26/05/2003 09h56 – Atualizado em 26/05/2003 09h56
O mercado do boi gordo iniciou a semana com a arroba cotada a R$ 51 em Dourados e R$ 50 em Campo Grande. Em ambas as transações, o prazo de pagamento é de 30 dias.
26/05/2003 09h56 – Atualizado em 26/05/2003 09h56
O mercado do boi gordo iniciou a semana com a arroba cotada a R$ 51 em Dourados e R$ 50 em Campo Grande. Em ambas as transações, o prazo de pagamento é de 30 dias.
26/05/2003 09h50 – Atualizado em 26/05/2003 09h50
Ninguém contesta que o sonho de todos os tenistas latino-americanos é conquistar o título de Roland Garros. Eles foram criados nas quadras de saibro, superfície que dominam com maior perfeição.
E, se é verdade que nos últimos anos eles têm sido obrigados a se adaptar ao cimento e à grama, os resultados são inegáveis – a argila é a sua superfície preferida.
A legião latino-america que veio neste ano a Paris é liderada por um grupo de argentinos em grande forma, liderado por Guillermo Coria, número sete do mundo, Gastón Gaudio e Agustín Calleri, melhores do ano nas quadras de saibro.
E, é claro, o brasileiro Gustavo Kuerten, três vezes campeão de Roland Garros, último tenista latino-americano a realizar a façanha, em 2001.
Sonho
Apesar de não estar em sua melhor forma, Guga tentará voltar ao seu melhor tênis justamente no torneio que mais lhe deu satisfação na carreira. Ele estréia na terça-feira contra o veterano suíço Marc Rosset.
Antes de Guga, o equatoriano Andrés Gómez e o argentino Guillermo Vilas haviam se sagrado campeões na França.
O astro em ascensão Guillermo Coria não esconde que tem um objetivo bastante parecido. “Meu sonho é poder ganhar Roland Garros”, disse.
Além de Coria, Gaudio e Calleri, a Argentina manda vários outros tenistas a Roland Garros com justificadas esperanças de fazer uma boa campanha – Mariano Zabaleta, David Nalbandian, Juan Ignacio Chela e vários outros.
Mas nem só de Guga e dos argentinos viverá o tênis latino-americano na capital francesa.
O chileno Marcelo Ríos hoje parece estar longe de conseguir o que, para muita gente, era uma conseqüência lógica, especialmente depois de ter chegado ao topo do ranking mundial, em 1998.
Seu compatriota Fernando González, melhor jogador chileno da atualidade, tentará em Paris obter o impulso que o colocará definitivamente entre os melhores tenistas do mundo.
A equipe chilena está embalada – acaba de se consagrar campeã mundial por equipes, derrotando a Argentina nas semifinais e a República Checa na final.
Ameaça espanhola
O maior obstáculo para os tenistas latino-americanos – assim como de qualquer outro lugar – é a temida “armada espanhola”.
Entre os tenistas com melhor desempenho no saibro neste ano, os espanhóis Carlos Moyá, Juan Carlos Ferrero e Félix Mantilla estão respectivamente na terceira, na quarta e na sétima colocação.
O atual detentor do título é o também espanhol Albert Costa, e Moyá venceu em 1998.
Muitos especialistas consideram Ferrero como principal favorito em 2003, tendo sido vice no ano passado e semifinalista em 2000 e 2001 (em ambas as vezes perdeu para Guga).
Atualmente, ele ocupa o terceiro posto no ranking mundial, incrementando seu favoritismo.
Neste ano já venceu o Master de Monte Carlo e o Aberto de Valência, enquanto Moyá ganhou o Aberto de Barcelona, e Mantilla, o de Roma.
A Espanha também já conseguiu glórias em Roland Garros com Sergi Bruguera (campeão em 1993 e 1994), Andrés Gimeno (em 1972, até hoje o jogador mais velho a conseguir o feito, com 34 anos e 10 meses) e Manuel Santana (em 1961 e 1964).
Outros favoritos
Nesta lista devem aparecer os nomes dos atuais números um e dois do ranking mundial: o australiano Lleyton Hewitt e o americano Andre Agassi (clique aqui para saber mais sobre Agassi).
Hewitt pode sofrer com a falta de familiaridade com o tênis mais cadenciado das quadras de argila e também pelo fato de não ter se preparado com tanta ênfase para este tipo de jogo, uma vez que sua prioridade é reter o título do Torneio de Wimbledon, que ocorre duas semanas após a final de Roland Garros.
O suíço Roger Federer também é visto como um provável ganhador de um título do Grand Slam.
E vale a pena prestar atenção também neste ano para dois outros não-especialistas nas quadras de saibro: o americano Andy Roddick e o tailandês Parandon Srichaphan.
Chave feminina
Entre as mulheres, é muito mais fácil identificar as favoritas.
O domínio das irmãs americanas Serena e Venus Williams, números um e três do mundo, é quase incontestável – as duas disputaram as últimas quatro finais do Grand Slam, todas com vitórias de Serena.
Surpresas poderiam vir da Bélgica – Kim Clijster, número dois do mundo, e Justine Henin, número quatro, aparecem como as mais plausíveis adversárias das irmãs Williams.
Outras tenistas com esperança de fazer uma boa campanha em Roland Garros são a francesa Amélie Mauresmo e as americanas Lindsay Davenport e Jennifer Capriati.
26/05/2003 09h38 – Atualizado em 26/05/2003 09h38
O dólar comercial abriu hoje em baixa de 0,27%, cotado a R$ 2,899 na compra e R$ 2,909 na venda. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar para liquidação em junho está em R$ 2,914, com recuo de 0,44%.
A última semana do mês de maio começa com clima tranqüilo no mercado financeiro. O clima positivo da última sexta-feira deve continuar nesta manhã, com os investidores confiantes na rolagem integral da dívida pública de US$ 1,2 bilhão que vence no dia 2. O Banco Central (BC) renegociou 58,5% na sexta-feira passada, e com taxas de remuneração baixas. Hoje a autoridade monetária tem boas chances de concluir a operação, inibindo pressões no câmbio.
Apesar de o ministro da Casa Civil, José Dirceu, ter admitido que o atual patamar dos juros no Brasil contenha o crescimento econômico, o mercado crê que a queda da taxa esteja próxima. Com isso, a repercussão poderá ser limitada, principalmente se os índices de inflação da semana continuarem a indicar desaceleração da inflação.
26/05/2003 09h37 – Atualizado em 26/05/2003 09h37
Um jogador peruano desconhecido foi o responsável pela primeira grande surpresa do Aberto da França de 2003.
Luís Horna, 22 anos, número 88 no ranking de entradas da ATP, venceu logo na estréia o suíço Roger Federer, 21 anos, número cinco do mundo, um dos favoritos para ficar com o título.
Horna venceu a partida por 3 sets a 0, com parciais de 7-6 (8-6), 6-2 e 7-6 (7-3).
Até o jogo desta segunda-feira, Luís Horna só havia feito uma partida em um torneio do Grand Slam, sendo eliminado logo na estréia do Aberto dos Estados Unidos do ano passado.
Outros resultados
“É um sonho eliminar um cabeça-de-chave”, disse Horna após a partida, sua primeira em Roland Garros.
“Acho que todos os sul-americanos têm chance de ganhar aqui.”
Outro cabeça-de-chave a perder logo na estréia foi o tailandês Paradorn Srichaphan, número 10, derrotado pelo eslovaco Dominik Hrbaty por 3 sets a 1.
Em outros jogos já finalizados no primeiro dia em Roland Garros, os cabeças-de-chave Rainer Schuettler (Alemanha, número 11), Younes El Aynaoui (Marrocos, 23), Xavier Malisse (Bélgica, 26) e Vincent Spadea (EUA, 29) passaram para a segunda fase.
Os argentinos Mariano Puerta e Mariano Zabaleta também garantiram vaga na próxima fase.
Na chave feminia, a americana Serena Williams, atual campeã e número 1 do mundo, conseguiu uma fácil vitória contra a alemã Barbara Rittner, 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-1.
26/05/2003 09h30 – Atualizado em 26/05/2003 09h30
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem 1,2 quilo de maconha escondidos em um Verona e deteve uma mulher que traficava 12 cápsulas de cocaína, sendo 11 introduzidas no ânus. A droga pesou 125 gramas.
Na manhã de ontem, Deluze Marques da Silva, de 35 anos, foi detida no posto da PRF da BR-262 perto de Terenos. Ela tinha ingerido uma cápsula de cocaína e outras 11 estavam no ânus. A mulher seguia em um ônibus que fazia o trajeto Corumbá/Campo Grande. Deluze foi encaminhada para a Denar (Delegacia Especializada de Narcóticos).
Também para lá foram levados Nerivaldo Farinha, Juraci Pereira da Silva e Maria Aparecida de Oliveira. Farinha conduzia um Verona onde estavam escondidos escondidos 1,2 quilos de maconha. A apreeensão foi na BR 262 nesta madrugada.
26/05/2003 09h27 – Atualizado em 26/05/2003 09h27
Os prefeitos de Mato Grosso do Sul vão decidir amanhã se devem ou não paralisar o transporte de alunos da rede estadual de ensino.
A decisão será tomara durante assembléia-geral, convocada pelo presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Dirceu Lanzarini (PSDB), que ocorrerá no auditório da entidade a partir das 10h.
Os prefeitos cobram do governo estadual o cumprimento do cronograma de repasses de recursos para investimento no setor, uma vez que o Estado ainda efetuou os valores referentes aos meses de fevereiro, março, abril e maio.
Segundo a Assomasul, a falta de repasse em dia inviabiliza o transporte de alunos da rede estadual que é feito pelos municípios por meio de convênio firmado com o governo.
Durante a reunião, Dirceu Lanzarini colocará em discussão a proposta do governo sobre o cronograma de valores destinados à manutenção desse setor, referente ao ano letivo de 2003.
Em princípio, os dirigentes da Assomasul discordam da proposta apresentada pela Secretaria de Educação em manter a “per capita” (custo por aluno) nos atuais R$ 30.
Segundo o prefeito de Coxim e presidente da Comissão de Educação, criada pela entidade para acompanhar essa questão, os valores propostos são irrisórios, mas quem irá decidir será a assembléia-geral marcada para amanhã.
Ele adiantou que o governo está disposto a manter, neste primeiro semestre, os mesmo valores aplicados no setor no ano passado.
Mochi explicou que, durante audiência ocorrida há dias na Secretaria de Educação, chegou a fazer uma proposta alternativa, elevando a “per capita” para R$ 40 e um auxílio combustível no valor de R$ 10.
Para ele, a “per capita” atual é insuficiente, não dando sequer para as prefeituras custearem a metade dos serviços do transporte escolar.
26/05/2003 09h21 – Atualizado em 26/05/2003 09h21
A Polícia Civil prendeu ontem à noite, às 22h, Emerson Gomes Louveira, ele foi pego tentando furtar uma casa no conjunto Parati, na rua Antônio Estevão de Figueiredo. No momento da prisão, Emerson disse que tinha outro nome e não apresentou documentos pessoais. Depois de uma checagem feita no 1ºDP (Distrito Policial), descobriu-se que o acusado era um dos que fugiram da delegacia das Moreninhas no mês passado.
26/05/2003 09h02 – Atualizado em 26/05/2003 09h02
Um aparelho que monitora o estrago feito pelo chamado “fumo passivo” – a convivência com fumantes – promete esquentar o debate sobre a proibição do cigarro em locais públicos.
Pesquisadores da Irlanda estão desenvolvendo o aparelho, que registra a quantidade de monóxido de carbono e outras particulas liberadas pelos fumantes.
Pessoas que trabalham em ambientes onde o fumo é liberado, por exemplo, poderão saber o quanto são prejudicadas.
“Quando os garçons descobrirem as partículas que estão inalando, vão mudar de idéia sobre a proibição do cigarro”, disse Jamie Rasmussen, um dos pesquisadores do Media Lab Europe.
Debate
Até agora, os cientistas estão usando computadores de mão para registrar o nível de substânticas inaladas, mas procuram outras técnicas para revelar às pessoas como o pulmão está sendo afetado.
Os chamados “fumantes passivos” também descobririam como a fumaça estaria afetando a pele e como a expectativa de vida diminuiria depois de semanas em ambientes com fumantes.
A criação do aparelho vem bem no momento em que o governo irlandês estuda a proibição do cigarro em bares e restaurantes.
Outros países também planejam restriões semelhantes e o grupo de pesquisadores apresentou um protótipo do aparelho à Organização Mundial da Saúde (OMS).
26/05/2003 08h54 – Atualizado em 26/05/2003 08h54
As autoridades canadenses da área de saúde estão pedindo para que centenas de trabalhadores do setor entrem voluntariamente em quarentena, devido a morte de duas pessoas portadoras da Síndrome de Deficiência Aguda Grave (sigla Sars, em inglês) na última sexta-feira, em Toronto.
As mortes acontecem apenas dez dias após a Organização Mundial de Saúde, a OMS, suspender o alerta a viagens para Toronto.
Autoridades da área de saúde em Ontário declararam que 33 pessoas estão sendo examinadas, por portarem os mesmos sintomas que as duas vítimas da pneumonia atípica (outra definição em português para Sars).
Outras 500 pessoas estão em quarentena e teme-se que o número de vítimas da síndrome possa subir nos próximos dias.
Segurança
Dois hospitais foram fechados e as enfermeiras voltaram máscaras e duas luvas, como forma de prevenção à doença.
As autoridades disseram que não há motivos para pânico, mas depois do anúncio das duas mortes na sexta-feira, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos emitiu um novo alerta pedindo aos viajantes que tomem precauções especiais ao visitarem Toronto.
Antes do anúncio das mortes ligadas à síndrome, na última sexta-feira, tinha-se a impressão de que o Canadá estava conseguindo se livrar da pneumonia atípica.
É que não havia registros de novos casos da doença no país desde 19 de abril último.
26/05/2003 08h50 – Atualizado em 26/05/2003 08h50
Uma peça publicitária está chamando a atenção das pessoas que vistam o setor comercial da 39ª Expoagro. Em trajes sumários a modelo, Tatiane Ferreira, de 20 de anos, faz a apresentação de uma marca de chuveiro.
Se depender da empolgação da platéia, o produto será um dos campeões de venda da exposição.
Na noite deste domingo o único inconveniente foi o frio que fazia na hora da apresentação.
26/05/2003 08h43 – Atualizado em 26/05/2003 08h43
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta sexta-feira em Cuzco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai apresentar suas idéias sobre a Alca (Aliança de Livre Comércio das Américas) ao presidente americano, George W. Bush.
Os dois líderes devem ter um encontro em Washington no dia 20 de junho.
“Nós não somos contra a Alca”, afirmou o ministro, ao responder à pergunta de um repórter sobre a possibilidade de o presidente brasileiro liderar um foco de resistência à Alca no continente.
Amorim lembrou que o presidente Lula disse, logo após a posse, que não era contra o bloco, mas a favor de que sua implantação fosse negociada de forma soberana pelo Brasil.
Formato
“É isso o que nós estamos tratando de encontrar, um formato para a negociação da Alca que seja mais condizente com os nossos interesses”, explicou o chanceler.
Ao ser questionado se Lula vai repetir, na sua conversa com Bush, o tom duro dos discursos contra o protecionismo que têm feito ultimamente, Amorim foi rápido. “Duro não é o tom do presidente Lula, duro é o protecionismo.”
Lula está no Peru participando da reunião de cúpula dos países do Grupo do Rio, que reúne 19 nações da América Latina e Caribe.
Antes de se encontrar com Bush, o presidente brasileiro viaja para Evian, na França, onde, no dia primeiro de junho, participa de um encontro do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia).
O presidente do México, Vicente Fox – com quem Lula jantou na quinta-feira à noite antes do início oficial da cúpula do Grupo do Rio -, também vai à reunião.
No jantar, Lula e Fox discutiram uma maior integração comercial entre os dois países, o futuro do Mercosul e a implantação da Alca.
Propostas peruanas
A delegação brasileira em Cuzco recebeu bem duas propostas apresentadas pelo presidente peruano, Alejandro Toledo.
Ele sugeriu que parte dos juros que seriam pagos nos empréstimos externos seja investida em projetos de infra-estrutura regional, e que seja criado um órgão para realizar grandes obras na América Latina.
O ministro Celso Amorim disse que os presidentes devem formar grupos de trabalho para estudar as idéias mais a fundo.
“Um dos projetos tem um ponto em comum com um projeto brasileiro, que é o do uso do pagamento dos juros para projetos de infra-estrutura. Há fórmulas financeiras que estão sendo exploradas para fazer isso”, afirmou Amorim.
Os presidentes protagonizaram uma cena divertida durante a sessão de fotos oficiais, entre as reuniões de trabalho.
Todos seguravam com a mão direita o varayok, um bastão que receberam de presente do presidente peruano e que é o símbolo do poder inca, quando disseram “agora todos com a esquerda” e mudaram o bastão de mão.
No sábado, eles devem o Consenso de Cuzco, um documento com os resultados das reuniões de trabalho, a portas fechadas, que tiveram na sexta-feira.
Em seguida, o presidente Lula faz o discurso de encerramento, participa de uma coletiva e embarca para Buenos Aires.
No domingo, na capital argentina, Lula participa da posse do presidente eleito, Néstor Kirchner.
26/05/2003 08h26 – Atualizado em 26/05/2003 08h26
Marcos da Silva Moraes, 23 anos, morador na Vila Brasil 500, foi preso em flagrante às 18 horas de ontem por uma equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados. Marcos estava furtando um carrinho de mão com cinco sacos de cimento da residência de Paulo de Castilho, localizada no Jardim Europa. Ele foi preso no momento em que levava os materiais até uma carroça e depois encaminhado ao 1º Distrito da Polícia Civil.
26/05/2003 08h23 – Atualizado em 26/05/2003 08h23
A prefeitura de Campo Grande presta as contas dos gastos realizados de janeiro a abril deste ano em audiência pública no dia 30, a partir de 9h, na Câmara de Vereadores. A divulgação é obrigatória, conforme prevê a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
A prefeitura publicou os dados contábeis na edição de quinta-feira passada no Diário Oficial. Conforme os dados, o gasto com pessoal está abaixo do limite estabelecido pela LRF, que é de 39,5% da receita corrente líquida.
26/05/2003 08h16 – Atualizado em 26/05/2003 08h16
A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), a Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur) e a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul ) promovem hoje, a partir das 19h30, encontro para discutir as “Estratégias para o futuro do FCO (Fundo do Centro Oeste)”.
O evento, que ocorrerá no auditório da Famasul, em Campo Grande, contará com a presença do gerente executivo do Banco do Brasil, Rogério Lot.
Os organizadores informam que para o encontro estão sendo convidados, entre outras autoridades, os integrantes da bancada federal ( senadores e deputados ), os deputados estaduais, prefeitos e lideranças regionais e municipais.
Confirmaram presença os presidentes da Famasul, Leó Brito, da Assomasul, Dirceu Lanzarini, e o secretário de Estado da Produção e Turismo, José Antônio Felício.
No sábado em Dourados o minsitro da Agricultura Roberto Rodrigues, disse que a questão do FCO é um problema de política interna do Banco do Brasil e que não gostaria de falar sobre ao assunto. Muitos produtores rurais aguardam com ansiedade qual o tratamento que será dado para o FCO pelo novo governo.
26/05/2003 08h03 – Atualizado em 26/05/2003 08h03
Um avião ucraniano que transportava tropas de paz espanholas caiu, nesta segunda-feira, nas proximidades do balneário de Trabzon, na costa do Mar Negro, no noroeste da Turquia.
O ministério da Defesa da Espanha confirmou que 62 militares morreram no acidente: 40 soldados, 21 homens da Força Aérea e um guarda civil. Os 12 tripulantes ucranianos também perderam a vida no desastre.
Os espanhóis – que voavam em um Yak-42 que tinha decolado da cidade de Bishkek, no Quirguistão, rumo a Zaragoza, na Espanha – serviam nas forças de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Afeganistão.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o avião iria pousar em Trabzon para reabastecer, mas teria caído, segundo as primeiras informações, cerca de 50 quilômetros ao sul da cidade nas primeiras horas desta terça-feira.
Nevoeiro
Segundo a AP, fontes de Trabzon afirmaram que a aeronave teria caído durante a sua terceira tentativa de pouso em meio a um denso nevoeiro.
Ainda de acordo com as mesmas fontes, o piloto teria dito que não conseguia enxergar a pista pouco antes do avião desaparecer das telas dos radares.
Soldados e ambulâncias militares turcas chegaram rapidamente ao local, nas proximidades da cidade de Macka, para tentar resgatar possíveis sobreviventes, segundo a agência Anatolia.
Uma testemunha afirmou que os destroços do avião estavam envolvidos em chamas e contou ter visto pelo menos dois corpos carbonizados, de acordo com a emissora de TV turca Kanal 7.
O governador Aslan Yildirim, de Trabzon, disse à emissora CNN-Turk que os soldados turcos já recuperaram pelo menos 25 corpos dos destroços.
Fogo
“Havia fogo por todas as partes. Não consegui chegar perto do local por 15 ou 20 minutos”, disse Sait Topcu, clérigo de uma mesquita em um vilarejo próximo ao local do acidente.
Segundo as primeiras informações, o avião tinha 62 passageiros e 12 tripulantes a bordo.
O tenente-coronel Paul Kolken, porta-voz da Força Internacional de Apoio à Segurança em Cabul, no Afeganistão, disse que um avião transportando 56 integrantes das tropas de paz espanholas e uma tripulação de seis pessoas deixou o Afeganistão no domingo.
O militar não confirmou se essa foi a aeronave que caiu na Turquia.
A Espanha cedeu 120 soldados para as tropas de paz no Afeganistão, responsáveis por manter a ordem na capital, Cabul, segundo Kolken.
26/05/2003 07h59 – Atualizado em 26/05/2003 07h59
O Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubo, Assalto e Seqüestro) esclarece às 9h, em coletiva, o seqüestro seguido da morte do empresário de São Gabriel D’Oeste, Juarez Tozzato, que havia desaparecido na segunda-feira e foi encontrado morto na madrugada de sábado para domingo.
O corpo do empresário foi localizado a 50 quilômetros da cidade, segundo informações do casal Nanci Gonzales e Eliandro Mazeto. Os dois foram presos acusados de seqüestrar e assassinar Tozatto. De acordo com as primeiras investigações, ele mantinha um relacionamento amoroso com Nanci, que é garota de programa e namorava também Eliandro. O casal foi transferido para Campo Grande porque a população ameaçava linchá-los. O menor de 16 anos que também estaria envolvido no crime ficou em São Gabriel.
A entrevista será realizada na sede do Garras, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande.
26/05/2003 07h56 – Atualizado em 26/05/2003 07h56
Os professores e funcionários administrativos da rede estadual de ensino retomaram as aulas hoje depois de duas semanas de greve. A decisão pelo fim da paralisação foi tomada na sexta-feira à tarde.
A forma de reposição dos 10 dias sem aulas ainda será definido e terá a participação dos pais e alunos.
Os professores decidiram aceitar a proposta do governo- 10% para professores em 8% para administrativos- e a correção futura dos salários pela inflação e aumento, no ano que vem, do salário dos professores com nível superior para R$ 1,2 mil.
Alunos não querem reposição aos sábados e férias:
Os alunos da rede estadual de ensino voltaram animados para a retomada das aulas nesta manhã, depois de duas semanas de greve dos professores. O movimento é normal nas principais escolas da cidade.
A reposição dos 10 dias sem aulas preocupa os estudantes. No Joaquim Murtinho, na avenida Afonso Pena. Brielli de Matos, de 16 anos, comemorou o fim da greve e rejeitou a possibilidade de ter aula aos sábados para a reposição. Ela disse ainda que esperava que hoje as aulas já fossem normais.
Priscila Mendes de Oliveira, de 16 anos, reclamou que não quer reposição aos sábados e nem nas férias de julho. Para as duas alunas, do período matutino, o ideal é que as aulas sejam repostas no período vespertino. Priscila manifestou-se a favor da greve, lembrando que os professores tiveram oportunidade de negociar os salários.
A reposição será discutida com os pais e alunos e deve ser feita neste semestre mesmo.
25/05/2003 20h01 – Atualizado em 25/05/2003 20h01
O terceiro Leilão Mega Corte Mulheres do Cone Sul superou todas as expectativas da Leiloboi Leilões Rurais. A empresária Élvia Guarita, que organizou o leilão ainda comemora o excelente resultado do evento que reuniu mulheres pecuaristas de 15 municípios da região Cone Sul do Estado. Segundo Élvia, o evento do próximo ano será ainda melhor, pois vamos procurar dinamizar, buscando novas parcerias com mulheres mais municípios. Ela contou que assistiu um evento semelhante em Londrina, no Paraná, e isso despertou seu interesse em promover o evento na região que em sua terceira edição já é sucesso absoluto, tanto em comercialização, como em participação.
O 3o Mega Corte Mulheres do cone Sul movimentou R$ 322.404 reais, num total de 859 animais vendidos distribuídos em 38 lotes. Os maiores vendedores foram; Flávia Vilela Strang, Élvia Guarita, Zuleica da Silva e Elida Espindola Vieira. Já os maiores compradores foram os pecuaristas; Lúdio Martins Coelho, Osmar Bartel, Anunciades Correa Ferreira, Nilton Rocha Filho e Henrique Simões Vigário. Ao todo, 21 por cento dos lotes foram vendidos através do Canal do Boi, enquanto 78 por cento foram comercializados no recinto, que alias estava lotado. No comando do martelo, estava o dinâmico leiloeiro Luciano Louveira Pires e na organização estava a DZM.
Ao iniciar o leilão várias mulheres foram sorteadas e receberam presentes de empresas da cidade. Como já é tradição ajudar uma entidade, desta vez foi a Creche São Francisco, que conseguiu arrecadar aproximadamente R$ 5.000 mil reais que foram ofertados pelos presentes através de lance. O diretor comercial do suplemento especial do Diário MS, Ricardo Ojeda registrou os flagrantes que você confere nesta página.
25/05/2003 13h49 – Atualizado em 25/05/2003 13h49
O senador Delcídio do Amaral do PT participou da cerimônia de abertura da 39ª Expoagro. Delcídio disse que não poderia deixar de comparecer ao evento pela importância de Dourados na produção agropecuária do Centro Oeste. Ele percorreu todo o recinto da feira e elegiou a diretoria do Sindicato Rural de Doutrados pela brilhante organização.
Delcídio do Amaral deverá ficar em Dourados até amanhã onde vai visitar os stands e participar de algumas atividades no Parque João Humberto de Carvalho.
24/05/2003 23h42 – Atualizado em 24/05/2003 23h42
Tendo recebido uma expressiva votação em Três Lagoas na sua terceira eleição para a Assembléia Legislativa, o deputado Jerson Domingos esteve mais uma vez na cidade neste final de semana. Atendendo convite do vereador Valdomiro Aguirre, presidente do Legislativo local, desta vez o parlamentar veio exclusivamente para reunir-se com amigos e correligionários. Eu estava com saudade dos companheiros que acreditaram em mim e estou aqui para reiterar os meus compromissos de campanha, para que não fique a impressão de que um político desconhecido veio aqui somente buscar votos para não mais aparecer, disse o deputado ao fazer uso da palavra durante jantar de confraternização oferecido por Aguirre na sexta-feira (23).
Acompanhando de perto todos os problemas do município desde o início deste ano, Jerson destacou algumas vitórias conseguidas em parceria com a Câmara Municipal local, como por exemplo, o pleito dos vereadores Valdomiro Aguirre, Márcia Moura e José Augusto Morila Guerra junto ao senador Delcídio do Amaral para que a Cesp doe em definitivo à UFMS a Casa do Estudante. Segundo o deputado, o processo já está bastante adiantado.
Jerson informou ainda, que já conseguiu incluir no Fundo de Aplicação do Fundersul, a pavimentação asfáltica da rodovia Três Lagoas/Inocência, em atendimento à solicitação dos presidentes dos sindicatos rurais destes dois municípios. Orçada em torno de R$ 1.200.000,00, a liberação será votada neste mês de junho. Em julho a obra será licitada e, pelas suas previsões, no início de agosto deverá ser iniciada. Por fim, o deputado destacou as 75 toneladas de lama asfáltica conseguidas por Aguirre junto ao senador Delcídio.
Palestra sobre câncer
A mais importante conquista desta parceria, na opinião do deputado Jerson, é a palestra sobre prevenção de câncer de mama e de colo uterino, que acontecerá em Três Lagoas no dia 13 de junho próximo, a qual contará com a participação de renomados médicos. No dia seguinte à palestra, serão abertas no Hospital do Câncer, em Campo Grande, aproximadamente 60 consultas totalmente gratuitas para pessoas que tenham necessidade de passar pelos exames. “Por favor, estejam presentes, convoquem os companheiros, porque é um trabalho extremamente importante, pois viabilizaremos a abertura do Hospital do Câncer para que possamos remeter nossos portadores de CA que necessitem realizar exames de radiografia, mamografia e outros”, convocou o deputado, garantido que por mais humilde que seja o paciente, ao ser encaminhado ao Hospital do Câncer ele terá o mesmo tratamento de uma pessoa abastada.
Filiações
Ao divulgar que o PTB vai iniciar um trabalho de filiações visando montar um partido com participação efetiva nas próximas eleições em Três Lagoas, o deputado Jerson aproveitou a oportunidade para anunciar que nesta segunda-feira (26), o vereador José Augusto Morila Guerra estará retornando às fileiras do partido, para que num só esforço e num só objetivo façamos um Mato Grosso do Sul e uma Três Lagoas melhor para todos nós’ disse.
’Pelo homem competente que é, pelo excelente profissional e pai de família que sempre foi, o Guerrinha engrandece muito o PTB, juntamente com os vereadores Luiz Akira e Aguirre que já estão no partido’, concluiu o deputado.