26.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 14049

Projeto Pé no Chão leva cultura para escolas da Capital

0

17/06/2003 14h03 – Atualizado em 17/06/2003 14h03

Começou ontem, na escola estadual Hércules Maymone o projeto Pé no Chão “Fomentando a Cultura e Arte”, que deve fazer 20 apresentações da peça ‘Raízes do Pantanal’ na cidade. Também serão feitas 20 apresentações da peça ‘O Desencanto’ e 20 palestras sobre arte e educação. O projeto é financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), da secretaria de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul.

As próximas apresentações estão agendadas para as escolas Dolor de Andrade, Arthur de Vasconcelos Dias, José Barbosa Rodrigues, Teotônio Vilela, Padre João Greiner, Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, Sebastião Santana de Oliveira, Amélio de Carvalho Baís, Blanche dos Santos Pereira, Riachuelo e Henrique Cirylo Corrêa. O trabalho é feito nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Esforços repetitivos geram afastamento do trabalho

0

17/06/2003 14h02 – Atualizado em 17/06/2003 14h02

Os trabalhos repetitivos, aqueles que fazemos todos os dias, do mesmo jeito, provocam problemas musculares. Esses problemas foram classificados como LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Uma doença nova, resultado de atividades, muitas vezes, ligadas à vida moderna. Quem sofre com a doença, enfrenta ainda o preconceito.

Simone Cristina Oliveira está afastada do trabalho há um ano. Ela tem ler, lesão por esforço repetitivo. Para amenizar as dores, faz alongamento todos os dias.

Por seis anos, Simone trabalhou em uma agência bancária. Só descobriu a doença quando começou a sentir dores em movimentos simples, como escovar os dentes ou pentear o cabelo.

Sem poder trabalhar, Simone passa boa parte do tempo em casa. Usar o computador, só com luva especial. A doença também fez a bancária adiar os planos para o futuro.

Na agência bancária visitada pela reportagem da TV Morena, todos os móveis foram trocados para facilitar os movimentos. As cadeiras têm descanso para os braços, que pode ser ajustado. No chão, apoio para os pés. O teclado do computador fica um nível mais baixo que a mesa. Mais conforto para digitar.

A mudança do mobiliário, uma atitude que parece simples, deu resultado: depois da troca dos móveis, o número de funcionários afastados por doenças diminuiu 80%.

Elizabeth Oshiro Amaral, que fica mais de cinco horas no computador, aprovou os novos móveis.

Hellen Cristina Gomes sente dor toda vez que faz este movimento.

Cabeleireira há seis anos, Hellen já procurou um médico. Todos os sintomas indicam que seja ler.

A fisioterapeuta Marilena Zulim alerta: quem tem lesão por esforço repetitivo deve procurar tratamento logo no início das dores. Se o profissional não tomar esse cuidado, pode ter problemas ainda mais sérios no futuro.

Fonte: TV Morena

Na véspera da reunião do Copom, governo apresenta indicações genéricas para política industrial

0

17/06/2003 09h48 – Atualizado em 17/06/2003 09h48

BRASÍLIA – A Câmara de Política Econômica divulgou nesta segunda-feira documento com um roteiro para a nova agenda de desenvolvimento econômico. A exemplo do Plano Plurianual (PPA), há apenas indicações sobre o que o governo pretende fazer e como buscará recursos para essa nova política industrial.

O documento foi divulgado pelos ministros José Dirceu, da Casa Civil, Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Antonio Palocci, da Fazenda, e Guido Mantega, do Planejamento. Segundo o texto, “a prioridade para a ação pública é o investimento na expansão e melhoria da infra-estrutura, que é essencial para a retomada do crescimento econômico”.

Nessa área, o governo pretende reabrir a concessão ao setor privado para a melhoria de estradas e ferrovias. São citados ainda, os setores de energia elétrica, gás, água e saneamento, petróleo e derivados e tecnologia. As áreas de maior potencial para expansão no comércio exterior terão prioridade. Haverá também uma revisão de subsídios fiscais e creditícios concedidos até agora.

As políticas industriais e tecnológicas serão desenhadas a partir do mapeamento dos setores menos eficientes e onde existam gargalos de ineficiência. A radiografia deverá analisar toda a cadeia produtiva. O apoio do governo será dado a partir de contrapartida de metas e transparência das empresas. “Cabe definir punições ou redução dos benefícios nos casos em que as metas não forem cumpridas dentro do prazo estipulado”, conforme o texto. De acordo com o ministro Furlan, foi criado hoje um comitê com técnicos dos quatro ministérios que terão 30 dias para apresentar um documento mais consistente.

A CONTRAPARTIDA – A novidade é que serão fixadas metas e punições para as empresas beneficiadas. O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, disse que será usado o modelo adotado pela Coréia do Sul, em que o suporte do governo não é permanente.

  • Dá-se o incentivo, mas há prazos para que a empresa possa atingir níveis de competitividade internacional.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, explicou que a área de infra-estrutura será prioridade. Os técnicos do governo, segundo ele, estão concluindo levantamento de necessidades setoriais e a idéia é que os segmentos mais ineficientes sejam os primeiros beneficiados.

  • Não estamos lançado um pacote fechado, mas um roteiro. Outras medidas virão – disse Furlan.

Ainda segundo o ministro do Desenvolvimento, empresas exportadoras beneficiadas também deverão ter metas de exportação. Mantega disse que não há previsão do governo para os volumes de recursos necessários, mas os empresários estimam US$ 20 bilhões anuais para suprir a área de infra-estrutura.

  • Os recursos existem. A questão é mais de definição de objetivos e desobstrução do marco regulatório.

Já Palocci disse que os investimentos virão do setor público, do privado, da parceria entre os dois, de concessões e de organismos multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem US$ 2,8 bilhões adicionais para o Brasil este ano.

OS JUROS – A nova política industrial prevê, ainda, que o governo priorize nas suas compras os produtos nacionais (leia mais sobre isso aqui). Durante a divulgação das diretrizes para a retomada do desenvolvimento, os ministros comentaram a necessidade de redução dos juros, mas disseram não ser esta a única maneira de garantir o crescimento.

Greenhalg: document.write Chr(39)Graças a Deus Lula marcou uma no

0

17/06/2003 09h43 – Atualizado em 17/06/2003 09h43

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Luiz Eduardo Greenhalg (PT/SP), disse nesta terça-feira ter feito um alerta ao afirmar que governo teria sido abandonado pelos governadores na defesa das reformas e elogiou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter marcado ontem uma nova reunião com os governadores para o próximo dia 30.

  • Eu fiz um alerta num debate em São Paulo e graças a Deus o presidente Lula marcou ontem uma nova reunião com os governadores para afinar os compromissos recíprocos – disse o deputado.

Em entrevista ao programa document.write Chr(39)Bom dia Brasildocument.write Chr(39), Greenhalg justificou ainda o fato de a oposição petista em São Paulo ter votado contra a reforma da Previdência do governador Geraldo Alckmin (PSDB), alegando que o projeto era diferente da proposta do governo federal.

Na segunda-feira, os 23 deputados do PT em São Paulo votaram contra o projeto, que acabou sendo aprovado por 61 votos contra 33. Dentro de 90 dias, os servidores paulistas na ativa terão sua alíquota de contribuição aumentada de 6% para 11% ao mês.

Perguntado sobre quem atrapalhava a aprovação das reformas, se o PT ou os governadores, o deputado disse:

  • O governador Alckmin disse que a reforma dele em São Paulo era da mesma natureza que a do presidente Lula. Isso a bancada não aceitou, também há muitas diferenças.

  • Em segundo lugar, eu acho que os governadores apoiaram a reforma, vieram com Lula no Congresso, mas depois na CCJ, eu posso demonstrar isso com muita tranqüilidade, muitos dos deputados ligados aos governadores de seus estados debateram contrariamente às reformas – disse ele.

Prefeitos de MS discutem política democrática em evento

0

17/06/2003 09h41 – Atualizado em 17/06/2003 09h41

Prefeitos e secretários municipais de Mato Grosso do Sul se reunirão nos dias 20 e 21 de setembro, em Campo Grande, para discutir ações para a “Cidade para Todos”, através de uma Política Democrática e Integrada para as Cidades. Este é o tema da 1ª Conferência Estadual das Cidades do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura e Habitação.

O objetivo do evento é identificar os problemas que afetam as cidades e apontar soluções. Durante a Conferência, serão eleitos os delegados que participarão da 1ª Conferência Nacional das Cidades, ainda sem data marcada para acontecer, mas que deve ser realizada até o fim do ano. As conferências serão realizadas em todos os Estados e irão embasar a política do governo federal para as cidades.

Maconha apreendida pela PF pesou mais de uma tonelada

0

17/06/2003 09h36 – Atualizado em 17/06/2003 09h36

A apreensão de maconha efetuada pela Polícia Federal de Dourados aconteceu por volta das cinco horas da manhã de hoje, em uma estrada vicinal que liga os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, na região Sul do Estado e estava sendo transportada em uma ambulância, tipo Besta, com placas BRF 8846, de São Paulo-SP, dirigida por Ederson da Rosa, 29 anos, residente na cidade de Pelotas-RS.

A droga que acaba de ser descarregada na sede da PF em Dourados, estava distribuída em 22 fardos e pesou um mil, cinqüenta e três quilos e seiscentos gramas.

Além do motorista, mais duas pessoas que não tiveram seus nomes divulgados, foram presos e estão neste momento sendo autuados em flagrante, por trafico de entorpecentes.

Ex-ministros acusam governo Blair de manipular fatos

0

17/06/2003 09h27 – Atualizado em 17/06/2003 09h27

Ex-integrantes do governo britânico acusaram o governo do país nesta terça-feira de manipular informações para justificar a decisão de ir à guerra contra o Iraque.

Os depoimentos foram prestados ao Parlamento britânico, numa investigação sobre as alegações do governo de que o Iraque teria armas de destruição em massa, usadas para justificar o conflito.

O parlamentar Robin Cook acusou ministros do governo de não retratarem a “situação completa”, com o objetivo de justificar a guerra.

Ele disse que não havia provas convincentes de que o ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein, representava uma ameaça iminente e qualificou a decisão de ir à guerra como um erro grave.

Testemunha:

Cook foi ministro do Exterior durante a primeira gestão do primeiro-ministro Tony Blair. Ele renunciou em março ao posto de líder do governo no Parlamento britânico, que ocupou no segundo mandato trabalhista, por discordar do conflito.

O ex-ministro foi a primeira testemunha a prestar depoimento como parte da investigação.

A deputado Clare Short, que renunciou ao cargo de ministra do Desenvolvimento Internacional em maio, também por causa da guerra contra o Iraque, foi a segunda a prestar depoimento.

Na mesma linha, ela acusou o governo de usar meias-verdades e disse que o executivo exagerou fatos para justificar o conflito.

Segundo ela, a Grã-Bretanha deveria ter se esforçado mais para alcançar o desarmamento do Iraque por meio de ações da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em seu depoimento, Cook disse que “não tinha dúvidas sobre a boa fé do primeiro-ministro”, mas afirmou que a “sinceridade e convicção dos envolvidos” era um “problema”.

Essa convicção, segundo ele, fez com que material de espionagem fosse manipulado para servir de defesa para a guerra, em vez de ser usado cuidadosamente para demonstrar se Saddam representava mesmo uma ameaça.

A investigação em Londres acontece pouco depois de um processo similar ter sido inciado pelo Congresso americano, para verificar se o governo do presidente George W. Bush inflou o potencial de perigo apresentado pelo ex-ditador iraquiano.

Termina hoje inscrição para concurso dos bombeiros

0

17/06/2003 09h24 – Atualizado em 17/06/2003 09h24

Termina nesta terça-feira o prazo de inscrições ao concurso público para oficiais do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul. Os interessados devem se inscrever nos horários de funcionamento das agências dos Correios em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

São 10 vagas para oficiais (8 para homens e 2 para mulheres). O salário é de R$ 1.179,83, durante o curso de três anos em Brasília. Para fazer a inscrição, os candidatos devem levar à agência dos Correios uma cópia (frente e verso separados) do documento de identidade, com foto, que será colada no verso da Ficha de Inscrição; aos candidatos militares da ativa e aos militares do CBMMS, dispensados do limite de idade, deverão entregar, no ato da inscrição, fotocópia autenticada da Autorização do Comandante da Corporação a que pertence.

Outras informações podem ser obtidas no site: www.fapems.org.br/home.html

Inscrição de concurso pode ser feita pela net até às 16h:

As inscrições para o Concurso de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul pode ser feita pela internet (www.fapems.org.br) até às 16h desta terça-feira. O pagamento da taxa de R$ 47, neste caso, será feito via internet, por meio de débito em conta corrente do Banco do Brasil ou através de boleto eletrônico.

O candidato que efetuar o pagamento da inscrição por meio de débito em conta corrente do Banco do Brasil deverá anexar o comprovante na ficha de inscrição. Mas para que a inscrição seja confirmada, o candidato deverá enviar a ficha totalmente preenchida e assinada, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de MS – Fapems,à Rua Tapajós, 83, Bairro Taquari, CEP 79022-210, Campo Grande/MS.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (67) 351–0500.

Manifestação deve reunir 150 trabalhadores na AL

0

17/06/2003 09h22 – Atualizado em 17/06/2003 09h22

A manifestação dos funcionários da Embrapa na Assembléia Legislativa, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, deve reunir cerca de 150 funcionários do órgão. A informação é da presidente da seção regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Eliana Cezar.

Hoje, funcionários da Embrapa de todo país realizam o “Dia Nacional de luta em defesa da pesquisa agropecuária e valorização dos trabalhadores”.

Eliana afirmou que neste momento os trabalhadores estão a caminho da assembléia. De acordo com ela, hoje apenas alguns estagiários e bolsistas estão trabalhando na Embrapa Gado de Corte, na Capital.

A presidente do sindicato contou que à tarde os funcionários entregarão um documento com as reivindicações de reajuste salarial e melhores condições de trabalho para vereadores da Câmara Municipal e lideranças políticas. A intenção é conseguir apoio formal de entidades e políticos.

Eliana afirmou que os funcionários querem a liberação de mais verbas, além de mais investimentos nas pesquisas. “Muitos projetos não são iniciados por falta de verba”, revelou. Ela disse ainda que contas da Embrapa Gado de Corte vem sendo pagas com recursos próprios, levantados com a venda de animais e publicações.

Dourados – A Embrapa Pecuária Oeste, em Dourados, programou para hoje a distribuição de mil mudas de árvores frutíferas, como atividade do protesto.

Superlotação dos hospitais será debatida na Assembléia

0

17/06/2003 09h13 – Atualizado em 17/06/2003 09h13

Acontece hoje, às 14h, na sala de reuniões da Presidência da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a terceira reunião organizada pela Comissão de Saúde do Legislativo para debater a superlotação e as condições de atendimento nos hospitais públicos de Campo Grande. Participarão do encontro os diretores e presidentes da Santa Casa, do Hospital Universitário, da Associação de Amparo à Maternidade e à Infância, do Hospital Regional, do Hospital do Câncer e do Hospital São Julião, além de representantes do CRM (Conselho Regional de Medicina), da Associação Médica e do Sindicato dos Médicos. Os secretários de saúde do Estado, João Paulo Esteves, e da Capital, Beatriz Dobashi já confirmaram presença no debate.

MS deve ficar com R$ 400 milhões, prevê Famasul

0

17/06/2003 09h12 – Atualizado em 17/06/2003 09h12

Este ano, o Governo Federal deve investir mais de R$ 30 bilhões na agricultura. O anúncio do plano de safra prevê também um aumento dos tetos para financiamentos. Mato Grosso do Sul deve ficar com pouco mais de 1% desse bolo.

Pelo menos R$ 400 milhões deverão ficar em Mato Grosso do Sul, cerca de R$ 100 milhões a mais do que o ano passado. A previsão é do Presidente da Federação da Agricultura (Famasul), Léo Brito.

A federação estima que 30% dos produtores devem procurar por financiamentos com juros de custeio, a 8,75% ao ano. Para eles o governo também promete mais créditos.

Para os produtores de algodão, o limite de financiamento deverá subir de R$ 400 para R$ 500 mil. Para o plantio de amendoim e feijão, o teto passará de R$ 150 para R$ 200 mil. Já para quem vai plantar milho, o financiamento sobe de R$ 250 para R$ 400 mil, valor este que vigorou para a colheita da safrinha. O financiamento para soja deverá se manter no teto de 200 mil reais, segundo os bancos autorizados.

Do total a ser investido na agricultura, em torno de R$ 5 bilhões devem ser destinados aos produtores que precisam, de financiamentos maiores que os tetos definidos pelo Governo Federal. Nesse caso, os custos também são mais elevados. Variam de 1,8% a 2,3% ao mês.

O plano ainda precisa da aprovação do Conselho Monetário e do Banco Central. A expectativa é que a liberação dos recursos comece no início de julho.

Fonte: TV Morena

PT acena com aumento para esvasiar greve dos servidores federais

0

17/06/2003 09h11 – Atualizado em 17/06/2003 09h11

O Governo reuniu oito ministros e 12 entidades representativas para prometer que, no ano que vem, os servidores terão aumento substancialmente maior que o concedido este ano (1%). O anúncio veio dois dias após os servidores públicos anunciarem a primeira greve do Governo Lula para o dia 8.

Foi instaurada a Mesa Nacional Permanente de Negociação. No encontro, os ministros prometeram um futuro melhor para os servidores, com recuperação salarial, adoção de planos de cargos e carreiras e de auxílios.

O secretário de Recursos Humanos, Luís Fernando Silva, argumentou que neste ano não é possível fazer muito por causa do arrocho deixado pelo Governo passado. “Teremos um aumento substancialmente maior no ano que vem”, garantiu.

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, seguiu o mesmo discurso. “Para começar, salários dignos, que possam garantir o sustento com tranqüilidade, boas condições de trabalho, o estímulo à criação de carreiras e a possibilidade de que eles venham a progredir dentro de seus postos de trabalho”, prometeu.

O chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministro José Dirceu, comprometeu-se a repassar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a solicitação dos servidores. “Vou levar ainda hoje (ontem) o pedido de audiência ao presidente”, frisou Dirceu.

Edvaldo Rosa, coordenador-geral da Fasubra, que representa 150 mil funcionários das universidades federais, acha que a criação da mesa representa uma mudança significativa no tratamento dado aos servidores: “Antes, só conseguíamos negociar com o Governo após as greves”.

Fonte: Agência Estado

PRF prende em Terenos, acusado de homicídio em SP

0

17/06/2003 09h08 – Atualizado em 17/06/2003 09h08

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu ontem na BR-262, às 15h, nas proximidades de cidade de Terenos – a 31 Km de Campo Grande, Otair Vieira da Silva, que possuía um mandado de prisão em aberto por ter cometido um homicídio na cidade de Atibaia (SP). Otair era acompanhante de Ademar José da Silva, que dirigia um caminhão com suspeita de adulteração do chassi e tinha apenas uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tipo AB, imprópria para conduzir caminhões. Um terceiro acompanhante, Augusto Alves Lima Filho, não portava qualquer documento de identificação. Os três foram encaminhados para a Defurv (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos), em Campo Grande.

PM publica convocação de mais 107 policiais cedidos

0

17/06/2003 09h07 – Atualizado em 17/06/2003 09h07

O Comando da PM (Polícia Militar) publicou na edição de hoje do Diário Oficial nova relação de policiais que estavam cedidos e deverão voltar a atuar na segurança. Desta vez foram convocados 107 que estavam atuando no interior.

A lista traz o nome dos policiais e os órgãos onde eles atuavam. A maior parte estava atuando em fóruns do interior, quatro estavam à disposição das prefeituras de Ponta Porá, Corumbá, Naviraí e Mundo Novo.

Na semana retrasada foi publicada a primeira lista de policiais, foram 162 que atuavam na Assembléia Legislativa, Judiciário, Tribunal de Contas e Executivo.

Dagoberto diz que está fazendo “limpa” nas polícias:

O secretário de Justiça e Segurança Pública disse que está fazendo “um limpa” nas polícias Civil e Militar. Ele explicou que cerca de 60 PMs e 15 civis já teriam sido demitidos por irregularidades. Este fato, associado à aposentadoria de outros policiais levou o Comando da PM a convocar policiais cedidos, explicou nesta manhã em entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM Capital.

Segundo ele, a PM estava com cerca de 280 policiais cedidos a outros poderes, principalmente ao Judiciário. No interior 107 estavam cedidos e foram reconvocados hoje pelo Diário Oficial.

Nogueira Filho explicou que enquanto os PMs estavam em funções burocráticas há regiões do Estado que estão sem policiamento. Ele citou ainda que seria incorreto fazer concurso para contratar PMs, como está sendo feito, e não aproveitar os que já estão na corporação.

Sanesul explica à população de Bonito cronograma de obra

0

17/06/2003 09h05 – Atualizado em 17/06/2003 09h05

Uma equipe da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) termina em até duas semanas os trabalhos com cerca de 800 pessoas que estão conhecendo as obras realizadas pela empresa. As equipes, segundo a Agência Popular de Notícias, visitam as famílias distribuindo folhetos explicativos sobre as etapas da obra. Na cidade, estão sendo implantados, 9,2 mil metros de rede de esgoto, que devem beneficiar 3 mil moradores. Segundo a Sanesul, a obra tem um custo de R$ 442,9 mil. Com a obra, o atendimento com rede de esgoto será ampliado em 11%, perfazendo um total de 61% da população com acesso ao serviço.

PRF apreende carregamento de madeira na BR-463

0

17/06/2003 09h04 – Atualizado em 17/06/2003 09h04

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu ontem, às 11h30, na BR-463 entre as cidades de Dourados e Ponta Porã – a cerca de 280 Km de Campo Grande – um carregamento de cinco toras de peroba, que eram transportadas em um caminhão Chevrolet 60. De acordo com a PRF, o proprietário da carga e motorista, Amílcar Lima, estava com a ATPF (Autorização para Transporte de Produto Florestal) vencida. A madeira foi levada para a circunscrição do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) na cidade de Dourados.

Governadores e Lula irão discutir gás de cozinha

0

17/06/2003 09h03 – Atualizado em 17/06/2003 09h03

Uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores, marcada para dia 30, deve discutir o preço do GLP (Gás Liqüefeito de Petróleo). O objetivo é tentar baratear o produto e o Programa Vale-gás, onde há distribuição de bônus para famílias carentes para a compra do gás de cozinha.

Adolescente é esfaqueado durante briga no Aero Rancho

0

17/06/2003 09h01 – Atualizado em 17/06/2003 09h01

A Polícia Militar registrou ontem, por volta das 23h30, na rua Graciliano Ramos, bairro Aero Rancho o esfaqueamento do adolescente Élder da Silva Franco, 14 anos. De acordo com a PM ele sofreu oito perfurações de faca durante uma briga, e foi levado para a Santa Casa.

Brasil tem meios para definir padrão de TV digital

0

17/06/2003 08h58 – Atualizado em 17/06/2003 08h58

O Brasil tem condições para desenvolver um padrão próprio de televisão digital. O desafio é permitir que a maioria da população tenha acesso a esta tecnologia, que por sua vez deve ser interativa com a Internet. Este é um sonho possível de ser realizado, defende o professor Marcelo Zuffo, coordenador dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), que há seis anos desenvolve experiências para chegar a uma tecnologia nacional capaz de promover a inclusão digital no país.

Zuffo apresentou ontem uma síntese deste projeto durante a visita do ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, ao prédio da Poli, no campus da USP. Foram mostrados também outros projetos desenvolvidos na chamada Caverna Digital (um complexo para realidade virtual de alta resolução), como o de tele-medicina na área de oncologia pediátrica, que envolve onze estados.

Em um breve relato destas experiências, Zuffo explicou que o padrão nacional de TV digital poderia custar até dez vezes menos do que as ofertas disponíveis hoje a nível internacional. Mas o projeto em desenvolvimento no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) conta com apenas um terço dos recursos necessários (algo entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão por ano), e isso dificulta o andamento das pesquisas.

Roberto Amaral disse que este é um primeiro contato com as pesquisas do LSI para posterior análise das demandas necessárias. No período de janeiro a abril deste ano, o Ministério de Ciência e Tecnologia já repassou ao estado de São Paulo R$ 8,9 milhões por meio de fundos setoriais. Só a USP e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo receberam mais de R$ 2,7 milhões.

Ao final de sua visita, o ministro Amaral confirmou que o diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Guilherme Ary Plonski, fará parte do conselho do CNPq.

Luís Fabiano tem hoje seu dia D

0

17/06/2003 08h54 – Atualizado em 17/06/2003 08h54

O técnico Carlos Alberto Parreira saberá, hoje, se terá o artilheiro Luís Fabiano contra Camarões, na quinta-feira, no Stade de France, na estréia do Brasil na Copa das Confederações. O atacante sentiu a musculatura da coxa direita após o amistoso contra a Nigéria, em Abuja, e hoje voltará a campo para ser testado. Se mostrar que teve apenas cansaço muscular, poderá ser escalado. Do contrário, será submetido a ressonância magnética para se saber a gravidade da lesão. O médico José Luiz Runco está otimista:

  • A recuperação evoluiu muito bem e ele deverá ser liberado.

Luís Fabiano treinou à parte nesta segunda e hoje estará em campo com todos os jogadores.

  • Melhorei bem e vou participar do coletivo – disse o atacante.

Parreira afirmou que a decisão sobre a escalação de Luís Fabiano será tomada pelo que o jogador mostrar no campo. Adriano, que tem treinado entre os titulares, vem recebendo elogios do treinador:

  • Amanhã, (hoje), revezarei os dois no coletivo e depois decido. É a única dúvida que tenho para a estréia – disse Parreira.

Parreira se entusiasma com a motivação dos jogadores

Não se pode afirmar que a seleção estreará na Copa das Confederações como Parreira gostaria. Mas uma coisa entusiasma o treinador.

  • A motivação desse pessoal é grande. A proximidade da estréia deixa os jogadores ainda mais ligados na competição. Dá para sentir isso e é muito bom que seja assim. Na verdade, treinamos poucas vezes, mas o grupo evoluiu. No coletivo de hoje (ontem), por exemplo, as jogadas saíram. Houve muitos gols. Fiquei satisfeito.

Os titulares venceram por 4 a 0, gols de Adriano (dois), Emerson e Ronaldinho Gaúcho. Parreira acrescentou:

  • O grande momento é a competição, o próprio jogo. E estamos confiantes de que a equipe fará uma grande partida. Digo isso porque foi o que esses jogadores mostraram contra a Nigéria. Sem treinar e cansado da viagem, o Brasil fez um bom jogo lá e, com a seqüência do trabalho, a gente espera que melhore. Agora, a motivação será maior.

E citou alguns casos:

  • O Emerson, por exemplo, chegou meio fora de forma. O Lúcio, a mesma coisa. Já com quatro dias de trabalho, a gente sente a melhora. E isso traz benefício técnico, tático – contou.

O time para o jogo contra Camarões será o que goleou (3 a 0) a Nigéria: Dida, Belletti, Lúcio, Juan e Kléber; Emerson, Kléberson, Ricardinho e Ronaldinho Gaúcho; Luís Fabiano (Adriano) e Gil.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.