17.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 14053

Zeca participa de audiência do gás e viaja para Brasília

0

16/06/2003 09h10 – Atualizado em 16/06/2003 09h10

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, participa às 9h da audiência pública que tratará do preço do gás natural, no campus da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), em Corumbá.

A limpeza do canal do Tamengo, que dá acesso à Bolívia, é sugerida pelo governo estadual como contra-partida à redução do preço do gás.

Após o encontro, o governador volta da Campo Grande, de onde embarca no final da tarde, juntamente com a primeira-dama, Gilda Maria dos Santos, para Brasília.

Na capital Federal o casal irá integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Assunção. Lula irá participar nesta terça e quarta-feira (17 e 18) de reunião entre presidentes dos países que integram o Mercosul.

Zeca informou que aproveitará o encontro no Paraguai para divulgar o Festival de Inverno de Bonito aos presidentes do bloco econômico, através da entrega aos chefes de estado do Mercosul de exemplares de uma publicação com toda a programação do Festinbonito. A festa será realizada entre 12 e 19 de julho.

Gangue fura olho e quebra perna de jovem no Santo Amaro

0

16/06/2003 08h57 – Atualizado em 16/06/2003 08h57

O soldado do Exército, Éverton Leandro Martins, 18 anos, foi atacado na madrugada de hoje por uma gangue de pelo menos 40 jovens, na esquina das avenidas Presidente Vargas com Júlio de Castilhos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima teve fraturas na perna, na tíbia e na fíbula e o olho direito furado. O rapaz foi transportado para Hospital Geral do Exército.

Assaltante rende menor e leva mais de 5 mil dólares

0

16/06/2003 08h53 – Atualizado em 16/06/2003 08h53

Um assaltante ainda não identificado pela Polícia Civil levou ontem mais de cinco mil dólares durante uma ação que durou menos de meia hora.

A ocorrência foi registrada no plantão do 1º DP pelo médico Kasumi Takashi, morador na rua Ciro Melo no jardim América. Segundo informações o fato aconteceu entre as cinco e seis horas da tarde de ontem.

Kasumi disse que o filho dele de 13 anos, foi rendido por um elemento moreno armado com uma faca que rendeu o garoto e exigiu que ele mostrasse onde estava o cofre da residência.

O garoto foi obrigado a abrir a porta do cofre de onde foram levados cerca de cinco mil dólares, algumas jóias, e duas pistolas. Depois da ação o assaltante fugiu levando uma bicicleta.

Dourados vacinou 64% das crianças contra pólio sábado

0

16/06/2003 08h49 – Atualizado em 16/06/2003 08h49

O prefeito Laerte Tetila (PT) acompanhado do vereador Ribeiro Arce e da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Zonir Tetila, esteve no último sábado, observando os trabalhos do Posto de Saúde Vila Rosa na primeira etapa de vacinação da Campanha Nacional contra a Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 64% das crianças de Dourados foram vacinadas no sábado.

A Superintendente da Secretaria, Maristela Farias, salienta que a campanha foi boa e atingiu a média dos anos anteriores. “Muitos pais deixam para levar seus filhos durante a semana”, salienta. “Mas a campanha foi considerada boa e os pais podem levar suas crianças menores de cinco anos para serem vacinadas no Posto de Saúde mais próximo de casa”, afirma a superintendente lembrando que dificilmente os pais deixam de vacinar seus filhos. Prova disso, é que de acordo com a Coordenação de Imunização, há 13 anos não há registro de um caso de paralisia infantil em Dourados.

O município de Dourados tem 1% das crianças de todo Mato Grosso do Sul. São 17 mil crianças que devem ser vacinadas. A imunização é a única maneira de evitar o desenvolvimento da paralisia infantil, considerada fatal e que pode deixa seqüelas irreversíveis nos pequenos.

Sete atitudes garantem mais sete anos de saúde

0

16/06/2003 08h47 – Atualizado em 16/06/2003 08h47

Pode parecer incrível, mas mudar sete coisas na sua rotina pode garantir a você mais sete anos de vida. É o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS), que fez uma pesquisa e identificou, também, o que mais mata no Brasil e no mundo.

Alcoolismo, tabagismo, hipertensão e obesidade são os quatro fatores que mais roubam anos de vida saudável do brasileiro. Outros grandes causadores de morte no mundo são má alimentação (e, o que é mais grave, falta de comida), sexo sem proteção, altas taxas de colesterol, má qualidade da água, carência de ferro e inalação de fumaça.

Veja aqui uma relação de sete atitudes que salvam vidas. Se você quer viver mais, basta usar o bom senso. O que você está esperando?

Alimente-se bem: abuse de frutas, verduras e legumes, evite a gordura. Cuidando bem da alimentação, você combate tanto a desnutrição quanto a obesidade. Uma dieta equilibrada também diminui o colesterol, ajuda no combate à hipertensão e evita a carência de ferro.

Combata o estresse: melhorando sua qualidade de vida, você fica menos ansioso. E, você sabe, a ansiedade é um dos grande motivos para as pessoas começarem a fumar, beber e comer compulsivamente. Sua pressão arterial também vai agradecer o cuidado.

Mexa-se!: não precisa se matricular correndo em uma academia. Mesmo mudanças pequenas no dia-a-dia já ajudam a adquirir, aos poucos, o bom hábito dos exercícios. Eles são capazes de evitar a hipertensão e a obesidade.

Não beba: o álcool é o principal ladrão da saúde dos brasileiros. Precisa dizer mais? Um ou dois drinques no final-de-semana não vão matar ninguém, mas não abuse! Além de não pegar o costume, é importante evitar bebedeiras, mesmo que eventuais: numa dessas, você pode tirar a sua vida e a de outros – em um acidente de carro, por exemplo.

Não fume: o cigarro causa quase 50 doenças, mas, ainda assim, o número de fumantes continua crescendo. Nesse ritmo, ele tem chances de se tornar o maior causador de morte em todo o mundo. Você não quer ser mais um número nas estatísticas, quer? Use a cabeça e viva mais.

Use camisinha: esta é uma tecla em que não dá para parar de bater. Este hábito precisa tornar-se tão natural quanto tomar banho ou escovar os dentes. A camisinha é sua única arma contra as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids: quarta causa de morte no mundo. Não se arrisque.

Vacine-se, faça exames, visite o médico: ir com freqüência ao médico ajuda a manter sua saúde em dia. Converse com ele, tire suas dúvidas, faça os exames e tome as vacinas necessárias. Com isso, você evita doenças, pode diagnosticá-las ainda no início e receber conselhos que ninguém melhor que ele para dar.

Fonte: Terra Vida e Saúde

Vírus eletrônicos chegam à 5ª geração

0

16/06/2003 08h41 – Atualizado em 16/06/2003 08h41

Hoje é sexta-feira 13. Há cerca de 16 anos, esta seria uma semana negra para as empresas e usuários de computadores. E não se trata de superstição. Na época, um perigoso vírus atacava impiedosamente os computadores infectados. O seu nome era Jerusalém, mas ficou mundialmente conhecido como Sexta-feira 13, pois era ativado nessa data.

De acordo com Marcos Maurer, diretor da Aker Security Solutions, empresa especializada em segurança da informação, o Sexta-feira 13 fazia parte da primeira geração de vírus, que infectavam os aplicativos (programas executáveis). “Na semana passada, vimos um outro vírus atacar os computadores no mundo todo, o Bugbear.B, que pode ser classificado com um vírus de quinta geração, já que consegue desabilitar alguns softwares antivírus e de segurança”.

Conforme o diretor, do Sexta-feira 13 até o Bugbear.B muita coisa mudou, e os vírus eletrônicos se tornaram muito mais sofisticados. “Os vírus de primeira geração surgiram em 1987 e são muito fáceis de serem localizados e eliminados. Por isso, logo em seguida, surgiu a segunda geração, que são vírus que se escondem em áreas de boot de discos rígidos e disquetes. Um dos mais famosos foi o Ping-Pong, em que uma bolinha saltava na tela”.

A terceira geração é formada por vírus furtivos, ou Stealth, em homenagem ao avião norte-americano “invisível” aos radares. “São vírus que usam técnicas para que sua presença não seja detectada. Se ele identifica a presença de um programa antivírus na memória, ficará fora de atividade, adormecido, para não ser percebido. O vírus Stealth também interfere nos comandos Dir e Chkdsk do DOS, mostrando os tamanhos originais dos arquivos infectados, fazendo parecer que tudo está normal”, diz o diretor, acrescentando que os primeiros representantes dessa geração surgiram em 1990.

A quarta geração é formada por vírus mutantes, também denominados autocriptografados, que mudam parte de seu código a cada infecção, com o objetivo de enganar os programas antivírus. “Um bom representante dessa geração é o Ameba Maltesa, que pode gerar mais de 65,5 mil códigos diferentes”.

Já a quinta geração é a de vírus que destroem as defesas instaladas pelos usuários, como softwares antivírus. “Este é o caso do Bugbear.B, que na semana passada colocou o mundo em alerta. Na sexta-feira, levantamentos preliminares da Panda Software, fabricante de antivírus, indicavam que mais de 400 mil computadores em empresas de todo o mundo estavam infectados”, observa Maurer.

O Bugbear.B é um vírus mutante, característica da quarta geração, que se propaga de forma maciça através de uma mensagem eletrônica, que traz como assunto o nome do arquivo juntamente com suas variáveis. Trata-se de um código maléfico bastante perigoso, visto que é capaz de infectar um grande número de arquivos, além de inutilizar alguns programas antivírus e de segurança que possam estar instalados no computador.

O vírus Bugbear.B também é capaz de aproveitar-se de uma conhecida vulnerabilidade do navegador Internet Explorer, chamado Exploit/Iframe. Ele se executa automaticamente, com a simples visão prévia do e-mail no Outlook, sem a necessidade de se abrir arquivos anexados. Além disso, o vírus abre a porta 36794 do sistema, com a finalidade de permitir a entrada de um invasor, que passa a ter acesso remoto aos recursos do computador infectado, gravando todas as ações do usuário, incluindo as teclas digitadas. Desse modo, o intruso pode obter dados confidenciais, como senhas, números de conta bancária e cartão de crédito.

Palocci dá sinais de que taxa de juros pode cair, mas não deu prazo

0

16/06/2003 08h35 – Atualizado em 16/06/2003 08h35

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, sinalizou ontem com a possibilidade de redução na taxa de juros básica da economia, a Selic, na reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Quando perguntado sobre as pressões dos diversos setores da sociedade para que os juros caiam e deixem de asfixiar a atividade econômica, Palocci ressaltou os resultados vitoriosos das políticas fiscal e monetária sobre a inflação.

— Na minha opinião, o fato de os índices de inflação estarem todos convergindo para a meta é uma excelente notícia. Ou seja, nós podemos planejar o crescimento com a inflação sob controle — disse Palocci, após a abertura do XIX Congresso Latino-Americano de Comércio Exterior, promovido pela Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban).

Palocci esquivou-se de falar em prazos para começar a reduzir os juros, hoje em 26,5% ao ano. Mas tratou essa possibilidade com naturalidade:

— O Copom é o órgão responsável por estabelecer as medidas monetárias para garantir a queda da inflação. Como teve o momento de subida dos juros e o combate da inflação está sendo eficiente, haverá o momento da queda dos juros.

Por mais de uma vez Palocci falou das projeções para a inflação, que na avaliação dos agentes econômicos convergem para um patamar ao redor de 8,5% nos próximos 12 meses. Apesar disso, ele alertou para o fato de alguns empresários ainda estarem olhando para a inflação passada ao remarcar seus preços, o que estaria retardando a consolidação dos resultados obtidos até aqui.

— Temos que olhar para a frente e ver que a inflação está sob controle — disse.

Milícias iraquianas voltam a atacar soldados americanos

0

16/06/2003 08h16 – Atualizado em 16/06/2003 08h16

Vários soldados americanos ficaram feridos em novo ataque de milícias iraquianas. Desta vez, as vítimas estavam num comboio americano que deixava Bagdá rumo à cidade de Balad, ao norte da capital.

Não foram divulgados detalhes do ataque e o Comando Central do Exército americano não confirmou o número exato de soldados feridos no ataque.

Na semana passada, tropas dos Estados Unidos realizaram vários ataques às milícias fiéis a Saddam Hussein baseadas nas cidades de Balad – norte da capital iraquiana – e Falluja – a oeste de Bagdá.

Nesta operação, batizada de Escorpião do Deserto, os EUA estão utilizando cerca de mil e trezentos soldados da Terceira Divisão de Infantaria, apoiados por tanques e helicópteros.

Resistência:

O porta-voz do Exército americano, John Morgan, disse que o objetivo é eliminar os focos de resistência remanescentes.

“Trata-se de uma operação de combate para eliminar a resistência que tem retardado o período de transição que pretende culminar com a criação de um Iraque estável e pacífico”, disse o porta-voz.

Vários iraquianos foram presos neste domingo pelas tropas americanas.

Depois da ação militar os soldados americanos retornaram a Falluja para distribuir brinquedos, remédios e material escolar com objetivo de conquistar a simpatia da população local.

O prefeito de Falluja disse que a operação deste domingo foi executada de modo discreto e que os soldados americanos passaram a agir de modo mais responsável.

Problema maior:

Uma das casas invadidas e revistadas pelos soldados americanos em Falluja pertence a Jassim Ali Mohammed, de 60 anos. Dois de seus filhos foram presos pelos soldados.

Jassim disse à agência de notícias Associated Press que os americanos também levaram documentos e livros escolares das crianças.

“Nem Saddam fez algo parecido conosco. Conseguimos nos livrar de um problema e agora temos um outro ainda maior”, ele disse.

A operação teve início poucas horas após ter expirado o prazo dado pelos americanos para a entrega de armas pesadas em poder dos iraquianos.

Segundo fontes do Exército americano, apenas poucas armas foram entregues.

Fidelidade:

Falluja era altamente pró-Saddam Hussein. A cidade é considerada um foco de resistência iraquiana fiel ao ex-presidente.

Desde o término oficial da guerra no Iraque, a cidade tem sido palco de confrontos entre soldados americanos e membros da população local, tendo sido registradas inúmeras mortes dos dois lados.

Desde 1º de maio, dia em que o presidente dos EUA, George W. Bush, declarou o fim da guerra, mais de 40 soldados americanos foram mortos no Iraque.

MS tem 26 espécies de animais em risco de extinção

0

16/06/2003 08h12 – Atualizado em 16/06/2003 08h12

Arara-azul, Lobo-guará, onça, tatu, além de pássaros e besouro, estão entre as 26 espécies de animais que correm risco de extinção em Mato Grosso do Sul. Desse número, 22 são considerados vulneráveis, dois criticamente em perigo, dois em perigo e uma já extinta. Essas espécies, que figuram na lista de animais brasileiros ameaçados de extinção divulgada Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), são cada vez mais raras no cerrado. Essas estatísticas demonstram a situação alarmante e critica que várias espécies da fauna brasileira, em especial a do cerrado, enfrentam. E o que é pior, sem nenhuma política consistente do governo do Estado para desenvolver programas voltados para a preservação destas espécies. De acordo coma médica-veterinária Maria Lúcia Toledo, especialista em eco-turismo e voluntária no trabalho da ONG (Organização Não-Governamental) Ecoa (Ecologia e Ação), de Campo Grande, a maioria dos projetos que visam garantir a sobrevivência dos animais que estão na lista de extinção divulgada pelo Ibama é feita por entidades não-governamentais. Ela citou que a ONG “Jaguar Consertion Fund”, por exemplo, paga cerca de R$ 200 aos fazendeiros do Pantanal por animal abatido pela onça parda. Essa seria uma forma de evitar que as proprietárias rurais imprimissem caçadas ao animal. Outro projeto lembrado pela médica-veterinária é o Arara-Azul, desenvolvido pela bióloga Neiva Guedas e que há vários anos conta com recursos do exterior para garantir a sobrevivência ave que tem o mesmo nome. Maria Toledo acrescenta que existem pesquisadores que concentram esforços na região de Rio Negro, na entrada do Pantanal monitorando e ajudando a preservar a onça pintada e a ariranha. A CI (“Conservatin Internation”) destina recursos extrangeiros na região. A ocupação do cerrado por lavouras e pastos e a abertura de estradas onde só havia vegetação nativa não provocam alterações apenas na flora de Mato Grosso do Sul. A derrubada de árvores e a substituição de matas por extensas plantações de soja, por exemplo, reduzem o hábitat dos animais silvestres, obrigando-os a mudanças de hábitos que comprometem a sobrevivência das espécies e o ciclo de vida na natureza. Esses fatores – associados às queimadas, comuns nesta época do ano, atropelamentos, caça e tráfico – colocam em risco o futuro de animais como o lobo-guará, onça-pintada, tamanduá-bandeira entre outros. A proteção dos animais ameaçados de extinção e a preservação da fauna dependem de maior rigor no combate à caça e da manutenção de reservas nativas nas propriedades rurais – de acordo com a lei, 20% dessas áreas devem ser mantidas intactas – e das matas que margeiam os cursos d’água. Essas medidas contribuiriam para manter os animais em seu habitat, como defende a médica-veterinária Maria Toledo. O governo aproveitará a reforma tributária, em discussão no Congresso, para defender projeto que cria um fundo de compensação para os Estados que abriguem áreas de proteção da natureza e reservas indígenas. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na semana passada, quando pediu prioridade para a votação de 11 projetos de lei, entre eles o da Mata Atlântica e o do código de acesso aos recursos genéticos. O projeto do fundo já passou no Senado e agora está na Câmara. A proposta é criar uma reserva com parcela de 2% do FPE (Fundo de Participação dos Estados) e do Distrito Federal (0,5% do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 1,5% do Sul e Sudeste) para projetos de desenvolvimento sustentável. O valor seria redistribuído proporcionalmente aos Estados com áreas de preservação ambientais e indígenas, independentemente da região. O projeto, segundo Marina Silva, é uma forma de garantir o comprometimento do País com a preservação do meio ambiente. “O Brasil inteiro nos cobra a preservação da Amazônia, mas ali existem 20 milhões de habitantes que precisam se alimentar e viver. Para que a região seja preservada e dê qualidade de vida aos habitantes são necessários investimentos que banquem iniciativas de mudança no padrão de produção. Muitos dos projetos defendidos como prioritários pelo governo coincidiram com os listados pelo fórum brasileiro de organizações não-governamentais e movimentos sociais, também entregues na Câmara. “Todos os itens serão votados na medida das condições políticas”, respondeu o presidente da Câmara, João Paulo (PT-SP). Confira a lista dos animais que estão ameaçados em Mato Grosso do Sul: Columbina cyanopis (Pelzeln, 1870) Nome popular: Rolinha-do-planalto Categoria de ameaça: Criticamente em perigo UF: GO, MS, MT, SP Coryphaspiza melanotis (Temminck, 1822) Nome popular: Tico-tico-do-campo Categoria de ameaça: Vulnerável UF: DF, GO, MG, MS, MT, PA, PR, SP Sporophila cinnamomea (Lafresnaye, 1839) Nome popular: Caboclinho-de-chapéu-cinzento Categoria de ameaça: Em perigo UF: GO, MG, MS, PR, RS, SP Sporophila nigrorufa (ddocument.write Chr(39)Orbigny & Lafresnaye, 1837) Nome popular: Caboclinho-do-sertão Categoria de ameaça: Vulnerável UF: MS, MT Sporophila palustris (Barrows, 1883) Nome popular: Caboclinho-de-papo-branco Categoria de ameaça: Em perigo UF: BA, GO, MG, MS, MT, RS, SP Geobates poecilopterus (Wied, 1830) Nome popular: Andarilho, bate-bunda Categoria de ameaça: Vulnerável UF: BA, DF, GO, MG, MS, MT, SP Alectrurus tricolor (Vieillot, 1816) Nome popular: Galito Categoria de ameaça: Vulnerável UF: DF, ES, GO, MG, MS, PR, SP Culicivora caudacuta (Vieillot, 1818) Nome popular: Maria-do-campo, papa-moscas-do-campo Categoria de ameaça: Vulnerável UF: BA, DF, GO, MA, MG, MS, MT, PR, SP, TO Polystictus pectoralis pectoralis (Vieillot, 1817) Nome popular: Tricolino-canela, papa-moscas-canela Categoria de ameaça: Vulnerável UF: GO, MS, MT, PR, RS, SP Anodorhynchus glaucus (Vieillot, 1816) Nome popular: Arara-azul-pequena Categoria de ameaça: Extinta UF: MS, PR, RS, SC Anodorhynchus hyacinthinus (Latham, 1790) Nome popular: Arara-azul-grande Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AP, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, SP, TO Nothura minor (Spix, 1825) Nome popular: Codorna, Codorna-buraqueira Categoria de ameaça: Vulnerável UF: DF, GO, MG, MS, MT, SP Arrhopalites papaveroi (Zeppelini & Palacius-Vargas, 1999) Nome popular: Colembolo Categoria de ameaça: Vulnerável UF: MS Megasoma actaeon janus (Felsche, 1906) Nome popular: Besouro-de-chifre Categoria de ameaça: Vulnerável UF: MS, SP Blastocerus dichotomus (Illiger, 1815) Nome popular: Cervo-do-pantanal Categoria de ameaça: Vulnerável UF: GO, MG, MS, MT, PR, RO, RS, SP, TO Chrysocyon brachyurus (Illiger, 1815) Nome popular: Lobo-guará Categoria de ameaça: Vulnerável UF: BA, DF, GO, MA, MG, MS, MT, PR, RJ, RS, SC, SP, TO Speothos venaticus (Lund, 1842) Nome popular: Cachorro-vinagre Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AC, AM, AP, BA, DF, GO, MA, MS, MT, PA, PR, RO, RR, SC, SP, TO Leopardus pardalis mitis (Cuvier, 1820) Nome popular: Jaguatirica Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SP, TO Leopardus tigrinus (Schreber, 1775) Nome popular: Gato-do-mato Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, RS, SE, SC, SP, TO Leopardus wiedii (Schinz, 1821) Nome popular: Gato-maracajá Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AC, AM, AP, BA, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SP, TO Oncifelis colocolo (Molina, 1810) Nome popular: Gato-palheiro Categoria de ameaça: Vulnerável UF: BA, DF, GO, MG, MS, MT, PI, RS, SP, TO Panthera onca (Linnaeus, 1758) Nome popular: Onça-pintada Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AC, AM, AP, BA, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SP, TO Puma concolor capricornensis (Nelson & Goldman, 1929) Nome popular: Onça-parda, suçuarana, puma, onça-vermelha, leão-baio Cat
egoria de ameaça: Vulnerável UF: ES, MG, MS, PR, RJ, RS, SC, SP Pteronura brasiliensis (Gmelin, 1788) Nome popular: Ariranha Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AC, AM, AP, DF, GO, MA, MS, MT, PA, PR, RJ, RO, RR, SP, TO Carterodon sulcidens (Lund, 1841) Nome popular: Rato-de-espinho Categoria de ameaça: Criticamente em perigo UF: MS, MG, DF Priodontes maximus (Kerr, 1792) Nome popular: Tatu-canastra Categoria de ameaça: Vulnerável UF: AC, AM, AP, BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PI, RO, RR, TO.

Schumacher vence no Canadá e assume liderança

0

16/06/2003 08h05 – Atualizado em 16/06/2003 08h05

O alemão Michael Schumacher venceu o GP do Canadá neste domingo, em Montreal. Com a vitória, o pentacampeão assumiu a liderança do Mundial de pilotos com 54 pontos, depois de oito provas. Em segundo lugar terminou o alemão Ralf Schumacher, da Williams, à frente do seu companheiro de equipe, o colombiano Juan Pablo Montoya.

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, chegou em quarto, seguido do brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, do finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, do australiano Mark Webber, da Jaguar, e do francês Olivier Panis, da Toyota.

O brasileiro Cristiano da Matta, da Toyota, abandonou a corrida a cinco voltas do fim. Já Antonio Pizzonia, da Jaguar, foi o décimo colocado.

Como chegou em sexto, Raikkonen somou apenas três pontos e chegou aos 51, caindo para a segunda posição. Alonso manteve a terceira colocação na temporada, com 34. Ralf pulou para quarto, com 33, seguido de Montoya e Barrichello, ambos com 31.

A nona etapa da competição será realizada daqui a duas semanas, no circuito de Nurburgring, na Alemanha, o GP da Europa.

Barrichello sai da disputa pela vitória no começo:

Logo na primeira volta, Barrichello estava na mesma quinta posição em que largou quando tocou na traseira de Alonso. O bico do carro do brasileiro empenou e ele teve de ir para os boxes, onde aproveitou para encher o tanque de gasolina. Montoya, que largou em segundo lugar, rodou sozinho e caiu para a quarta posição, mas continuou colado com os primeiros.

Até a primeira parada, o pole Ralf manteve a ponta. Porém, na 21ª passagem, Michael Schumacher atacou o irmão e assumiu a liderança. Depois do segundo pit stop, o irmão mais velho permaneceu na frente do caçula. Nas duas ocasiões, Alonso andou na frente algumas voltas pois foi o último do pelotão de frente a ir para os boxes.

Os dois carros da Williams tiveram problemas com os retrovisores. No carro de Ralf, o espelho esquerdo se soltou, enquanto no de Montoya saiu o do lado direito. Mesmo com o fato inusitado, o colombiano ganhou a posição de Alonso depois das paradas e pulou para terceiro.

Barrichello fez uma corrida de recuperação depois que teve de parar no começo. Chegou a estar em 18º, mas foi ganhando posições. Raikkonen também precisou ir uma vez a mais para os boxes, pois seu pneu traseiro direito acabou estourando na 34ª volta.

No fim, os quatro da frente seguiram perfilados, mas para a alegria da grande torcida da Ferrari presente ao circuito, Schumacher não foi ameaçado.

Curso de telemarketing começa hoje

0

16/06/2003 08h02 – Atualizado em 16/06/2003 08h02

Começa hoje e vai até a 28 de junho, Curso de Telemarketing Avançado, que será ministrado pela professora Rosinei Rezende. O curso aberto à população vai abordar Telemarketing, Televendas e Pós-Vendas. A promoção é do Lar das crianças com Aids. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3029-0197. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 e o recurso arrecadado será para manutenção da entidade.

Israel negocia com palestinos retirada da Faixa de Gaza

0

16/06/2003 08h01 – Atualizado em 16/06/2003 08h01

Israelenses e palestinos se aproximaram de um acordo de segurança que permitiria uma retirada militar de Israel do norte da faixa de Gaza e da cidade de Belém, na Cisjordânia.

Representantes das duas partes do conflito se reuniram na noite deste domingo para negociar a implementação da rota da paz, novo plano para pôr fim à violência no Oriente Médio.

Em troca da retirada, o governo do primeiro-ministro Ariel Sharon exige que o premiê palestino, Mahmoud Abbas, impeça que militantes de grupos como Hamas e Jihad Islâmico façam mais atentados.

O diálogo já vinha avançando após uma reunião, no sábado, entre o general Amos Gilad – coordenador de atividades de Israel em território palestino – e o chefe dos serviços de segurança da Autoridade Nacional Palestina, Mohammed Dahlan.

Egito:

O Egito tenta ajudar a frear o conflito enviando uma delegação aos territórios palestinos. Os enviados egípcios negociam com o Hamas um acordo de cessar-fogo.

Integrantes do Hamas continuam contrários ao plano de paz, mas prometeram estudar as idéias que lhes foram apresentadas pelo Egito.

Os Estados Unidos também continuam empenhados em acalmar os ânimos na região. O enviado americano ao Oriente Médio, John Wolf, se reuniu no domingo com assessores de Sharon. E deve encontrar o primeiro-ministro de Israel nesta segunda-feira.

A missão de Wolf ganhou mais força quando o secretário de Estado americano, Colin Powell, declarou que os “Estados Unidos não hesitarão” na implementação do mais novo plano de paz para a região.

Ele exigiu que os dois lados parem de responder violência com mais violência para que os ataques não minem as negociações.

São Paulo derrota Corinthians no Morumbi

0

16/06/2003 07h58 – Atualizado em 16/06/2003 07h58

O São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 1 de virada neste domingo, no Morumbi, na rodada dos clássicos estaduais no Campeonato Brasileiro. Anderson abriu o placar, mas Fábio Simplício e Jean marcaram para o tricolor, que agora soma 22 pontos, subindo para a quinta posição na tabela. O Timão se manteve com 19, agora em oitavo lugar.

O detalhe é que tanto Jean quanto Fábio Simplício são torcedores são-paulinos declarados. Os dois foram revelados pela equipe e em suas entrevistas costumam sempre frisar o amor que têm pelo clube.

As duas equipes jogaram desfalcadas de seus principais jogadores. Ao todo, três atletas do Timão (Fábio Luciano, Kléber e Gil) e dois do tricolor (Ricardinho e Luís Fabiano) estão na seleção brasileira, que a partir de quinta-feira disputa a Copa das Confederações.

O São Paulo volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Goiás no Morumbi. O Corinthians joga no dia seguinte, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.

Corinthians começa na frente mas cede virada:

Os corintianos abriram o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Lucas recebeu na área, bateu forte e obrigou Roger a se esticar todo para fazer a defesa e jogar para fora. Rogério cobrou o escanteio e Anderson cabeceou no canto direito.

O empate do tricolor veio aos 36. Fabiano chutou de fora da área, Doni espalmou e Fábio Simplício completou de cabeça. Aos 43, o time poderia ter virado o placar, mas Doni fez ótima defesa em chute de Leonardo no canto esquerdo.

Aos 13 da etapa final, o São Paulo fez o segundo. Fábio Simplício bateu escanteio e Jean concluiu de cabeça. Bastante criticado pela torcida, o zagueiro comemorou dando um beijo no escudo do clube ao lado do gramado do Morumbi.

Dois minutos depois, o Corinthians ficou com um jogador a menos. Rico tentou o drible no lado esquerdo do ataque e foi derrubado com violência por Anderson, que recebeu cartão vermelho.

Para recompor a zaga, Geninho tirou Leandro Amaral e colocou Marquinhos. Com isso, o alvinegro perdeu poder ofensivo. Aos 45, teve a última chance, mas Roger fez bela defesa em chute de Renato. Nos descontos, Fabio Simplício poderia ter feito mais um ao chutar em cima de Doni.

Encontro de Conselhos de Assistencia Social começa hoje

0

16/06/2003 07h56 – Atualizado em 16/06/2003 07h56

O “I Encontro Regional da Região Centro-Oeste dos Conselhos Estaduais e Distrital de Assistência Social” começa hoje em Campo Grande. O evento será hoje e amanhã no Sesc Almirante Barroso, na rua Almirante Barroso nº 52 bairro Amambaí.

O encontro comemora os 10 anos da Lei Orgânica de Assistência Social e tem como objetivo analisar a agenda nacional de avaliação e mobilização da política de assistência social. O evento é organizado pelo Conselho Regional de Assistência Social.

Para maiores informações os interessados devem entrar em contato pelo telefone (67) 324-0515.

Servidores realizam ato contra reforma em frente ao TJ

0

16/06/2003 07h49 – Atualizado em 16/06/2003 07h49

Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul realizam nesta segunda-feira ato que integra as atividades do Dia Nacional de Mobilização Contra a Reforma da Previdência. Cerca de 400 pessoas devem participar da ação, incluindo representantes do Ministério Público, Procuradoria do Estado e juizes do trabalho.

O ato começa às 9h, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça, no Parque dos Poderes. Os servidores questionam principalmente a taxação de inativos e a definição de teto nacional e subtetos salariais nos Estados.

Audiência pública discutirá gás boliviano

0

16/06/2003 07h45 – Atualizado em 16/06/2003 07h45

“A Perspectiva do Gás Boliviano no Desenvolvimento de MS” é o tema da audiência pública que será realizada hoje em Corumbá. A proposta é do deputado Paulo Corrêa (PL).

Será debatido o Canal do Tamengo, acesso à Bolívia, já que o governador Zeca do PT afirmou que o governo brasileiro se responsabiliza pela limpeza do local caso a Bolívia decida baixar o preço do gás natural.

A audiência começa às 9h no auditório da UFMS de Corumbá e dura todo o dia. Foram convidadas lideranças brasileiras e bolivianas, dentre eles o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra do meio ambiente, Marina Silva, a ministra de minas e energia, Dilma Vana Rousseff, o ministro dos transportes, Anderson Adauto Pereira, o governador de MS, Zeca do PT, o presidente da república da Bolívia, Gonzalo Sanches de Lozada, o ministro de minas e energia da Bolívia, Jorge Brindoague Alcozer, o ministro de serviços e obras públicas, Carlos Morales Landivar, o vice-ministro de recursos naturais e florestais Ovídio Roca Ávila, representantes de empresas de petróleo, energia, recursos minerais, órgãos do meio ambiente e de transporte, órgãos envolvidos com o gasoduto, senadores, deputados federais, estaduais e vereadores de Mato Grosso do Sul.

População compareceu em massa ao desfile de aniversário da cidade

0

15/06/2003 19h01 – Atualizado em 15/06/2003 19h01

Mais de 20 mil pessoas, segundo estimou a Polícia Militar, compareceram à avenida Antônio Trajano, no centro de Três Lagoas, para assistirem ao desfile, em comemoração aos festejos de aniversário da cidade, na manhã deste domingo.

Escolas da rede municipal de ensino e algumas escolas estaduais se apresentaram, destacando a história da cidade e sua perspectiva de desenvolvimento. Neste ano, a novidade no desfile foi a apresentação de algumas das principais indústrias da cidade, como Mabel, Nellitex Sul, Formulários Rímoli e Multi Brasil.

O desfile foi aberto pelo Exército Brasileiro, sendo seguido pelas viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.

Na segunda parte do desfile, iniciado por volta das 8 horas e encerrado perto do meio dia, apresentaram-se 14 bandas e fanfarras das escolas municipais e estaduais. Entre elas, fazendo parte do programa de intercâmbio cultural, esteve presente a fanfarra da cidade de Aparecida de Goiânia (GO).

No palanque das autoridades, além do prefeito Issam Fares e da maioria de seus assessores, compareceram e acompanharam a solenidade as seguintes pessoas: deputados estaduais Akira Otsubo, Simone Tebet e Sérgio de Assis; presidente da Câmara Municipal, Valdomiro Aguirre, acompanhado dos vereadores Luiz Akira, Gilmar Garcia Tosta e Amilton Aparecido da Silva.

Aberta oficialmente a 26ª Expotrês na presença de autoridades

0

15/06/2003 18h55 – Atualizado em 15/06/2003 18h55

O presidente do Sindicato Rural, médico e pecuarista, Domingos Martins de Souza, abriu oficialmente, no final da deste domingo, a 26ª Exposição Agropecuária de Três Lagoas (Expotrês).

O evento contou com a presença do prefeito Issam Fares, dos deputados estaduais Jersom Domingos (PTB) e Semy Ferraz (PT), e do secretário geral da Famasul, Ademar Silva Júnior.

O deputado Semy, em seu pronunciamento, destacou a importância da Expotrês, enaltecendo a importância dos agro-negócios, como responsáveis por aquilo que ele denominou a grande virada que o Brasil está dando.

Por sua vez, o deputado Jersom prometeu movimentar os deputados na Assembléia Legislativa para que os parques de Exposições, como a Expotrês tenham apoio do Poder Executivo. “Os Poderem têm que ser solidários com as iniciativas dos Parques de Exposições”, disse o deputado.

Em nome do Sindicato Rural, seu presidente agradeceu a presença de todas as autoridades. Segundo ele, há a necessidade que todos trabalhemos em conjunto para o desenvolvimento da cidade e da região.

O Prefeito destacou a importância da Expotrês, que deixou de ser apenas uma festa do produtor para transformar-se em uma verdadeira festa popular de Três Lagoas.

Mais de 20 mil pessoas assistem o show da Esquadrilha da Fumaça

0

15/06/2003 13h52 – Atualizado em 15/06/2003 13h52

Um público estimado, segundo os organizadores de mais de 20 mil pessoas estiveram ontem ao redor da Lagoa Maior para assistir as manobras super radicais dos oficias da aeronáutica integrantes da Esquadrilha da Fumaça. A apresentação durou cerca de uma hora a atraiu a atenção do público, visto que é a primeira vez que acontece um evento desta magnitude na cidade. Todos foram unânimes em elogiar o prefeito Issam Fares que conseguiu viabilizar a apresentação da Esquadrilha de Fumaça. Segundo Issam, a apresentação é um presente para a cidade de Três Lagoas, que está em festa comemorando 88 anos de emancipação político-administrativa, e foi também uma forma de retribuir a altura o apoio que a comunidade tem me dado. A equipe do Perfil News esteve presente registrando todos os lances que você pode conferir agora…

Mais de 10 mil prestigia a Expotrês

0

15/06/2003 13h38 – Atualizado em 15/06/2003 13h38

Segundo estimativa dos organizadores da 26ª Expotrês – Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas, no primeiro dia de feira, mais de 10 mil pessoas passaram pela catraca do Sindicato Rural. O grupo sensação do momento KLB contagiou a platéia formada na maioria de belas adolescentes que gritavam sem parar os nomes dos cantores. O estande mais concorrido da feira foi do Grupo Endo, de Dourados que trouxe para a expor o Honda FIT, além das camionetas Mitsubishi, Pajero Full e o Honda Civic.

AGITOS

O irreverente colunista social Dinho montou uma boate(Boate Zoom) no recinto, que logo depois de show do KLB, foi tomada pelos adolescentes. O DJ, Alex de Votuporanga, SP, foi especialmente contratado para animar a noitada que acabou, segundo Dinho por volta das 6 horas da manhã de hoje. A equipe do Perfil News esteve presente e registrou todos os lances que você confere agora…

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.