11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14072

UFMS instala estação que detecta tremores de terra

0

05/06/2003 08h44 – Atualizado em 05/06/2003 08h44

Com capacidade de detectar tremores de terra ocorridos no Brasil e até em territórios andinos e o australiano, a UFMS acaba de implantar no município de Aquidauana a primeira estação sismológica de Mato Grosso do Sul. A estação foi construída através de um projeto do professor Paulino Coelho, intitulado “Monitoramento sísmico da região de Aquidauana”.

Inserida na malha internacional de sensores, a estação foi batizada de AQDB e é a última de um total de dez estações que irão monitorar o território brasileiro por dois anos. Segundo o pesquisador , o projeto se insere no subprojeto Tomografia de ondas de superfície (BLSP02 – Brazilian Lithospheric Seismic Project 2002) sob coordenação dos professores Marcelo Assumpção (IAG-USP) e Suzan van der Lee (Eidgenoessische Technische Hochschule – Zurich – ETH-Z, Suiça).

A estação integra um grande projeto de pesquisa encomendado pela FINEP – Financiadora Nacional de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que irá fazer a caracterização geofísica da crosta e manto e evolução geodinâmica de áreas da Amazônia, como uma contribuição à exploração mineral da região.A instalação foi viabilizada com a participação dos pesquisadores do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e com o apoio do Batalhão de Engenharia de Combate do Comando Militar do Oeste,

sob a coordenação do Ten. Cel. Rubens Alberto, que cedeu lugar e recursos humanos necessários à construção da estação.

Situada no campo de instrução Sgt. Ribeiro Pires, a estação está equipada com um sismômetro STRECKEISEN STS-2, de última geração, banda larga, capaz de detectar desde um simples “ruído” sísmico local (tremores imperceptíveis ao ser humano), até terremotos como o ocorrido recentemente na Argélia. – Outros tremores, como aqueles verificados no Centro-Oeste, inclusive em Rondonópolis há algumas semanas, também serão detectados pela estação”, informa o professor.

TV Morena recebe prêmio por reportagens sobre o meio ambiente

0

05/06/2003 08h42 – Atualizado em 05/06/2003 08h42

A TV Morena será homenageada hoje na Câmara Municipal de Campo Grande. A emissora vai receber o prêmio “Ecologia e Ambientalismo” pela divulgação de reportagens com denúncias e ações em favor do meio ambiente. A emissora foi escolhida também pela exibição de programas como o Globo Ecologia. A sessão solene começa a partir das duas e meia da tarde.

Brasileiros que mataram irmãos no Paraguai depõem hoje

0

05/06/2003 08h41 – Atualizado em 05/06/2003 08h41

Irão prestar depoimento, hoje pela manhã à justiça paraguaia, os dois brasileiros acusados de ter matado os irmãos Paulo Akio, de 9 anos, e Wilson Sakurai, de 17 anos, após uma tentativa frustada de assalto em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã.

Os crimes foram no início da semana. Os dois acusados estão presos na penitenciária de Pedro Juan, mas devem ser transferidos para um presídio de segurança máxima na cidade de Emboscada, perto de Assunção.

Polícia Militar prende suspeito de roubar taxista

0

05/06/2003 08h40 – Atualizado em 05/06/2003 08h40

A Polícia Militar prendeu na madrugada de hoje em Campo Grande, por volta de 0 hora, Bruno Rodrigues Índio do Brasil, 19 anos, suspeito de roubar em abril deste ano um taxi. Segundo a PM, o suspeito estava em um clube, quando foi reconhecido pela vítima, Gabriel Cabreira da Silva, 24 anos, que ainda afirmou ter sido furtado em um celular e R$ 80,00 na ocasião.

Militar é atacado por cão no Estrela do Sul

0

05/06/2003 08h39 – Atualizado em 05/06/2003 08h39

O militar do exército Fred Marques Rodrigues, de 25 anos, foi atacado ontem à noite por um cão rotweiller na rua Mestre Valentim, no bairro Estrela do Sul, em Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros informou que o cão pertencia à casa vizinha e havia escapado. Rodrigues tentou conduzi-lo de volta mas foi atacado. Segundo os bombeiros, o militar teve braços e pernas mordidos e estava com intensa hemorragia. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Exército.

Confira os eventos para o Dia Mundial do Meio Ambiente

0

05/06/2003 08h34 – Atualizado em 05/06/2003 08h34

Doação de sangue, inauguração de obras e atividades educativas marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, em Campo Grande. As atividades começam pela manhã, às 8h, quando funcionários do Imap (Instituto Meio Ambiente – Pantanal) doam sangue no Hemosul. Pelo menos 50 pessoas devem participar da ação.

Simultaneamente, o prefeito André Puccinelli (PMDB) participa da inauguração da obra de recuperação da barragem de Captação do Lageado, que teve investimento de R$ 1 milhão da Águas Guariroba e levou um ano para ser concluída.

Logo depois, o prefeito lança o Consórcio da Bacia do Pardo juntamente com 12 prefeitos e assina o decreto de criação do Conselho Gestor do APA (Área de Proteção Ambienta) do Lageado, que será composto por 17 membros conselheiros titulares, representantes de organismos públicos, da sociedade civil e da população residente na área.

A partir das 10 horas, Puccinelli inaugura 108 unidades habitacionais construídas através do Projeto Sóter, destinadas ao reassentamento das famílias que moram em condição de risco às margens dos córregos Sóter e Pindaré.

Já na Polícia Militar Ambiental, que iniciou as comemorações na segunda-feira, as atividades educativas direcionadas a alunos da rede pública prosseguem com plantio de mudas, oficina de reciclagem de papel, pintura artística, palestras e apresentação de teatro.

Manchester oferece R$ 43 mi para ter Ronaldinho Gaúcho

0

05/06/2003 08h27 – Atualizado em 05/06/2003 08h27

O Manchester United, campeão inglês, está perto de fechar um acordo de 9 milhões de libras (cerca de R$ 43,2 milhões) para ter o atacante Ronaldinho Gaúcho, do Paris Saint-Germain.

Peter Kenyon, diretor do Manchester, esteve na França na quarta-feira para as últimas negociações com dirigentes do clube parisiense.

Ronaldinho, de 23 anos, está discutindo a mudança com sua família, mas há inforrmações de que ele já teria assinado um contrato provisório de cinco anos, no valor de 3,2 milhões de libras (cerca de R$ 15,36 milhões).

A chegada de Ronaldinho, que seria o primeiro brasileiro a jogar pelo Manchester United, deve selar a partida do meia David Beckham.

Barcelona:

Kenyon confirmou na terça-feira que está em negociações com o Barcelona para vender o passe do capitão da seleção inglesa por 30 milhões de libras (R$ 144 milhões).

O Manchester espera que o interesse do Barcelona por Beckham faça o rival Real Madrid iniciar uma guerra pelo passe do jogador inglês.

O técnico do Manchester, Alex Ferguson, atualmente de férias no sul da França, foi informado sobre as negociações e disse que gostaria de ver tudo resolvido rapidamente.

Diretores do Paris Saint-Germain dizem que está “99,9% certo que Ronaldinho vai para o Manchester”.

A compra do passe de Ronaldinho pode marcar o fim de uma busca que já dura um ano para Ferguson.

O técnico espera que o jogador brasileiro forneça o ingrediente que falta para o clube voltar a brilhar na Liga dos Campeões da Europa.

Além disso, a contratação também poderia aplacar as reclamações da torcida, que poderia ficar descontente com a saída do ídolo Beckham.

Jornada municipal discute hoje educação infantil

0

05/06/2003 08h21 – Atualizado em 05/06/2003 08h21

Temas como desenvolvimento da linguagem, afeto e limites, auto-estima e motivação pessoal, sexualidade infantil e os desafios do educador estarão em discussão hoje e amanhã, durante a 1ª Jornada Municipal de Educação Infantil “Criança Ativa”. A abertura oficial do evento, que é promovido pelas secretarias de Educação e de Assistência Social, será realizada no auditório da Semed (Secretaria Municipal de Educação), à rua Onocieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida, em Campo Grande.

O objetivo da jornada é promover o intercâmbio de informações entre os profissionais envolvidos com o atendimento de crianças entre zero e seis anos nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs), organizações não governamentais e ainda docentes de instituições de ensino superior. Os palestrantes convidados atuam nas áreas de educação, psicologia e fisioterapia.

BB distribui encarte neste Dia do Meio Ambiente

0

05/06/2003 08h15 – Atualizado em 05/06/2003 08h15

A agência do Banco do Brasil Jardim dos Estados, na Rua Maracaju, 1564, em Campo Grande, distribui nesta quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, o encarte “Nossa Terra Precisa de Cuidado”, que faz parte do programa Bioconsciência da Fundação Banco do Brasil. O encarte elaborado pela Fundação propõe um teste sobre a utilização dos recursos naturais e apresenta dicas para melhorar o ambiente.

O programa Bioconsciência sugere uma relação mais equilibrada entre o homem e o meio ambiente, desenvolvendo práticas de racionalização e reutilização dos recursos naturais.

PMR apreende contrabando de alho e cigarro na MS-162

0

05/06/2003 08h13 – Atualizado em 05/06/2003 08h13

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) apreendeu por volta das 20h30 da noite de ontem um contrabando de 780 quilos de alho e 433 pacotes de cigarros de diversas marcas contrabandeados do Paraguai, na rodovia MS-162, km 13, próximo ao distrido de Itahum em Dourados.

De acordo com a PMR, o contrabando estava em um ônibus fretado que levava sacoleiros do Paraguai com destino a Campo Grande. As mercadorias foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal de Dourados e os sacoleiros foram liberados.

Inscrições para o Vestibular de Inverno da UFMS terminam dia 11

0

05/06/2003 08h10 – Atualizado em 05/06/2003 08h10

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2003 da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) estão abertas até a próxima quarta-feira, dia 11 de junho.

Para este vestibular a UFMS disponibiliza 1.135 vagas distribuídas em 27 cursos na Capital e no interior do Estado. O valor da taxa de inscrição é de R$ 75 e deve ser pago nas agências da Caixa Econômica Federal.

As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de julho. Sendo que no dia 13 de julho a prova será realizada a prova de redação das 8hs às 10h15min e a prova de conhecimentos gerais das 14h às 18h15. No dia 14 de julho acontece a prova de conhecimentos específicos , no horário das 8h às 11h15min e das 14h às 17h15min.

As inscrições podem ser realizadas nos postos da Copeve (Comissão Permanente de Vestibular) em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Paranaíba, Três Lagoas, Coxim ou Corumbá. O candidato deverá ter em mãos requerimento de inscrição, ficha de inscrição e os seguintes documentos: original e fotocópias frente e verso (separadas) da carteira de identidade, uma fotografia 5 X 7 frontal e datada (deste ano ou de 2002), fotocópia do certificado de conclusão do Ensino Médio, além da fotocópia da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (2000, 2001 ou 2002 )

As inscrições também podem ser feitas pelo site: www.copeve.ufms.br .

Violento combate no Afeganistão deixa 46 mortos

0

05/06/2003 08h01 – Atualizado em 05/06/2003 08h01

Pelo menos 46 pessoas morreram em uma batalha entre tropas do governo e supostos militantes do Talebã, no sul do Afeganistão, de acordo com o governo local.

Este foi o maior combate do tipo em mais de um ano e, segundo o governo, o Exército afegão teria matado 40 militantes do Talebã que estariam escondidos na cidade de Spin Boldak, na fronteira do país com o Paquistão.

Seis soldados do governo também morreram na intensa batalha, segundo informações de Said Fazaluddin Agha, governador distrital da região do confronto.

Khalid Pashtun, porta-voz do governador, afirmou que, apesar do violento combate, um possível ressurgimento do Talebã não preocupa as autoridades afegãs.

Tony Blair:

Os últimos conflitos ocorreram durante as preparações para o encontro entre o presidente afegão, Hamid Karzai, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que vão discutir a reconstrução do país.

Tiroteios esparsos foram registrados nos arredores de Spin Boldak. De acordo com a correspondente da BBC em Cabul, Kylie Morris, os confrontos das últimas semanas foram iniciados por guerrilheiros em missões de ataques surpresa.

No entanto, na quarta-feira, a batalha chegou a Nimakai, uma cidade que fica cerca de dez quilômetros ao norte de Spin Boldak, assim como às cidades vizinhas de Populzai e Hassanzai.

“Nós estamos tentando encontrar esses talebãs e recebemos uma informação de que eles estariam escondidos nessas cidades”, disse Fazaluddin Agha.

Cinqüenta militares locais pediram reforços, e mais cem soldados foram enviados para a região – mas nenhum militar estrangeiro se envolveu no combate, segundo Agha.

Lança-granadas:

Nas seis horas seguintes, os dois lados se enfrentaram com a utilização de lança-granadas e armas semi-automáticas.

“Essa é a primeira vez que tantas pessoas foram mortas em uma operação desde a queda do Talebã”, disse Pashtun.

Nos últimos dias, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos realizou operações perto da cidade de Gardez, onde capturaram quatro homens que, acreditam, estão ligados ao Talebã.

A campanha se baseou em relatos locais segundo os quais uma alta autoridade talebã teria voltado à área, acompanhada por combatentes árabes.

document.write Chr(39)Vamos revelar a verdade

0

05/06/2003 07h58 – Atualizado em 05/06/2003 07h58

O presidente americano, George W. Bush, afirmou nesta quinta-feira, no Catar, que os Estados Unidos vão continuar a procurar armas de destruição em massa no Iraque. “Vamos revelar a verdade”, disse.

Em discurso na manhã desta quinta-feira, na base militar americana no Catar, Bush agradeceu a hospitalidade com que as tropas americanas e seus aliados foram recebidas pelo país.

“Nós estamos em uma guerra contra o terrorismo global e, graças a vocês, estamos ganhando esta guerra”, disse Bush, aplaudido por cerca de 2,5 mil militares.

O presidente americano também agradeceu ao Kuwait, dizendo que o país sempre atendeu aos pedidos americanos e manteve o fluxo de petróleo durante a guerra, quando, segundo Bush, muitos temiam que a produção estivesse ameaçada.

Aliado:

O Catar, um aliado-chave dos Estados Unidos no Oriente Médio, é a última etapa da viagem de Bush pela região.

Ele é o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar o país, que se tornou um ponto importante para os militares americanos.

Além de ter se tornado o maior depósito de armas dos Estados Unidos na região, o Catar também tem atraído milhões de dólares em investimentos americanos.

Na noite de quarta-feira, Bush recebeu as boas-vindas do general Tommy Franks, comandante dos Estados Unidos na guerra contra o Iraque. O Comando Central americano foi transferido da Arábia Saudita para a base aérea de Al-Udeid, no Catar.

O país já se mostrou disposto a desempenhar um papel importante na mediação de conflitos na região e a construir laços políticos e econômicos – mas não laços diplomáticos formais – com Israel.

Antes de encerrar a viagem pela região, o presidente americano também conversaria com o emir Hamad bin Khalifa Al-Thani sobre o processo de paz entre israelenses e palestinos.

O plano de paz para a região, apoiado por Estados Unidos, Rússia, ONU e União Européia, ganhou força depois do encontro de cúpula entre Bush e os primeiros ministros israelense, Ariel Sharon, e palestino, Mahmoud Abbas – também conhecido como Abu Mazen – na quarta-feira.

Santos fica a um empate da final da Libertadores

0

05/06/2003 07h52 – Atualizado em 05/06/2003 07h52

SANTOS – O Santos venceu o Independiente Medellín por 1 a 0 e está a um empate da decisão da Taça Libertadores. Nenê, que entrou no segundo tempo, foi o autor do gol da vitória. A próxima partida será no dia 18, em Medellín. Se os colombianos ganharem por diferença mínima, o classificado será conhecido nos pênaltis. No entanto, a missão será difícil, já que o time dirigido por Leão ainda não perdeu nos 11 jogos que disputou no torneio. A outra semifinal reúne o Boca Juniors e o América de Cali.

Apesar da vantagem conquistada, o alvinegro desperdiçou muitas chances de construir um placar mais elástico e ficar mais tranqüilo para o segundo jogo. Com Fabiano improvisado no ataque, a equipe parece ter sentido muito a falta de Ricardo Oliveira. Artilheiro da competição com nove gols, ele está afastado devido a uma lesão no joelho direito.

O Peixe pressionou desde o começo, aproveitando a vantagem de jogar na Vila Belmiro. A Conmebol permitiu a utilização do estádio apesar de a capacidade ser abaixo de 30 mil pessoas, como determina o regulamento da competição para as fases semifinal e final.

Em três minutos de jogo, Robinho perdeu duas chances. Aos dois, ele recebeu de Léo e bateu cruzado. A bola passou à esquerda do gol defendido por González. Um minuto mais tarde, Elano bateu com força e o goleiro deu o rebote. Robinho cabeceou mal e Fabiano, impedido, tentou completar, mas o árbitro já paralisara o lance.

Aos 13, o primeiro susto. Montoya cruzou com perfeição para Moreno. O atacante recebeu na entrada da pequena área e bateu por baixo de Fábio Costa. A bola tocou nas pernas do goleiro, no travessão e saiu pela linha de fundo. Na cobrança de córner, Perea concluiu, a bola tocou em Renato e quase entrou.

O time alvinegro voltou a aparecer com perigo na área colombiana aos 25. Diego fez boa jogada individual na entrada da área, mas, desequilibrado, chutou para fora. Aos 27, Diego cobrou córner, o goleiro do Independiente saiu mal e Pereira cabeceou, mas a zaga salvou em cima da linha. Depois disso, o Santos cresceu e passou a dominar amplamente. Diego tocou de calcanhar para Robinho, que deixou com Léo. O lateral bateu em cima de González, que mandou pela linha de fundo, aos 31.

Cinco minutos mais tarde, Robinho bateu de fora da área e a bola raspou o trave direito. Fabiano, mais uma vez impedido, tentou concluir de carrinho, mas o árbitro já tinha assinalado a irregularidade. Elano, aos 40, perdeu o gol mais fácil do primeiro tempo. Livre e debaixo da trave, ele recebeu cruzamento de Fabiano e completou mal, de joelho.

Nenê entra no segundo tempo e faz gol da vitória

A primeira chance na etapa final foi colombiana. Molina arriscou de longe e surpreendeu ao tentar encobrir Fábio Costa. O goleiro se recuperou e conseguiu salvar. Percebendo que seu time voltou pior, Leão resolveu mudar. Aos 11, Wellington deu lugar a Nenê. Elano passou para a lateral e o time ficou mais ofensivo.

A substituição surtiu efeito e a equipe melhorou um pouco, apesar de não repetir a boa atuação do primeiro tempo. Aos 21, Elano chutou de longe e González soltou. Na continuição da jogada, Léo tocou para Nenê, que bateu cruzado e abriu o placar. O atacante quase ampliou aos 33, ao cobrar falta e acertar o travessão.

O fim do jogo foi nervoso e com muitas entradas ríspidas, principalmente pelo lado colombiano. Perea fez uma falta violenta em Diego e recebeu o amarelo. Depois, Jamarillo segurou Robinho e também foi punido. Na etapa inicial, Vásquez, Montoya e Molina já haviam sido advertidos. Diego foi o único atleta do Santos a sofrer punição da arbitragem, após aplicar um carrinho.

Governo abre hoje inscrição para concurso da PM

0

05/06/2003 07h48 – Atualizado em 05/06/2003 07h48

O governo Estadual abre nesta quinta-feira as inscrições do concurso público para soldado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Os interessados em uma das 400 vagas oferecidas (360 para o sexo masculino e 40 para o feminino) devem procurar qualquer agência dos Correios, preencher ficha cadastral, munidos de foto 3 x 4 e cópia de documento de identidade (Registro Geral, Forças Armadas, Carteira Nacional de Habilitação ou carteira expedida por órgãos ou conselhos de classe), além de pagar a taxa de inscrição (R$ 47).

Outra alternativa é fazer a inscrição através da internet, pelo site www.fapems.org.br, e recolher a taxa através de débito automático no Banco do Brasil. Entretanto, para que a inscrição seja confirmada, o candidato deve enviar via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR) à Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems) a ficha de inscrição totalmente preenchida, com documento de identidade e a foto 3 x 4 anexada, além do comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

Os candidatos poderão optar por fazer as provas escritas em nove municípios: Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Paranaíba, Navirai, Nova Andradina ou Três Lagoas.

São requisitos básicos para a inscrição ter entre 18 e 30 anos, na data de encerramento das inscrições, e uma vez aprovado, para se matricular no curso de formação, ter no mínimo 1,65 metro de altura para os candidatos do sexo masculino e 1,60 metro para o feminino, segundo grau completo e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B.

O concurso será dividido em quatro fases eliminatórias: prova escrita, avaliação psicológica, exames de saúde e antropométrico e teste de aptidão física. Na prova escrita os candidatos responderão a 14 questões de português, oito de matemática, 10 de conhecimentos gerais, 10 de legislação policial básica e oito de noções de informática.

Os aprovados serão matriculados no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar, recebendo bolsa de R$ 350 por mês. Concluído o curso, eles desenvolverão o trabalho de policiamento ostensivo preventivo fardado.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 deste mês. Outras informações podem ser obtidas através da Fapems pelo telefone (67) 351-0500 ou nos sites www.fapems.org.br, www.pmms.gov.br ou www.escolagov.ms.gov.br.

Cadeia Produtiva do Algodão começa hoje

0

05/06/2003 07h45 – Atualizado em 05/06/2003 07h45

A cidade de Chapadão do Sul vai sediar hoje e amanhã o projeto “Cadeia Produtiva do Algodão de MS – Eficiência e Competitividade”. O projeto visa o estudo dos elos na produção e no transporte.

A abertura do evento será no Parque de Exposições de Chapadão do Sul, às 08h30. Mais informações pelo 318-5021.

Presos que fugiram da Delegacia continuam foragidos

0

04/06/2003 17h01 – Atualizado em 04/06/2003 17h01

Os três presos que fugiram na madrugada de ontem da delegacia do 1º Distrito Policial da cidade de Aquidauna, 130 quilômetros de Campo Grande, ainda não foram recapturados.

Estão foragidos Ozéias Nascimento Silva, preso pelo crime de latrocínio, Evanildo de Oliveira, preso por tráfico e Marcelo Alexandre Ferreira, detido pelo crime de roubo.

De acordo com o delegado titular da delegacia Edílson dos Santos, eles serraram as grades do teto da cela e fugiram sem ser vistos pelo agente de plantão. A delegacia tem 24 presos divididos em duas celas com capacidade para oito detentos.

Exposição de arte na Unimed começa dia 10 de junho

0

04/06/2003 17h00 – Atualizado em 04/06/2003 17h00

A exposição de arte “Um sentido para a cor” será aberta na próxima terça-feira, 10 de junho, em Campo Grande. O evento será realizado na rua Goiás nº695 às 19:30 horas. Serão expostos quadros do artista Carlos Vera. Ele usa as cores de forma alegre emoldurada pelo traço escuro do desenho. O resultado estético convida o espectador a fruir as superfícies cromáticas, compositoras de ambientes decorados e de personagens com máscaras, que lembram os folguedos populares e adquirem um sentido especial quando integradas ao cotidiano do homem urbano. Os quadros ficarão expostos até o dia 4 de julho das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira.

Ministro Rosseto vem lançar programa Terra Nova

0

04/06/2003 16h59 – Atualizado em 04/06/2003 16h59

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, estará em Campo Grande na próxima segunda-feira para participar do lançamento do programa Terra Nova. A informação é da assessoria de imprensa do governo de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governo, o programa Terra Nova terá o objetivo de realizar a reestruturação fundiária em Mato Grosso do Sul, com apoio na implantação e consolidação de assentamentos rurais.

Inscrição para o Prêmio Onip de Jornalismo termina sexta-feira

0

04/06/2003 16h57 – Atualizado em 04/06/2003 16h57

Terminam na próxima sexta-feira, dia 06 de junho, as inscrições para o 3º Prêmio Onip de Jornalismo. Instituído em 2001, o prêmio tem como objetivo premiar as melhores reportagens sobre o setor de petróleo e gás, publicadas em jornais e revistas de circulação nacional.

O concurso é uma iniciativa da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), com coordenação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e apoio da Federação Nacional dos Jornalistas. Serão consideradas válidas matérias que reflitam o impacto do setor petrolífero na economia do país, abrangendo desde atividades de exploração e produção, refino e processamento, transporte e distribuição até a indústria de suprimentos de bens e serviços.

De acordo com o regulamento, poderão ser inscritas reportagens publicadas no período de 1º de julho de 2002 a 31 de maio de 2003. As matérias deverão ser enviadas, com seis cópias, até sexta-feira próxima (6), no Sindicato dos Jornalistas, em nome de 3º Prêmio Onip de Jornalismo, junto com a ficha de inscrição. O prêmio é dividido nas categorias Jornal e Revista e os vencedores ganharão R$ 5 mil, líquidos, cada um. Serão concedidos também dois certificados de Menção Honrosa de Excelência Jornalística. A ficha de inscrição pode ser obtida no sítio da Onip: www.onip.org.br

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.