14 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14127

André não pode ficar contra PMDB, diz Moka sobre eleição

0

19/05/2003 09h51 – Atualizado em 19/05/2003 09h51

O presidente do PMDB estadual, deputado federal Waldemir Moka, considerou normal o surgimento de vários pré-candidatos à sucessão em Campo Grande e as disputas internas na tentativa de viabilizar nomes. Segundo ele, o que não pode ocorrer é o prefeito André Puccinelli ficar de um lado e o PMDB de outro.

Em entrevista nesta manhã ao programa Tribuna Livre, da FM Capital, ele afirmou que se mantém pré-candidato. Sobre os nomes mais populares- do deputado estadual Nelson Trad Filho e o senador Juvêncio César da Fonseca- ele citou que se não houver consenso entre os interessados, a escolha deve ser levada para a convenção. Anteriormente, Juvêncio havia dito que ele só se candidata se houver consenso, rejeitando a idéia de concorrer na convenção.

Um nome cotado para a disputa pela candidatura é do secretário de Serviços e Obras Públicas, Edson Girotto, que tem o apoio declarado de Puccinelli. Neste sentido Moka fez o alerta sobre a posição do prefeito em relação à do partido. O presidente citou que foi pré-candidato bem cotado para concorrer em Campo Grande e abriu mão em favor de Puccinelli, que foi o candidato e ganhou a eleição. Moka considerou a decisão acertada e explicou que à época houve unidade e apoio ao nome escolhido.

Sars provoca renúncia do ministro da Saúde de Taiwan

0

19/05/2003 09h50 – Atualizado em 19/05/2003 09h50

TAIPÉ — O ministro da Saúde de Taiwan anunciou sua renúncia nesta ssexta-feira, assumindo a responsabilidade pelo aparecimento de vários casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) em três hospitais importantes do país.

A renúncia do ministro ocorre três semanas depois de o titular dessa pasta na China também ter deixado seu cargo em virtude de falhas no combate à doença.

Taiwan disse ter registrado mais uma morte e outros 10 casos suspeitos da doença. Com 274 pessoas contaminadas e 35 mortos, Taiwan é o terceiro lugar mais atingido pela Sars.

“Penso que minha supervisão foi inadequada”, declarou o ministro da Saúde do país, Twu Shiing-jer, ao apresentar seu pedido de demissão.

Uma das questões que motivaram críticas ao ministro foi a série de casos da Sars em um dos mais respeitados hospitais do país, por falta de máscaras de proteção, segundo se disse.

A doença matou 610 pessoas e contaminou mais de 7.700 em todo o mundo desde que surgiu, no sul da China no ano passado. Mais de 30 países registraram casos da síndrome.

Na quinta-feira, a Grã-Bretanha confirmou seu primeiro caso da doença. Segundo o serviço de saúde do país, o paciente havia se recuperado e não tinha contaminado outras pessoas.

Grupo teatral mineiro encena vida de Drummond de Andrade

0

19/05/2003 09h48 – Atualizado em 19/05/2003 09h48

O grupo 1º ato, de Belo Horizonte, encena na próxima sexta-feira e sábado, a peça “Sem Lugar”. O espetáculo será no Teatro Glauce Rocha, a partir das 21h, e tem direção de Suely Machado e coreografia de Tuca Pinheiro. A peça enfoca a vida e a obra do poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, cujo centenário de sua morte ocoreu no ano passado.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por R$10,00, sendo que estudante tem direito à meia-entrada. Os postos de venda são a loja O Furô, e Bunny’s.

Detran oferece curso para quem tem medo de dirigir

0

19/05/2003 09h45 – Atualizado em 19/05/2003 09h45

Começa amanhã, em Campo Grande, o curso “Vencendo o medo de dirigir”, que é promovido pelo Detran. A capacitação é prevista pela Agenda Pedagógica, e destinada para, no máximo, 20 pessoas, que além das aulas teóricas serão acompanhadas por especialistas de trânsito e psicólogos nos locais onde o medo mais se apresenta.

Programa do curso

Dirigido para quem apresenta medo, inquietação, nervosismo, preocupação, pavor, susto, insegurança e qualquer sintoma de ordem psicológica que pode influir negativamente na condução do veículo, trata-se de um programa educativo e psicoterapêutico, que ajudará a vencer as barreiras impostas pelo medo e garantir a condução segura.

Durante dois dias, os alunos terão aulas como “O comportamento e a importância da psicologia de trânsito”, “Confiança e auto-estima”, “Vencendo o medo”, Psicoterapias em grupos e individual”, e “Avaliação de atitudes psicossociais positivas.”

Zeca faz visita técnica à usina de Itaipu esta tarde

0

19/05/2003 09h42 – Atualizado em 19/05/2003 09h42

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, visita esta tarde a usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), juntamente com os demais governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) – Germano Rigotto (PMDB-RS), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Roberto Requião (PMDB-PR).

Eles estão na cidade para tratarem do Pano de Segurança Integrado e do Prodetur-Sul (Programa de Desenvolvimento do Turismo na Região Sul), entre outros assuntos. Às 11h30, concederão coletiva sobre os resultados do encontro. Em seguida, os governadores almoçarão no Clube Ipê, de onde seguem para a usina de Itaipu. Lá conhecerão detalhes do projeto “Mexilhão Dourado”.

Zeca se reúne com governadores em Foz do Iguaçu:

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, reúne-se nesta segunda-feira, a partir das 9h, em Foz do Iguaçu (PR), com os outros governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). São eles, Germano Rigotto (PMDB-RS), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Roberto Requião (PMDB-PR). Um plano de segurança integrado e o Prodetur-Sul (Programa de Desenvolvimento do Turismo na Região Sul) estão entre os temas a serem tratados. O programa abrange os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e tem como meta desenvolver as potencialidades turísticas regionais, similar ao Prodetur-Nordeste.

A adoção de um seguro de vida coletivo para as polícias Civil e Militar dos Estados, o Mercosul, questões ambientais, o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e a ajuda à província Argentina de Santa Fé também são assuntos pautados. O governador informou que irá sugerir na reunião a adoção de estudos sobre o aqüífero guarani, maior reserva subterrânea de água do planeta, com 45 trilhões de metros cúbicos, dos quais 70% em solo brasileiro, principalmente nos estados do bloco.

Zeca pretende apresentar um projeto de cartografia para mostrar a potenciais investidores os aspectos regionais, com as alterações ocorridas na vegetação, infra-estrutura e na topografia. O estudo foi feito pela última vez em Mato Grosso do Sul há 37 anos.

PRF detém casal que tinha mandato de prisão por furto

0

19/05/2003 09h38 – Atualizado em 19/05/2003 09h38

A Polícia Rodoviária Federal, apreendeu na BR 060 no km. 357, entre Campo Grande e Sidrolândia, por volta das 21h00 de ontem, um veiculo Monza, placa CDI 5585 de São Paulo, que era conduzido por José Robertino Chaves Neto de 29 anos.

Ele estava acompanhado por Elaine dos Santos de 32 anos. A PRF acabou descobrindo que a dupla tinha contra si um mandato de prisão em aberto, incursos no artigo 155-furto.

A dupla foi entregue, jutamente com o veiculo e o filho menor do casal de 11 anos e outra pessoa que estava no veículo de nome Fernando Lima da Silva de 19 anos, na DP de Sidrolândia.

Protesto ‘lembra’ que 2 morreram em 7 dias em avenida

0

19/05/2003 09h33 – Atualizado em 19/05/2003 09h33

A manifestação que está sendo realizada na avenida Júlio de Castilho, em Campo Grande, ‘lembra’ a morte de dois rapazes em acidentes de trânsito no local, em um intervalo de 7 dias.

No último sábado, o ato lembrou a morte de Cristóvão Pereira da Costa, de 19 anos, que morreu na noite de 05 de maio. Já nesta segunda-feira, o protesto é em homenagem a Dicélio de Freitas Martins, de 21 anos, que morreu no dia 12 de maio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava na moto (placa HQO-1480) quando foi atropelado por um Corsa, cujo motorista fugia da polícia. Dicélio morreu antes de ser socorrido pelos bombeiros.

Cerca de 80 pessoas participam do protesto esta manhã e impedem o tráfego de veículos nos dois sentidos da avenida, há duas quadras do terminal Júlio de Castilho.

Eles escreveram o nome Dicélio no asfalto.

De acordo com o irmão de Dicélio, Rolney de Freitas Martins, de 28 anos, os moradores reivindicam a instalação de uma lombada eletrônica e canteiro central no local.

O morador Carlos Vieira de Souza, de 45 anos, lembra que o movimento de veículos é grande na via. “Há pelo menos 3 batidas todos os dias. Isso sem contar os acidentes com vítimas”, afirma.

Segundo os manifestantes, o protesto só será encerrado quando alguma autoridade se comprometer a solucionar o problema. Os ônibus que habitualmente circulam pela Júlio de Castilho estão desviando para o Jardim Imá.

Obra de Einstein estará à disposição do público na Internet

0

19/05/2003 09h27 – Atualizado em 19/05/2003 09h27

LOS ANGELES — A mente de um dos maiores gênios científicos da história estará disponível na Internet a partir desta semana, quando será ativado um site com a obra de Albert Einstein, informou o Instituto de Tecnologia do estado norte-americano da Califórnia.

Em um esforço conjunto do Einstein Papers Project, de Caltech, na Califórnia, e do Albert Einstein Archives, da Universidade Hebraica de Jerusalém, o site permitirá acesso a mais de 3.000 imagens digitalizadas dos trabalhos do Prêmio Nobel de Física.

Entre esses trabalhos estão a teoria da relatividade, os inéditos cadernos de viagem do cientista, vários ensaios humanitários e seus freqüentes apelos pela paz.

O Einstein Archives Online será lançado no Museu Americano de História Natural de Nova York, na segunda-feira, durante um dia de simpósio sobre a vida e a obra do cientista.

O site também oferecerá um catálogo de 40 mil das anotações e cartas que compõem o grosso da obra de Einstein, boa parte dela escrita à mão pelo próprio cientista, segundo Diana Buchwald, diretora do Einstein Papers Project.

“A experiência mais apaixonante é ler os manuscritos”, disse Buchwald. “Ele sempre se expressou de uma forma clara e concisa. Tinha uma prosa muito elegante e boa letra, pelas quais o leitor estabelece uma certa relação de intimidade com o material”.

Os documentos originais, guardados durante a vida e depois da morte de Einstein, em 1955, por sua secretária Helen Dukas, encontram-se em Jerusalém.

Há 25 anos, o Einstein Papers Project começou a publicar o material em ordem cronológica e já completou oito dos 25 volumes planejados.

Os documentos mostram que Einstein sempre teve um grande cartaz na comunidade científica e que foi um importante ativista em favor da paz muito antes de ficar famoso por apresentar sua teoria da relatividade, em 1919, afirmou Buchwald.

O endereço do novo site, disponível a partir de segunda-feira, é www.alberteinstein.info.

(Com informações da Reuters)

Papa completa 83 anos e proclama mais quatro santos

0

19/05/2003 09h23 – Atualizado em 19/05/2003 09h23

CIDADE DO VATICANO (CNN) — Parecendo gozar de melhor saúde do que há um ano e falando com uma voz forte e clara, o papa João Paulo II celebrou seus 83 anos, neste domingo, presidindo a cerimônia de canonização de dois poloneses e dois italianos, na Praça de São Pedro.

Com as quatro canonizações deste domingo, João Paulo II já elevou a santo um total de 473 pessoas, mais dos que os 299 proclamados por todos os papas anteriores, desde 1588.

João Paulo II já serve o quarto mais longo pontificado da história.

Católicos de todo o mundo puderam enviar por e-mail mensagens de parabéns ao papa através do site de Internet do Vaticano.

“Autoridades do Vaticano declararam que estão recebendo uma avalanche de mensagens”, relatou o correspondente da CNN em Roma, Alessio Vinci.

Apesar dos muitos bolos de aniversário que chegaram, o Vaticano informou que o pontífice só comerá a torta feita por freiras polonesas que cuidam dele diariamente.

Mal de Parkinson

O jornal de Milão Corriere della Sera citou, na edição deste domingo, uma autoridade do Vaticano confirmando as suspeitas de que o papa sofre do mal de Parkinson.

O chefe da Congregação de Bispos, cardeal Giovanni Battista Re, declarou ao diário que as orações do pontífice o ajudaram a enfrentar o problema.

A despeito da idade e da doença, João Paulo II visita a Croácia e a Bósnia em junho, e viaja à Mongólia, e talvez à Rússia, em agosto.

Apreendido caminhão de farinha com nota fiscal irregular

0

19/05/2003 09h19 – Atualizado em 19/05/2003 09h19

Policiais rodoviários federais apreenderam por volta de 12h de ontem, no posto da BR-163 perto de Campo Grande, um caminhão conduzido por Ademir José Perosa transportando farinha sem nota fiscal regular. O veículo foi encaminhado para a Secretaria de Receita e Controle.

Conforme a PRF no veículo estavam 15,7 toneladas de farinha de trigo e 800 quilos de farinha de milho. Na nota fiscal faltava o carimbo a ser aplicado quando o produto ingressa no Estado.

Auditores chegam hoje para fiscalizar Vicentina

0

19/05/2003 09h17 – Atualizado em 19/05/2003 09h17

Auditores e fiscais da Controladoria Geral da União chegam hoje a Vicentina, a 250 quilômetros da Capital, no sul do Estado. Eles vêm fiscalizar a aplicação de recursos públicos repassados pelo governo federal.

Vicentina é um dos 26 municípios brasileiros que serão fiscalizados. A escolha foi feita por sorteio.

Fonte: TV Morena

Motorista preso com 43 kg de maconha escondidos em carro

0

19/05/2003 09h16 – Atualizado em 19/05/2003 09h16

Edson Crispim de Oliveira, de 25 anos, foi flagrado ontem por policiais rodoviários federais com 43 quilos de maconha escondidos em fundo falso do banco e porta-malas do carro que dirigia, o Monza de placa GMP-4987, de Fonte Nova (MG). Ele receberia R$ 2 mil pelo transporte até à cidade mineira.

A informação inicial, divulgada ontem pelo site Dourados News, era que ele levava cerca de 100 quilos de maconha. A apreensão ocorreu n a BR-463, entre Dourados e Ponta Porã. Ele foi levado para a Polícia Federal de Ponta Porã.

PRF prende homem com 29,5 kg de maconha em ônibus

0

19/05/2003 09h08 – Atualizado em 19/05/2003 09h08

Palmiro José de Lima Neto, de 29 anos, foi preso no início da tarde de ontem com 29,5 quilos de maconha. Ele foi preso no posto de fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) perto de São Gabriel D’Oeste, na BR-163.

Conforme a polícia, ele estava em um ônibus da empresa Nova Integração, com o itinerário Foz do Iguaçu (PR)/ Sinop (MT). Neto foi encaminhado para a Polícia Civil local.

Feirante ganha moto no sorteio do IPTU em Dourados

0

19/05/2003 09h05 – Atualizado em 19/05/2003 09h05

O feirante Ricardo Sato, 32 anos, ganhou uma moto Biz, zero quilômetro, no sorteio do IPTU da Prefeitura de Dourados, no último sábado durante uma animada festa realizada no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.

Assim que foi conhecido o número do cupom sorteado, o 68.666, o secretário Municipal de Fazenda, Aláercio Abrahão, ligou para o premiado e comunicou-lhe a boa notícia, convidando-o a comparecer no local para confirmar o sorteio e para se saber se ele não devia outros impostos. O prêmio vale apenas para os que estão rigorosamente em dia e não podem estar com o nome na Dívida Ativa. Ricardo pensou que fosse um trote, disse. Ele foi até ao parque e viu que era verdadeira a informação, recebendo as chaves da moto e posando para fotografias. Comentou que nunca ganhou um prêmio com esse valor. Uma Biz custa em torno de R$ 3,8 mil.

Ele disse que pagou os impostos de imóveis da família, mas colocou o cupom no seu nome. “Agora não sei se a moto é minha ou do meu pai”, brincou. Também foi sorteada uma televisão 14 polegadas como parte da campanha do IPTU e outros 20 prêmios de menor valor, estes para contribuintes e moradores do bairro que compareceram à festa e preencheram cupons.

Ainda serão realizados novos sorteios do IPTU, incluindo de um veículo popular. O evento reuniu centenas de moradores e o prefeito Laerte Tetila abriu rapidamente a festa porque naquele início de noite ele viajou para Campo Grande, juntamente com o deputado João Grandão (PT), secretários e políticos locais, onde participou da inauguração do escritório de representação política do senador Delcídio do Amaral (PT).

Além do sorteio do IPTU, a Fundação Cultural e de Esportes organizou atividades recreativas com as crianças. O sorteio foi transmitido ao vivo pela rádio Grande FM, mas Ricardo só foi tomar conhecimento da boa notícia a partir do telefonema do secretário.

Dólar comercial abre em baixa cotado a R$ 2,941

0

19/05/2003 09h02 – Atualizado em 19/05/2003 09h02

O dólar comercial abriu hoje em baixa de 0,13%, cotado a R$ 2,931 na compra e R$ 2,941 na venda. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar para liquidação em junho está em R$ 2,964, com recuo de 0,23%;

O mercado financeiro concentra as atenções na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que ocorre amanhã e quarta-feira. O comitê, formado pelos diretores do Banco Central (BC), decidirá qual será o percentual da taxa básica de juros da economia brasileira, hoje fixado em 26,50% ao ano.

Aumentou na semana passada o número de defensores da queda da taxa Selic, já que o dólar se mantém abaixo dos R$ 3,00 e a inflação dá sinais de que está controlada. A economia do país também sinaliza que há desaquecimento, o que reforça a necessidade da queda dos juros, como forma de incentivar o setor produtivo.

Esse clima gerou apostas em um corte de até um ponto percentual na Selic. Se concretizada, seria o primeira queda de juros no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Até agora, o Banco Central de Henrique Meirelles já elevou os juros duas vezes, com o objetivo de conter a pressão inflacionária. Meirelles se destacou na última sexta-feira, ao declarar em entrevista que os juros só cairão quando a inflação convergir com a meta do governo, de 8,5%.

Anistia Internacional: G-8 arma países que violam direitos humanos

0

19/05/2003 08h53 – Atualizado em 19/05/2003 08h53

PARIS — A Anistia Internacional acusou nesta segunda-feira os países mais ricos do mundo de armar algumas das nações que mais violam os direitos humanos, apesar de assegurarem o contrário.

A organização, com sede em Londres, publicou um relatório prévio à conferência do Grupo dos Oito (G-8), a ser realizada no próximo mês, na cidade francesa de Evian, mostrando que pelo menos dois terços das transferências mundiais de armas entre 1997 e 2001 procederam de cinco dos membros do G-8: Estados Unidos, Rússia, França, Alemanha e Grã-Bretanha.

A Anistia defendeu a assinatura de um acordo internacional sobre o comércio de armas para fortalecer e harmonizar os controles nacionais sobre o fluxo de equipamentos militares para países que a organização considera que violam os direitos humanos, incluindo Israel, Colômbia, Afeganistão e Senegal.

O relatório, intitulado “Um catálogo de fracassos: exportações de armas do G-8 e violações dos direitos humanos”, afirma que os Estados Unidos foram responsáveis por 28 por cento do comércio mundial de armas entre 1997 e 2000, tornando-se o principal exportador no setor.

A Rússia fica em segundo lugar, com 17 por cento, enquanto a França responde por 10 por cento, a Grã-Bretanha, por sete por cento, e a Alemanha, por cinco por cento.

Estes países, juntamente com outros membros do G-8, como Itália e Canadá, assinaram vários acordos internacionais que proíbem a exportação de armas se há o risco de que sejam utilizadas na violação de direitos humanos e também possuem leis que exigem licenças para as exportações militares.

O Japão, o outro membro do G-8, proíbe a exportação de armas e equipamentos militares.

A Anistia também exortou Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, França, Rússia e China a publicar os nomes das companhias que forneceram tecnologia biológica, química e bélica ao Iraque.

(Com informações da Reuters)

FMI alerta sobre risco de deflação na Alemanha

0

19/05/2003 08h47 – Atualizado em 19/05/2003 08h47

WASHINGTON — A Alemanha corre um grande risco de deflação, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um relatório.

Em relação aos Estados Unidos, os autores do documento concluíram que o risco de deflação é pequeno, mas acrescentaram que há “consideráveis incertezas” no horizonte.

O estudo, realizado por uma força-tarefa supervisionada pelo economista-chefe do FMI Kenneth Rogoff, foi divulgado em um momento de crescentes preocupações em relação à deflação em várias partes do mundo.

Recentemente, o Federal Reserve (banco central) manifestou preocupações sobre deflação nos Estados Unidos, e os temores na Alemanha, que passa por uma estagnação econômica, também aumentaram.

O relatório do FMI afirmou que a deflação – definida como um declínio sustentado numa medida agregada de preços – é raramente benigna e é difícil de prever.

Existe uma probabilidade “considerável” de a Alemanha enfrentar uma deflação, ao longo do próximo ano, se o crescimento econômico confirmar as projeções de 0,5 por cento em 2003, alertou o FMI – o risco é ainda maior se a economia se contrair.

E o país, com uma economia enfraquecida, um aumento na taxa de desemprego e problemas no setor bancário, tem limitadas opções de política econômica para combater o fenômeno, acrescentou o fundo.

No entanto, existe uma margem para que o Banco Central Europeu (BCE) suavize sua política monetária, declararam os autores do relatório.

(Com informações da Reuters)

Moradores protestam por segurança na Júlio de Castilho

0

19/05/2003 08h42 – Atualizado em 19/05/2003 08h42

Moradores da avenida Júlio de Castilho e região, em Campo Grande, realizam neste momento protesto por mais segurança no trânsito. No último sábado (17), familiares e amigos de Cristóvão Pereira da Costa, de 19 anos, que morreu na noite de 05 de maio em um acidente automobilístico, interditaram a avenida.

Cristóvão faleceu depois de José Rodrigues da Silva, de 38 anos, que fugia de uma viatura da Polícia Militar, no veículo kadete, de placas PLM 1682, colidir com duas motos na avenida Júlio de Castilho, em frente ao posto de gasolina Veloso. Quatro ocupantes das motos, que eram amigos, se feriram, enquanto Cristóvão teve fraturas no fêmur e traumatismo craniano e, conduzido com vida à Santa Casa, não resistiu aos ferimentos.

Nesta segunda-feira, como forma de protesto, os manifestantes estão queimando pneus. Policiais militares acompanham o ato, que está sendo realizado na avenida Júlio de Castilho, próximo ao supermercado Comper.

Audiência pública avalia pendências da Cesp com MS

0

19/05/2003 08h41 – Atualizado em 19/05/2003 08h41

As ações compensatórias não cumpridas pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) com municípios de Mato Grosso do Sul serão discutidas em audiência pública nesta tarde na Câmara de Vereadores de Três Lagoas. Nela, as prefeituras, governo do Estado e outros setores envolvidos poderão falar das pendências em função da perda de áreas pela formação da barragem da hidrelétrica Sérgio Motta.

Entre elas estão a finalização de 300 casas populares em Três Lagoas e o repasse de R$ 5 mil a cerca de 300 famílias de pescadores que deixaram de viver da atividade depois que foi formada a barragem, na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo.

Entre as cidades que esperam ações compensatórias estão Três Lagoas, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Bataguassu e Bataiporã.

Guga perde posições no Sistema de Entradas e na Corrida dos Campeões

0

19/05/2003 08h33 – Atualizado em 19/05/2003 08h33

MÔNACO — O brasileiro Gustavo Kuerten perdeu duas posições no Sistema de Entradas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e uma na Corrida dos Campeões, de acordo com os novos rankings semanais, divulgados nesta segunda-feira.

Guga é agora o décimo sexto no Sistema, com 1.540 pontos, e o décimo na Corrida, com 188.

O australiano Lleyton Hewitt continua liderando no Sistema, com 4.210 pontos.

Já o líder da Corrida dos Campeões é o norte-americano Andre Agassi, que soma 372 pontos.

A seguir, os melhores nas duas listas (entre parênteses, as colocações dos jogadores nos rankings anteriores):

Sistema de Entradas

  1. (1) Lleyton Hewitt (Austrália) 4.210 pontos

  2. (2) Andre Agassi (EUA) 3.900

  3. (3) Juan Carlos Ferrero (Espanha) 3.460

  4. (4) Carlos Moya (Espanha) 2.985

  5. (5) Roger Federer (Suíça) 2.465

  6. (6) Andy Roddick (EUA) 2.075

  7. (16) Guillermo Coria (Argentina) 1.985

  8. (13) David Nalbandian (Argentina) 1.935

  9. (8) Albert Costa (Espanha) 1.910

  10. (9) Paradorn Srichaphan (Tailândia) 1.830

  11. (11) Rainer Schuettler (Alemanha) 1.810

  12. (7) Marat Safin (Rússia) 1.765

  13. (12) Sjeng Schalken (Holanda) 1.735

  14. (10) Jiri Novak (Rep. Checa) 1.731

  15. (15) Sebastien Grosjean (França) 1.575

  16. (14) Gustavo Kuerten (Brasil) 1.540

  17. (17) Alex Corretja (Espanha) 1.380

  18. (18) Yevgeny Kafelnikov (Rússia) 1.375

  19. (31) Agustin Calleri (Argentina) 1.375

  20. (23) Fernando Gonzalez (Chile) 1.276

Corrida dos Campeões

  1. (1) Andre Agassi (EUA) 372 points

  2. (3) Roger Federer (Suíça) 311

  3. (2) Juan Carlos Ferrero (Espanha) 307

  4. (4) Rainer Schuettler (Alemanha) 288

  5. (8) Guillermo Coria (Argentina) 281

  6. (5) Carlos Moya (Espanha) 269

  7. (11) Agustin Calleri (Argentina) 214

  8. (6) Felix Mantilla (Espanha) 204

  9. (7) Andy Roddick (EUA) 200

  10. (9) Gustavo Kuerten (Brasil) 188

  11. (10) Lleyton Hewitt (Austrália) 181

  12. (15) Wayne Ferreira (Af. do Sul) 157

(Com informações da Reuters)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.