27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Municípios podem aplicar 4ª dose de vacina em pessoas com alto grau de imunossupressão

Aplicação está autorizada a partir de hoje, segundo a SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) autorizou os municípios a iniciar a aplicação da quarta dose da vacina Pfizer em pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão.

A decisão foi publicada na tarde desta segunda-feira (20), pelo Ministério da Saúde, e as 79 cidades de Mato Grosso do Sul já podem começar a aplicação a partir desta terça-feira (21).

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a nota técnica do Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço da vacina Covid-19 para este público.

“A recomendação é que seja aplicada a todos os indivíduos imunocomprometidos, acima de 18 anos de idade, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”.

Resende ainda esclarece que o Estado foi pioneiro a liberar a vacinação deste público no país.

“Nós iniciamos a aplicação da dose de reforço no final de agosto, então, como nós já adotamos o aprazamento de quatro meses, este público já estava com o prazo de vacinação próximo de vencer, encerrando no final deste mês. Então, nós já encaminhamos essa nota técnica para os municípios para que eles possam se planejar e iniciar a vacinação com a 4ª dose de vacina esse público”.

No Estado 11.439 pessoas tomaram a primeira dose, os que retornaram para a segunda dose foram 10.385 pessoas e apenas 1.846 tomaram a dose de reforço em Mato Grosso do Sul.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.