurar, principalmente com relação à mixagem de imagem e som. Acredito que essa live vai ser uma oportunidade de professores conseguirem preparar aulas mais legais e também ajudar quem está em casa a se tornar um youtuber”, brincou.

Como “turbinar” o PC

Na manhã desta sexta-feira, o Mundo Senai ensinou os participantes como “turbinar” o PC com dicas especiais para melhorar de forma simples o desempenho do computador. O instrutor de informática do Senai, Leandro Medeiros Barbosa, explicou que, neste momento de trabalho online e em casa, muitas pessoas sentiram a necessidade de melhorar o desempenho dos computadores e celulares para facilitar o trabalho remoto.

“Alterações simples já podem resultar em melhorias, pois, muitas vezes, a máquina só precisa passar por uma limpeza dos arquivos, trocar uma pequena peça, reparos simples, para que ela possa ser suficiente para atender as demandas do momento. Outra dica é ter um bom link de Internet em casa para facilitar a recepção e envio de materiais”, reforçou Leandro Medeiros Barbosa.

Neste momento de pandemia, quem vive o desafio de digitalizar o ensino, com aulas remotas, atividades em vídeos, conteúdos 100% digitais, as dicas foram valiosas. “Achei muito interessante, pois foram repassadas dicas para facilitar, aprimorar as máquinas que temos em casa e também no trabalho para a gente poder acompanhar essa evolução e crescimento acelerado da área da informática”, destacou Daniane Tavares da Rocha, técnica do Senai que assistiu a live.

2ª etapa

A 2ª etapa do Mundo Senai em Mato Grosso do Sul vai ser realizada no próximo dia 27 de novembro e será toda dentro de um hotsite especialmente preparado para o evento em que os participantes vão ter acesso a oficinas e jogos. Além de outras atrações, como aulas de preparação para o Enem, com shows de Química, Física e Biologia, que vão resolver questões de provas anteriores de uma forma diferente.

Os alunos vão acompanhar, ao vivo, experimentos nos laboratórios do Senai, que vão ajudar a resolver na prática questões teóricas. Além disso, vão ser ofertadas 14 oficinas desenvolvidas para alunos do Ensino Médio, industriários, empresários e comunidade e geral. O Mundo Senai vai contar também com uma “Tarde Geek”, para os fãs de tecnologias, jogos eletrônicos e de tabuleiros, quadrinhos, mangás, livros, filmes e séries.

Com “Show de Arduínos” que vai ensinar sobre programação de robôs e programação de quatro jogos: Among Us, Free Fire, Mine Craft e League of Legends. E a apresentação de quatro novos cursos técnicos, lançados pelo Senai, voltados para programação de jogos digitais, desenvolvimento de sistemas, energias renováveis e ciberstemas. Uma oportunidade para quem quer investir em conhecimento e fazer a diferença no mercado.

Confira abaixo os links para as lives desta sexta-feira:

Tema – “Start! Turbinando seu PC”

Link – https://www.youtube.com/watch?v=oDPNnAciniw&feature=youtu.be

Tema – “OBS Studio”

Link – https://www.youtube.com/watch?v=Qy0aESTRfrg&feature=youtu.be

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.