19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14096

DOURADOS:Ministro e Egon Krakhecke abrem 39º Expoagro às 17 horas

0

24/05/2003 23h09 – Atualizado em 24/05/2003 23h09

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o governador em exercício, Egon Krakhekke, participaram da cerimonia que abriu oficialmente a Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados de Dourados. Várias autoridades prestigiaram o evento, que inclusive teve no final da cerimônia um desfile de animais de diversas raças.

O vice-governador Egon Krakhecke representou o governador Zeca do PT que está acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de posse do novo presidente da Argentina, Nestor Kirchner, que acontece domingo em Buenos Aires.

Roupas e acessórios da moda Pantanal são tema de encontro

0

23/05/2003 17h01 – Atualizado em 23/05/2003 17h01

A moda do Pantanal com acessórios indígenas é um dos estilos apresentados no encontro de moda que acontece no próximo dia 29 em Campo Grande.

A intenção do evento é apresentar o conceito da moda Pantanal Fashion e sua importância para o desenvolvimento da Indústria da Moda no Mato Grosso do Sul.

A moda Pantanal do Brasil utiliza em suas coleções de Jeanswear e Beachwear, as cores da natureza, acessórios de artesanatos indígenas feitos de osso e chifre de boi, couro de peixe, tinta natural extraída do urucum e outras sementes nativas.

O encontro é do Consórcio Pantanal Fashion Export, dono da marca Pantanal na Europa, é constituído pelo sistema de consórcios, através da associação de seis empresas, as quais já vendem seus produtos há 10 anos no Brasil.

O evento acontece no auditório do Sebrae/MS.

Polícia de Ribas do Rio Pardo prende fugitivo de Uberaba

0

23/05/2003 17h00 – Atualizado em 23/05/2003 17h00

A polícia de Ribas do Rio Pardo prendeu hoje Wellington Santana Paulino, 28, conhecido por Maguila. De acordo com o delegado Messias Pires dos Santos, ele é fugitivo do presídio de Uberaba, Minas Gerais. Maguila teria discutido ontem de manhã com Júlio César Mendes Barcelos, 20 e à noite os dois se encontraram em um bar na BR 262, onde Wellington continuou a briga e dando uma facada no braço de Barcelos. Maguila está preso na delegacia de Ribas e Júlio foi internado na Santa Casa da cidade.

Termina a greve dos professores em MS

0

23/05/2003 16h59 – Atualizado em 23/05/2003 16h59

Os professores da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul decidiram acabar com a greve hoje. A paralisação foi iniciada no último dia 12.

Os trabalhadores decidiram em assembléia realizada na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) que a paralisação deveria ser encerrada porque o quadro da greve era de apenas 11 municípios com as escolas paralisadas.

Após 11 dias de paralisação, poucas cidades continuavam a aderir a paralisação. E mesmo sem a decisão oficial sobre o fim greve dos professores da rede estadual em Mato Grosso do Sul , algumas escolas de Campo Grande retomaram as aulas hoje. De acordo com o presidente da ACP (Associação Campo Grandense de Professores), Jaime Teixeira, os trabalhadores decidiram retornar às salas após a reunião de ontem que optou pelo fim da greve na Capital. “A decisão de voltar às aulas deveria ser feita de forma unificada, mas não temos como impedir que alguns voltem ao trabalho”, contou.

Segundo o presidente da ACP, a definição sobre a reposição das aulas será feita em reunião entre Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) e o secretário de Estado de Educação, após o fim da greve.

O presidente da ACP, Jaime Teixeira, afirma que a decisão se baseou na baixa adesão à greve e também porque 40 municípios decidiram retomar as aulas ontem. “Com a baixa adesão fica mais difícil negociar com o governo”, disse. O presidente da ACP avaliou que o recuo é melhor maneira para não enfraquecer os sindicatos da categoria.

Ao professores continuam reunidos para os encaminhamentos da retomada das aulas e discutir os procedimentos para as negociações com o Governo do Estado. As aulas serão retomadas na segunda-feira.

Prefeitura quer coibir trânsito de bicicletas em feiras

0

23/05/2003 16h51 – Atualizado em 23/05/2003 16h51

A prefeitura de Três Lagoas está realizando uma fiscalização para evitar o tráfego de bicicletas nas feiras livres, na Avenida Rosário Congro.A Ação começa no início na madrugada dos sábados e termina ao meio-dia de domingo. Na primeira fiscalização, semana passada, foram feitas apenas orientações e explicações para organizar a venda de produtos na feira, evitando que usuários que transitam pelo espaço tenham dificuldades de locomoção.A orientação é que os vendedores comercializem os produtos em pontos fixos.

“Pecuarista de Lula” vai dirigir Acrissul com Laucídio

0

23/05/2003 16h45 – Atualizado em 23/05/2003 16h45

O produtor rural José Carlos Costa Marques Bunlai, que ficou conhecido por “pecuarista de Lula”, depois que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva usou sua fazenda, em Rio Brilhante, como cenário para o programa eleitoral na TV, assume hoje, às 20 horas, o cargo de segundo vice-presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). Será sua segunda participação na diretoria da entidade na função de segundo vice de Laucídio Coelho Neto, reeleito presidente nesta sexta-feira.

Após a eleição de Lula, Bunlai chegou a ser cogitado para assumir o Ministério da Agricultura e Pecuária, mas acabou perdendo a corrida na preferência do novo governo para o atual ministro Roberto Rodrigues. “O Bunlai é um companheirão como costumanos dizer. É um produtor sério e importante para a classe”, disse Laucídio Coelho Neto, que permanecerá na presidência da Acrissul no biênio 2003-2005.

A posse vai acontecer na sede da Acrissul, no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. Confira a chapa completa da diretoria reeleita:

PRESIDENTE

Laucídio Coelho Neto

VICE PRESIDENTE

1- Ronie Garcia Ferreira

2- José Carlos Costa Marques Bunlai

3- Marcos Rezende de Andrade

SECRETÁRIO

1- Antônio Falcão Alves

2- Maria Eduarda Corrêa da Costa Thedim

3- Camila Lutz

TESOURARIA

1- Dirson Mitsugoshi Oshiro

2- Alessandro Oliva Coelho

3- Gastão Lemos Monteiro

DIRETORES

Aluízio Lessa Coelho

Kenneth Martin Coelho

Leôncio de Souza Brito Filho

Loacir da Silva

SUPLENTES

Alan Luiz Prado

Arani Silveira Barcelos Sobrinho

Dácio Queiroz Silva

Eduardo Machado Metello Junior

Eduardo Olimpio Machado Neto

Advogado cobra Secretaria de Segurança para retirada de sem-terra

0

23/05/2003 16h41 – Atualizado em 23/05/2003 16h41

O advogado da Associação das Famílias para a Unificação da Paz Mundial , David Moura de Olindo, vai cobrar um posicionamento esta tarde da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul para a retirada das famílias sem-terra que continuam na fazenda Aruanã.

O pedido para reforço policial para a retirada das cerca de 350 famílias que ocupam a fazenda Aruanã, em Bonito foi entregue ao Comando da Polícia Militar, em Campo Grande ontem. A retirada dos sem-terra só será cumprida pelo oficial de Justiça com reforço de policiais.

O advogado acredita que até o início da próxima semana a retirada dos sem-terra seja feita. Olindo afirmou que serão necessários muitos policiais para a ação porque os sem-terra manifestaram que não vão obedecer à ordem para deixar a área.

“O Estado tem a obrigação de se fazer cumprir a determinação judicial da retirada. Vamos pressionar para que a retirada seja feita até segunda-feira”, explica Olindo afirmando que os sem-terra estão sendo orientados por líderes do movimento a não deixar a fazenda.

De acordo com Olindo, os sem-terra desmataram uma grande área da fazenda, derrubaram árvores e mataram gado. Ele contou que apenas uma família da associação permanece na sede da fazenda.

O advogado disse que os prejuízos com a invasão ainda serão calculados e pretende pedir ressarcimento das perdas ao governo.

Dólar comercial fecha em baixa cotado a R$ 2,918

0

23/05/2003 16h40 – Atualizado em 23/05/2003 16h40

O dólar comercial fechou em queda pelo terceiro dia seguido nesta sexta-feira. A moeda norte-americana encerrou o dia vendida por R$ 2,918 (compra a R$ 2,913) pela taxa do Banco Central. A queda em relação ao valor do fechamento de quinta é de 2,15%.

O Banco Central rolou hoje 58,5% da dívida cambial que vence no próximo dia 2. Foram vendidos US$ 705,9 milhões, de um total de US$ 1,207 bilhão.

O Ibovespa principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo opera em alta de 0,34%.

As inscrições para o programa Bolsa Universitária tem início no dia 9 de junho.

0

23/05/2003 16h38 – Atualizado em 23/05/2003 16h38

As inscrições para o programa “Bolsa Universitária” tem início no dia 9 de junho. A Secretaria Estadual de Assistência Social informou que o estudante deverá estar cursando o 1°semestre para receber 70% de bolsa no valor da mensalidade.

O governo irá pagar 50% deste valor e a universidade pagará os outros 20%. O beneficio será levado a 500 alunos este ano e em 2004 para mil alunos.

Secretários pedem em carta mais recursos para Cultura

0

23/05/2003 16h25 – Atualizado em 23/05/2003 16h25

Fomentar o desenvolvimento da cultura e adotar critérios para financiar atividades culturais estão entre os principais pontos da Carta de Campo Grande, elaborada em reunião ontem durante o Primeiro Encontro de Secretários de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Tocantins, realizada na Capital. Entre os pontos está o pedido de que os governadores dos respectivos estados defendam junto ao Condel (Conselho do Fundo Constitucional do Centro-Oeste), mudanças no FCO, para permitir o financiamento de projetos de infra-estrutura cultural. Os secretários defendem ainda a adoção de um critério compensatório, para a destinação compulsória de um percentual da renúncia fiscal das estatais para aplicação no fomento à cultura da região. Eles solicitam ainda participação no Conselho Federal de Cultura para um representante de cada estado.

Conheça a carta:

Os Secretários de Cultura dos Estados de MS, MT, DF e TO, reunidos em Campo Grande no dia 22 de maio de 2003, diante da realidade sócio-econômica-cultural de seus respectivos Estados, decidem tratar a Cultura como atividade estratégica para o desenvolvimento da Região Centro-Oeste e do Estado de Tocantins. Reconhecem como fator preponderante assumirem os laços e a identidade cultural que os unem e a necessidade de atuação em bloco na defesa da democratização cultural.

Reunidos com membros dos Conselhos Estaduais de Cultura, Fóruns de Cultura e representantes do Ministério da Integração e do Ministério da Cultura, os Secretários decidem apoiar a ampla reforma cultural pretendida pelo Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coordenada pelo Ministro Gilberto Gil.

Entendem que as disparidades regionais fazem com que seus Estados estejam completamente deslocados do elenco de Estados beneficiados pelos financiamentos públicos através da Lei Rouanet e do Fundo Nacional de Cultura. Contribuindo com mais de 40% da produção agrícola do País – o que garante saldo positivo para a balança comercial brasileira – referidos Estados são penalizados, uma vez que a renúncia fiscal para aplicação na cultura beneficia praticamente a produção industrial, hoje concentrada principalmente no Sul e no Sudeste. Não se justifica que referidos Estados tenham uma participação de apenas 3% no bolo dos financiamentos culturais.

Para que isso aconteça de fato é necessário que o Governo Federal lance um novo olhar sobre as nossas potencialidades, estabeleça novos parâmetros para a distribuição de recursos e fiscalize com rigor a aplicação desses novos critérios.

Dessa forma estaremos corrigindo equívocos históricos que impõem a concentração dos recursos financiadores das atividades culturais nos grandes centros do país e inibem o desenvolvimento da cultura regional.

Como proposta prática, sugerem:

Estabelecer um compromisso de trabalharem seus respectivos Estados, através dos seus secretários de produção e/ou desenvolvimento, e de seus governadores, para que defendam junto ao CONDEL, mudanças no Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO, permitindo o financiamento de projetos de infra-estrutura cultural.

Defender com toda ênfase, através da adoção de um critério compensatório, através da adoção de um critério compensatório, a destinação compulsória de um percentual da renúncia fiscal das estatais para aplicação no fomento à cultura da região, já que a aplicação dos benefícios fiscais das empresas leva em consideração, na maioria das vezes, critérios meramente mercadológicos e de densidade populacional. Cabe ao Estado cumprir o seu papel de supridor dos benefícios sociais e culturais aonde a iniciativa privada não se faz presente, até que uma nova política cultural seja implantada ou que tenhamos um desenvolvimento econômico que nos permita desfrutar desses benefícios diretamente.

Os Secretários defendem a criação de um mecanismo de integração regional que tenha como gestor o Ministério da Cultura, e assumem o compromisso de estabelecer com urgência uma política de intercâmbio e circulação cultural de suas produções.

Entendem também a necessidade de fomentar o desenvolvimento de uma nova visão cultural. Enxergar a cultura como uma ferramenta capaz de gerar riquezas, renda, cidadania e ainda possibilitar a abertura de novos postos de trabalho. Acreditar na idéia de uma economia cultural.

Por último, reivindicam do Ministério da Cultura o assento no Conselho Federal de Cultura para um representante de cada unidade federativa.

Atleta de Três Lagoas representa Brasil no Campeonato Sul-americano

0

23/05/2003 16h03 – Atualizado em 23/05/2003 16h03

Com o sucesso obtido no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis, na cidade de Londrina (PR), nos dias 17 e 18 deste mês, o atleta Gustavo, de Três Lagoas, irá representar o Brasil no Campeonato Sul-americano Juvenil, em Guayaquil, no Equador, nos dias 7 e 8 de junho.

Além da conquista do título de campeão no lançamento de disco, ao obter a marca de 58m09, Gustavo também quebrou o recorde sul-americano dessa modalidade esportiva.

Na mesma ocasião, o atleta três-lagoenses quebrou também o recorde do Campeonato Brasileiro, no arremesso de peso, conseguindo a marca de 18m89.

Ao lado de Gustavo está também a atleta Regiane que conquistou, na mesma ocasião, em Londrina, o título de campeã brasileira na prova de arremesso de peso, obtendo a marca de 13m65. Com este resultado, ela estará ao lado do Gustavo, representando também o Brasil, no Equador.

Rubens da São Luiz vai para o PTB

0

23/05/2003 15h48 – Atualizado em 23/05/2003 15h48

O empresário Rubens Miranda Mello, diretor do Grupo São Luiz e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, está prestes a filiar-se ao PTB. Ele desfiliou-se recentemente do PSDB.

Atendendo a convite pessoal do deputado Akira Otsubo (PTB), o empresário tem encontro marcado, na quinta-feira (29), com lideranças do partido na Capital. Após esse encontro, será concretizado o ato de filiação partidária.

“Há meses, mesmo quando ainda estava filiado ao PSDB, recebi a visita do deputado Akira, meu amigo pessoal, apresentando-me o convite para filiar-me ao PTB”, esclareceu Rubens.

Segundo ele, o PTB tem uma proposta política para Três Lagoas e “estão contando com a minha participação, neste projeto de renovação para a cidade”, confessou o empresário.

Chuva agrada produtores de hortifruti da Capital

0

23/05/2003 15h44 – Atualizado em 23/05/2003 15h44

Os produtores de hortifruti de Campo Grande gostaram da chuva que caiu na cidade durante todo o dia hoje. Segundo o presidente da Coopgrande (Cooperativa de Produtores de Campo Grande), Carlos Martelli, a chuva está ajudando a economizar com ligações para irrigação, necessárias por conta da seca. O produtor explicou ainda que só deve haver problema, se gear, o que pode influenciar diretamente no preço dos produtos, que estão em baixas devido época de safra. “Há previsão de neve na serra gaúcha, mas ainda não sabemos como vai ficar por aqui. Por enquanto, o clima é favorável”, resumiu. Entre os produtos em baixa está o alface, que está sendo vendido por até R$ 0,29 o pé. “Há um mês, o mesmo produto era vendido por até R$ 1,00 pago ao produtor e atualmente esse preço está sendo repassado diretamente ao consumidor porque está sobrando”, revelou.

Força Sindical:Desemprego está pior agora que no governo FHC

0

23/05/2003 15h39 – Atualizado em 23/05/2003 15h39

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, criticou nesta sexta-feira o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que a questão do emprego está pior agora do que na administração de Fernando Henrique Cardoso.

  • Em relação ao governo FHC, acho que está pior. As empresas estão quebrando, passando por dificuldades. Precisamos de uma mobilização da sociedade para mudar a política econômica. O governo tem condições de baixar a taxa de juros já e, em vez de atender aos interesses dos banqueiros, atender aos interesses de toda sociedade – disse o sindicalista.

Paulinho prosseguiu nas críticas à política econômica do governo. Ele comentou que Lula está mais preocupado com os bancos e com o FMI do que com a sociedade e finge não ouvir os apelos para que os juros caiam. Para aumentar a pressão junto ao governo federal, Paulinho está buscando o apoio de governadores e empresários.

  • A política do presidente Fernando Henrique Cardoso era de 18% de juros, hoje está em 26,5%. Além disto, o governo aumentou o superávit primário, aumentou o compulsório. A cada R$ 1 mil que a pessoa deposita no banco, R$ 600 vão para o banco central. Isto é um rapa que fizeram na sociedade. Nem o Fernando Henrique teve tanta coragem – afirmou.

Nesta sexta-feira, o presidente da Força Sindical procurou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Paulinho saiu saiu do encontro com a garantia da participação do governador mineiro no movimento para baixar os juros.

Segundo o sindicalista, os juros são extorsivos e a situação está insustentável para a indústria e para os trabalhadores. Os argumentos usados por membros do governo de que é preciso domar a inflação antes de baixar as taxas de juros não podem ser aceitos porque, segundo o sindicalista, já que o dólar e a inflação estão caindo.

  • Nós fizemos uma campanha salarial antecipada e todo mundo dizia que essa campanha salarial iria aumentar a inflação. A inflação caiu. Os trabalhadores estão pegando aumento de salário e a inflação caiu. A inflação tem dado mostras de que está baixando. Mês a mês ela tem diminuído. O que nos parece é que a equipe econômica está refém do sistema financeiro e, inclusive, do FMI.

Policia Ambiental apreende 13,3 metros de madeira

0

23/05/2003 15h36 – Atualizado em 23/05/2003 15h36

A PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu ontem 13,32 metros cúbicos de lenha cortada sem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) na rodovia MS-080, entre Campo Grande e Rochedo. A madeira estava sendo transportada em um caminhão por Jairo da Silva Alves, morador do Jardim Mirassol, na Capital. Ele foi autuado em R$ 1,6 mil e deve responder por crime ambiental.

document.write Chr(39)Dieta de proteínas

0

23/05/2003 15h32 – Atualizado em 23/05/2003 15h32

Uma pesquisa preliminar realizada nos Estados Unidos indicou que a “dieta de proteínas”, que tem feito sucesso entre as celebridades nos últimos anos, é mais eficaz do que as dietas tradicionais e também não apresenta riscos à saúde.

Os pesquisadores admitem, em um texto publicado no New England Journal of Medicine. que os resultados não permitem que se recomende a dieta de baixo carboidrato em larga escala, mas dizem que vários dos resultados adversos esperados não foram encontrados.

A “dieta de proteínas”, divulgada mundialmente pelo doutor Robert Atkins, consiste basicamente em comer proteínas e gorduras (carnes, peixes, saladas etc.) à vontade, mas restringir o consumo de carboidratos (arroz, batatas, doces etc.) ao mínimo.

Críticos da dieta dizem que o fato de ela não ser balanceada pode ser prejudicial à saúde, mas a pesquisa coordenada por Gary Foster, da Universidade da Pensilvânia, chegou à conclusão que a dieta aumenta o colesterol “bom” sem causar aumento no colesterol “ruim” e reduz o nível de triglicérides no sangue.

Acompanhamento:

Os pesquisadores acompanharam 63 obesos com 44 anos e média de peso de 100 quilos. Metade seguiu a dieta do baixo carboidrato. A outra metade seguiu uma dieta de baixa caloria (1,5 mil a 1,8 mil calorias para os homens e 1,2 mil a 1,5 mil para as mulheres), com 60% de carboidratos.

Depois de três meses, aqueles que seguiram a dieta do baixo carboidrato perderam em média 8 quilos, contra 3,8 quilos dos que seguiram a dieta convencional. Depois de seis meses, a dieta de baixa caloria havia garantido uma perda de 9,6 quilos, contra 5,2 quilos da dieta convencional.

Um ano depois, a diferença entre as duas dietas havia diminuído. Na dieta de baixo carboidrato, a perda de peso era de 7,2 quilos. Na convencional, 4,4 quilos. Para os pesquisadores, os números da pesquisa depois de um ano não são tão significativos porque quase a metade dos pesquisados já tinha desistido da dieta.

Manutenção do peso:

“O grande tema agora é descobrir se as dietas de baixo carboidrato ajudam os pacientes a manter o peso melhor do que as dietas convencionais”, afirmou o professor Gary Foster, que liderou a pesquisa.

Catherine Collins, da Associação Dietética Britânica, acredita que os resultados da pesquisa devem ser tomados com cuidado.

“Se as pessoas sabiam que seriam testadas em uma certa data, elas podem ter reduzido ainda mais o consumo de carboidratos para poder apresentar um peso menor”, afirmou Collins.

“Esse estudo sugere que a dieta do baixo carboidrato não é tão ruim quanto se pensava, mas com certeza são necessárias mais pesquisas.”

Cientista britânico diz que vírus da Sars veio do espaço

0

23/05/2003 15h29 – Atualizado em 23/05/2003 15h29

O vírus que causa a pneumonia atípica pode ter chegado à Terra do espaço, segundo cientistas que escreveram a uma das principais revistas médicas da Grã-Bretanha.

A equipe liderada pela professora Chandra Wickramasinghe, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, disse à revista The Lancet que o vírus da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) é tão diferente dos outros que sua origem deve ser extraterrestre.

“As seqüências genéticas do vírus da Sars parecem ser dramaticamente diferentes de todos os coronavírus conhecidos. Isso sugere uma evolução completamente independente”, disse a professora.

Outros cientistas especializados em Sars, no entanto, acham que essa teoria é que veio de outro planeta.

“Piada”

“Deve ser uma piada”, disse um dos principais pesquisadores da área. Outro disse que a idéia era “ridícula”. Os especialistas discordantes afirmam que não há “nada de estranho” no vírus da Sars.

A teoria da professora Wickramasinghe é baseada em uma teoria mais ampla, chamada panspermia, segundo a qual a vida se desenvolveu em algum canto do espaço e segue sendo levada de um planeta para outro por meio de cometas e asteróides.

A professora admite, no entanto, que não tem nenhuma prova definitiva da sua teoria.

Em tom de ironia, um porta-voz da Organização Mundial da Saúde disse à BBC que ainda não existem planos para enviar uma equipe de pesquisadores de Sars ao espaço, pelo menos por enquanto.

EUA dizem ter apreendido US$ 500 milhões em ouro no Iraque

0

23/05/2003 15h21 – Atualizado em 23/05/2003 15h21

As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram ter apreendido barras de ouro cujo valor pode chegar a US$ 500 milhões (R$ 1,54 bilhão) no Iraque.

O carregamento teria sido encontrado em um caminhão interceptado perto da fronteira com a Síria.

O veículo estava carregando 2 mil barras de ouro e foi revistado em um posto de controle perto da cidade de Qaim, segundo os militares americanos.

Dois homens estavam conduzindo o caminhão. Eles teriam dito aos americanos que iriam receber US$ 350 (R$ 1.075) para levar o carregamento – que afirmaram imaginar ser barras de bronze – até uma pessoa em Qaim.

Desfalques:

Cada barra de ouro pesa 18 kg, segundo os americanos, e agora serão submetidas a testes para determinar seu grau de pureza.

Em abril, os americanos já haviam encontrado centenas de milhões de dólares escondidos em lugares como paredes de palácios iraquianos e contêineres.

Eles suspeitam que esse dinheiro tenha sido retirado do Banco Central iraquiano por Saddam Hussein e seus aliados.

O desfalque no Tesouro iraquiano, pelas estimativas dos americanos, poderia chegar a US$ 2,7 bilhões.

Cerca de US$ 200 milhões foram achados em pacotes em notas de dólar e euro foram encontrados em 31 contêineres em Bagdá no final de abril.

Outros US$ 600 milhões haviam sido encontrados alguns dias antes.

Combustível de óleo de girassol substitui o diesel em fazendas

0

23/05/2003 15h17 – Atualizado em 23/05/2003 15h17

A programação do 2º Simpósio de Agricultura da Expoagro, que acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de maio, vai discutir uma nova proposta de sustentabilidade para as propriedades rurais de Mato Grosso do Sul através da cultura do girassol, que se apresenta como uma alternativa econômica para rotação de culturas no Sistema Plantio Direto, produzindo-se de sua semente biodiel e ração para animais. Esses assuntos serão abordados na palestra “Aproveitamento, transformação e comercialização de produtos e subprodutos de girassol”, a ser proferida por José Orilton Franco Pereira, engenheiro agrônomo e Diretor do Núcleo de Produção de Sementes “Ataliba Leonel”, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, em Manduri, SP. Após essa palestra,Valdemir Antonio Justo, Diretor da OMINSA, empresa produtora da mini-prensa extratora do óleo da semente de girassol, também com sede em Manduri, fará uma demonstração desse equipamento.

Para outra demonstração, o produtor rural Edio Neuls, presidente do Grupo Plantio na Palha, disponibilizará um trator de sua propriedade para os testes utilizando o óleo bruto de girassol como combustível.

Segundo José Orilton, o girassol também pode ser utilizado na composição de rações para uso direto na propriedade ou para a comercialização, através das tortas residuais da extração de óleos, além de, com o uso do óleo bruto como combustível, possibilitar que o setor agrícola contribua para diminuir a poluição e o efeito estufa. Em sua palestra, o agrônomo vai detalhar todo o custo de produção do óleo bruto, mas já adianta que o litro sai em média cerca de R$ 0,63 para o produtor e o rendimento é de cerca de 1/4 a 1/3 do peso inicial de grãos (dependendo da cultivar do girassol e da eficiência da extração do óleo). “Essa nova opção beneficia os nossos agricultores e contribui para o crescimento econômico dos municípios, pois reduz a exportação de divisas

(petróleo/diesel) e permite a redução de custo desse insumo”, diz o agrônomo.

O 2º Simpósio de Agricultura será no auditório do Parque de Exposições, a partir das 7h30min. Além da palestra sobre o girassol, serão discutidos outros três temas: estratégias para potencializar a eficiência de inoculantes microbianos para a cultura da soja, outras alternativas para geração de renda na produção agropecuária no

outono/inverno e como evitar a perda da produtividade do solo através do manejo da matéria orgânica, potencializando ao máximo o desempenho das culturas. A realização do evento é do Sindicato Rural de Dourados, Grupo Plantio na Palha, Embrapa Agropecuária Oeste e UFMS.

Inscrições para concurso público vão até junho

0

23/05/2003 15h14 – Atualizado em 23/05/2003 15h14

As inscrições para o 6º Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do TRT da 24ª Região podem ser feitas até o dia 05 de junho. Para o concurso são oferecidas duas vagas.

O concurso deste ano será disputado em cinco fases, sendo três escritas, uma oral e a última de provas e títulos. Os classificados ainda terão que enfrentar a prova de títulos.

As inscrições podem ser feitas na sede do Tribunal Regional do Trabalho, na Rua Jornalista Belizário Lima, 418, das 12h às 18 h. Outras informações podem ser obtidas no site www.trt24.gov.br ou pelo telefone 316-1870.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.