34.9 C
Três Lagoas
domingo, 14 de setembro de 2025
Início Site

Semana começa com tempo instável, com possibilidade de chuva em diferentes regiões

0

A semana começa em Mato Grosso do Sul com previsão de tempo instável e possibilidade de chuva em diferentes regiões. Em alguns locais podem ocorrer tempestades pontuais, com raios e até queda de granizo. Este cenário deve seguir até a próxima quinta-feira (30).

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), este tempo instável ocorre devido o fluxo de calor vindo da Amazônia, aliado ao avanço de cavados. Além disto também interfere as áreas de baixa pressão atmosférica que favorece a formação de nuvens e chuvas no Estado.

As regiões sul e leste do Estado devem ter mínima de 19°C e máxima de 32°C. Já na região norte e no bolsão as temperaturas vão variar entre 22°C e 35°C. No sudoeste e Pantanal a mínima fica em 23°C e máxima de 37°C. Na Capital a previsão será de 21°C (mínima) e 32°C (máxima).

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Edna Ojeda

Cães e gatos representam 140 milhões nas residências brasileiras

0

O convívio com os animais de estimação traz inúmeros benefícios ao bem-estar e à saúde do tutor e daqueles próximos aos pets. A companhia e o apoio emocional, principalmente no pós-pandemia, são evidenciados por pesquisas, que apontam o aumento no número de bichinhos de estimação nos lares brasileiros. 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 140 milhões de animais vivem nas residências brasileiras, a maioria cachorros (46%), seguido dos gatos, presentes em 20% das moradias.

Para retribuir todo o carinho proporcionado, tutores e responsáveis investem em alimentação e higiene dos pets. No Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, empresa solidária com a causa animal, os consumidores têm à disposição uma variedade de produtos de higiene, acessórios e rações com descontos exclusivos. Até o dia 28 de agosto, a rede está com o Festival do Pet.

Na seção especial, os clientes encontram rações de variadas marcas para todos os tamanhos de cães e gatos, inclusive animais castrados, com descontos em petiscos, linha de higiene, além de acessórios, proporcionando comodidade e economia nas compras.

Clientes Vuon Card, cartão próprio da rede, têm ainda mais descontos e parcelamentos nos produtos da linha pet. Para adquirir o cartão, basta procurar uma operadora na loja e realizar o cadastro em poucos minutos.

Empresa solidária à causa animal

O Fort Atacadista se preocupa com os animais de estimação e, constantemente, realiza campanhas e ações sociais voltadas aos pets. Um exemplo adotado pela rede é a não utilização dos fogos de artifício nas inaugurações de novas lojas. Ao invés de estourar os fogos, que assustam e causam estresse aos bichinhos, a rede realiza a doação do dinheiro que seria utilizado na queima para uma entidade engajada com o bem-estar animal.

Compre e concorra a 23 carros

A cada R$ 100,00 em compras em qualquer loja do Fort Atacadista, pais e filhos que aproveitarem as ofertas até o dia 31 de agosto ainda participam da maior campanha promocional já realizada pela rede. Serão sorteados 23 automóveis zero quilômetro (5 Fiat Toro e 18 Fiat Mobi) e, todos os dias, vale-compras para os clientes que pagarem com o Vuon Card. Aliás, finalizando as compras com o Vuon Card são gerados até 5 vezes mais cupons para concorrer aos prêmios. Após as compras basta acessar o site oficial da campanha, cadastrar os códigos que aparecem nos cupons fiscais e cruzar os dedos!

Onde encontrar – Na rede Fort Atacadista, que possui nove lojas em Campo Grande, as lojas funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja Cafezais – Av. dos Cafezais, 01 – Jardim Centro Oeste

Loja Coronel Antonino – Rua São Borja, 586 – Vila Rica

Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II

Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy

Loja Parati – Rua da Divisão, 1208

Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300

Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço

Loja Três Barras – Av. Três Barras, nº 1499 Bairro Vilas Boas

Loja União – Rua Petrópolis, nº 1080 – bairro União

Sobre o Fort Atacadista

Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 49 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação

Expedição das Eclusas do Tietê reúne 60 Jets em percurso que liga Rubinéia a Barra Bonita

0
Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (14), o presidente do grupo Amigos do Sucuriú, Joaquim Romero registrou em vídeo a chegada de dezenas de Jets ao Balneário de Rubinéia, ponto de partida da Expedição das Eclusas do Tietê, que terá início oficialmente na próxima terça-feira (16). O evento reunirá participantes de diversas regiões do Brasil e tem como objetivo destacar a navegabilidade do Rio Tietê, além de valorizar suas belezas naturais e atrativos turísticos ao longo do percurso.

Vídeo: Divulgação

Na terça-feira feira, os participantes saíram da tríplice fronteira que reúnem os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, no encontro com o Rio Grande com o Rio Paranaíba, onde nasce o Rio Paraná, onde seguirão até Ilha Solteira e de lá segue pelo Rio São José dos Dourado até o canal de Pereira Barreto e em seguida desembocam no Rio Tietê.

A expedição passará por cidades como Ilha Solteira, Pereira Barreto, Araçatuba, Penápolis, Jales, Arealva e Pederneiras, até chegar em Barra Bonita, destino final da jornada. A previsão é de que o trajeto seja concluído no domingo (21).

Vídeo: Divulgação

Ao todo, 60 Jets e quatro embarcações de apoio estarão envolvidos na iniciativa, que também conta com a participação do grupo Amigos do Sucuriú, representado pelo empresário Romero, de Três Lagoas.

Segundo os organizadores, além de promover a integração entre os amantes do esporte náutico, a expedição pretende chamar a atenção para o potencial turístico e econômico do Rio Tietê, reforçando sua importância como rota navegável no interior paulista.

Ao encerrar a expedição, os participantes navegaram por 5 rios, passaram por 3 estados e transporam 4 eclusas.

Por Ricardo Ojeda

Setembro Verde reforça inclusão e abre a Semana Estadual da Acessibilidade em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Jaque e Elisangela Vargas

A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, realiza na próxima segunda-feira, 15 de setembro, a abertura da Semana Estadual da Acessibilidade – Setembro Verde: Incluir é Semear Cidadania. O evento acontece às 13h30, no auditório da SEC.

A Semana Estadual da Acessibilidade é uma iniciativa em consonância com a Lei Estadual nº 5.611/2020, que institui o Setembro Verde como período oficial de conscientização sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Mato Grosso do Sul.

A abertura da Semana terá painéis reunindo apresentação de dados estratégicos das políticas públicas já em execução por parte das secretarias estaduais e também a exposição do trabalho que vem sendo realizado pelas organizações da sociedade civil. A proposta é reunir num só palco o número de pessoas atendidas, os municípios contemplados e os serviços ofertados em prol da inclusão.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Malu Fernandes, o encontro é um marco para dar mais transparência, unificar informações e aproximar governo e sociedade.

“Informação é a mais eficiente ferramenta de inclusão. Há muita gente trabalhando pelas pessoas com deficiência, e queremos iniciar um processo de unificação dessas políticas, praticando de fato a intersetorialidade. Hoje, muitas ações ainda estão dentro das caixinhas de cada secretaria, e o que buscamos com este evento é dar o primeiro passo para a unicidade das informações, colocando o poder público diante da sociedade civil e, depois, a sociedade diante do poder público. Assim, construímos uma política mais integrada e efetiva”, ressalta Malu.

O Setembro Verde: Incluir é Semear Cidadania será realizado na segunda-feira (15), às 13h30, no auditório da SEC, que fica na Av. Ceará, 984, bairro Vila Antônio Vendas, em Campo Grande.

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

Mato Grosso do Sul reforça liderança no turismo responsável em fórum nacional

0
Foto: @visitmsoficial

De 11 a 14 de setembro de 2025, acontece em Brasília o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, que reúne profissionais de todo o Brasil – comunidades tradicionais, empreendedores periféricos, comunicadores e especialistas – em uma celebração da diversidade e da responsabilidade no setor.

A Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) participa do encontro, com destaque para o diretor-presidente Bruno Wendling, que integra a palestra “Certificação no Turismo: Desvendando caminhos a seguir”. A mesa também conta com Daniela Meres, cofundadora e diretora da Gondwana Brasil, e Vilena Silva, doutora em Biodiversidade e Conservação e cofundadora da Compensei, sob moderação da professora doutora Helena Costa (LETS/UnB).

“Hoje a responsabilidade é parte do DNA da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Trabalhamos com agenda climática, redução da pegada de carbono, gestão de resíduos, turismo transversal e de base comunitária. Estar aqui é uma oportunidade de trocar experiências, aprender com outros destinos e reforçar o posicionamento de Mato Grosso do Sul como destino responsável. A Fundtur incorporou práticas sustentáveis em sua rotina de trabalho e buscamos, cada vez mais, influenciar positivamente os empresários do turismo do estado”, destacou Bruno Wendling.

Segundo os organizadores, a programação do Fórum conta com quatro dias de atividades imersivas, mais de 200 participantes de todas as regiões do país, palestras, workshops, feira cultural com produtos artesanais e periféricos, visita técnica ao Quilombo Kalunga e o Prêmio Vitrine do Turismo Responsável.

Pantanal

MS também contou com a participação do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) no Fórum. “Nossa participação nas pautas do turismo responsável é crucial para fortalecer nossa missão e impulsionar o desenvolvimento sustentável no Pantanal. O evento não é apenas uma plataforma de networking, mas uma oportunidade para validarmos nossa atuação, compartilhar boas práticas que implementamos na conservação do bioma e na promoção de um turismo que respeita a cultura local e o meio ambiente”, ressalta Isabelle Bueno, gestora de projetos do IHP.

A gestora fala também sobre a oportunidade de parcerias. “Ao nos conectarmos com líderes e inovadores do setor, poderemos criar parcerias estratégicas que trarão novas fontes de financiamento para nossos projetos e isso pode ampliar a visibilidade do Pantanal como um destino de turismo de natureza de referência global. Além disso, a presença do IHP neste evento nos permitirá influenciar as políticas do setor, garantindo que o crescimento do turismo na região ocorra de forma ordenada e responsável”, finaliza.

Saiba mais em: forumturismoresponsavel.com.br

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS

Municipalismo: Cassilândia recebe pacote de obras em infraestrutura, educação e aviação regional

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom

O Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta sexta-feira (12) um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 29 milhões, consolidando o avanço do programa MS Ativo e reforçando a política municipalista no Estado. O governador Eduardo Riedel, acompanhado pelo prefeito Rodrigo Barbosa de Freitas e por lideranças, destacou que as entregas traduzem a política municipalista com obras estruturantes e que vão gerar melhores condições de vida para a população.

“Quando nos propomos a trabalhar em parceria com os municípios, as coisas acontecem de maneira muito mais legítima junto à população. Foi assim que pavimentamos estradas, é assim que estamos investindo aqui na HBL (Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal), escola importante, onde também investimos em outras duas, para fortalecer essa aproximação com os municípios e entregar resultados à população. Tudo isso transforma a vida das pessoas”, frisou o governador, que completa.

“Esse bom momento que o Estado vive é fruto da capacidade de atrair investimentos, crescer e se desenvolver, sempre junto aos municípios, olhando especialmente para aqueles que mais precisam. Quando falo em crescer sem deixar ninguém para trás, é nesse sentido: o desenvolvimento não pode ser para poucos, tem que ser para toda a sociedade sul-mato-grossense”.

A Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal passou por uma reforma completa no valor de R$ 10,1 milhões, com adequações de acessibilidade, proteção contra incêndio, impermeabilização, melhorias estruturais e aquisição de novos equipamentos como computadores, tablets, mobiliário e aparelhos de ar-condicionado.

Se dirigindo aos estudantes, o secretário de Educação, Hélio Daher, destacou que todos os investimentos realizados podem garantir um futuro melhor a eles.

“Nós, gestores públicos, provamos todos os dias, com os investimentos feitos, que acreditamos na escola pública. E cabe a vocês, estudantes, demonstrar, com dedicação, que alunos da rede pública podem ir muito além do que muitos imaginam. Hoje, mais de 60% das nossas escolas estão em tempo integral. Não foi fácil convencer, no começo houve dúvidas, mas graças a diretores comprometidos, como o Jonas, avançamos. Isso porque vivemos em um estado que cresce muito”.

Entre as entregas, destaque também para a revitalização do pavimento de ruas do bairro Izanópolis, que recebeu R$ 10,9 milhões, modernizando a malha viária e garantindo melhor mobilidade urbana.

O prefeito Rodrigo Barbosa agradeceu o apoio do Estado e das bancadas federal e estadual.

“Quero agradecer especialmente ao nosso governador, que hoje veio a Cassilândia entregar e inaugurar investimentos importantes, como a reforma da Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, que recebeu quase R$ 10 milhões, e o recapeamento da Vila Izanópolis, onde o Estado investiu R$ 11 milhões. Todos sabem como era difícil transitar por lá, de tantos buracos, e hoje a região está transformada”.

Já o Aeródromo de Cassilândia recebeu R$ 6,7 milhões em obras de restauração da pista de pouso, taxiway e pátio de aeronaves, além da implantação de cerca operacional. A modernização integra o Plano Aeroviário Estadual, que prevê R$ 250 milhões até 2026 para aeroportos e aeródromos em cidades como Jardim, Naviraí, Camapuã, Paranaíba, Água Clara e Inocência.

Participaram ainda da cerimônia, os secretários estaduais Eduardo Rocha (Casa Civil) e Jaime Verruck (Semadesc), a senadora Tereza Cristina, os deputados federais Beto Pereira e Dagoberto Nogueira, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o deputado estadual Pedro Carabina, além de autoridades municipais da região.

Confira mais imagens na galeria:

Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Com mais de 21 mil inscritos, Governo de MS realiza prova escrita de concurso da Polícia Civil neste domingo

0
Foto: Saul Schramm/Secom

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração) e da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), realiza neste domingo (14) a prova escrita objetiva do concurso da Polícia Civil para o cargo de Agente de Polícia Judiciária.

Ao todo, 21.422 candidatos estão aptos a participar do certame que oferece 300 vagas na função de Investigador de Polícia Judiciária e 100 para a função de Escrivão de Polícia Judiciária.

A prova será realizada em Campo Grande e terá duração de 5 horas, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, impreterivelmente, observando-se o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. A aplicação da prova objetiva terá início 30 minutos após o fechamento do portão de acesso.

Conforme informações do Instituto Avalia, empresa realizadora da prova, o candidato deverá consultar e imprimir o Cartão de Informação do Candidato, que está disponível no endereço eletrônico www.avalia.org.br, onde está informado o local designado para realização da prova. Ao todo serão 18 locais de prova para acomodar todos os candidatos inscritos.

Cada candidato deve comparecer no endereço, com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado para o fechamento dos portões, portando o cartão de informação impresso, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, que não apague, fabricada em material transparente, e da via original de seu documento de identificação com foto.

Somente serão aceitos os originais físicos dos documentos com foto (confira a relação no Edital), devendo ser apresentado, preferencialmente, aquele utilizado no momento da inscrição. Não serão aceitos, para identificação do candidato, quaisquer documentos não previstos no edital, além de protocolos, cópias autenticadas, documento digital acessado de forma online que não seja através de aplicativo do Governo Federal.

Para conferir todas as informações sobre o concurso da Polícia Civil, consulte o Edital de convocação para a prova acessando o Portal de Concursos ou o Diário Oficial Eletrônico n. 11.933, de 8 de setembro de 2025.

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD

Delegado André Matsushita aparece em pesquisa espontânea para federal

0
André Matsushita é o atual presidente da Associação dos Delegados de Polícia de MS (Adepol) - Foto: Divulgação

O delegado Dr. André Matsushita surge como uma das revelações no cenário eleitoral do Mato Grosso do Sul com vistas às eleições proporcionais do ano que vem. Em recente pesquisa registrada e publicada nas mídias, o nome do delegado aparece bem colocado, especialmente na espontânea, quando o entrevistado responde sem a apresentação de nomes. Dr. André Matsushita aparece com 0,17% das citações, a frente de nomes que já estiveram no Congresso Nacional, como são os casos de Waldemir Moka e Tio Trutis.

A pesquisa feita no começo deste mês aponta as intenções de votos para as oito vagas de deputados federais do Estado. Por encomenda da Rede de Rádios Top FM, a segunda pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, foi realizada no período de 1º a 6 de setembro deste ano, junto a 3 mil moradores com 16 anos ou mais de idade, em 30 municípios de MS. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. 

Conforme a opinião de analistas, a presença de Matsushita na pesquisa eleitoral e sua atuação de destaque à frente da associação representativa dos delegados e delegadas de MS reforçam seu nome como liderança em ascensão no cenário político sul-mato-grossense, pois ele une trajetória sólida na segurança pública, respeito institucional e credibilidade junto à sociedade.

Quem é Dr. André Matsushita

Com mais de 23 anos de experiência na Polícia Civil de MS, André Matsushita é delegado de Classe Especial e atual presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol-MS), eleito por aclamação em cerimônia que reuniu autoridades, colegas e representantes do sistema de justiça. 

Formado em Direito e especialista em Direito Penal, Processual Penal e Gestão em Segurança Pública, Matsushita construiu uma carreira sólida em áreas estratégicas da polícia judiciária, como Inteligência policial, planejamento operacional e combate ao crime organizado. Também foi Diretor da Acafemia de Polícia Civil (Acadepol), chefe de gabinete da Delegacia-Geral e hoje ocupa a Superintendência de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Além da atuação policial, o delegado também é reconhecido como referência acadêmica. É professor de Direito Penal e Processual Penal em instituições como Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Faculdade Insted de Direito e Escola Judicial do Tribunal de Justiça de MS, sendo eleito recentemente como o melhor professor de Direito Penal do MS em enquete do portal jurídico O Garantista.

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais e otimizar sistema de justiça

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul está mais próximo de ampliar sua estrutura judiciária com a criação de seis novas varas federais. A proposta, aprovada nesta sexta-feira (12) pelo CJF (Conselho da Justiça Federal), prevê a instalação das unidades em Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Bonito e Corumbá.

Com essa decisão, o anteprojeto de lei segue para análise do STJ (Superior Tribunal de Justiça), depois passará pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e, em seguida, tramitará no Congresso Nacional.

A medida atende a uma demanda antiga e busca solucionar dificuldades enfrentadas por advogados e pela população sul-mato-grossense, ampliando o acesso à Justiça Federal.

O governador Eduardo Riedel e a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, discutiram recentemente o assunto com uma comitiva do CJF e do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), liderada pelo ministro Herman Benjamin (presidente do STJ) e pelo desembargador federal Carlos Muta.

“O objetivo é estar presente em um dos estados que mais cresce no país, conhecer os problemas que desafiam o Judiciário e, no caso da Justiça Federal, visitar locais onde pretendemos criar novas varas. Queremos que essa iniciativa seja um cartão de visita da magistratura federal brasileira”, disse Herman no mês passado, durante visita ao Estado.

Para a procuradora-geral, trata-se de um avanço importante para a sociedade e para o sistema de Justiça de Mato Grosso do Sul.

“A ampliação das varas vai proporcionar uma melhora significativa nos serviços prestados à nossa população. Esse resultado é fruto da caminhada da direção do Tribunal Regional Federal da Terceira Região que sempre estendeu participação e diálogo com o Executivo, por meio do governador Eduardo Riedel e da PGE”, afirmou Ana Ali.

(*) Fernanda Fortuna, Comunicação PGE-MS

MS leva avanços da segurança do paciente a encontro nacional em Brasília

0
Foto: NEGESP/MS

Apresentação destacou criação de comitê e projetos voltados à redução da mortalidade materno-infantil

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apresentou os avanços do NEGESP (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia para a Segurança do Paciente MS) durante a Reunião sobre Segurança do Paciente na Atenção Obstétrica e Neonatal, promovida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) entre os dias 1º e 3 de setembro, em Brasília.

O evento reuniu especialistas, membros da Câmara Técnica de CTQCSP (Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente), além dos coordenadores e equipes dos Negesp de todo o país, para discutir estratégias de fortalecimento da segurança do cuidado materno e neonatal no SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo a coordenadora do NEGESP/MS, Eduarda Tebet, o encontro reforça o compromisso do Estado em reduzir riscos e aprimorar a qualidade do cuidado prestado à população.

“Estamos avançando com protocolos de regulação da gestante de alto risco, fortalecendo os núcleos municipais e desenvolvendo projetos como o de acolhimento à segunda vítima. Esse trabalho conjunto, aliado à integração com a Atenção Primária e à vigilância, é fundamental para salvar vidas e reduzir a mortalidade materno-infantil”, destacou.

Iniciativas em destaque

MS leva avanços da segurança do paciente a encontro nacional em Brasília

Entre as principais ações do NEGESP/MS estão a criação do comitê estadual, a publicação do regimento interno e a articulação de um plano unificado de educação permanente em parceria com a Escola Técnica do SUS. Trata-se de uma iniciativa que está em desenvolvimento e que ofertará um curso de 160 horas voltado a técnicos e auxiliares de enfermagem.

Outra frente importante é o fomento à criação de CGBP (Casas da Gestante, Bebê e Puérpera) e a participação ativa em discussões sobre casos de mortalidade materno-infantil junto ao comitê estadual. Essas medidas reforçam a vigilância e o cuidado integral, consolidando Mato Grosso do Sul como referência no fortalecimento da política de segurança do paciente.

(*) Danúbia Burema, Comunicação SES

Estiagem prolongada e altas temperaturas elevam risco de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Mato Grosso do Sul atravessa um período de forte criticidade climática, caracterizado pela combinação de estiagem prolongada, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

De acordo com análise técnica elaborada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), esse cenário tem intensificado de forma significativa o risco de ocorrência e propagação de incêndios florestais em diferentes regiões do Estado.

Conforme a análise do Cemtec, nos últimos dias, a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica tem mantido o tempo estável, com céu claro a parcialmente nublado, ausência de chuvas e forte insolação.

As temperaturas máximas superaram os 38°C em diversas localidades, enquanto a umidade relativa do ar caiu para índices entre 8% e 15% em municípios como Amambai, Ponta Porã, Três Lagoas e Bataguassu. Valores abaixo de 30% já são considerados extremamente secos, favorecendo a propagação do fogo.

A situação é agravada pela ausência de precipitações significativas. Em Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Paranaíba e Três Lagoas, não chove de forma expressiva há mais de 37 dias. Porto Murtinho lidera o registro, com 94 dias sem acumular mais de 10 mm de chuva.

O monitoramento meteorológico do Cemtec mostra que, em municípios como Três Lagoas, Paranaíba e Coxim, as condições críticas persistem há pelo menos 13 dias consecutivos, com temperaturas acima de 30°C e umidade relativa inferior a 30%. Essa combinação forma o chamado “triângulo do fogo”, em que calor e ar seco criam ambiente altamente favorável à ignição e rápida propagação das chamas.

Para os próximos dias, os índices de perigo de fogo permanecem em nível extremo, situação que representa alta probabilidade de incêndios de difícil controle, mesmo com emprego de meios aéreos. Já as previsões sazonais apontam para continuidade das condições adversas. Entre outubro e dezembro de 2025, a tendência é de temperaturas acima da média e chuvas mal distribuídas, o que deve prolongar a vulnerabilidade ambiental.

A conclusão da análise é de que Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário crítico, que exige atenção redobrada para medidas preventivas, estratégias de mitigação e fortalecimento da capacidade de resposta, de modo a reduzir impactos ambientais, sociais e econômicos associados aos incêndios florestais.

(*) Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

Encontro Estadual reforça cultura de segurança no cuidado materno e neonatal em MS

0
Foto: Kamilla Ratier

Profissionais e gestores se reuniram para debater medidas que qualifiquem o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido

Com o tema global “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança” e o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, o I Encontro Estadual de Qualidade da Assistência Materna-Neonatal foi realizado na última quarta-feira (10), no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande.

Promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e do NEGESP (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente), o evento reuniu profissionais de saúde, gestores e lideranças de vários municípios do estado para discutir estratégias de segurança no cuidado à gestante, à puérpera e ao recém-nascido.

O objetivo central do encontro foi fortalecer práticas que previnam riscos, reduzam falhas e eliminem danos evitáveis nos serviços de saúde. A cultura de segurança do paciente, segundo os organizadores, deve ser contínua e envolver todos os atores do sistema.

“Há também uma frente que pode ser grande aliada na redução da mortalidade: o próprio paciente e sua família. Precisamos superar a ideia de que o conhecimento em saúde pertence apenas ao profissional. Ele deve ser compartilhado com a família. Isso não significa transferir responsabilidade, que continua sendo nossa enquanto profissionais, mas sim dividir atenção e cuidado, criando uma rede de proteção. É uma cadeia, uma parceria”, afirmou a coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet.

Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a preocupação com a segurança do paciente deve ser transversal, presente em todas as áreas e superintendências da SES. “Só assim construiremos políticas públicas sólidas, que unam eficiência, qualidade e segurança. Este evento demonstra nossa determinação em transformar a realidade. A segurança da gestante, do recém-nascido e de todos os pacientes continuará sendo prioridade absoluta para o nosso Estado”.

Encontro Estadual reforça cultura de segurança no cuidado materno e neonatal em MS
Foto: Kamilla Ratier

Entre as iniciativas apresentadas, destacou-se a LVPS (Lista de Verificação para Partos Seguros), ferramenta utilizada em serviços para qualificar o cuidado obstétrico. Funcionando como um checklist, a LVPS organiza etapas críticas do atendimento, garante que nenhum procedimento essencial seja esquecido e reforça a segurança em todas as fases do parto.

“A LVPS é mais do que um checklist — ela ajuda a organizar o cuidado, garantir que nenhuma etapa importante seja esquecida e reforça a segurança em cada momento do parto. Adotar essa ferramenta é também adotar uma nova forma de pensar: mais atenção, mais qualidade e mais proteção para mães e bebês”, destacou a gerente de Serviços de Saúde da SES, Aline Schio.

O encontro teve como foco mobilizar profissionais de saúde, gestores e lideranças para promover práticas seguras, reduzir riscos e eliminar danos evitáveis, com atenção especial ao parto como momento inicial de uma cultura sólida de segurança.

“Nós buscamos, com esses encontros, promover reflexões e iniciativas que realmente fortaleçam a segurança do paciente, um tema essencial em todas as instituições de saúde do estado. Trabalhar a segurança do paciente significa oferecer cuidados de qualidade, baseados em práticas seguras e integradas. Esse é o compromisso da SES: construir pontes, alinhar esforços e assegurar atendimento digno e seguro para todos”, reforçou Aline.

O evento também ressaltou que a segurança da mãe e do bebê começa com a identificação de riscos e a aplicação de protocolos que funcionem na prática. Cada profissional de saúde tem papel essencial, desde o acolhimento até as decisões clínicas. Quando todos atuam com responsabilidade e compromisso, é possível transformar resultados e oferecer uma assistência mais humanizada e segura.

“É muito gratificante ver os avanços nessa pauta. A transformação da saúde acontece quando políticas se tornam ações concretas. Nosso desafio é que cada participante saia daqui com pelo menos uma iniciativa clara, capaz de gerar impacto imediato em sua realidade de trabalho”, concluiu Eduarda.

Encontro Estadual reforça cultura de segurança no cuidado materno e neonatal em MS
Foto: Kamilla Ratier

Durante a abertura, representando o governador Eduardo Riedel, o secretário de Estado da Casa Civil, João Eduardo Rocha, destacou que investir recursos públicos com qualidade gera melhores resultados para a população. “Investir com qualidade significa colher resultados mais consistentes e sustentáveis. Aproveitem este espaço de debate e aprendizado, e reafirmo que o Governo do Estado está de portas abertas para avançar ainda mais na saúde pública de Mato Grosso do Sul”.

Encontro Estadual reforça cultura de segurança no cuidado materno e neonatal em MS
Foto: Kamilla Ratier

Também esteve presente o chefe de gabinete da vice-governadoria, Dorival Betini, representando o vice-governador José Carlos Barbosa.

Entre os temas discutidos, estiveram: cenário dos agravos materno e neonatais; medidas farmacológicas e não farmacológicas na condução da hemorragia pós-parto; prevenção de infecção relacionada à assistência em cesáreas; boas práticas na assistência à puérpera e ao recém-nascido; implantação da LVPS; experiências de hospitais públicos com o checklist do parto seguro; e estudo de caso sobre evento adverso materno.

O I Encontro Estadual de Qualidade da Assistência Materna-Neonatal reforçou que a segurança da gestante, do recém-nascido e da criança é resultado de esforços coordenados, protocolos eficazes e engajamento de toda a equipe de saúde.

Ao apresentar ferramentas como a LVPS e compartilhar experiências práticas, o evento demonstrou que é possível transformar políticas em ações concretas, promovendo cuidados mais seguros, humanos e de qualidade.

Mais do que um momento de debate, o encontro representou um compromisso do Governo do Estado e da SES em fortalecer a cultura de segurança nos serviços de saúde, garantindo que cada mãe, cada bebê e cada criança recebam atenção integral, com prevenção de riscos e redução de danos evitáveis. A transformação acontece quando cada participante leva para sua realidade profissional pelo menos uma ação capaz de gerar impacto imediato, reforçando que a segurança do paciente é responsabilidade de todos e prioridade permanente.

Encontro Estadual reforça cultura de segurança no cuidado materno e neonatal em MS
Foto: Kamilla Ratier

(*) Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Kamilla Ratier

Confira mais uma edição do telejornal Perfil News, desta sexta-feira, 12 de setembro

0

O Perfil News traz as principais notícias desta quinta-feira em um formato inovador e dinâmico. Reconhecido como o primeiro telejornal de Mato Grosso do Sul a utilizar Inteligência Artificial na apresentação, o programa chega para informar a comunidade com tecnologia de ponta e jornalismo de qualidade.

Ao lado do governador, Caravina acompanha entregas e investimentos em Cassilândia e Paranaíba

0
Foto: Divulgação

O deputado estadual Caravina esteve presente, nesta sexta-feira (12), em importantes agendas que consolidam o avanço do programa MS Ativo e marcam o fortalecimento de Mato Grosso do Sul como potência verde na transição energética do país, nos municípios de Cassilândia e Paranaíba.

Em Cassilândia, Caravina acompanhou a entrega de um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 29 milhões, resultado da parceria entre Governo do Estado e município. Entre as obras, destaque para a reforma completa da Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, que recebeu R$ 10,1 milhões em melhorias estruturais, equipamentos e tecnologia, garantindo mais qualidade de ensino aos estudantes. Também foram entregues a revitalização viária do bairro Izanópolis, com investimentos de R$ 10,9 milhões, e as obras de modernização do Aeródromo de Cassilândia, que recebeu R$ 6,7 milhões em intervenções, integrando o município ao Plano Aeroviário Estadual.

Já em Paranaíba, o deputado participou da inauguração da Usina Cedro, empreendimento do Grupo Pedra Agroindustrial que iniciou suas operações em agosto e que deve consolidar o município como polo estratégico na produção de energia limpa. A unidade tem capacidade para processar mais de 600 mil toneladas de cana-de-açúcar, produzir etanol hidratado e cogeração de energia elétrica, além de já gerar cerca de 700 empregos diretos. Para Caravina, o projeto representa desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade, ampliando as oportunidades para a região e reforçando a vocação do Estado para a bioenergia.

Caravina destacou que as agendas simbolizam a política municipalista defendida pelo seu mandato, que prioriza investimentos em áreas estruturantes. “Estamos acompanhando transformações que chegam até a vida das pessoas, seja na educação, na mobilidade urbana, na aviação regional ou na produção de energia limpa. São avanços que mostram que o Estado cresce de forma equilibrada, olhando para todos os municípios”, afirmou o parlamentar.

A presença do deputado nas agendas reforça seu compromisso com a interiorização dos investimentos e com a busca de soluções que unem infraestrutura, inovação e sustentabilidade, pilares fundamentais para o futuro de Mato Grosso do Sul.

Ao lado do governador, Caravina acompanha entregas e investimentos em Cassilândia e Paranaíba
Foto: Divulgação

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas

0
Foto: Pollyanna Eloy

O sistema penitenciário de Três Lagoas ganhou um reforço estrutural e um novo olhar para a ressocialização nesta sexta-feira (12). A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) entregou três viaturas caracterizadas da Polícia Penal para as três unidades prisionais do município, sendo elas: Presídio de Segurança Média, Estabelecimento Penal Feminino e Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (regime semiaberto).

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

As unidades ainda receberam armamentos e coletes balísticos, equipamentos que ampliam a segurança e garantem melhores condições de trabalho aos agentes.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Na ocasião, ainda foi lançado oficialmente, o projeto Alvorecer, idealizado pela empresária do ramo de  reciclagem, Michelle Menegueli. O projeto consiste  em uma nova oficina de trabalho prisional no presídio feminino. Dez internas atuarão no local realizando a separação de embalagens destinadas à reciclagem.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Além de contribuírem para a preservação ambiental, as trabalhadoras terão direito à remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados e receberão ¾ do salário mínimo vigente.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

“O Alvorecer nasceu do desejo de mostrar que a mudança é possível. Queremos dar oportunidade para que cada custodiada enxergue além das grades e possa reconstruir sua história”, destacou Michelle.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

SOLENIDADE

A solenidade,  que foi realizada na unidade do presídio feminino e contou com a presença do juiz da Vara de Execução Penal do Interior, Luiz Felipe;  Flávio Rodrigues, diretor de Operações da AGEPEN, a vice-prefeita, Vera Helena, secretárias municipais, além de demais autoridades civis.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

 Na ocasião, o magistrado destacou a importância da parceria entre instituições para fortalecer o sistema prisional.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

“Segurança e ressocialização precisam caminhar juntas. Investimentos em estrutura são fundamentais, mas iniciativas como o Projeto Alvorecer mostram que também é possível abrir novos caminhos de transformação para os internos”, disse  o juiz, ressaltando que com a entrega dos e o início do projeto, a Agepen reafirma o compromisso de modernizar a segurança do sistema penitenciário em Mato Grosso do Sul e ao mesmo tempo em fortalece políticas de ressocialização com apoio do Judiciário e da sociedade civil.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

“Quando Judiciário, Governo e sociedade civil caminham juntos, os resultados são muito mais consistentes. Essa parceria fortalece o sistema prisional e gera esperança de mudança, porque mostra que a segurança pode andar de mãos dadas com a ressocialização”, finalizou o juiz.

Com apoio do Judiciário, Agepen fortalece sistema prisional e lança Projeto Alvorecer em Três Lagoas

Chapadão do Sul: TRT mantém obrigação de Município constituir e manter CIPA+A e SESMT

0
Foto: Divulgação/Assessoria

Morte de prestador de serviços revelou a ausência de medidas básicas para reduzir risco de acidentes em via pública

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) sustentou, em decisão colegiada, a condenação do município de Chapadão do Sul ao cumprimento de um conjunto de obrigações legais voltadas à proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, inclusive a obrigação de constituir e manter em funcionamento a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA+A) e o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), além do pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 50 mil. O acórdão decorre de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), após a ocorrência de um acidente fatal envolvendo um prestador de serviços do município em 2018.

A vítima, designada pela Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos para realizar coleta de entulhos e galhos em vias públicas, foi atropelada por uma pá carregadeira operada em marcha à ré. Testemunhas relataram que o condutor do veículo não percebeu o atropelamento, prosseguindo até ser alertado por terceiros. O trabalhador chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas chegou ao hospital municipal sem sinais vitais, com múltiplas fraturas, tendo o óbito confirmado.

Na época, profissionais que laboravam com a vítima relataram ao MPT-MS diversas falhas nas condições de trabalho, que os expunham a risco de acidentes de trânsito em vias públicas.

Tentativas frustradas de acordo extrajudicial

Desde 2018, o MPT-MS vem notificando o município de Chapadão do Sul e apresentando soluções extrajudiciais para adequação do ambiente laboral às normas de saúde e segurança. Apesar de diversas audiências e propostas de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), inclusive acolhendo alterações sugeridas pela própria administração, esta não demonstrou interesse em formalizar o acordo.

Além disso, vistorias realizadas pelo setor pericial do MPT-MS, entre 2018 e 2023, nas instalações da Secretaria de Obras e em uma frente de trabalho que realizava a coleta de detritos em vias públicas, identificaram reiteradas falhas como ausência de sinal sonoro de marcha à ré em veículos pesados, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados ao risco de cada atividade e permissão para que máquinas e equipamentos fossem operados por trabalhadores não habilitados ou não capacitados.

Conforme a procuradora Juliana Beraldo Mafra, que atuou no caso, a tentativa frustrada de resolução extrajudicial da questão, somada à permanência de várias irregularidades referentes ao meio ambiente laboral do município, não deixou alternativa ao MPT senão o ajuizamento da ação civil pública.

Argumentos rejeitados

Em sua defesa, o município de Chapadão do Sul alegou que seus servidores são estatutários e, portanto, não estariam sujeitos à Norma Regulamentadora nº 4, que exige dentre outros pontos a constituição do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A administração também argumentou que já possui o Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho e Avaliações Funcionais (SESTAF), com atribuições semelhantes ao SESMT, além de ter implantado outras ações como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Contudo, os desembargadores do TRT24 refutaram as justificativas da defesa, destacando que a existência de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) não renovada e a insuficiência do SESTAF em atender às exigências legais do SESMT invalidam a tese de cumprimento das normas.

Em fevereiro deste ano, a Vara do Trabalho de Chapadão do Sul havia condenado o município em primeira instância por negligência na adoção de práticas de saúde e segurança ocupacional. Na sentença, a juíza Keethlen Fontes Maranhão sublinhou que “ainda que eventualmente se verifique qualquer adequação das irregularidades, tal fato não prejudica a pretensão do Parquet, sendo plenamente cabível a pretensão de tutela inibitória, visando prevenir novas e futuras violações”.

Obrigações impostas

No julgamento, o TRT24 determinou que o município cumpra, no prazo de 90 dias, as seguintes obrigações: elaborar e implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); constituir e manter em funcionamento a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA+A); constituir e manter em funcionamento o SESMT; assegurar cartão de identificação visível para todos os operadores de veículos oficiais; instalar e manter sinal sonoro de marcha à ré em todas as máquinas e equipamentos; exigir o uso de coletes e vestimentas de alta visibilidade em áreas de movimentação de veículos e cargas, além de garantir sinalização de segurança nos serviços realizados em vias públicas.

A inobservância de qualquer obrigação acarretará o pagamento de multa no valor de R$ 10 mil, cumulativamente, por infração verificada e por trabalhador prejudicado.

Indenização pelos danos à sociedade

Além do cumprimento de diversas obrigações de fazer, o município de Chapadão do Sul também foi condenado ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 50 mil, a ser destinado para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). “A prática do réu gera um ambiente laboral inadequado e inseguro, que fere a dignidade de cada trabalhador posto a seu serviço”, concluiu a decisão que impôs a indenização por dano moral coletivo.

Fase de classificação do Futebol de Base Sub-13 e Sub-15 tem rodada neste fim de semana no “Madrugadão”

0
Foto: Divulgação

A fase classificatória do Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025, promete movimentar a garotada no Estádio “Madrugadão” neste fim de semana, dias 13 e 14 de setembro. A competição, que abrange as categorias Sub-13 e Sub-15, é uma iniciativa da Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), e visa não apenas a disputa em campo, mas também o desenvolvimento de novos talentos e a integração dos jovens atletas de Três Lagoas.

O “Madrugadão”, será o palco dos jogos decisivos para a definição dos classificados. A competição é um importante fomento à prática esportiva, incentivando a descoberta de talentos locais e promovendo a integração entre os jovens atletas.

Confira a programação completa:

Sábado, 13 de setembro:
14h10 – EF Marrom x Real/Osmar Dutra – Categoria Sub-15 (Chave B)
15h – EF Flamboyant x EF Vasquinho – Categoria Sub-15 (Chave A)
15h50 – La Quebrada x EF Vasquinho – Categoria Sub-13 (Chave A)

Domingo, 14 de setembro:
8h – CT Adilson Popó x EF Pedrinho – Categoria Sub-13 (Chave A)
8h50 – EF Pedrinho x CT Adilson Popó – Categoria Sub-15 (Chave B)

Local: Estádio “Madrugadão”
Endereço: Rua Augusto Corrêa da Costa, nº 3115, Bairro Jardim Alvorada.

PRF apreende quase uma tonelada de drogas por dia em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, somente nesta semana, quase uma tonelada de drogas por dia em Mato Grosso do Sul. Entre domingo (9) e sexta-feira (12), os policiais apreenderam mais de 5,5 toneladas de entorpecentes

No total, foram retirados de circulação 4.688 quilos de maconha, 752 quilos de cocaína, 47 quilos de haxixe e 36 quilos de skunk. As apreensões ocorreram em diferentes regiões do estado, resultado de operações de rotina e ações de inteligência.

Principais apreensões da semana

Terenos: policiais apreenderam 220 quilos de cocaína escondidos em um caminhão. O motorista foi preso em flagrante.

Miranda: durante fiscalização, foram localizados 254 quilos de cocaína e 42 quilos de haxixe. Dois homens foram presos.

Bataguassu: a maior ocorrência da semana, com a apreensão de 3.306 quilos de maconha transportados em um caminhão. O condutor foi preso.

Corumbá: na região de fronteira, os policiais interceptaram 262 quilos de cocaína, e prenderam um homem.

Maracaju: foram apreendidos 1.315 quilos de maconha. O motorista também foi detido.

Outras apreensões

Além das drogas, a PRF apreendeu quatro armas de fogo, 80 munições e 16.100 maços de cigarros contrabandeados. Os policiais também recuperaram três veículos com registro de roubo ou furto, que serão devolvidos aos legítimos proprietários.

Relevância estratégica

Mato Grosso do Sul é considerado um dos principais corredores logísticos do tráfico de drogas no Brasil, por fazer fronteira com países produtores como Paraguai e Bolívia. As apreensões realizadas pela PRF reforçam o impacto da fiscalização no estado e demonstram a importância das ações integradas de repressão ao crime organizado.

220 quilos de cocaína apreendidos em Terenos

220 quilos de cocaína apreendidos em Terenos

254 quilos de cocaína e 42 quilos de haxixe em Miranda

254 quilos de cocaína e 42 quilos de haxixe em Miranda

262 quilos de cocaína em Corumbá

262 quilos de cocaína em Corumbá

3,3 toneladas de maconha em Bataguassu

Nova usina em Paranaíba reforça papel estratégico da transição energética e da sustentabilidade em MS

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom

A Usina Cedro, inaugurada nesta sexta-feira (12) em Paranaíba, marca a entrada do Grupo Pedra Agroindustrial em Mato Grosso do Sul e reforça o papel do Estado como potência verde na transição energética brasileira. Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel destacou o impacto regional e ambiental do empreendimento.

Segundo o governador, a nova unidade representa desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade, ampliando a capacidade produtiva do Estado e fortalecendo a bioenergia como vetor estratégico global para o futuro do Brasil. “Estamos trabalhando com uma mudança conceitual, com usinas de capturar carbono, de gerar desenvolvimento, e de sustentabilidade”.

As projeções do setor apontam para uma produção sul-mato-grossense de 4,7 bilhões de litros de etanol (alta de 11%) e 2,6 milhões de toneladas de açúcar (aumento de 30%), reforçando a posição do Estado como um dos principais polos de bioenergia do país.

O superintendente do grupo, Luiz Roberto Kayzel Cruz, enfatizou que o Estado possui enorme potencial e que a usina nasce “com o propósito de produzir energia limpa, gerar desenvolvimento local e contribuir de forma concreta para um futuro mais sustentável”.

Já o prefeito de Paranaíba, Maycon Henrique Queiroz Andrade, garantiu que o sonho se tornou realidade com a implantação da unidade.

Com capacidade para processar 614.229 toneladas de cana-de-açúcar, a unidade, que iniciou a operação em agosto passado, deve produzir 53.284 m³ de etanol hidratado e cogerar 38.602 MWh já na safra 2025/26. A estrutura se apoia em modernas tecnologias agrícolas, uma planta industrial avançada e investimentos em capacitação profissional, reforçando o compromisso com eficiência operacional e sustentabilidade.

Mato Grosso do Sul deve moer 50,5 milhões de toneladas de cana na safra 2025/26, um crescimento de 3,5% em relação ao ciclo anterior, impulsionando a produção de etanol e açúcar no Estado. O executivo da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bionergia (Única), Evandro Gussi, enfatizou que o setor colabora com o aumento da renda e riqueza onde operações se instalam.

A trajetória da Usina Cedro teve início em 2022, mobilizando mais de 1.200 trabalhadores na fase de construção. Atualmente, a unidade gera cerca de 700 empregos diretos, consolidando-se como um motor de oportunidades para Paranaíba e todo o Mato Grosso do Sul.

Fundado em 1931, o Grupo Pedra Agroindustrial soma agora quatro unidades produtoras — três em São Paulo e a recém-inaugurada em Mato Grosso do Sul — consolidando-se como referência nacional na produção de energia renovável.

Participaram ainda da cerimônia, os secretários estaduais Eduardo Rocha (Casa Civil) e Jaime Verruck (Semadesc), a senadora Tereza Cristina, os deputados federais Beto Pereira e Dagoberto Nogueira, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o deputado estadual Pedro Carabina, além de autoridades municipais da região e do mercado sucroalcooleiro e sucroenergetico.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Celulose lidera exportações e garante saldo recorde para MS com aumento de 49% no 1° semestre de 2025

0

A soja perdeu protagonismo, enquanto a celulose se consolidou como carro-chefe, alavancando municípios como Ribas do Rio Pardo e diversificando as rotas logísticas

As exportações de Mato Grosso do Sul cresceram 3,26% de janeiro a agosto de 2025, alcançando US$ 7,24 bilhões, segundo dados da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O desempenho positivo ocorreu mesmo em um cenário internacional de incertezas, como a tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, além de estar marcado pela retração de algumas commodities agrícolas.

No mesmo período, as importações somaram US$ 1,66 bilhão, queda de 10,79% em relação a 2024. Em 2025, o resultado garantiu um saldo comercial de US$ 5,53 bilhões, 8,41% superior ao registrado no ano passado.

CELULOSE PUXA A ALTA

Celulose lidera exportações e garante saldo recorde para MS com aumento de 49% no 1° semestre de 2025

O grande destaque foi a celulose, que se consolidou como o principal produto exportado pelo estado. O setor registrou um crescimento de 49,2% em volume e valor no semestre desde ano, passando a representar 29,97% do total exportado.

Esse avanço deslocou a soja, que historicamente liderava a pauta, para a segunda posição. As exportações de soja em grão caíram 23,3% em volume e recuaram para 27,29% de participação.

Outro produto em ascensão foi a carne bovina fresca, que cresceu 43,7% em volume e 43,6% em valor, atingindo 15,07% da pauta. O minério de ferro também se destacou, com aumento de 32,8% em toneladas.

Em contrapartida, derivados da soja, como o farelo, e produtos como açúcares e melaços, apresentaram retração.

DESTINOS DAS EXPORTAÇÕES

Celulose lidera exportações e garante saldo recorde para MS com aumento de 49% no 1° semestre de 2025
Navio que possui capacidade para 77 mil toneladas de celulose é a maior do mundo dessa categoria (Assessoria)

A China segue como principal parceira comercial do estado, absorvendo 46,78% das vendas externas. Apesar de uma leve queda na participação, o volume embarcado permaneceu estável.

Os Estados Unidos e a Itália vêm logo em seguida, com 5,44% e 3,87% da pauta, respectivamente. Entre os mercados emergentes, destacam-se a Argentina (+51,57% em volume), o Uruguai (+83,07%) e a Argélia (+44,78%).

Por outro lado, países asiáticos como Indonésia (-27,87%) e Turquia (-21,25%) reduziram suas compras.

PORTOS ESTRATÉGICOS

Celulose lidera exportações e garante saldo recorde para MS com aumento de 49% no 1° semestre de 2025

O Porto de Santos consolidou-se como a principal saída das exportações sul-mato-grossenses, responsável por 39,29% do total, após crescer 28,44% em volume.

O Porto de Paranaguá perdeu espaço, recuando de 39,82% para 32,67%, enquanto o Porto de São Francisco do Sul caiu para 11,66%.

Em contrapartida, os portos de fronteira ganharam relevância. A Alfândega de Corumbá registrou alta de 58,16%, e o Porto Murtinho mais que dobrou sua participação, crescendo 162,55% em volume.

MUNICÍPIOS EXPORTADORES

No recorte de agosto, Três Lagoas segue líder, mas apresentou retração de 25,69%, reflexo da oscilação nos embarques de celulose.

Celulose lidera exportações e garante saldo recorde para MS com aumento de 49% no 1° semestre de 2025
Vista aérea da cidade de Ribas do Rio Pardo (Foto: Assessoria)

O destaque ficou para Ribas do Rio Pardo, que saltou 716,50% em valor exportado, impulsionado pelo setor de papel e celulose, ganhando 10,86% de participação. Campo Grande (+54,38%) e Corumbá (+71,14%) também emergiram como novos polos.

Por outro lado, municípios tradicionais como Dourados (-18,99%) e Rio Brilhante (-20,65%) perderam espaço.

SETORES ECONÔMICOS

Indústria de Transformação: crescimento robusto de 22,16% em valor e 29,65% em volume, fortalecendo sua participação na economia estadual.

Indústria Extrativa: alta de 28,89% em preços e 87,42% em volume, confirmando a relevância do minério de ferro.

Agropecuária: retração significativa, com queda de 23,82% em preços e 18,33% em volume.

Outros produtos (resíduos vegetais, sucata metálica, papel reciclado): desempenho surpreendente, com crescimento de 806,55% em valor e 1.247,61% em volume.

Com “Abrace este Projeto”, Arauco e SENAI-MS transformam vidas e qualificam mão de obra para a indústria de celulose

0
Foto: Divulgação

Iniciativa visa capacitar mão de obra e fortalecer a economia regional com cursos técnicos em áreas estratégicas e apoio financeiro para estudantes

A Arauco, em parceria com o SENAI-MS, deu início nesta semana às aulas do programa “Abrace este Projeto”, que vai capacitar mais de 500 pessoas para atuar no setor de papel e celulose, que lidera a geração de empregos e as exportações em Mato Grosso do Sul. As aulas inaugurais aconteceram nos dias 9, 10 e 11 de setembro, em Três Lagoas, Paranaíba e Inocência, respectivamente – com a participação de executivos da Arauco, do SENAI-MS e representantes do poder público municipal.

Além da formação de alta qualidade nas áreas de automação, celulose e papel, eletrotécnica, logística, mecânica e química, os estudantes contarão com uma bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.500, como incentivo aos estudos. As aulas serão ministradas nos períodos integral e noturno, na unidade Senai de cada localidade, com conclusão dos cursos em dezembro de 2026.

Com o “Abrace este Projeto”, Arauco e SENAI-MS reafirmam o compromisso de investir em pessoas, promover empregabilidade e contribuir para o fortalecimento econômico da Costa Leste do Estado. A iniciativa amplia a mão de obra especializada no setor, que será direcionada para a nova fábrica de celulose da Arauco, em Inocência.

As cerimônias contaram com um time de lideranças da companhia, que reforçou a importância do projeto com mensagens de incentivo. A aula inaugural em Três Lagoas recebeu Mario Ribeiro, Gerente Executivo de Manutenção Industrial; o evento em Paranaíba teve a participação de Theófilo Militão, Diretor de Sustentabilidade & Relações Institucionais da Arauco; e, para encerrar a programação na terceira e última noite, Rodrigo Sugske, Gerente Executivo de Logística Florestal, marcou presença.

Na ocasião, Militão observou que a qualificação profissional é a porta de entrada para uma carreira promissora na indústria: “Essa iniciativa, na qual temos uma relevante parceria com o SENAI-MS, irá oferecer todo apoio técnico e de aprendizado, mas é uma jornada que depende de cada um de vocês também. É necessário ter foco. Precisamos lembrar que o final dessa jornada será incrível. Então aproveitem todos os momentos que vocês terão dentro da sala de aula com os professores, e contatos que vocês terão com os profissionais da indústria durante esse tempo. A nota é uma consequência do aprendizado.”

“A indústria precisa de profissionais que buscam alternativas, que se interessam e correm atrás de conhecimento. E é isso que vocês estão fazendo aqui. Então aproveitem cada minuto, e todo o suporte do SENAI-MS. Espero encontrá-los em 2027 dentro da nossa planta, dentro da nossa operação logística, e da nossa operação Florestal. Parabéns por estarem aqui e toda sorte do mundo para vocês nessa jornada que está se iniciando hoje”completou o gerente.

Em sua participação, o Gerente de Gestão e Negócios do SENAI-MS, Rodrigo Bastos Melo, reforçou a importância do empenho individual na formação e o papel da instituição. “O papel do SENAI não é somente entregar um certificado, é garantir que vocês saiam daqui preparados para atender a demanda industrial, com habilidades e competências necessárias para desenvolver um bom trabalho.”

“Cada um de vocês está começando a escrever uma nova história que se inicia hoje, então, aproveitem essa página em branco, escrevam a melhor história que vocês puderem escrever. Nós, Senai e Arauco, estamos aqui para ajudar vocês em todas as etapas”, finalizou o gestor.

O programa não apenas forma técnicos, mas também transforma vidas, proporcionando um futuro mais promissor para os estudantes e suas famílias. Para a Arauco o investimento em educação profissional é a base para o crescimento sustentável de toda a comunidade.

Numa retrospectiva sobre o crescimento e desenvolvimento econômico do município, o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, afirmou: “Antes os maiores empregadores em Inocência eram o laticínio, com cerca de 120 pessoas, e também a prefeitura, com 500 funcionários, e a população precisava se deslocar, ir embora de nossa cidade para conseguir ingressar no mercado de trabalho. E hoje, atraímos profissionais de todas as partes do país para trabalharem aqui, e fazerem parte do crescimento e desenvolvimento de Inocência”.

“Foram anos dedicados para conseguirmos trazer essa gigante do setor para nosso município, e a construção demanda uma grande quantidade de mão de obra, que nossa cidade não consegue suprir, nem em número, e muitas vezes nem na qualificação. Por isso eu digo a vocês, agarrem e aproveitem essa oportunidade ímpar, que vai direcioná-los para uma carreira promissora dentro da maior empresa de celulose do mundo”complementou.

“Uma nova forma de enxergar o futuro”

O engajamento e o entusiasmo dos alunos refletem a relevância do projeto para a comunidade. Eles são a prova de que a educação e o trabalho conjunto podem abrir portas e construir um caminho sólido rumo ao sucesso profissional.

A estudante Ana Mel Rodrigues Rocha, 19 anos, de Três Lagoas, percebe a qualificação como um meio para construir sua carreira: “Nosso Estado é referência no setor de celulose e papel, e acredito que esta capacitação irá agregar para meu currículo, abrindo novas possibilidades no mercado de trabalho. O curso representa para mim um novo ciclo que se inicia, embora eu ainda seja muito jovem, eu já viso mergulhar em uma carreira profissional sólida, e esta é uma oportunidade incrível.”

Para Antônio Leonardo, 43 anos, servidor público municipal em Paranaíba, o curso técnico representa uma oportunidade de expansão profissional e uma nova perspectiva de futuro: “O setor está em expansão em no nosso estado, e achei muito oportuno escolher o curso de celulose e papel, para além de ‘fugir’ um pouco de minha área de graduação (tecnologia), quem sabe poder futuramente ampliar o leque para novas oportunidades. Para mim, a oportunidade representa uma nova forma de enxergar o futuro”.

Rosangela Soares, de 52 anos, é técnica em Segurança do Trabalho nas obras do Projeto Sucuriú, em Inocência, e visa melhorias em sua trajetória profissional através do “Abrace este Projeto”: “Já trabalhei em uma empresa de celulose no Rio Grande do Sul, busco agora aprofundar meu conhecimento sobre a área. Participei de todas as seleções e fiquei muito feliz em ter conseguido chegar até aqui. Espero que todos os meus colegas cheguem até o final, e que essa fábrica siga contribuindo com ações como estas, que visam o crescimento profissional regional, gerando conhecimento e agregando com o bem-estar social”.

A iniciativa é um marco para a região, pois oferece uma oportunidade concreta para que a população local se qualifique e tenha acesso a posições promissoras no setor industrial. A sinergia entre a Arauco e o SENAI-MS garante um aprendizado alinhado às necessidades do mercado, preparando os alunos para os desafios e as oportunidades da indústria 4.0.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência.

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Boletim Epidemiológico: MS registra 7.950 casos confirmados de dengue

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Mato Grosso do Sul já registrou 13.415 casos prováveis de Dengue, sendo 7.950 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 36ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na última quarta-feira (10). Segundo o documento, 17 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Nioaque, Inocência, Camapuã, Aparecida do Taboado, Ivinhema, Bataguassu, Caarapó, Chapadão do Sul e Aquidauana registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 6 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 188.875 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 13.789 casos prováveis, sendo 7.209 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 71 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

(*) Kamilla Ratier, Comunicação SES

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.