11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14128

Termina hoje prazo para cadastramento de pré-pago

0

19/05/2003 07h57 – Atualizado em 19/05/2003 07h57

Termina nesta segunda-feira o prazo para o cadastramento de celulares pré-pagos em Mato Grosso do Sul. Os clientes podem fazer o cadastramento pelo telefone 1404, da Vivo, ou 1281, da Americel. O objetivo do cadastramento é coibir o uso indiscriminado de celulares pré-pagos, sobretudo em presídios e ações criminosas.

Quem não cadastrar pré-pago terá multa de R$ 90:

Os usuários de celulares pré-pagos que não fizerem o recadastramento de seus aparelhos deverão pagar multa de 10 uferms (aproximadamente R$ 90) para ter a linha liberada. A penalidade está prevista na lei estadual 2530, de novembro de 2002, que instituiu o cadastramento em Mato Grosso do Sul.

Pela lei, o usuário também pode ser multado se não mantiver os dados atualizados. Ao usuário cabe cadastrar-se no ato da compra do aparelho, apresentando RG ou CPF (Cadastro da Pessoa Física), se for pessoa jurídica deve apresentar o CGC (Cadastro Geral do Contribuinte).

O usuário deve ainda comunicar à operadora o furto, roubo, extravio e transferência do aparelho, bem como alterações nos dados cadastrais.

Demissão de convocados é reconsiderada até quarta

0

19/05/2003 07h54 – Atualizado em 19/05/2003 07h54

O governo do Estado reconsiderou até quarta-feira, dia 21 de maio, a decisão de demitir 213 professores convocados, que aderiram à greve da categoria. Segundo o Secretário de Estado de Gestão, Ronaldo Franco, em entrevista ao Bom Dia MS, a medida quer impedir injustiças, uma vez que no fim de semana, muitos professores que não aderiram à greve procuraram o governo para justificar sua ausência das aulas.

De acordo com o secretário, a lista deveria ser publicada no Diário Oficial de hoje, mas muitos professores convocados disseram que queriam trabalhar, mas foram impedidos, cumprindo assim o horário de trabalho dentro da escola.

A decisão de demitir os funcionários não concursados foi anunciada pelo governo antes da greve começar. Em nota oficial, o governo disse que os professores foram contratados, sem concurso, há cerca de três meses e que sabiam do valor do salário.

Fonte: TV Morena

Governo encerra debate e aguarda o fim da greve

0

19/05/2003 07h53 – Atualizado em 19/05/2003 07h53

O governo do Estado descarta qualquer possibilidade de atender às reivindicações dos professores da rede estadual, que estão em greve e querem 32% de aumento salarial. A informação é do Secretário de Estado de Gestão, Ronaldo Franco, em entrevista ao Bom Dia MS.

O secretário disse que “o governo aposta no bom senso dos professores para que encerrem negociações e voltem ao trabalho”. Franco reafirmou que o orçamento do Estado possibilita teto de aumento salarial de 10% para a categoria. Medida, que segundo ele, vai ser adotada mesmo colocando em risco o pagamento do 13º salário.

O secretário informou que o governo divulgou nota convocando os alunos para a volta às aulas porque soube que muitos professores, incluindo os convocados, estão querendo trabalhar, mas são impedidos.

De acordo com Ronaldo Franco, não vai adiantar professores apresentarem qualquer outra proposta que extrapolem os 10%, pois o índice maior não cabe nas condições financeiras do Estado.

A presidente da Federação dos Professores de Mato Grosso do Sul, Mara Carrara, disse que a greve é por tempo indeterminado e “o comprometimento do ano letivo depende do comprometimento que o governo tem com a educação”.

A contra-proposta dos professores é aceitar os 10% de aumento agora, e a partir de setembro terem reajuste gradativo, chegando a 22% até dezembro. Desta forma, atingindo os 32% reivindicados.

Pró-reitores do Brasil discutem melhoria da qualidade do ensino superior

0

18/05/2003 19h05 – Atualizado em 18/05/2003 19h05

Dirigentes de dezenas de universidades públicas e privadas de todo o Brasil participam até Quarta-feira no Hotel Jandaia , em Campo Grande, do XVI Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, uma promoção conjunta da Universidade Federal e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de discutir as propostas das universidades , relativas as políticas de ensino e avaliação. Os pró-reitores querem também intensificar o debate sobre as mudanças estruturais que serão promovidas pelo Governo nas universidades brasileiras a partir da aprovação das novas diretrizes curriculares que serão implementadas pelo Ministério da Educação.
O tema principal do encontro é A Flexibilização Curricular no Contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação.
Segundo professor César |Benevides, pró-reitor de ensino de graduação da UFMS, as universidades brasileiras estão passando por um momento de profundas transformações devido, em parte, a implantação de diretrizes curriculares aprovadas no governo anterior e que terão de ser totalmente implementadas até o final do ano que vem. Outro fator que influencia essas transformações é o fato de que o atual governo tem uma concepção de educação diferente da que gerou essas diretrizes.
  • No bojo dessa transição estão as universidades , ,que precisam reformular seus projetos pedagógicos, tanto de cursos de formação de professores quanto os bacharelados e incluir neles a tão sonhada flexibilização curricular – explica Benevides.

PROGRAMA

Nesta segunda-feira , a partir das 8h30min, o fórum vai discutir A Implementação da Flexibilização Curricular, que será abordado por diversos palestrantes, ,entre eles o professor Alfredo Veiga Neto, da UFRS, Roberto Coutinho, da UFPE e Maria de Jesus Cordeiro , da UEMS.
Na terça-feira acontecem duas mesas redondas. A primeira, às 8h30min, terá como tema A Nova Política para a Graduação, e será coordenada pelo professor Roberto Coutinho, com a participação de representantes do MEC, do INEP, da UNE e do Conselho Nacional de Educação. A mesa redonda do período da tarde começará as 14 h , para discutir A Graduação na Universidade Brasileira. Vão participar os presidentes das associações de reitores como a ANDIFES ( das universidades federais), ABRUEM (estaduais), ABRUC, ANUP e ABMES.
Na quarta-feira a programação começa às 8h30min com uma mesa redonda sobre Integração do Ensino com a Pesquisa e a Extensão. Às 10h30min acontece uma sessão plenária para o relato das propostas que sairão dos grupos de trabalho. Logo após o almoço, será apresentado e aprovado o documento final do seminário, que será enviado ao MEC.

Exército de Três Lagoas celebra Dia da Infantaria

0

18/05/2003 18h58 – Atualizado em 18/05/2003 18h58

O Exército Brasileiro, em Três Lagoas, através do comandante da 3ª Companhia do 47º Batalhão de Infantaria (3ª/47º BI), major Otávio Dornelles Claret da Silva, está promovendo importante solenidade, alusiva às comemorações do Dia da Infantaria, neste próximo sábado (24).

Na programação, segundo comunicado e convite do Comandante, consta uma solenidade militar, às 18 horas, no pátio do quartel do Exército, para entrega de boina aos novos recrutas. Nesta solenidade, haverá desfile da tropa, com participação especial dos militares da reserva, febianos e ex-militares da 3ª Companhia.

Na mesma ocasião, será apresentada uma simulação de um grupo de combate no ataque. Segundo está explicado no convite, a simulada “ação militar” consiste na transmissão de uma mensagem em código Morse por ex-telegrafistas da antiga estrada de ferro NOB do Brasil.

Show artístico

Para encerramento da cerimônia, alusiva ao Dia da Infantaria, o comando da 3ª/47º BI também programou a apresentação de um grande show musical com artistas consagrados da comunidade de Três Lagoas. Está prevista a apresentação do coral “O Boticário”, grupo “Choro Chorando”, “Banda Marcial e Musical”, “Zé da Harpa e Poliana”, “Centro Educacional Artístico” e o grupo “Guadalupe”.

No final da apresentação dos grupos artísticos, todos estarão reunidos numa grande orquestra para a execução da música “Aquarela do Brasil”.

A solenidade do Dia da Infantaria será encerrada com um jantar dançante, no Círculo Militar, a partir das 21 horas, com animação da Banda Saranda.

Partidos nanicos iniciam formação de base aliada

0

18/05/2003 18h57 – Atualizado em 18/05/2003 18h57

Lideranças políticas dos diretórios municipais do PMN, PSB e do PSC, em Três Lagoas, iniciaram diálogo para a formação de uma base aliada, neste final de semana, no intuito de se organizarem para as eleições de 2004.

Além da aliança dos três partidos, “praticamente definida”, segundo informou o presidente do PSB, Leivas Hamilton Nery Palhares, ainda existe a possibilidade de agregar o PPS e o PP, em formação em Três Lagoas.

O próprio pretenso e mais cotado pré-candidato a prefeito do PPS, empresário Hélio Morales Leal, participou do encontro, “demonstrando ser favorável às nossas pretensões, mas nada ainda ficou definido em relação a ele”, disse Leivas.

Acompanhado do secretário do PSB, Marcos Mocato, eles anteciparam que “será difícil para os três partidos já aliados firmarem acordo com Morales, se, eventualmente, ele se filiar ao PT”. Segundo eles, Morales estaria “de namoro com PT para filiar-se e assim conquistar a possibilidade de ser cabeça de chapa pelo partido”.

Segundo foi discutido na reunião, os três partidos aliados pretendem elaborar um projeto político e administrativo para a cidade. Dessa discussão ampla, com a participação de toda a comunidade, deve surgir um plano de governo para a cidade. “Este plano de governo nunca foi apresentado por nenhum pré-candidato, em Três Lagoas”, disse Leivas.

Segundo ele, “todos os partidos pequenos apoiaram o PT, em eleições passadas e os acordos não foram cumpridos. Por esse motivo, torna-se difícil uma nova coligação”.

Ao referir-se a Morales, Leivas voltou a dizer o seguinte: “nossa dúvida não é com ele. Pelo contrário, se ele se definir como pré-candidato a prefeito pelo PPS, a coligação seria mais fácil, mas somos contrários a que ele se filie ao PT”.

Os encontros irão continuar, segundo anunciaram, nos próximos finais de semana. “Esta base aliada está aberta à entrada de outras siglas partidárias, que partilhem das mesmas idéias e do mesmo projeto político de mudanças”, assegurou Leivas.

CAMPO GRANDE:Decídio reúne lideranças do PT e de outros partidos em festa de inauguração

0

18/05/2003 18h46 – Atualizado em 18/05/2003 18h46

Cerca de 600 pessoas, entre lideranças políticas de vários partidos,

sindicalistas, empresários e militantes do Partido dos Trabalhadores

participaram na noite de sábado da inauguração do escritório do Senador

Delcídio do Amaral (PT / MS) em Campo Grande. O escritório, que funciona na rua Antonio Maria Coelho, 3520, no Jardim dos Estados, servirá de ponto de apoio para as atividades de Delcídio no Congresso Nacional. No local foi inaugurado o Espaço Ricardo Brandão, em homenagem ao advogado, já falecido, que foi um dos primeiros líderes do PT em Mato Grosso do Sul .

Estiveram presentes o governador Zeca do PT, o deputado federal

Vander Loubet, o vice-governador Egon Krackeke, a presidente do COGEPS e primeira dama do estado Gilda dos Santos, os deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Antonio Carlos Arroyo (PL) e Akira Otsubo (PTB) , os prefeitos de Dourados , Laerte Tetila, Ponta Porã, Vagner Piantoni, Dois Irmãos do Buriti, Osvane Ramos, Caracol , Chico Maia, Guia Lopes, Beatriz Mandatori, Corguinho , Celso Cerignoli, o presidente de Câmara Municipal de Campo Grande, Youssif Domingos (PDT), secretários de estado (Paulo Duarte, Hélio de Lima, Heloísa Castro Berro e Ronaldo Franco) , o presidente da Associação Comercial de Campo Grande, Benjamin Chaia, o reitor da UFMS, Manoel Peró, vice-prefeitos, vereadores da capital ( Marcos Alex, Tereza Name e Pércio Andrade) e do interior do estado, além dos presidentes dos diretórios do PT de dezenas de municípios do interior.

“Aqui é a casa de todos vocês. É a casa do debate. É a casa onde nós

vamos construir junto com o Governador Zeca do PT, com o presidente Lula, com a nossa bancada na Câmara dos Deputados e no Senado, com a Assembléia Legislativa, um grande Mato Grosso do Sul e um grande Brasil. Junto com a nossa equipe fazendo essa ponte em caráter permanente, trocando informações, e, mais do que nunca, trabalhando com aqueles que fazem o nosso estado, para reforçar o papel dos prefeitos, estendendo a mão, tocando projetos, ajudando no que for possível para que os prefeitos tenham sucesso e com eles tendo sucesso nós possamos conduzir Mato Grosso do Sul ao rumo do desenvolvimento com que todos nós sonhamos ao longo da campanha eleitoral”, disse Delcídio.

O senador petista disse que o país vive um momento muito importante,

que marca a solidificação do controle da economia e caminha para a retomada do desenvolvimento.

”Fizemos um programa de austeridade fiscal extraordinário para colocar as

contas do país em dia. Aumentamos a arrecadação, o risco país despencou , o dólar caiu e o país está voltando, com muita consistência , a ocupar o

lugar quer merece na comunidade internacional. O presidente Lula está

preparando as bases para, daqui a alguns meses, promover o grande salto.

Corresponder àquilo que as pessoas sonharam quando votaram em nosso projeto.

Mais saúde, educação, habitação, saneamento. E eu tenho absoluta convicção que nós vamos passar o país a limpo de maneira civilizada, conversando com a população, buscando novas idéias, fazendo investimentos, criando as condições para que quem produz e trabalha possa fazer isso de maneira cada vez mais eficiente . O grande desafio é a infra-estrutura. E nós temos que melhorar e construir mais rodovias, ferrovias, hidrovias e usinas geradoras de energia, para que os nossos produtos cheguem ao consumidor a preços compatíveis com o que ele ganha, gerando também mais riquezas e empregos”,

afirmou Delcídio.

O senador convocou todos a construírem o que chamou de um estado do bem. “Chega de maldade, chega de falácia, chega de conversa. Vamos deixar de lado as intrigas. Com isso nós estamos nos ajudando pois quem faz o bem tem energia boa e quem tem energia boa tem sorte e quem tem sorte tem sucesso” emocionou-se Delcídio , arrancando aplausos dos presentes.

REFORMAS

O Governador Zeca do PT elogiou a iniciativa de Delcídio de

homenagear a memória de Ricardo Brandão e disse que a abertura do escritório acontece em um momento fundamental para o país.

”O Brasil precisa das reformas. As duas primeiras , a tributária e da

previdência, já estão encaminhadas. E é importante que nós possamos estar

discutindo, apoiando e até divergindo, mas o Brasil precisa fazer as

reformas. Não só essas duas, mas também a do judiciário, a política , a

reforma agrária, sem o que a gente não atinge um grau de tranqüilidade, de

desenvolvimento de estabilidade para poder, de fato crescer. E esse

escritório vai ser um espaço para que se possa debater e encaminhar, como

militante, como lideranças, como filiados dos nossos partidos, sugestões que

vão ajudar as reformas e no governo do presidente Lula” afirmou o governador.

Zeca disse também que o escritório de Delcídio é muito importante para o

Partido dos Trabalhadores. “O PT precisa discutir, a partir de agora, internamente , o seu fortalecimento para as eleições do ano que vem. Externamente vamos ampliar nossas alianças, porque se nós tivermos juízo para entender que não somos os donos da verdade , construiremos uma grande aliança com o PDT, o PTB e o PL, que dão sustentação ao governo Lula, para fazer em 2004 o maior número possível de Prefeitos e aí sim discutir o nosso futuro”, assegurou o governador.

UNIDADE

O deputado estadual Pedro Kemp saudou Delcídio e destacou a democracia

interna do PT. “Na nossa convenção eu fui uma das pessoas que não defendeu o seu nome para o Senado. Mas o nosso partido tem uma coisa extraordinária que é a fraternidade que permeia suas decisões. No momento em que nós encerramos a convenção e que o Delcídio foi o escolhido nós não nos sentimos derrotados , pelo contrário, nos sentimos fortalecidos porque mais uma vez o partido tinha permitido o confronto de idéias. E fomos todos para as ruas defender o seu nome que hoje é o primeiro senador do PT em Mato Grosso do Sul, motivo de orgulho para a nossa militância e eu não tenho dúvida que esse escritório vai cumprir muito bem a missão de aproximar a população de seu mandato” disse Kemp.

O presidente do PT de Mato Grosso do Sul, deputado federal Vander Loubet, parabenizou Delcídio pela iniciativa e destacou a unidade do partido. “O PT começou pequeno aqui em Mato Grosso do Sul mas graças ao empenho e a solidariedade de seus militantes se transformou em um dos maiores partidos do estado e do Brasil. Mesmo com opiniões divergentes, nós apresentamos nossos pontos de vista e aquele que é vitorioso recebe o apoio integral do partido. Isso é bonito, mostra o quanto nós somos solidários e companheiros”

afirmou Vander.

Associação Comercial realiza sorteio do Dia das Mães

0

18/05/2003 18h32 – Atualizado em 18/05/2003 18h32

A Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL) realizou o sorteio de uma motocicleta Honda/Biz, um televisor de 20 polegadas e uma antena parabólica, na Praça da Bandeira, no final da tarde de sexta-feira.

Participaram do sorteio todos os cupons dos consumidores que fizeram compras nas lojas comerciais, que aderiram à campanha promocional da ACITL para o Dia das Mães.

A cada compra nestas lojas, devidamente identificadas com bandeirolas e cartazes, o consumidor recebia um cupom que lhe dava direito de participar do sorteio, supervisionado pela presidente da ACITL, empresária Maria Luzia Lomba de Souza.

As pessoas premiadas foram as seguintes: Sandra Rodrigues ganhou a moto Biz, adquirindo o cupom na LCBC telefonia Celular; Elka Ribeiro foi sorteada com o televisor; ela fez compras na loja Charme Modas; e Terezinha Costa ganhou uma antena parabólica, ao fazer compras na Loja dos Amigos.

A próxima promoção de incentivo às vendas do comércio será para o Dia dos Namorados, 12 de junho, segundo anunciou a presidente da ACITL.

Além destes prêmios, previamente anunciados, foram distribuídos outros brindes às mães que acompanharam o sorteio.

ANAURILÂNDIA:Edinho Takazono tem 94% de aprovação

0

18/05/2003 18h17 – Atualizado em 18/05/2003 18h17

O prefeito de Anaurilândia, Edson Stéfano Takazono tem motivos de sobra para comemorar o resultado de uma pesquisa realizada no município no dia 28 do mês passado.

O Instituto Ipems – Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul, entrevistou 200 eleitores, num total de 5.562 em Anaurilândia, que deu ao prefeito 94% de aprovação na soma dos itens; ótimo, bom e regular. A pesquisa foi realizada em todos os bairros do município obedecendo todos os critérios técnicos, com uma margem de confiança de 95%, enquanto que a margem de erro é de apenas 5%, para mais ou para menos. As entrevistas foram distribuídas de forma aleatória, tendo por base os dados disponíveis do IBGE, segundo o último censo realizado pelo órgão. A metodologia do trabalho foi por amostragem probabilística domiciliar e estratificada, que representa todo o universo da população do município, distribuída por faixa etária, sexo, renda familiar e classe social. A modalidade da pesquisa foi qualitativa e quantitativa que procurou atingir os objetivos propostos de objetiva e clara que obedeceu estatisticamente todos os segmentos da sociedade local.

REALIDADE

A intenção da pesquisa foi apontar a realidade que o município de Anaurilândia viúve no momento. Para isso o questionário utilizado continha 27 questões que indagava aos entrevistados o quadro político-administrativo nos âmbitos estadual e municipal. O prefeito Edinho ao saber do excelente resultado, dividiu sua satisfação com seus funcionários, elogiando todos os servidores do município, do gari ao mais graduado. “Se não fosse o trabalho da nossa equipe, com certeza a administração não teria essa aprovação, e dessa forma agradeço a todos indistintamente pela colaboração, conclamando todos os servidores a desempenharem o máximo seu trabalho, pois só dessa forma é que podemos responder com gratidão à nossa querida população”, disse o alcaide.

Ele ainda atribuiu maiores responsabilidades a sua equipe administrativa, cobrando dos servidores maior empenho na sua área. “Os índices de aprovação é um dos melhores do Estado, superando até o prefeito da capital do Estado, André Puccinelli, e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade” .

NOVOS TEMPOS

.

Apesar dos 20 anos de atraso e corrupção a que foi submetida, Anaurilândia experimenta novos tempos, segundo Takazono. “No primeiro mandato, encontramos uma prefeitura falida, sem crédito junto à população e fornecedores, mas com seriedade, conseguimos retomar a esperança. Queremos mais: vamos atrair novas empresas para Anaurilândia para gerar mais empregos para a população, principalmente no setor turístico”, ressaltou Edinho. Em relação às dívidas, que giravam em torno de 12 milhões de reais, o prefeito disse que elas foram negociadas, embora seu pagamento comprometa o orçamento do município. Edinho explicou que todos aqueles que puderam comprovar na Justiça que tinham para receber da Prefeitura, já receberam.

CAMPO GRANDE- Delcídio diz que Brasil vive novo momento

0

17/05/2003 21h38 – Atualizado em 17/05/2003 21h38

O senador sul-mato-grossense, Delcídio do Amaral que está inaugurando seu escritório político em Campo Grande disse que o Brasil vive um novo momento sob todos os aspectos. Delcídio disse que com o empenho de todos os brasileiros, será possível dar um grande salto para a geração de empregos, melhoria no setor de saúde, educação, saneamento básico e outras questões que podem alavancar o crescimento e o desenvolvimento nacional. “O Mato Grosso do Sul está dando sua parcela de colaboração neste processo e nossa bancada, com um senador e três deputados federais estará presente todas as vezes que for preciso para ajudar o presidente Lula a passar este país a limpo”. Para o senador Delcídio todo este processo tem que ser feito de forma ordenada e com a participação popular, de forma civilizada para que a reforma seja duradoura. (Antonio Coca de Campo Grande)

Delcídio do Amaral reúne petistas em Campo Grande

0

17/05/2003 21h29 – Atualizado em 17/05/2003 21h29

O senador Delcídio do Amaral realizou nesta tarde uma plenária com petistas de todo o Estado para fazer uma analise dos primeiros meses de mandato e traçar um paralelo para o os próximos meses. A reunião contou com a presença de militantes de várias cidades do Mato Grosso do Sul e marcou uma nova conduta de relacionamento do senador com a sua base. Delcídio disse que o emprego e o desenvolvimento devem receber atenção especial em seu mandato Nesta noite será inaugurado o Escritório Político do senador em Campo Grande que servirá como ponto de apoio para as ações que serão desenvolvidas em todas as cidades do Estado.(Antonio Coca de Campo Grande)

Marido é suspeito de esfaquear dona-de-casa

0

17/05/2003 11h16 – Atualizado em 17/05/2003 11h16

A dona-de-casa Benir Romeiro Moraes foi esfaqueada ontem, por volta de 17 horas, no município de Bonito. Segundo a Polícia Militar, o principal suspeito é o marido da vítima, Ramão Gomes, que está foragido. A vítima chegou a ser encaminhada com vida ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Polícia investiga se quadrilha presa é a que roubou o BB

0

17/05/2003 11h14 – Atualizado em 17/05/2003 11h14

A Polícia Civil está investigando a ligação entre um assalto ocorrido ontem a uma agência do Banco do Brasil, localizada na rua Bandeirantes em Campo Grande, e a tentativa de arrombamento de um cofre de outra agência do banco, na Rui Barbosa, esta madrugada. Conforme o relações públicas da Polícia Civil, Wellington Oliveira, ainda não há nada constatado entre os dois fatos e as investigações estão concentradas no Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Seqüestros).

Descartado envolvimento de bando preso em assalto ao BB:

O delegado titular do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Seqüestros), Ivan Barreira, descartou que o bando preso na madrugada de hoje tentando arrombar o cofre de uma agência do Banco do Brasil, na rua Rui Barbosa, em Campo Grande, seja o mesmo que assaltou outra agência do banco no fim da tarde de ontem. Barreira afirmou que o flagrante da segunda quadrilha está sendo feito e que os membros devem ser apresentados na próxima semana.

Zeca do PT deixa escola e enfrenta protesto de professor

0

17/05/2003 11h13 – Atualizado em 17/05/2003 11h13

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, acabou de deixar a escola Tereza Noronha de Carvalho, onde acontece o programa Ação Popular. Cercado por secretários e acompanhado de dois policiais militares, além de seguranças à paisana, Zeca passou em meio ao protesto de protesto de professores em greve realizados no local, ouviu em silencio as palavras de ordem do grupo e até trocadilhos feitos por eles em relação da música de campanha do governador e deixou a escola sem conversar com os manifestantes. A interlocução do governo com o grupo foi feita pelo secretário de Educação, Hélio de Lima. Antes da saída de Zeca ele recebeu um documento elaborado pelo grupo e informou que na segunda-feira haverá uma reunião entre uma comissão de professores, ele, o secretário de Gestão Pública, Ronaldo Franco, e o de Coordenação-Geral de Governo, Paulo Duarte. O horário ainda não está definido.

Grupo de Dança apresenta espetáculo no Glauce Rocha

0

17/05/2003 11h11 – Atualizado em 17/05/2003 11h11

O grupo de dança 1º Ato fará apresentação em Campo Grande, nos dias 24 e 25 de maio. O grupo, que é de Belo Horizonte, apresentará seu novo espetáculo “Sem Lugar”. O espetáculo é inspirado na vida e na obra de Carlos Drummond de Andrade.

O evento será realizado no Teatro Glauce Rocha às 21 horas. Os ingressos custam R$ 10 para compra antecipada e R$ 15 para a compra no local. Os estudantes pagam meia entrada.

Corpo com sinais de facada encontrado na região central

0

17/05/2003 11h08 – Atualizado em 17/05/2003 11h08

O corpo de um homem de aproximadamente 30 anos foi encontrado nessa madrugada na Rua Barão do Rio Branco, próximo a rodoviária, no centro de Campo Grande. As primeiras informações dão conta que o corpo tinha marcas de esfaqueamento. Peritos do (Instituto Médico Legal) estão fazendo a necrópsia do corpo, que chegou ao local às 2h.

Não há mais negociação sobre salário, afirma Zeca do PT

0

17/05/2003 11h06 – Atualizado em 17/05/2003 11h06

Não há possibilidades de negociação entre o governo e os professores da rede estadual de Mato Grosso do Sul em greve desde segunda-feira, afirmou ao Campo Grande News o governador Zeca do PT, ao deixar a escola Tereza Noronha de Carvalho, no Parque Lajeado, onde está sendo realizado o Projeto Ação Popular. No local, professores de Campo Grande fizeram um protesto, pelo qual Zeca teve de passar para deixar o estabelecimento. Zeca afirmou considerar válida a reivindicação dos professores de melhores salários e defendeu que eles façam isso, afirmando que trabalhador que não luta por melhores salários não merece nem o que ganha, mas reforçou: “Não vou dar nada além de 10%. Ainda assim, o governador confirmou que uma comissão de professores vai ser recebida na segunda-feira pelos secretários o secretário de Gestão Pública, Ronaldo Franco, e o de Coordenação-Geral de Governo, Paulo Duarte. “Vamos receber o documento deles, mas não há negociação”, declarou.

Homem é encontrado morto com tiro em Paranhos

0

17/05/2003 11h06 – Atualizado em 17/05/2003 11h06

A Polícia Militar encontrou ontem o corpo de Henrique Ataíde Dure, 48 anos, em sua residência, na vila Taquaperi, em Paranhos. Segundo a PM ele foi encontrado por volta de 2:30 e havia sido atingido com um tiro no ouvido. O autor não foi localizado e a Polícia Civil está investigando o caso

Paulo Duarte reforça impossibilidade de reajuste maior

0

17/05/2003 11h04 – Atualizado em 17/05/2003 11h04

O secretário de Coordenação-Geral de governo, Paulo Roberto Duarte, reforçou esta manhã o posicionamento do governo de que não há como ampliar o reajuste oferecido aos professores da rede estadual de Mato Grosso do Sul, que estão em greve desde a última segunda-feira. Paulo Duarte disse que a proposta de aumento de 10% é o “limite” do governo. “Não é que o governo não queira dar o aumento, é que ele não pode. Não podemos dar um aumento que não podemos cumprir”, declarou ao Campo Grande News. O secretário completou a fala afirmando que não está havendo intransigência do governo, mas sim impossibilidade de aumentar a proposta de reajuste. Os professores queriam 35% de aumento salarial.

Cientistas contestam tese de que fumo passivo não faz mal

0

17/05/2003 10h47 – Atualizado em 17/05/2003 10h47

Um estudo sugerindo que o efeito nocivo do cigarro é pequeno sobre os chamados fumantes passivos – aqueles que não fumam, mas convivem com fumantes – tem gerado sérias discussões no meio científico.

O estudo, patrocinado em parte pela indústria do tabaco e publicado pelo British Medical Journal, conclui que a ligação entre doenças cardíacas e câncer de pulmão e o fumo passivo são mais fracas do que se imaginava.

Entretanto, a American Cancer Society (Sociedade Americana Contra o Câncer), cujos dados foram usados no estudo, expressou sérias dúvidas sobre as conclusões.

Os pesquisadores, James Enstrom, da Universidade da Califórnia, e Geoffrey Kabat, do New Rochelle College, de Nova York, analisaram dados sobre 118 mil pessoas que fizeram parte de um estudo de 40 anos a respeito da prevenção ao câncer na Califórnia.

Casamento

O principal objeto de estudo da pesquisa foram 35 mil pessoas que nunca fumaram, mas que tinham se casado com fumantes.

Os pesquisadores descobriram que a exposição a ambientes com fumaça de cigarro não tiveram uma associação significativa com mortes por doenças coronárias ou câncer de pulmão.

Só não há dúvidas sobre os danos causados aos fumantes.

Mas, como esperado, foi confirmado que os fumantes têm risco muito grande dessas duas doenças, além de maior incidência de obstrução pulmonar crônica.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta sugere que a estimativa de um aumento de 30% da incidência de doenças cardíacas em fumantes passivos não era precisa.

Entretanto, eles aceitam que um efeito pequeno não pode ser descartado.

Um porta-voz para a American Cancer Society disse que a pesquisa era “imprecisa e não-confiável”.

Ele afirmou que a associação fez a última checagem no grupo de teste para ver se as pessoas ainda fumavam em 1972.

Então, é possível que muitos deles tenham abandonado o vício e os fumantes passivos, deixado de conviver com a fumaça.

Também há a possibilidade de, após campanhas antitabagistas, muitos fumantes terem preferido acender cigarros fora de casa para poupar o resto da família.

Pesquisa suspeita

A organização antitabagista americana Action on Smoking and Health (Ação contra o Fumo e pela Saúde) condenou o British Medical Journal por publicar uma “pesquisa suspeita”.

A gerente de pesquisa da organização disse que os autores do estudo parecem ter deliberadamente manipulado os resultados para favorecer a indústria do tabaco.

“Dúvidas vão surgir inevitavelmente sobre a decisão de publicar uma pesquisa conduzida por cientistas pagos pela indústria do cigarro”, disse ela.

“Isso pode ser prejudicial se for usado por lobistas para reclamar das leis que proibem o fumo em lugares públicos e em locais de trabalho”, completou.

Sandford diz ainda que os políticos não podem se iludir com esse estudo, mas respeitar a ciência que tem reputação e já mostrou que o fumo passivo mata.

Evidências médicas têm mostrado de maneira conclusiva que o fumo passivo tem efeito nocivo sobre os pulmões de crianças e há claras evidências de que ele também piora os efeitos da asma.

Ian Campbell, presidente da British Thoracic Society

O British Medical Journal disse que o dinheiro para o estudo comprovadamente não pode ser obtido de outras formas.

Numa nota sobre os dois autores da pesquisa, a revista científica disse: “Eles têm uma longa história de não-fumantes cujo principal interesse é uma determinação precisa sobre os efeitos do tabaco”.

“A decisão de publicar um estudo só é tomada depois de uma análise cuidadosa e seguindo estritos critérios que incluem revisão. É inevitável que algumas pesquisas possam às vezes ser consideradas controversas”, declarou a revista.

Mais evidências

Em um editorial da revista, o professor George Davey Smith, da Universidade de Bristol, argumenta que o impacto do fumo passivo ainda pode ser questionado.

Ele diz que é difícil medir com precisão o impacto da fumaça no ambiente e, então, há um risco de conclusões confusas.

Ian Campbell, presidente da British Thoracic Society (Sociedade Britânica dos Especialistas em Doenças Torácicas), declarou: “Evidências médicas têm mostrado de maneira conclusiva que o fumo passivo tem efeito nocivo sobre os pulmões de crianças e há claras evidências de que ele também piora os efeitos da asma”.

“Futuras pesquisas sobre o efeito do fumo passivo sobre os pulmões são necessárias e deveriam ser estimulados pelo governo e por outras agências financiadoras”, completou.

Ele diz, ainda, que as conclusões de um estudo feito na Califórnia não seriam necessariamente válidas para outros lugares.

“Na Califórnia, as condições climáticas são boas e muitas pessoas passam muito tempo em ambientes abertos. É bem diferente da vida em um bloco de apartamentos no leste de Londres ou em Berlim”, explicou.

Vivienne Nathanson, chefe do departamento de ciência e ética da Associação Médica Britânica, afirmou: “Seria errado ser convencido por um estudo enganoso patrocinado pela indústria tabagista quando argumentos contra a pesquisa e inúmeros trabalhos têm demonstrado que fumo passivo mata”.

Mas Tim Lord, diretor-executivo da Associação dos Fabricantes de Tabaco, tem outro argumento: “O debate sobre fumaça de cigarro no ambiente está longe de chegar ao fim, ao contrário do que muitas pessoas pensam”.

“Ao se analisar as evidências como um todo, é inevitável a conclusão de que o fumo passivo foi certamente superestimado”, disse ele.

Análises de amostras de urina indicaram que pessoas que se casaram com fumantes têm exposiçao a substâncias químicas equivalente a 6% da enfrentada pelos fumantes.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.