27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Municípios de MS discutem com a Secretaria de Saúde compra de vacinas e medidas restritivas

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e representantes da Secretaria de Estado de Saúde se reuniram na tarde desta terça-feira (2) para tratar de novas medidas a serem tomadas a fim de impedir o avanço da Covid-19 no estado.

Os números preocupantes têm mobilizado as autoridades públicas estaduais e municipais
no enfrentamento da pandemia.

Durante entrevista coletiva nesta terça, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a pedir agilidade na liberação de vacinas contra a Covid-19. O chefe do Executivo cobrou ação do Ministério da Saúde e disse que a transmissão da doença está “violenta” e que só a ampla vacinação da população vai pôr fim à pandemia de coronavírus no país.

Na reunião, os prefeitos Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis) e Henrique Wancura Budke
(Terenos) representaram o presidente da Assomasul, Valdir Júnior, que cumpre agenda oficial em Nioaque, cidade que administra. O diretor-geral da entidade, Rogério Rosalin, também participou do encontro.

Foram discutidas duas importantes pautas com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, e com a secretária-adjunta da pasta, Christinne Maymone: aquisição de vacinas diretamente pelos municípios, possibilidade no momento descartada devido à falta do imunizante, e possíveis medidas restritivas contra a pandemia, incluindo lockdown.

Segundo Geraldo Resende, a intenção do governador Reinaldo Azambuja é seguir a decisão tomada pelos demais estados, isso se houver consenso entre todos.

Dalmi explicou que a reunião com os técnicos da área de Saúde do governo foi muito produtiva. “Ele (Geraldo Resende) nos informou que o Governo Federal baixou uma portaria proibindo a venda de todas as vacinas, de todos os laboratórios, para estados e municípios, então só pode fornecer o Ministério da Saúde”, contou o prefeito de Alcinópolis, ao transmitir o teor da reunião no grupo de WhatsApp dos prefeitos.

Durante o encontro, o secretário de Saúde sugeriu ainda que os municípios aguardassem mais um pouco para eventual tomada de posição com relação aos temas discutidos. Ele disse que no próximo dia 8 virá até a Assomasul com a sua equipe para divulgar a atualização do programa Prosseguir e também passar informações a respeito da vacinação nos municípios.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.