18 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14125

Prefeitura participa de campanha do comércio de Dourados

0

19/05/2003 15h49 – Atualizado em 19/05/2003 15h49

Dando continuidade à política de apoio e reconhecimento ao papel do comércio local no fortalecimento da economia, a Prefeitura de Dourados patrocinou todos os prêmios que foram doados como parte da Campanha do Dia das Mães, cujo sorteio aconteceu no sábado passado, no calçadão da Praça Antônio João. A promoção foi em parceria entre a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial (Acid).

O prefeito Laerte Tetila, além de prestigiar o evento e fazer o sorteio de um dos prêmios, repassou o cheque da Prefeitura no valor de R$ 10 mil que corresponde ao valor dos prêmios, ao presidente da CDL, Nilton Pires. Foram sorteados uma moto Biz 0km, um conjunto de cozinha pré-moldado, um aparelho de tevê, um aparelho DVD e um microsistem. Depois, o prefeito juntamente com os representantes do setor lojistas, foi entregar pessoalmente a moto na residência da contemplada, Rute Rocha. O cupom sorteado foi proveniente de uma compra que ela fez na Loja Riachuelo.

A Prefeitura vem incentivando todas as campanhas promocionais do comércio desde o início da Administração Popular, como a de Natal, do Dia das Crianças, do Dia dos Pais e das Mães. Os contribuintes do IPTU também concorreram ao mesmo sorteio. O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Mário César Tompes, disse que o prefeito reconhece o papel do comércio local, já que é o setor que mais arrecada dentro do Município, além de gerar milhares de empregos. “O prefeito não tem medido esforços para apoiar”. A campanha, denominada “Mãe…Minha Vida”, foi responsável por um incremento de 30% nas vendas em relação aos dias normais.

Iagro promove circuito de seminários para atualização

0

19/05/2003 15h44 – Atualizado em 19/05/2003 15h44

O Iagro (Agência Estadual de Controle Sanitário Animal e Vegetal) está promovendo a partir desta semana um circuito de seminários que vão promover a reciclagem de seus técnicos de olho nos novos desafios do mercado agropecuário. Os seminários fazem parte do processo de reestruturação e reorganização do órgão. Hoje e amanhã ocorre o II Seminário de Capacitação, na sede central do Iagro, com 50 participantes entre médicos veterinários e engenheiros agrônomos. Está programado para os dias 26 e 27 de maio o III Seminário de Capacitação, com 50 participantes.

Escolas com aula são maioria no Estado, diz governo

0

19/05/2003 15h39 – Atualizado em 19/05/2003 15h39

A maioria das escolas da rede estadual funciona normalmente hoje, oitavo dia da greve dos professores. Das 367 estabelecimentos, 150 abriu para receber os alunos, 127 atendeu de forma parcial e só 90 continuaram fechadas.

Em Campo Grande, o quadro é parecido. Levantamento do governo, concluído agora à tarde, mostra que 54 escolas estão em aula, 23 parcialmente e só 12 mantém a greve.

A expectativa do governo é que o movimento grevista na rede estadual termine na quarta-feira.

Mulher agredida por ex-funcionário morreu nesta manhã

0

19/05/2003 15h37 – Atualizado em 19/05/2003 15h37

Euzébia Medina, de 38 anos, que estava internada desde o fim de semana na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Evangélica de Dourados após ela e o marido serem agredidos com uma barra de ferro, morreu no fim da manhã de hoje. O marido, Ramão Conceição Arguelho, morreu na hora, no sábado. O agressor seria o paraguaio Bernardino Ferreira Martinez, de 20 anos.

O rapaz invadiu a oficina mecânica de Arguelho e com uma barra de ferro desferiu dois golpes na cabeça dele, que morreu no local. Martinez em seguida foi à casa, que fica ao lado da oficina, e desferiu golpes na cabeça e no corpo de Euzébia. Conforme consta no boletim de ocorrências, o rapaz era companheiro da irmã de Arguello, que está presa, e tinha sido demitido dias antes pelo cunhado.

Euzébia sofreu traumatismo craniano e morreu por volta de 11h da manhã de hoje.

Safra de mandioca será de 428,8 toneladas

0

19/05/2003 15h35 – Atualizado em 19/05/2003 15h35

Com área plantada de 21.616 hectares e perda de 36 hectares, a safra de mandioca em Mato Grosso do Sul no período agrícola 2002/2003 será fechada com 428,8 toneladas. A estimativa é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Segundo o órgão, a área colhida será de 21.580 hectares, com média de 19.850 toneladas por hectare.

O Vale do Ivinhema é a principal região produtora de mandioca de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande tem 40 leis por regulamentar

0

19/05/2003 15h32 – Atualizado em 19/05/2003 15h32

Pelo menos 40 projetos de lei aprovados por vereadores de Campo Grande em votação nas últimas quatro gestões ainda estão à espera de regulamentação. A informação é do presidente da comissão de Eficária Legislativa da Câmara Municipal, Pércio Andrade.

A partir desta semana a Câmara deve convocar a Projur (Procuradoria Jurídica do Município) para estreitar as discussões sobre a regulamentação destes projetos. O vereador explica que o município usa da regulamentação como um instrumento para efetivar ou não a lei conforme o interesse do Executivo.

OAB defende conversa entre poderes para regulamentação:

Na avaliação do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Vladimir Rossi, é preciso manter uma linha de conversa e acordo institucional entre os poderes legislativo e executivo para assegurar a regulamentação e aplicação das leis aprovadas em Plenário. Ele acredita que seja preciso analisar caso a caso, mas, em vias de regra, defende o encaminhamento da regulamentação dos projetos aprovados pelos vereadores, como representantes da sociedade “Se o chefe do executivo acreditar que é inconstitucional deveria vetar antes”, acredita. Hoje existem por serem regulamentadas em Campo Grande 40 leis aprovadas pela Câmara Municipal.

Acordo assegura regulamentação progressiva de leis:

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande, Youssif Domingos (PDT), afirma que este ano firmou um acordo com o Executivo municipal que prevê a regulamentação progressiva de leis e que essa relação para que o que for aprovado em plenário seja efetivamente colocado em prática já está melhorando. Um exemplo que ele cita é a regulamentação da lei nº 3.434, de 06 de janeiro de 1998, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e que só foi regulamentada no fim de fevereiro deste ano.

Em relação às leis que já estão regulamentadas mas que não são colocadas em prática, Youssif diz que as fiscalização só é feita quando há alguma manifestação em relação a isso. Não é raro encontrar exemplos de leis que só estão no papel hoje em Campo Grande. Uma delas é a lei nº 3.437, de 1998, que criou o Programa de Saúde Auditiva, determinando a realização de exames de timpanometria pelo menos uma vez ao ano em alunos do Ensino Fundamental.

Câmara convoca Projur para regulamentação de leis:

A Câmara Municipal, através da comissão de Eficácia Legislativa, deve convocar a Projur (Procuradoria Jurídica do Município) esta semana para discutir a regulamentação de projetos que ainda está pendente desde os últimos quatro mandatos, segundo o presidente da comissão, vereador Pércio Andrade. O vereador explica que o município usa da regulamentação como um instrumento para efetivar ou não a lei conforme o interesse do Executivo. “A proposta de lei vem sem seus dispositivos normativos, isso cabe ao município”, explica. A proposta da câmara, segundo ele, é fazer com que os trabalhos aprovados em plenário sejam efetivamente colocados em prática.

Garras apresenta grupo que tentou arrombar cofre do BB

0

19/05/2003 15h27 – Atualizado em 19/05/2003 15h27

O Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Seqüestros) apresenta nesta tarde, às 16h30, os quatro homens presos na madrugada de sábado que tentavam arrombar cofre da agência do Banco do Brasil da rua Rui Barbosa, em Campo Grande. Eles são de Joinville (SC) e seriam especializados em arrombar cofres.

Foram presos André Luiz Michels, Diorges Rodrigues, Luciano Paduano e Antônio Carlos Zimerman, este não estava na agência, aguardava os outros no Hotel Americano.

A prisão foi efetuada por policiais militares após denúncia. Com o grupo foram encontradas cinco mochilas e duas malas, preparadas para levar o dinheiro roubado, uma mochila com ferramentas específicas para arrombar cofres, celulares, uma espécie de spray usado para impedir o acionamento de alarmes e um automóvel Marea, cor prata, placa AMEI – 5710, de Joiville (SC).

No quadrimestre contratações em MS aumentaram 4,88%

0

19/05/2003 14h58 – Atualizado em 19/05/2003 14h58

Levando em conta as contratações de janeiro a abril deste ano em Mato Grosso do Sul foi registrado aumento de 4,88% pelo MTB (Ministério do Trabalho), segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Demitidos) divulgados hoje. Ao longo do primeiro quadrimestres foram admitidos 49.587 trabalhadores contra 47.279 no mesmo período do ano passado. As demissões, por outro lado, saltaram 4,94%, de 36.309 para 38.105. Em 12 meses o saldo também é positivo no comparativo com o mesmo período em 2002, apresentando um crescimento de 6,11%. De abril do ano passado para abril deste ano foram contratados em Mato Grosso do Sul, no mercado formal, 133.662 enquanto que de abril de 2001 a abril de 2002 foram 125.958.

Operadoras recadastram mais da metade de clientes

0

19/05/2003 14h53 – Atualizado em 19/05/2003 14h53

As operadoras de telefonia celular Vivo e Americel já recadastraram mais da metade dos clientes. Na Vivo, até o dia 13 atualizaram seus dados 206 dos 240 mil clientes. Já na Americel, 60% também já regularizaram a situação. A operadora tem um total de 105 mil clientes. Hoje vence o prazo para os usuários de celulares pré-pagos realizarem o recadastramento de seus aparelhos. Quem não fizer pagará multa de 10 uferms (aproximadamente R$ 90,00) para ter a linha liberada. A penalidade está prevista na lei estadual 2530, de novembro de 2002, que instituiu o cadastramento em Mato Grosso do Sul.

O usuário deve ainda comunicar à operadora o furto, roubo, extravio e transferência do aparelho, bem como alterações nos dados cadastrais.

Dinheiro do Prodetur-Sul sai ainda este ano, afirma Zeca

0

19/05/2003 14h52 – Atualizado em 19/05/2003 14h52

A liberação de recursos para desenvolver ações de turismo em Mato Grosso do Sul e nos estados do Sul do País deve acontecer ainda este ano, afirmou esta tarde o governador sul-mato-grossense, Zeca do PT, após deixar a reunião do Codesul (Conselho de Integração Sul), em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Zeca do PT disse que a expectativa é que até o fim do ano sejam liberados através do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimentol), de U$333 milhões destinados ao Prodetur-Sul para investimentos no setor turístico em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. ”Ainda este ano sejam liberados os recursos, que serão muito bem empregados em nosso Estado”, disse Zeca, conforme a APN (Agência Popular de Notícias).

UFMS promove curso de dentística estética

0

19/05/2003 14h46 – Atualizado em 19/05/2003 14h46

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está recebendo inscrições para o Curso de Atualização em Dentística Estética, destinado a aprimorar os conhecimentos de profissionais e acadêmicos de odontologia. As aulas serão ministradas a partir de 13 de junho no Complexo de Clínicas Odontológicas da UFMS em Campo Grande , por um grupo de 4 mestres e doutores da instituição, coordenado pela professora Margareth Coutinho.

O curso terá duração de 12 meses, com aulas de quinze em quinze dias, sempre na sexta-feira , em horário integral, e aos sábados, das 8 às 12h. O número de vagas é limitado : 6 para acadêmicos e 20 para dentistas. As inscrições custam R$ 150 para estudantes de odontologia e R$ 300 para profissionais.

As inscrições podem ser feitas no Complexo de Clínicas Odontológicas da UFMS, que funciona na Avenida Senador Filinto Muller, s/n, ao lado do Hospital Universitário. Informações pelos telefones 345-3116, 345- 7682 ou no 9902-9851.

Academia da Força Aérea Brasileira abre concurso

0

19/05/2003 14h37 – Atualizado em 19/05/2003 14h37

A Força Aérea Brasileira está com inscrições abertas para o concurso de admissão à Academia da FAB para os cursos de Piloto, Intendente e Infantaria (AFA).

Os candidatos não poderão ter completado 21 anos até 31 de dezembro de 2003, e deverão ter concluído ou estar em condições de concluir a última série do ensino médio. O concurso ao quadro de Intendência e Piloto também é aberto as mulheres.

As inscrições ficarão abertas até o dia 13 de junho e os formulários estão sendo entregues na Base Aérea de Campo Grande. Outras informações pelo telefone 368-3122 e 368-3123 ou pelo site www.fab.mil.br/ingresso.

Sem-terra deverão deixar fazenda Aruanã

0

19/05/2003 14h36 – Atualizado em 19/05/2003 14h36

A Justiça determinou a retirada dos trabalhadores rurais sem-terra filiados ao MST que invadiram no último dia 12 a fazenda Aruanã, em Bonito. A fazenda pertence a Associação das Famílias para Unificação da Paz Mundial.

Na última quarta-feira o advogado a Associação, David Moura de Olindo, protocolou pedido de Reintegração de Posse no Fórum de Bonito para a retirada dos sem-terra.

Os trabalhadores sem-terra reivindicam a desapropriação da área. Em vistoria realizada de 14 a 18 de agosto de 2002 por técnicos do Incra, a fazenda Aruanã foi considerada produtiva.

O administrador do projeto Salobra, Juvenal Mazukato informou que os sem-terra serão informados sobre a decisão da Justiça. “Esperamos que a desocupação seja pacífica. Caso contrário, vamos procurar nossos direitos”, explica.

Os sem-terra já montaram acampamento no local. A fazenda Aruanã possui 2.109,9 hectares e pertence ao reverendo Moon.

Espera por cardiologista pode levar 40 dias na Capital

0

19/05/2003 14h35 – Atualizado em 19/05/2003 14h35

A espera para atendimento por um cardiologista pode ser de até 40 dias nas unidades básicas de saúde de Campo Grande. A informação é da secretária municipal de saúde, Beatriz Dobashi, e foi repassada no início desta tarde em entrevista ao programa Noticidade, a FM 97,9. Ela aponta a falta de cardiologistas como um dos pontos críticos nos postos de saúde.

Porém, lembra que os atendimentos superam todas as expectativas e que hoje existem nas unidades prontuários de 1 milhão de pacientes, o que reforça Campo Grande como pólo e referência em atendimento. Beatriz Dobashi afirma que a quantidade de unidades dobrou desde 1997 e que elas contam com 4 mil funcionários. “Nós fornecemos duas consultas para atendimento básico para cada habitante ano, enquanto o ideal é uma e meia. Temos o índice de mortalidade infantil mais baixa do País”, ressaltou.

Famasul estuda formação de câmara para piscicultura

0

19/05/2003 14h33 – Atualizado em 19/05/2003 14h33

Técnicos da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) estão estudando a formação de uma comissão setorial para a piscicultura. Os pesquisadores estão fazendo o levantamento da atividade no Estado. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa da Famasul, é contribuir para a Câmara Setorial da Piscicultura, do governo do Estado.

Trânsito na MS-450 será interditado

0

19/05/2003 14h32 – Atualizado em 19/05/2003 14h32

O trânsito de veículos será interditado no dia 26 de junho na rodovia MS-450, no trecho que liga a BR-262 a Piraputanga. A interdição será em função das reformas nas pontes sobre os córregos Aquidauana e Vermelho.

O trabalho faz parte das atividades de manutenção preventiva que a Agesul faz em pontes de madeiras em todo o Estado.

O trecho ficará interditado do próximo dia 26 até 13 de junho.

Contratações diminuíram 13% em abril deste ano no MS

0

19/05/2003 14h31 – Atualizado em 19/05/2003 14h31

O mercado formal de trabalho teve desempenho 13% menor em abril deste ano em Mato Grosso do Sul, comparando as contratações do mês com igual período de 2003. O dados do MTB (Ministério do Trabalho) divulgados hoje apontam que no mês passado foram contratados 12.130 trabalhadores contra 13.951 em abril do ano passado. As demissões diminuíram mais timidamente, de 10.247 para 10.221. Comparando o mês de abril com março deste ano também houve uma retração nas contratações, de 5,73%.

Os dados do mês de maio devem apontar um cenário mais positivo, em função do Dia das Mães, a segunda maior data em apelo comercial. Os dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) revelam aumento de 18,30% nas consultas feitas em Campo Grande entre os dias 5 e 10 de maio. As consultas são apontadas como termômetro de vendas e com as vendas em alta geralmente o reflexo é maior número de postos de trabalho.

No diesel a redução foi de R$ 0,072 por litro em MS

0

19/05/2003 14h24 – Atualizado em 19/05/2003 14h24

No preço do diesel a redução foi de R$ 0,072 por litro em Mato Grosso do Sul desde o fim de abril, segundo dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo). Enquanto que na semana de 20 a 26 de abril o litro do combustível estava custando na bomba R$ 1,632 na semana passada fechou em R$ 1,560, em média. EM Campo Grande, assim como o que aconteceu com a gasolina, a redução foi mais tímida, de apenas R$ 0,064. O preço médio está em R$ 1,551.

OMS busca estratégia contra Sars e fumo em encontro anual

0

19/05/2003 14h20 – Atualizado em 19/05/2003 14h20

A Assembléia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne nesta segunda-feira em Genebra e deve votar uma convenção internacional de controle do tabaco.

Outro tema debatido no encontro é a pneumonia chamada de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês).

A reunião – que vai até o dia 28 – deve ainda confirmar Jong-Wook Lee como novo diretor-geral da organização.

Lee substitui Gro Harlem Brundtland, que deixa o cargo depois de cinco anos.

Estados Unidos

Se aprovada, a convenção de controle do tabaco será o primeiro tratado internacional sobre o assunto.

Os Estados Unidos, que eram contra o acordo, parecem ter mudado de posição.

O secretário de Saúde americano, Tommy Thompson, disse que não pedirá nenhuma mudança no texto do acordo, mas não disse se o presidente George W. Bush o ratificaria.

Ainda durante o encontro, Taiwan – que foi afetada pela Sars – deve pedir o status de país-observador na OMS. No entanto, a China – que considera Taiwan uma província rebelde – deve se opor à proposta.

Governo abre guerra contra exploração sexual de crianças

0

19/05/2003 14h17 – Atualizado em 19/05/2003 14h17

A meta do governo federal é eliminar a exploração sexual de crianças e adolescentes até 2006, anunciou ontem o secretário Nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Autoridades do governo participaram do Show pela Vida, Contra a Exploração Sexual, ontem em Brasília, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Não dá para falar em redução. O governo quer eliminar a exploração sexual nestes quatro anos – disse Nilmário, para quem os governos anteriores “”foram tímidos”” diante do problema. O governo já está organizando um esforço para punir aliciadores em quase 400 rotas nacionais e internacionais de exploração sexual de menores.

Além do trabalho de inteligência e da ação da Polícia Federal para identificar e prender as pessoas envolvidas com prostituição infantil, o governo pretende criar mais 2.500 conselhos tutelares, cobrindo todos os municípios brasileiros.

Hoje há 3.009 conselhos tutelares no país. Segundo Nilmário, 100 mil crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no Brasil. Na última quinta-feira, foi ativado o Disque-Denúncia de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Seu número telefônico é 0800-990500.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.