19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14062

União usará terras de devedores para reforma agrária

0

10/06/2003 11h18 – Atualizado em 10/06/2003 11h18

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, disse que as terras de devedores da União serão utilizadas para a reforma agrária. Ele anunciou há pouco, em Campo Grande, três frentes para a definição de áreas para desapropriação.

Imóveis públicos e outros a serem desapropriadas dentro dos trâmites normais são as outras duas opções para o Ministério obter áreas. Conforme o ministro, serão aproveitados os 700 mil cadastros de sem-terra feitos em agências dos Correios. Em Mato Grosso do Sul há 42 mil famílias cadastradas.

Conforme o Fórum da Terra 17 mil famílias em Mato Grosso do Sul estão acampadas, cerca de 5 mil delas estariam passando fome.

O ministro participa do Seminário Estadual para Participação Social na Discussão do Plano Plurianual (PPA 2004-2007), na sede da Conferência Nacional dos Bistos do Brasil (CNBB). No fim da manhã ele segue para Dourados.

Grupo tem prazo para apresentar relatório sobre tratamento do lixo

0

10/06/2003 11h15 – Atualizado em 10/06/2003 11h15

O Grupo de Trabalho, criado em 1999, e reativado ontem tem prazo de 60 dias para apresentar o relatório final apontando a melhor tecnolgia para a destinação final do lixo em Campo Grande. Ontem durante a reunião realizada no Novotel o prefeito André Puccinelli convidou todas as entidades organizadas da sociedade civil a participarem das reuniões do Grupo, que receberá assessoria dos maiores especialistas sobre este assunto, contratados pela Prefeitura.

O Secretário de Governo do Município, Carlos Henrique dos Santos Pereira irá coordenar os trabalhos e deve divulgar hoje o calendário de reuniões do Grupo.

As principais tecnologias que serão analisadas pelo Grupo de Trabalho são o Gás Lixo (produção de metano através de aterro sanitário); Sistema BEM (geração de energia com bio-massa); sistema DRANCO (aceleração da produção de metano com geração energia) e Incineração do Lixo com geração de energia elétrica.

Cinco pessoas prestam depoimento sobre morte de jornalista

0

10/06/2003 11h11 – Atualizado em 10/06/2003 11h11

Cinco testemunhas foram ouvidas até agora na Delegacia Especializada de Homicídios, em Campo Grande, na investigação que apura a morte do sócio do jornal semanário Boca do Povo, Edgar Ribeiro Pereira de Oliveira, de 43 anos.

Policiais da delegacia informaram que prestaram depoimento duas secretárias do jornal, entre elas Ana Aparecida Sanches, 21 anos, que estava com Edgar no momento do crime. Foram ouvidos ainda a mãe de Ana e mais dois funcionários do jornal.

Duas equipes da delegacia estão realizando diligências para apurar o caso. A polícia não soube informar se o sócio do jornal vinha recebendo ameaças de morte.

Agora pela manhã, peritos do Instituto de Criminalística fizeram nova perícia no carro de Edgar, uma Blazer verde. O veículo foi levado para o local do crime, em frente à casa da secretária, na rua Dolor de Andrade, no bairro Coronel Antonino.

Edgar foi assassinato com 8 tiros. O corpo dele está sendo velado no cemitério Parque das Primaveras e será enterrado às 13 horas.

IPC: custo de vida ficou 0,95% mais caro em maio em MS

0

10/06/2003 11h09 – Atualizado em 10/06/2003 11h09

O custo de vida, em maio, ficou 0,95% mais caro para quem vive em Mato Grosso do Sul. É o que aponta o relatório do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), divulgado há pouco.

Os gastos com habitação lideraram a alta de preços e protagonizaram aumento real de 1,19%. A segunda maior alta veio dos supermercados: o preço dos alimentos ficaram mais salgados para o consumidor. Em média, o aumento foi de 1,44%.

Este é o primeiro IPC já calculado dentro da nova metodologia que abrange os gastos de pessoas que têm rendimentos entre um e 40 salários mínimos por mês.

O índice é calculado mensalmente. São monitorados semanalmente os preços de 4585 produtos e serviços utilizados pela população. Depois, eles são sistematizados em sete grupos distintos: habitação, alimentação, transporte, despesas pessoais, saúde, vestuário e educação.

O IPC é calculado através de uma parceria entre a Seplanct (Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia), Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) e a Unaes (União da Associação Educacional Sul-mato-grossense).

Preço do milho já sofre queda em MS

0

10/06/2003 11h04 – Atualizado em 10/06/2003 11h04

A safrinha de inverno já esta sendo chamada de “safrona”. A cultura do milho superou toda expectativa, tanto de área plantada como de produtividade. A safra recorde começa a preocupar os produtores por causa da falta de locais para armazenamento.

O vice-presidente da Famasul e presidente da Comissão de Agricultura da entidade, Ari Basso, lembrou que é importante informar sobre o excesso de milho no Estado.

Conforme os dados da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso do Sul, a saca do milho já está valendo R$ 15,00, quando no ano passado chegou a R$ 20,00 a saca. Em 2001, o excesso de produção fez com que o milho chegasse a custar até R$ 7,00, muitos deixaram de plantar no ano passado, gerando uma falta do produto e o aumento da saca, aumentando o custo de produção dos suinocultores e avicultores.

Milho 2ª safra:

Na safrinha de 2002 a área plantada foi de pouco mais de 365 mil hectares e o resultado foi a colheita de 739 mil toneladas, dando um rendimento de 2.307 mil quilos por hectare. Já na primeira safra deste ano foram colhidas 670 mil toneladas para uma área de 119 mil hectares.

Para o assessor de agricultura da Famasul, Andersom Cesconetto, muitos fatores contribuíram para aumento do interesse pelo produtor na cultura do milho, entre eles a falta de sementes de trigo e aveia branca. “Mas o principal atrativo mesmo é devido ao preço de aquisição da semente de milho e o preço de mercado”, destacou Cesconetto.

Polícia dá prioridade em investigação de sócio de Jornal

0

10/06/2003 10h57 – Atualizado em 10/06/2003 10h57

A assessoria de imprensa da DGPC (Diretoria Geral de Polícia Civil) informou que o assassinato do sócio do jornal Boca do Povo, ocorrido no final da tarde de ontem, está tendo prioridade nas investigações.

Hoje de manhã, os agentes do instituto de criminalística fizeram uma nova perícia no local do crime, na rua Dolor de Andrade, Vila Esplanada. De acordo com a DGPC, o caso já está em poder da Delegacia Especializada em Homicídios, que pretende levantar todas as provas possíveis sobre o crime. Serão levados em conta os últimos contatos pessoais da vítima, as matérias mais recentes publicadas em seu semanário, entre outras possibilidades.

A assessoria da Polícia Civil, disse que órgão somente vai se pronunciar quando tiver provas concretas sobre o caso.

Sai amanhã edital para construção de presídio federal em MS

0

10/06/2003 10h54 – Atualizado em 10/06/2003 10h54

O edital de licitação para a construção da primeira penitenciária federal de segurança máxima do País, em Campo Grande (MS), será publicado amanhã (11) no Diário Oficial da União, conforme anúncio do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Essa será a primeira de um total de cinco penitenciárias federais a serem construídas no País, cada uma com capacidade para 200 presos, o que segundo o ministro é suficiente para atender a lei de execução penal.

Nesta manhã, Thomaz Bastos participou da abertura do seminário sobre defensores de direitos humanos, que se realiza até as 18h, na Câmara dos Deputados. Ele reiterou seu posicionamento contrário à chamada “legislação de pânico”, decorrente da escalada de violência: “Se a legislação penal deve sofrer alguma alteração, essas alterações não devem ser ao impacto de acontecimentos que acabam por retirar a calma e a racionalidade que a mudança legislativa deve ter”, afirmou o ministro.

As conclusões do seminário, acrescentou, poderão ser transformadas em medidas práticas de proteção à integridade das pessoas que atuam na defesa dos direitos humanos.

Fonte: Agência Brasil

Treinadores de Fla e Cruzeiro em guerra

0

10/06/2003 10h50 – Atualizado em 10/06/2003 10h50

RIO E BELO HORIZONTE – Flamengo e Cruzeiro fazem na quarta-feira o segundo e decisivo jogo da Copa do Brasil, no Mineirão, mas os dois treinadores já estão em guerra antecipadamente. Tudo por causa da pressão feita por Vanderlei Luxemburgo sobre o árbitro Carlos Eugênio Simon após o empate em 1 a 1, domingo passado, no Maracanã. Nelsinho Baptista não gostou da atitude do rival e na segunda-feira os dois trocaram farpas após os treinos na Gávea e na Toca da Raposa II.

  • O Simon teve uma atuação muito boa tanto no tempo quanto nos cartões amarelos aplicados. Ele (Vanderlei) gosta de chamar a atenção para tentar transferir as responsabilidades. Acho que essa é a sua característica – disparou Nelsinho Baptista.

Em Belo Horizonte, irritado com o desabafo do técnico rubro-negro, Vanderlei não perdeu a chance de alfinetar o rival. Para ele, Nelsinho não teria o direito de questionar sua atitude porque em nenhum momento quis atingir o Flamengo ou seus jogadores:

  • Em momento algum falei dos jogadores do Flamengo ou de seu treinador. Até porque não tenho esse direito. Não sei porque o Nelsinho está falando isso. No tenho nada que falar do Flamengo. Em momento nenhum falei o nome dele e gostaria que não falassem o meu – retrucou Vanderlei, que na final não contará com a zaga titular, Edu Dracena e Tiago, suspensos por cartão.

Nelsinho afirmara que as queixas e a corrida de Vanderlei em direção a Simon ao fim do jogo seriam uma forma de pressionar também o juiz da partida em Belo Horizonte. Na segunda-feira, o paulista Paulo César de Oliveira foi sorteado pela CBF para apitar a decisão.

  • Não perdi a paciência. Apenas disse o que estava sentindo naquele momento. Tive uma reação espontânea e mantenho a convicção no que falei. Não quero criar polêmica – comentou Nelsinho.

O técnico do Cruzeiro, no entanto, negou que esteja querendo ganhar a Copa do Brasil “no grito”, como Nelsinho dissera.

  • Não quero ganhar no grito. Muito pelo contrário. Eu quero que o futebol ganhe. Que ganhe quem for melhor dentro de campo sem a interferência do árbitro. O Cruzeiro foi prejudicado naquela falta no Alex que o Simon não deu e saiu o gol do Flamengo – rebateu Vanderlei.

Edílson desdenha da pressão em Minas:

Sempre com a língua afiada, Edílson, que causou polêmica antes do primeiro jogo ao dizer que o Cruzeiro ia tremer, desdenhou da pressão que virá no Mineirão.

  • A torcida do Cruzeiro não é tão participativa como a do Flamengo – disparou o atacante.

Fundect avalia projetos de pesquisa na área do algodão

0

10/06/2003 10h36 – Atualizado em 10/06/2003 10h36

Nove projetos de pesquisa científica para melhorar a qualidade e a produtividade do algodão produzido em Mato Grosso do Sul passarão por uma avaliação hoje.

A reunião técnica é realizada na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, e vai envolver o diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), Rafael Geraldo de Oliveira Alves, e pesquisadores da área de cotonicultura.

Os projetos já estão em andamento e, juntos, são responsáveis por um desembolso de R$ 230 mil em recursos estaduais.

Laboratório de Fronteira realiza exames em Ponta Porã

0

10/06/2003 10h33 – Atualizado em 10/06/2003 10h33

O Laboratório de Fronteira já está funcionando em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. O laboratório é instalado ao lado do Hospital Regional “Dr. José de Simone Neto” e estará oferecendo exames aos pacientes portadores de HIV e carga viral Cd4. Os pacientes antes precisavam se locomover até Campo Grande para receber atendimento.

O mesmo laboratório está preparado para fazer exames de leishmaniose canina. Segundo secretário municipal de Saúde, Morikatsu Saruwatari, informou que foi realizado curso de capacitação para profissionais auxiliar de consultório dentário.

Deputados discutem melhorias para trabalhadores do lixão

0

10/06/2003 10h32 – Atualizado em 10/06/2003 10h32

As condições de trabalho dos catadores que atuam no lixão de Campo Grande, na saída para Sidrolândia, serão discutidas nesta terça-feira, às 16h, em reunião da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Pedro Teruel (PT).

O deputado fez uma visita ao aterro sanitário municipal no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), quando fez um levantamento das condições de trabalho dos catadores, e propõe melhorias com a implantação da lei 3042 de 09/05/1994, que dispõe sobre a coleta seletiva, reciclagem e destino final do lixo.

Serão tratados ainda na reunião desta tarde, que será realizada no Plenarinho da Assembléia Legislativa, os resultados da reunião entre Teruel, o deputado Nelsinho Trad e o secretário Paulo Duarte sobre a situação do Hospital Regional, as reformas Previdenciária e Tributária e a criação da Frente Parlamentar Sul-mato-grossense em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que aguarda apenas a confirmação de adesão dos deputados e planejamento.

Serão ainda apreciados projetos remetidos à Comissão e em trâmite na Assembléia Legislativa. Foram convocados para a reunião os membros titulares da Comissão: Nelsinho Trad, Sérgio Assis, Raul Freixes e Onevan de Matos e os suplentes: Ary Artusi, Akira, Flávio Kayat, Pastor Barbosa e Pedro Kemp; além de todos os outros parlamentares.

Saca de soja cotada a R$ 34,00 no mercado interno

0

10/06/2003 10h28 – Atualizado em 10/06/2003 10h28

A saca de soja no mercado interno está cotada hoje a R$ 34,00, livre de Funrural e Fundersul, em Sidrolândia, e R$ 33,50, nas mesmas condições, em São Gabriel do Oeste. Os dados são da Granos Corretora de Cereais, em Campo Grande.

Audiência pública, em Corumbá, discute gás boliviano

0

10/06/2003 10h26 – Atualizado em 10/06/2003 10h26

A redução do preço do gás boliviana, pago em Mato Grosso do Sul, será debatida, novamente, em audiência pública na segunda-feira, dia 16, em Corumbá. O tema do encontro “A Perspectiva do Gás Boliviano no Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, é proposta do deputado estadual Paulo Corrêa (PL).

Segundo ele, “é necessário que os ministérios do Brasil e da Bolívia discutam a possibilidade de redução do preço do gás, para que Mato Grosso do Sul não deixe de ser atrativo aos investimentos industriais”.

O canal do Tamengo, acesso à Bolívia pelo Rio Paraguai, é outro assunto da audiência. O governo brasileiro esta disposto a abrir o canal desde que a Bolívia concorde em reduzir o preço do gás natural para o Estado. A audiência começa às 9hs no auditório da UFMS (Universidade Federal) de Corumbá e são esperados autoridades brasileiras e bolivianos do setor.

EUA e Coréia do Sul minimizam planos nucleares norte-coreanos

0

10/06/2003 10h23 – Atualizado em 10/06/2003 10h23

Os Estados Unidos e a Coréia do Sul minimizaram o anúncio de que a Coréia do Norte vai aumentar o seu orçamento para o programa nuclear, apesar de cortar as despesas com as tropas convencionais.

O secretário de Estado americano, Colin Powell, disse que a estratégia dos Estados Unidos para a região não será afetada pelo anúncio norte-coreano e que a admissão de Pyongyang sobre o seu programa nuclear não aumenta as probabilidades de conflito.

Já a Coréia do Sul disse que a política de Seul – que considera o arsenal nuclear norte-coreano inaceitável, mas continua buscando uma solução diplomática para a crise – vai permanecer a mesma.

Representantes dos governos sul-coreano, americano e japonês vão se reunir no Havaí, na quinta-feira, para debater como o impasse pode ser resolvido.

Desarmamento:

A primeira reação dos americanos ao anúncio norte-coreano foi a exigência de que o país comece “completa e imediatamente” a desmontar seu programa de armas nucleares.

O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, respondeu à primeira admissão pública do país asiático de que está pronto para avançar em seu programa nuclear para conter o que chamou de “política americana hostil”.

Em uma nota publicada pela agência oficial KCNA, o governo da Coréia do Norte disse que pode dar prosseguimento ao programa para reduzir o tamanho de seu Exército convencional e, então, ter mais dinheiro para alimentar sua população.

Fleischer rejeitou a lógica norte-coreana, afirmando que “a melhor maneira de alimentar e proteger o povo” é suspender o programa nuclear.

Ameaça:

“A grande ameaça à segurança do povo da Coréia do Norte vem do governo do país que faz seu povo passar fome”, disse o porta-voz.

Agências internacionais de inteligência acreditam que a Coréia do Norte teve um programa de armas nucleares por muitos anos e que podem ter sobrado algumas bombas nucleares.

A nota divulgada nesta segunda-feira foi o mais próximo que as autoridades norte-coreanas chegaram de revelar a existência do programa e o passo é visto, por analistas, como parte da tentativa de conseguir concessões econômicas e diplomáticas dos Estados Unidos.

A administração da Coréia do Norte já fez a ameaça antes em conversas privadas com autoridades americanas.

Os americanos tentam construir uma coalizão de poderes regionais para ajudar a minar a ambição nuclear da Coréia do Norte.

A questão dominou as conversas do fim de semana entre Japão e Coréia do Sul. Os dois países concordaram sobre a necessidade de conversas multilaterais para procurar uma solução pacífica.

A Coréia do Norte insiste numa negociação bilateral com os Estados Unidos.

Ministério do Meio Ambiente organiza comissão em MS

0

10/06/2003 10h20 – Atualizado em 10/06/2003 10h20

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza hoje, em Campo Grande, mobilização para organização da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e constituição da comissão organizadora no Estado. O MMA vai apresentar a proposta com detalhes para dar apoio à realização das conferências nas escolas e esclarecer dúvidas. O evento é realizado durante todo o dia na Academia de Polícia Civil, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A equipe técnica do Ministério, composta por Georgina Fagundes e Magnólia Barros, fez diversas reuniões com entidades governamentais, não-governamentais e lideranças de comunidades, meio ambiente e educação em Campo Grande. A intenção foi mobilizar e sensibilizar algumas lideranças e órgãos dos governos de MS para participação efetiva no processo de realização das Conferências Infanto-Juvenis. “O que a gente espera é que cidadãs e cidadãos assumam a responsabilidade de ajudar neste processo de discussão pública e concretizem com paixão a realização de conferências infanto-juvenis em suas escolas”, argumenta a técnica do MMA, Magnólia Barros.

Cada uma das escolas presentes em Mato Grosso do Sul será incentivada e orientada a participar organizando sua conferência para coletar e enviar contribuições de jovens de 5ª a 8ª séries para a Conferência Infanto-juvenil em Brasília.

Cartilhas de orientação para realização das conferências estarão chegando às escolas de MS a partir de 1 de agosto de 2003. Antes, as instituições de ensino receberão convite enviado pelas secretarias municipais e estadual de Educação.

Acusado de mandar matar Dorcelina alega inocência

0

10/06/2003 10h17 – Atualizado em 10/06/2003 10h17

Acusado de ser o mandante do assassinato da prefeita de Mundo Novo, Dorcelina Folador, ocorrido em 1999, o ex-secretário municipal Jusmar de Oliveira alegou inocência esta manhã durante o júri a que está sendo submetido. Ele se declarou ter ficado “surpreso” ao saber do assassinato da prefeita. O julgamento de Jusmar é o último do caso Dorcelina.

A segurança foi reforçada no plenário da Primeira Vara do Tribunal do Júri, que está lotada. Uma sala ao lado, onde está instalado um telão, também está lotada. Integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e do PT (Partido dos Trabalhadores), ao qual Dorcelina pertencia, estão no local. Antes do início do júri, eles distribuíram sementes às pessoas, em lembrança à memória de Dorcelina. Não há previsão de quanto tempo deve durar o júri.

Menor de 14 anos pega carro da mãe e bate em árvore

0

10/06/2003 10h15 – Atualizado em 10/06/2003 10h15

A Polícia Rodoviária Federal atendeu por volta das 09 horas de ontem, um acidente na BR-267, km 493, próximo a cidade de Jardim, quando um carro tipo Fiat/Pálio de placa HRR-1402 de Nioaque, chocou-se contra uma árvore, após ter saído da pista.

Os policiais acabaram por socorrer o menor A.B.V.S. de apenas 14 anos que estava dirigindo o carro. O garoto foi socorrido pelos policiais e apenas com ferimentos leves, disse, que pegou o carro sem conhecimento de sua mãe.

O carro foi recolhido para o pátio da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.

Ambulantes terão prazo de 15 dias para deixar rodoviária

0

10/06/2003 10h13 – Atualizado em 10/06/2003 10h13

Os ambulantes que comercializam produtos no interior da Estação Rodoviária de Campo Grande terão prazo de 15 dias para se adequar à medida da administração do local e deixar de comercializar produtos dentro da rodoviária. A informação é do administrador da estação, Anderson Marcelo Pimenta.

De acordo com ele, a situação no local é tranqüila e os ambulantes não promoveram resistência à medida.

Pimenta contou que os ambulantes estão conscientes e que devem deixar o local nos próximos dias. Segundo o administrador, a partir de hoje estão sendo proibidos de permanecer no interior da rodoviária os agenciadores de viagens e proprietários de vans em busca de passageiros.

Gabiatti vai pedir licença da Câmara

0

10/06/2003 10h09 – Atualizado em 10/06/2003 10h09

O vereador Nelso Gabiatti (PFL) vai pedir licença da Câmara até a semana que vem. Ele afirmou ontem que vai se licenciar do mandato para realizar tratamento médico em Campo Grande.

“Há muito tempo tenho problema de coluna e chegou a hora de fazer o tratamento”, disse o vereador, ontem ao Diário MS. A vaga de Gabiatti será ocupada pelo primeiro suplente do PSB, o empresário Laudir Munaretto.

Ele disse que não sabe ainda a data em que apresentará o pedido de licença à Mesa Diretora. “Acho que o pedido de licença será feito até a semana que vem. Vai depender do médico”, afirmou. Gabiatti não soube informar também por quanto tempo ficará afastado da Câmara.

Zé Ramalho e Toquinho se apresentam em Festival

0

10/06/2003 09h58 – Atualizado em 10/06/2003 09h58

Além da diversificada programação cultural, com apresentações de Zé Ramalho e Toquinho, o 4º Festival de Inverno de Bonito discutirá em seminário a “Água Doce e o Futuro do Planeta”, que é tema do evento.

A programação completa será divulgada no lançamento do festival, às 20h desta terça-feira, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Entre as novidades deste ano está a realização da 1ª Mostra Nacional de Vídeo Ecológico.

De acordo com o coordenador do evento, Nilson Rodrigues, além de produções locais, trabalhos vindos de outros Estados foram inscritos.

Durante a semana do festival, de 12 a 19 de julho, os vídeos selecionados serão exibidos e os vencedores, premiados com R$ 2 mil e pacotes turísticos com acompanhante, em Bonito. A fita deverá compor o acervo do evento.

A idéia este ano é unir a estética audiovisual à questão do meio ambiente com maior envolvimento da população local, além de estimular a produção de material audiovisual que possibilite novas intervenções do homem no meio ambiente. Na programação cultural, shows, teatro, artes plásticas, cinema, fotografia, palestras sobre turismo e meio ambiente, e ainda oficinas e workshops.

De acordo com os organizadores, mais 100 mil pessoas participaram do evento nas 3 edições anteriores.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.