11.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 14079

Justiça cancelará 1,9 mil títulos de eleitor em Murtinho

0

03/06/2003 14h33 – Atualizado em 03/06/2003 14h33

O juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, de Porto Murtinho, determinou o cancelamento de 1.954 títulos eleitorais na cidade. Eles pertencem a eleitores que não responderam à revisão eleitoral, determinada pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitora) a pedido do próprio juiz, que considerou o número de eleitores elevado em relação à população da cidade.

A revisão era obrigatória para os eleitores que se alistaram entre janeiro de 87 e maio de 2002. Das 4.998 pessoas nesta condição, 3.042 (60,9%) responderam à Justiça. As demais ficarão sem o tiítulo, porém o cancelamento deve ser avaliado ainda pelo TER/MS.

No despacho do juiz sobre o encerramento da revisão, ele alega que pediu o procedimento por ter verificado no ano passado a movimentação excessiva de eleitores vindos de outras cidades e do Paraguai. Alguns chegaram de vans e ônibus de Campo Grande, Dourados e outras cidades.

O juiz pondera que podem ser pessoas de Murtinho, mas que estão afastadas da cidade há muitos anos, contrariando o critério de domicílio eleitoral.

Basquetebol feminino classificado para semifinais dos JABs

0

03/06/2003 14h31 – Atualizado em 03/06/2003 14h31

O time de basquetebol feminino de Aquidauana/UCDB, comandado pelo técnico Luiz Magalhães, jogou ontem, 02/6, contra a equipe de Caxias do Sul/RS, vencendo a partida por 65X49 e garantindo uma vaga para as semifinais dos Jogos Abertos Brasileiros, que acontecem desde o último dia 29/5, na cidade mineira de Poços de Caldas.

De acordo com o técnico Luiz, tecnicamente o jogo foi muito bom, onde a equipe composta pelas alunas da UCDB apresentou uma evolução tática expressiva, tando na parte ofensiva, quanto na defensiva, destacando as atletas do Estado, que vêm intensificando os treinos para a melhor representatividade de MS em campeonatos nacionais e regionais.

Magalhães ressalta que o terceiro período foi decisivo para a conquista da vitória, onde o grupo cresceu em quadra, mostrou domínio de bola, abrindo 29 pontos de vantagem contra as adversárias. Ele complementa dizendo que as armadoras Renata e Karen (infanto-juvenil) destacaram-se na partida pela organização e estratégias utilizadas, marcando o maior número de cestas.

A equipe que representa MS nos Jogos Abertos Brasileiros, evento que reúne as melhores seleções de cada estado participante, integra cinco atletas da categoria juvenil, duas infanto-junvenil, que enfrentam com garra atletas profissionais, como é caso da partida de hoje à tarde, 03/6, no ginásio Cascatinha, disputada entre Aquidauana (MS) e Guarulhos (SP), atual campeã da Liga Nacional de Basquetebol, que veio com a equipe oficial praticamente completa, faltando apenas Janete e Érica. O time de basquetebol feminino de Aquidauana/UCDB, comandado pelo técnico Luiz Magalhães, jogou ontem, 02/6, contra a equipe de Caxias do Sul/RS, vencendo a partida por 65X49 e garantindo uma vaga para as semifinais dos Jogos Abertos Brasileiros, que acontecem desde o último dia 29/5, na cidade mineira de Poços de Caldas.

De acordo com o técnico Luiz, tecnicamente o jogo foi muito bom, onde a equipe composta pelas alunas da UCDB apresentou uma evolução tática expressiva, tando na parte ofensiva, quanto na defensiva, destacando as atletas do Estado, que vêm intensificando os treinos para a melhor representatividade de MS em campeonatos nacionais e regionais.

Magalhães ressalta que o terceiro período foi decisivo para a conquista da vitória, onde o grupo cresceu em quadra, mostrou domínio de bola, abrindo 29 pontos de vantagem contra as adversárias. Ele complementa dizendo que as armadoras Renata e Karen (infanto-juvenil) destacaram-se na partida pela organização e estratégias utilizadas, marcando o maior número de cestas.

A equipe que representa MS nos Jogos Abertos Brasileiros, evento que reúne as melhores seleções de cada estado participante, integra cinco atletas da categoria juvenil, duas infanto-junvenil, que enfrentam com garra atletas profissionais, como é caso da partida de hoje à tarde, 03/6, no ginásio Cascatinha, disputada entre Aquidauana (MS) e Guarulhos (SP), atual campeã da Liga Nacional de Basquetebol, que veio com a equipe oficial praticamente completa, faltando apenas Janete e Érica.

Duas exposições começam na quinta em Campo Grande

0

03/06/2003 14h27 – Atualizado em 03/06/2003 14h27

Duas exposições serão abertas nesta quinta-feira, dia 5 de junho, em Campo Grande. As mostras “Transição” e “Voltas que o mundo dá” poderão ser vistas na Galeria de Arte da TV Educativa a partir das 20 horas. O evento terá participações musicais de Adma Bonifácio, Trio da Saudade, Luís Otávio e André. As exposições ficarão na galeria de arte até o dia 3 de julho.

Transição é a atual obra da escultora e pintora Roselin Bonifácio, que estará expondo suas obras na sala Aldo Olarte de Souza da Galeria de Arte. A artista utiliza a técnica de texturização em tela com simbologia de cores, hoje muito utilizada na arquitetura. Explora misturas e trabalha com os mais variados materiais para compor suas obras: espátulas, palitos e dedos.

Voltas que o mundo dá – O escultor Lino Bambil expõe suas obras na sala Luiz Gonzaga Bezerra. Sua inspiração e matéria-prima são extraídas da natureza sucateada. Na atual exposição, apresenta peças feitas de gavinhas, cipós que crescem e se alastram danosamente em quase todas as áreas agricultáveis de Mato Grosso do Sul.

Pescadores terão escolas comunitárias de alfabetização

0

03/06/2003 14h25 – Atualizado em 03/06/2003 14h25

Pescadores analfabetos de todo o pais vão ganhar, nos próximos dias, uma estrutura básica de escolas comunitárias e em colônias de pescadores, através de parceria firmada hoje pelos ministros da Educação, Cristovam Buarque, e da Secretaria Especial e Aqüicultura e Pesca, José Fritsch. Segundo Fritsch, cerca de 70% dos 700 mil pescadores artesanais brasileiros não sabem ler, nem escrever, o que significa um universo estimado em 490 mil pessoas.

Santa Casa já cancelou 18 cirurgias por conta de greve

0

03/06/2003 14h22 – Atualizado em 03/06/2003 14h22

Deixaram de ser feita 18 cirurgias eletivas hoje na Santa Casa, devido á paralisação de 108 auxiliares, técnicos e atendentes de Enfermagem. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, diariamente acontecem, em média, 40 cirurgias eletivas, e o prosseguimento da agenda da tarde depende do comparecimento da categoria. Para o turno da manhã de hoje estavam previstos 276 trabalhadores na área. Ainda segundo a assessoria, não existe negociação entre a Santa Casa e a categoria porque o debate sobre salários é feito diretamente pelo Sindicato dos Hospitais.

Auxiliares de enfermagem vão fazer vigília permanente:

Os técnicos e auxiliares de enfermagem da Santa Casa de Campo Grande que estão em greve desde às 6h da manhã de hoje, vão ficar em estado de vigília permanente na rua 13 de Maio, em frente ao hospital, durante todo o dia, conforme o presidente do Siems (Sindicato dos Enfermeiros), Paulo Machado.

Apesar da paralisação, segundo o sindicato, de 60% dos funcionários do setor de enfermagem, o movimento de pacientes no saguão e nos corredores dos hospitais ainda é normal. O presidente do Siems, Paulo Machado, disse ao Campo Grande News que a greve é por tempo indeterminado. Os auxiliares querem um reajuste salarial de 43,14%, mas a direção do hospital ofereceu somente 8%.

Hoje às 10h, o comando de greve reúne-se com o presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24º Região, o juiz João de Deus, para tratar da paralisação e suas conseqüências.A Santa Casa ainda não informou o número de cirurgias canceladas e de funcionários da enfermagem que não foram trabalhar.

Greve de enfermeiros na Santa Casa tem 60% de adesão:

Pelo menos 60 enfermeiros, entre técnicos e auxiliares de enfermagem, protestam em frente à Santa Casa, em Campo Grande, por melhores salários. Segundo o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Paulo Machado, os manifestantes correspondem a 60% do total de trabalhadores que atuam no hospital. Ele afirmou que apenas as cirurgias eletivas devem apresentar problemas, mas o atendimento de emergência e a rotina do hospital não devem ser alterados porque a categoria está respeitando o limite de 30% de trabalhadores em atividade por se tratar de serviço essencial. A categoria está reivindicando reposição de 43,14% e 24,64% de perdas salariais, insalubridade de 40%, cesta básica para todos os trabalhadores, prêmio de assiduidade, folgas para compensar os domingos trabalhados e estacionamento gratuito. A Santa Casa oferece 8% de reajuste.

Maracaju quer vacinar 2,9 mil crianças contra a pólio

0

03/06/2003 14h17 – Atualizado em 03/06/2003 14h17

A prefeitura de Maracaju pretende vacinar este ano 2.925 crianças contra a poliomielite. A primeira etapa acontece no próximo dia 13 e a segunda está prevista para agosto. Segundo o Maracajunews, em 2002, foram imunizadas 2,8 mil crianças até seis anos e, neste ano, o trabalho deve ser feito em todos os bairros e áreas rurais da cidade. No dia 14, acontece a etapa nacional da vacinação contra a doença.

Médicos do HR não devem ser recebidos pelo governador

0

03/06/2003 14h16 – Atualizado em 03/06/2003 14h16

O pedido de um grupo de médicos do HR (Hospital Regional)que pretendia ser recebido pelo governador Zeca do PT, para dar sua versão da crise que envolve a instituição não deve ser atendido. O assunto foi tratado hoje cedo durante uma reunião do secretário Paulo Duarte, de Coordenação-Geral de Governo, e os deputados estaduais Nelson Trad Filho, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, Pedro Teruel (PT), Paulo Corrêa (PL), Loester Nunes (PDT) e Sérgio Assis (PSDB).

Durante o encontro, o secretário recebeu três laudos negando a relação entre mortes de pacientes ocorridas no HR, no mês passado, à contaminação pela bactéria pseudomonas aeroginosa. Os deputados também apresentaram o pleito dos médicos que apontaram a existência do problema da contaminação no Hospital, de fazer o seu relato ao governador, mas ficou decidido que isso não será necessário.

O grupo de deputados se comprometeu a continuar intermediando a relação entre os médicos e o governo. Os profissionais argumentaram, ao pedir o encontro, que gostariam de ser ouvidos sobre a forma como está sendo admistrado HR e não apenas sobre a existência da bactéria.

Ao final do encontro, o secretário Paulo Duarte voltou afirmar que as declarações de parte do corpo clínico sobre a contaminação foram precipitadas e disse que, agora que os laudos negam a existência de mortes, espera que a situação se normalize. A crise envolvendo o HR já resultou na demissão do diretor-clínico, Ronaldo Costa, um dos que apontou os problemas, e na abertura de sindicância contra outros cinco profissionais.

Em dia de negócios reduzidos, dólar e Bovespa fecham manhã em baixa

0

03/06/2003 14h04 – Atualizado em 03/06/2003 14h04

SÃO PAULO – O mercado de câmbio teve uma manhã apática, com negócios bastante reduzidos. Graças ao fluxo cambial ligeiramente positivo, o dólar fechou a manhã em baixa de 0,53%, cotado a R$ 2,961 na compra e R$ 2,964 na venda. A decisão da agência Fitch de elevar a perspectiva de avaliação do Brasil melhorou o humor dos investidores no final da manhã, mas com impacto limitado. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) voltou a promover ajustes e terminou a primeira etapa do pregão viva-voz em baixa de 0,06%, com R$ 249,3 milhões em negócios.

Os investidores continuam atentos ao comportamento do Banco Central (BC), no que diz respeito à rolagem da dívida pública de US$ 1,4 bilhão que vence no dia 12. Ontem o BC renovou 77,82% da dívida, sem sinalizar se buscará avançar na rolagem ou se a dará por concluída. Alguns analistas acreditam na segunda hipótese, enquanto outros desconfiam que a instituição vai aguardar alguns dias para avaliar as condições do mercado. Enquanto isso, continua o clima de expectativa.

  • Os investidores iniciaram o mês preocupados com questões como inflação, juros e reformas. Os juros continuam altos, a economia não anda e o mercado fica apático, à espera de um indicativo de que o governo possa reduzir a Selic – disse um gerente de mesa de um banco nacional.

Ontem, o vice-presidente, José Alencar (PL) voltou a defender a queda dos juros e pediu uma decisão política para o Comitê de Política Monetária (Copom). A manutenção dos juros altos é justificada pela necessidade de controlar a inflação, mas gera críticas ferozes no setor produtivo. O ex-presidente do BC Gustavo Franco disse que Alencar errou ao defender uma decisão política. Em entrevista à GloboNews TV, Franco disse que a decisão sobre os juros cabe a um profissional, que tenha estudado para exercer aquela profissão.

O discurso teve pouco ou nenhum impacto no mercado financeiro, que tem aprovado a política monetária do governo. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o Depósito Interfinanceiro (DI) de janeiro de 2004, o mais negociado, está em 24,34% ao ano, contra 24,38% do fechamento de ontem.

Na Bovespa, o destaque de queda é mais uma vez a ação da Telemar, que recuava 1,01% no final da manhã. Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as maiores quedas são de Tractebel ON (-4,2%) e Transmissão Paulista PN (-3%). Já as altas mais significativas do índice são de Comgás PNA (+3,2%) e Banco do Brasil ON (+3,1%).

Saúde cobre caixas d´água para conter dengue em Dourados

0

03/06/2003 14h01 – Atualizado em 03/06/2003 14h01

Agentes que trabalham no combate à dengue em Dourados estão distribuindo 2.500 protetores para caixa d´água, enviados pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a caixa d´água descoberta é um dos locais mais propícios ao armazenamento de larva do mosquito causador da doença. O coordenador da Dicoe (Divisão de Controle de Endemias), Sebastião Marcondes, afirma que o protetor é provisório até que o Ministério da Saúde envie as tampas para as caixas d´água. O morador só recebe o protetor após assinar um termo em que se compromete a instalar o equipamento. Alguns dias depois o agente volta ao local para verificar se o morador realmente colocou a tela na caixa d´água. Atualmente, o índice de infestação do Aedes aegypti é de 0,84% em Dourados, segundo a Dicoe. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice de infestação abaixo de 1% considerado é satisfatório. Entretanto, os números de casos positivos de dengue deste ano já superam o número total de casos do ano passado. Dos 1.227 casos notificados em 2002, 562 foram positivos. Neste ano, dos 1.036 notificados, 584 são positivos.

CNT/Sensus: Lula recupera popularidade mesmo em cenário pessimista

0

03/06/2003 14h00 – Atualizado em 03/06/2003 14h00

BRASÍLIA – Nova pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje mostra uma recuperação na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação positiva em abril era de 47,7% e passou para 51,6% em maio. Já a avaliação negativa, que era de 9,4%, agora recuou para 7,2%. O desempenho do presidente é aprovado por 78% dos entrevistados.

Apesar do bom desempenho do presidente, os brasileiros estão mais pessimistas. Os entrevistados acreditam que a pobreza piorou nos últimos seis meses – passou de 61,5 para 63,7% – e também a violência, o que foi afirmado por 85,42% dos entrevistados.

Também piorou a expectativa em relação à economia. Aumentou o pessimismo com o emprego. Para os brasileiros esse indicador irá piorar para 18% dos entrevistados – em abril apenas 13,1% acreditavam nisso.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas, no período de 28 a 30 de maio, em 24 estados, das cinco regiões brasileiras.

Ministro da Previdência não recebe vice-presidente do Senado em audiência

0

03/06/2003 13h57 – Atualizado em 03/06/2003 13h57

BRASÍLIA – O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, não recebeu o vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), embora a audiência estivesse prevista na agenda desta terça-feira do ministro.

O chefe de gabinete de Berzoini chegou a conversar com Paim, que pediu apenas “dois minutinhos”. Mas o assessor alegou que Berzoini estava com a agenda cheia e não poderia atendê-lo.

O vice-presidente do Senado levaria sugestões para a reforma da Previdência. Uma delas, a de que a cobrança dos inativos seja transferida para os estados, ou seja: cada governador decidiria como e quanto cobrar de seus aposentados.

A proposta de reforma da Previdência deve ser votada esta semana na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), segundo previsão do presidente Luiz Eduardo Greenhalg. Pelas contas do governo, dos 57 votos da CCJ, 39 estão garantidos para aprovar a reforma, dez a mais do que o mínimo necessário.

O passo seguinte à aprovação na CCJ é a tramitação nas comissões especiais, que vão discutir o mérito das reformas. O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, disse nesta terça que espera até amanhã a indicação dos líderes para instalar essas comissões especiais. Se as indicações não acontecerem no prazo, o próprio João Paulo fará a composição das comissões, seguindo a ordem alfabética.

MS deve participar do Fórum Cultural Mundial

0

03/06/2003 13h55 – Atualizado em 03/06/2003 13h55

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Nucci, o presidente da Fundação de Cultura, Pedro Ortale reúnem-se amanhã, às 10 horas, com o poeta Emmanuel Marinho, para tratar sobre o encontro que será realizado em Campo Grande, no segundo semestre, preparativo ao Fórum Cultural Mundial (FCM). Emmanuel é o representante oficial do FCM no Estado.

O Fórum Cultural Mundial – Campo Grande, que atenderá a região Centro-Oeste, terá a participação de autoridades e representantes de diversos segmentos ligados à cultura em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins (estado convidado). A realização deste encontro vai contar com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Na reunião de amanhã será discutida uma possível data para a realização do encontro e esboçada uma programação. O resultado será encaminhado aos estados participantes e à organização do Fórum Cultural Mundial, para aprovação e/ou sugestões. “Estamos ainda na fase embrionária, por isso é de vital importância o envolvimento e apoio da secretaria e da Fundação de Cultura”, diz Emmanuel Marinho.

Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Pedro Ortale, “esse encontro que vamos organizar aqui em Campo Grande será um momento rico para a cultura sul-mato-grossense, pois além de nos prepararmos para o grande evento em São Paulo, no ano que vem, vamos ampliar as discussões iniciadas durante o encontro de secretários de Cultura”.

São Paulo – O Fórum Cultural Mundial será um grande momento de discussão de novos caminhos para a cultura no mundo. Servirá também para o intercâmbio de informações entre os países e o estabelecimento de um canal de acesso a novos mercados culturais. A idéia de sua realização foi lançada em julho de 2000, em Nova York. Em abril de 2003 o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou oficialmente o Fórum Cultural Mundial, a ser realizado na cidade de São Paulo, em julho de 2004.

Em todo o Brasil serão promovidos fóruns regionais, como o que será realizado em Campo Grande, até junho do ano que vem. O objetivo desses fóruns é proporcionar discussões nas diferentes regiões do país, que vão contribuir no fechamento da agenda do Fórum Cultural Mundial, definição de temas, conferências, palestrantes e projetos, assim como na articulação dos diversos atores envolvidos ou que possam se envolver com a área da cultura.

Telefonia é tema de audiência amanhã na Câmara de Dourados

0

03/06/2003 13h50 – Atualizado em 03/06/2003 13h50

Os valores cobrados, a qualidade e a eficiência em geral dos serviços de telefonia pública (telefone público), fixas e celulares oferecidos aos consumidores de Dourados e região será debatida amanhã, dia 04 de junho, em audiência pública convocada especialmente para essa finalidade. O evento acontece a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal.

A iniciativa é do vereador Eduardo Marcondes (PMDB) e, segundo ele, visa obter esclarecimentos, por parte da Brasil Telecon (concessionária autorizada pela Anatel para operar o serviço), sobre a metodologia utilizada pela empresa para aferir dados como custos e tarifas.

“Considero que a cobrança irregular de interurbanos dos distritos seja apenas a ponta de um iceberg e por isso a necessidade de envolver o Procon, a Promotoria do Consumidor, a Câmara e os diretores da empresa para um debate sério e inadiável sobre o serviço oferecido”, justificou o vereador ao comentar a realização da audiência.

A cobrança irregular de interurbanos a que se referiu o vereador foi suspensa pelo Judiciário e vinha sendo feita de ligações realizadas dos distritos da cidade, como Itahum, Indápolis e outros. Esses dois distritos, mais 14 localidades de Dourados, integram a mesma Área Local – classificação técnica utilizada pela Anatel – e por isso os usuários que neles residem deveriam, no entendimento do Judiciário, pagar ligação local.

“Ofício enviado pela Agência Nacional de Telecomunicações a Brasil Telecon mostra que a empresa sabia do” detalhe “e mesmo assim continuou a cobrar os interurbanos”, comenta o vereador.

Os serviços de telefonia lideram as reclamações no Procon. Ligações que não “completam”, sistema de informação de números defasados e regras contratuais de prestação de serviços ambíguas estão entre os itens que, segundo Marcondes, atormentam os usuários. “É para vislumbrar soluções para essas situações que realizaremos esta audiência pública”, reforçou o vereador.

Foram convidados para a audiência de amanhã, a diretora do Procon, Odila Lange; o representante do Ministério Público, promotor Marcos Sisti; os membros da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal e os representantes da empresa.

Americano que matou brasileira em Miami está preso e pode ser condenado à pena de morte

0

03/06/2003 13h48 – Atualizado em 03/06/2003 13h48

BRASÍLIA – O americano Kevin Evers, que matou uma brasileira de 39 anos em Miami, nos Estados Unidos, pode ser condenado à pena de morte pelo crime, de acordo com as leis daquele país. Ele se apresentou à Justiça e está preso. Evers, que já respondeu a outros processos criminais, matou a brasileira e dois argentinos que estavam numa festa numa casa vizinha à dele.

A confusão começou quando Evers pediu para que os organizadores da festa abaixassem o volume do som. Como não foi atendido, o assassino sacou uma arma e disparou entre 12 e 13 tiros. Os argentinos mortos são Luis Ledesma, de 30 anos, e Patricio Ernesto Fondovila, de 23 anos. O crime foi na madrugada de domingo.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está tentando localizar parentes da brasileira assassinada. Policiais americanos forneceram ao Itamarati números de telefones com os prefixos 021 e 024, que teriam recebido chamadas dela. São números do Rio de Janeiro e de Campos. Os diplomatas brasileiros telefonaram para estes números, mas ninguém atendeu as ligações. A brasileira trabalharia como empregada doméstica na cidade americana, que fica no estado da Flórida.

O Itamarati espera, agora, que os policiais americanos repassem novas informações que sejam úteis na identificação e localização dos familiares da brasileira.

Schumacher decide seu futuro na F-1 até setembro

0

03/06/2003 13h46 – Atualizado em 03/06/2003 13h46

O campeão mundial Michael Schumacher deve decidir antes do Grande Prêmio da Itália, em setembro, se vai continuar pilotando após 2004, informou seu empresário Willy Weber nesta terça-feira.

  • Talvez seja até Monza, ou depois. Mas não muito depois. E se ele continuar depois de 2004, será com a Ferrari, com certeza – disse Weber

Schumacher, de 34 anos, tenta conquistar o sexto título mundial neste ano, e tem contrato com a Ferrari até o fim de 2004. Piloto de maior sucesso na história da equipe italiana, Schumacher disse em março que tinha uma oferta para continuar na escuderia e que não determinou nenhum prazo para tomar uma decisão.

Weber, que gerencia a carreira de Schumacher desde os tempos de kart, afirmou que o alemão vai respeitar seu atual contrato.

  • Ele tem contrato para o próximo ano, portanto nada vai acontecer. Estamos falando sobre depois de 2004. Acho que a equipe também vai querer saber qual a situação. Acho que ele vai dizer neste ano se vai continuar pilotando ou não. Ainda não conversamos sobre a situação porque estamos trabalhando para as corridas e o campeonato, e não há muito tempo para conversar sobre isso – acrescentou Weber.

Schumacher tem dois filhos e é um dos atletas mais ricos do mundo – ganha US$ 50 milhões de dólares por ano segundo algumas estimativas. Ele está quatro pontos atrás do finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, depois de sete corridas neste ano. Ele terminou o Grande Prêmio de Mônaco, no fim de semana, em terceiro. O próximo GP será o do Canadá, no dia 15.

As informações são da agência de notícias Reuters.

Parquímetro altera fluxo em estacionamentos no centro

0

03/06/2003 13h43 – Atualizado em 03/06/2003 13h43

A implantação do parquímetro em Campo Grande, cuja utilização no centro passou a ser obrigatória desde ontem, começa a alterar o movimento dos estacionamentos da cidade.

Para Antônio Sabala dos Santos, da Atlantida Park, o fluxo de veículos aumentou 20% desde a implantação do sistema em caráter educativo, principalmente entre os que utilizam o estacionamento eventualmente. A hora custa R$ 1,50. “Demora um pouco até as pessoas se habituarem. Antes, era só deixar o carro, acenar para o rapaz. Muitos, inclusive, não preenchiam a guia da Área Azul”, afirmou ao Campo Grande News.

Entre os mensalistas, no entanto, não houve aumento considerável no fluxo, segundo o supervisor do Auto Estacionamento, Alfredo Oliveira. “Trabalhamos mais com os mensalistas. Até o momento não houve alteração no movimento, até mesmo com os que estacionam o veículo esporadicamente”, diz.

Já para Eduardo João Rezende, proprietário do estacionamento João e Maria, mesmo que o parquímetro ainda não tenha alterado o volume de consumidores, certamente está mudando hábitos. “As pessoas acabam preferindo utilizar serviços ou fazer compras em estabelecimentos que tenham estacionamento privativo”, analisa. De acordo com ele, o paquímetro “não vai pegar” porque a maioria das pessoas da cidade não se habitua a pagar para estacionar o veículo na rua.

Câmara de Dourados vai alterar a taxa de iluminação

0

03/06/2003 13h41 – Atualizado em 03/06/2003 13h41

A Câmara de Dourados deve votar nos próximos dias as mudanças na cobrança da taxa de iluminação pública, agora chamada de Cosip (Contribuição para Custeio do Sistema de Iluminação Pública). A proposta de alteração nos valores, definida em conjunto entre vereadores e comerciantes, foi encaminhada à prefeitura, que deverá elaborar projeto de lei propondo a mudança. Basicamente, a proposta reduz o valor da Cosip paga pelos grandes consumidores e equipara os valores cobrados dos médios consumidores. Pela proposta, a arrecadação da taxa em Dourados deve baixar pelo menos R$ 214 mil.

Detran leiloa carros, motos e sucatas em Três Lagoas

0

03/06/2003 13h40 – Atualizado em 03/06/2003 13h40

O Detran realiza no dia 18 de junho leilão de carros, motos e sucatas na cidade de Três Lagoas. O pregão acontece na Rua Joaquim M. Montalvão, 288, jardim Morumbi, a partir das 9h.

Serão leiloados 106 lotes e qualquer pessoa, física ou jurídica, pode participar, sendo necessário estar portando documento de RG e CPF para pessoas físicas, e cópia do contrato social, RG e CPF do representante em caso de pessoa jurídica.

Leva o lote o participante que oferecer o maior lance e efetuar o depósito de 20% do valor arrematado e taxa de serviços do Leiloeiro no valor de 5% sobre o valor do lance arrematado no ato do leilão. Os 80% restantes deverão ser pagos em 48 horas.

Brasileiro acusado de matar dois adolescentes no Paraguai

0

03/06/2003 13h39 – Atualizado em 03/06/2003 13h39

Dois adolescentes foram mortos na madrugada de hoje em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Segundo a polícia, o acusado é o brasileiro José Cláudio Martins. Ele foi preso e encaminhado ao Ministério Público para depor sobre o crime. As vítimas são Pablo Akio Sakurai, de 9 anos, e Mitsuo Akio Sakurai, de 17 anos.

Fonte: TV Morena

Lula reencontra sindicalista em Genebra

0

03/06/2003 11h23 – Atualizado em 03/06/2003 11h23

Entre os muitos encontros que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve em sua passagem pela Europa, um não havia sido agendado, mas sintetiza a razão de ser de um governo que tenta colocar a economia em ordem para alcançar o desejado crescimento, com geração de emprego.

Poucos minutos foram suficientes para Zelinda Madalena de Jesus, conhecida de Lula desde a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983, falar ao companheiro das razões que a fizeram deixar a luta sindical no Rio de Janeiro, onde atuava na então Associação Profissional das Empregadas Domésticas do Estado do Rio de Janeiro, hoje sindicato, para vir trabalhar como empregada doméstica na embaixada do Brasil em Genebra, e sobre o desejo de voltar para casa.

“Naquela época a gente tinha uns sonhos e o governo tinha outros. Meu sonho foi cortado pela metade”, disse Zelinda à Agência Brasil, referindo-se ao ano de 1991, quando, desempregada e frustrada com a primeira de uma série de três derrotas do PT na corrida ao Palácio do Planalto, não suportou viver no país governado por Fernando Collor de Melo e veio tentar a vida em um país desenvolvido.

“Com a eleição do Lula eu vi meu sonho florescer de novo”, disse, em referência ao slogan “a esperança venceu o medo”, que marcou a comemoração da vitória do PT.

Enquanto preparava um ravióli para um jantar que seria oferecido na noite de ontem na Embaixada, a cozinheira mineira que se especializou em culinária internacional, principalmente na francesa e italiana, confidenciou que hoje seu maior desejo é cozinhar para a família Lula da Silva, no Palácio do Alvorada. “Este é difícil de realizar, mas vou voltar para a luta, e ajudar o Lula a fazer um país decente”, garantiu. Sem revelar o valor do salário, Zelinda disse saber que no Brasil ganhará menos, mas ainda assim se revela determinada a retornar. ”Voltarei a ser atuante como fui na década de 80, participando com Lula das lutas da CUT. A gente vai trabalhar junto de novo”, afirmou, emocionada.

Amiga da atual ministra da Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva, e ex-empregada do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ela se diz “participante desse governo”, e traz no bolso a ficha de inscrição do primeiro congresso da CUT, realizado um ano depois de sua fundação.

Negra, Zelinda esteve com Lula na embaixada brasileira ao final do encontro com representantes do Fórum Social Europeu, e poucas horas depois do presidente ter feito um veemente discurso contra a discriminação de raça e de gênero, em sessão solene na Organização Internacional do Trabalho (OIT). “O Brasil tem orgulho de sua composição multiétinica. Mas hoje sabemos que ainda estamos distantes da igualdade de oportunidades para os negros, indígenas e outros grupos”, afirmou, acrescentando em seguida que o Brasil tem um compromisso histórico com a África e seus descendentes. “Vamos honrar esse compromisso”, garantiu.

Fonte: Agência Brasil

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.