10/10/2003 10h17 – Atualizado em 10/10/2003 10h17
Possibilitar o acesso a informações voltadas a melhoria da produtividade, qualificação de mão-de-obra e aumento da competitividade. Esse é o objetivo do MS Faz Tecnologia – Dia da Confecção, que acontece no dia 10 de outubro. Além das palestras com técnicos, empresários e consultores do setor da moda de São Paulo, serão apresentados casos de sucessos, com representantes de empresas que cresceram no ramo da confecção e hoje estão inseridas no mercado nacional.
Moda Nacional – Um dos destaques do evento é a palestra “Criação e planejamento de coleções”, com o estilista, consultor e professor do Curso Superior de Moda, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, Mário Queiroz. Para Mário, os empresários precisam investir em inovações no setor. “O Brasil está buscando sua identidade no setor da moda. Isso acontece porque a visão de seguir a tendência de moda do exterior está diminuindo. O país tem profissionais preparados para inserir a moda nacional no mercado exterior com originalidade, agregando valores da nossa cultura”, analisa o estilista.
Em relação aos eventos relacionados à moda nacional, o estilista acredita que eventos como o MS Faz Tecnologia oferecem informação e qualificação aos investidores da área. “Eventos como este reforçam a cultura da moda no país, promovendo o crescimento do setor, informando e qualificando quem trabalha ou investe na área, que ainda está passando por um processo de desenvolvimento”, diz Mário.
Tecnologia e Marketing – A palestra Tecnologia na Confecção – A importância do uso e aplicação de acessórios, com Wan Chi Ming, do Senai/SP, vai falar sobre técnicas que visam a redução do custo, além de informações tecnológicas e aplicação na moda praia, íntima, uniformes profissionais, camisaria e produtos descartáveis.
Outro assunto abordado em palestra é o Marketing da Moda, com o especialista no setor Sílvio Chadad, que vai falar sobre a importância das relações Interpessoais no mercado da moda, apresentar conceitos de economia e ensinar técnicas de organização das vendas.
Segundo Sílvio, para alcançar o sucesso neste setor, é preciso aliar a criatividade com o trabalho. “As empresas trabalham buscando sempre o lucro e na atual concorrência do mercado, é preciso aliar trabalho qualificado e muita criatividade para atrair o cliente”, diz o consultor.
Caso de Sucesso – Os empresários sul-mato-grossenses terão a oportunidade de conhecer a história de sucesso da empresa de enxovais para bebês e artigos de pelúcia, Decalta Confecções. Localizada em Tabatinga, interior de São Paulo, começou em um quarto, com máquinas comuns e hoje, há 12 anos no mercado, faz parte da indústria da moda nacional.
Segundo a proprietária da empresa, Tânia Maria Batistão, a empresa enfrentou grandes dificuldades no início e foi graças ao apoio do Sebrae que conseguiu emplacar, através de cursos de capacitação e qualificação da mão-de-obra, assessoria e consultoria e o curso empresarial Empretec. “Quando eu e minha sobrinha começamos nossa confecção, enfrentamos muitas dificuldades e até preconceito pela nossa indústria estar localizada em uma cidade pequena, de interior. Hoje, além da indústria de confecção, já criamos outra empresa, especializada em tecidos reciclados, utilizados no enchimento das pelúcias. Podemos dizer que foi o Sebrae e o apoio dos funcionários que colocou a empresa no mercado nacional”, afirma Tânia.
O MS Faz Tecnologia é dirigido a empresários, pesquisadores, estudantes, produtores e empreendedores e tem como objetivo promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na gestão dos pequenos negócios inseridos em arranjos produtivos e setores prioritários para o Estado, através da disseminação de conceitos e conhecimentos.
A entrada é franca e os interessados em participar do evento podem confirmar reserva ou obter informações pelo telefone 2106-5511.