24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PADROEIRA DO BRASIL: Sala das Promessas é expressão das graças de Deus pela intercessão de Aparecida

Nossa Senhora Aparecida foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas feriado só foi oficializado por lei em 1980. Data atrai milhares de fiéis de todo Brasil que vem ao Santuário agradecer as graças concedidas pela Santa

Nossa Senhora Aparecida foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas feriado só foi oficializado por lei em 1980, durante a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, em 30 de junho de 1980. Na época, o Brasil vivia sob o regime militar e o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionou a lei que declarava a data como feriado nacional.

PADROEIRA DO BRASIL: Sala das Promessas é expressão das graças de Deus pela intercessão de Aparecida

A partir da oficialização da data os dias que antecedem a data comemorativa virou tradição a caminhada que reúne milhares de fiéis em direção ao Santuário para a missa em comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida. Porém, no ano passado, devido às restrições da pandemia o Santuário suspendeu a celebração da missa e visitas ao altar da Santa.

PADROEIRA DO BRASIL: Sala das Promessas é expressão das graças de Deus pela intercessão de Aparecida

No santuário a Sala das Promessas é um dos espaços mais visitados pelos romeiros, onde é possível testemunhar a graça de Deus, através da intercessão da Mãe Aparecida.

PADROEIRA DO BRASIL: Sala das Promessas é expressão das graças de Deus pela intercessão de Aparecida

Neste ano em que os devotos puderam vir ao Santuário, o movimento na Sala das Promessas ganhou um pouco mais de expressão, visto o bom andamento da vacinação da população, o retorno das atividades e a segurança com os protocolos de saúde que o Santuário tem cumprido com muito respeito a todos que visitam a Basílica e seus pontos turísticos.

Entre os ex-votos mais entregues, estão os objetos de cera que representam partes do corpo humano, fotos e cartas com o testemunho das graças, explicou o líder da Sala das Promessas, Cássio Ricardo da Costa.

Cada um desses objetos deixados na Sala das Promessas representam o agradecimento ou súplica por um pedido: como uma situação de risco de vida, saúde, problemas familiares, desemprego e conquistas.

PADROEIRA DO BRASIL: Sala das Promessas é expressão das graças de Deus pela intercessão de Aparecida

Todos os itens recebidos são encaminhados para o setor pastoral do Santuário, para serem incluídos nas intenções das celebrações de missa. Todos os dias, os missionários redentoristas rezam por intenção dos devotos que deixaram os seus ex-votos na Sala das Promessas.

Ao visitar o espaço, que está localizado no subsolo da Basílica, os devotos encontram diversas peças deixadas por anônimos ou famosos como Ronaldo fenômeno, Ayrton Sena, Marcos Mion, Renato Aragão, Thiaguinho e muitos outros. Mais recentemente o cantor Zé Neto, da Dupla Zé Neto e Cristiano, esteve em peregrinação na Basílica Histórica e deixou uma bandeira da sua romaria e um chapéu.

Para o líder da Sala das Promessas, acolher os devotos no espaço é vivenciar uma experiência de fé.

A gente vê o quão eles confiam na graça de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida e se lançam confiantes de que Deus e Nossa Senhora os atenderá mediante as suas dificuldades e angústias. Além disso, nós testemunhamos também muitos momentos de fé e de alegria pelas curas e graças alcançadas. Aqui experimentamos muito a misericórdia de Deus na vida do seu povo e também os valores de Deus na vida deles, é muito bonito isso”, relatou Cássio.

Vitrine com relatos de cura da Covid-19

Em tempos de pandemia da Covid-19, não cessam de chegar no Santuário Nacional relatos de devotos agradecidos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, por terem vencido a Covid-19.Para celebrar estas conquistas, o Santuário de Aparecida dedicou um espaço na Sala das Promessas para destacar as histórias.

PADROEIRA DO BRASIL: Sala das Promessas é expressão das graças de Deus pela intercessão de Aparecida

A vitrine, que também traz testemunhos de pessoas que se recuperam de outras doenças e acidentes graves, destaca fotos, mensagens e máscaras para representar os devotos que diariamente recorrem a intercessão da Padroeira do Brasil e que, para expressar gratidão, deixaram esses ex-votos na Casa da Mãe Aparecida pela superação da Covid-19.

Entrega dos ex-votos no Santuário

Para entregar um ex-voto, o devoto deve se dirigir até o balcão de atendimento, localizado no interior da Sala das Promessas ou ainda, deixar na sala localizada na descida da rampa do nicho da Imagem de Aparecida. A outra opção, caso esteja impossibilitado de vir ao Santuário de Aparecida, é enviar pelo correio:

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
A/C: Sala das Promessas Av. Dr. Júlio Prestes, s/nº – Ponte Alta – Aparecida (SP)
Caixa posta 71 – CEP: 12570-970

(*) Com informações A12

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.