11.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14133

Bolsa universitária vai atender 500 universitários

0

16/05/2003 11h07 – Atualizado em 16/05/2003 11h07

A Bolsa Universitária, que será lançada no dia 23 de maio no Grand Mére, junto do pacote de obras do governo do Estado, vai atender inicialmente 500 acadêmicos de Mato Grosso do Sul, segundo informou ao Campo Grande News o presidente da Fundação de Trabalho, Ananias Costa. A informação foi dada durante o governo intinerante, que está acontecendo hoje no município de Jardim, a 250 quilômetros de Campo Grande.

A proposta central, afirma Ananias, é amenizar os impactos dos custos dos estudos para acadêmicos de universidades privadas, mas também poderão ser atendidos com bolsas os de universidades públicas, através de esquemas de estágio. Para que sejam definidas as áreas em que os universitários prestarão serviços estão sendo levantadas as demandas de cada repartição do governo do Estado. A Bolsa será de no máximo 50% do valor da mensalidade, limitada ao teto R$ 300,00. Os contemplados, a serem definidos por critério de renda, começam a receber o benefício a partir do segundo semestre.

Michael Schumacher e Barrichello dominam primeiro treino oficial do GP da Áustria

0

16/05/2003 11h05 – Atualizado em 16/05/2003 11h05

SPIELBERG, Áustria — Os pilotos da Ferrari, o alemão Michael Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello, foram os mais velozes no primeiro treino classificatório para o Grande Prêmio da Áustra de Fórmula Um, realizado nesta sexta-feira.

Schumacher, pentacampeão mundial da categoria, marcou o tempo de um minuto, sete segundos e 908 milésimos, e Barrichello terminou com 1:08.512.

O australiano Mark Webber, da Jaguar, conseguiu um ótimo desempenho e ficou com o terceiro tempo da sessão, seguido pelo canadense Jacques Villeneuve, da BAR.

Entre os outros brasileiro, Antônio Pizzonia, da Jaguar, marcou o nono tempo, e Cristiano da Matta, da Toyota, o décimo sexto.

Resultados do primeiro treino classificatório:

  1. Michael Schumacher (Alemanha) Ferrari 1:07.908

  2. Rubens Barrichello (Brasil) Ferrari 1:08.187

  3. Mark Webber (Austrália) Jaguar 1:08.512

  4. Jacques Villeneuve (Canadá) BAR 1:08.680

  5. Jenson Button (Grã-Bretanha) BAR 1:08.831

  6. Juan Pablo Montoya (Colômbia) Williams 1:08.839

  7. David Coulthard (Grã-Bretanha) McLaren 1:08.947

  8. Kimi Raikkonen (Finlândia) McLaren 1:08.978

  9. Antonio Pizzonia (Brasil) Jaguar 1:09.024

  10. Giancarlo Fisichella (Itália) Jordan 1:09.281

  11. Jarno Trulli (Itália) Renault 1:09.450

  12. Nick Heidfeld (Alemanha) Sauber 1:09.479

  13. Fernando Alonso (Espanha) Renault 1:09.680

  14. Olivier Panis (França) Toyota 1:09.764

  15. Heinz-Harald Frentzen (Alemanha) Sauber 1:10.055

  16. Cristiano da Matta (Brasil) Toyota 1:10.370

  17. Jos Verstappen (Holanda) Minardi 1:10.894

  18. Justin Wilson (Grã-Bretanha) Minardi 1:11.056

  19. Ralph Firman (Grã-Bretanha) Jordan 1:11.171

  20. Ralf Schumacher (Alemanha) Williams sem tempo

Sars pode acabar com cinco milhões de empregos no setor turístico

0

16/05/2003 11h03 – Atualizado em 16/05/2003 11h03

(CNN) — O setor de turismo em todo o mundo poderá fechar mais cinco milhões de postos de trabalho por causa da epidemia da síndrome respiratória aguda grave (Sars), com a perda de empregos chegando a 30 por cento ou mais na China, em Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Vietnã, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Uma nova análise da OIT sobre o impacto da Sars, combinada com a prolongada recessão econômica global e o temor de ataques terroristas, levará o número total de perda de trabalho no setor de turismo para 11,5 milhões desde o final de 2001.

A OIT disse que isso significa uma perda de um em sete postos de trabalho no setor turístico desde 2001, com nenhuma perspectiva de terminar tão cedo.

Antes da queda, havia 80 milhões de trabalhadores diretos no setor de turismo e outros 120 milhões de empregos indiretos.

A China é o epicentro da epidemia de Sars, que causou, até agora, 599 mortes em todo o mundo, incluindo 271 na China continental e 234 em Hong Kong.

Nos últimos dias, as autoridades de saúde voltaram suas atenções para o rápido aumento do número de casos em Taiwan, com 30 mortes em 238 casos confirmados.

O número de novos casos em Hong Kong caiu recentemente e a situação parece também estar estabilizada em Cingapura e no Vietnã, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a análise da OIT, mais de 320.000 trabalhos diretos no setor turístico e outros 580.000 indiretos foram perdidos este ano em Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Vietnã.

Fonte da epidemia

Na província chinesa de Guangdong, considerada a fonte da epidemia, o número de empregos diretos eliminados chega a 285.000, além de 710.000 de trabalhos indiretos.

A OIT afirma que essas perdas de postos de trabalho representa 30 por cento do nível de emprego oferecido pelo setor de viagens.

O total para perdas diretas e indiretas no sudeste da Ásia é de 2,47 milhões de postos e de 227.000 na Oceania, principalmente na Austrália e na Nova Zelândia, representando cerca de 15 por cento nesses países.

No resto do mundo, o setor turístico enfrenta uma perda média de cinco por cento.

A OIT adverte que quanto mais longa for a queda na atividade turística, maior será a possibilidade de que alguns desses empregos desapareçam para sempre.

Segundo a organização, “viajar, comprar e jantar fora estão sendo substituídos pelo telefone ou por contatos através da Internet”.

Executivos do setor de turismo, reunidos nas Filipinas, esta semana, descreveram a epidemia da Sars como “uma crise de maiores proporções”.

O diretor regional da International Air Transport Association (IATA), Andrew Drysdale, disse que o setor tinha perdido 10 bilhões de dólares até agora neste ano, comparados com os 30 bilhões de 2002.

Muitos analistas da Ásia já fizeram suas previsões sobre o impacto da Sars no crescimento econômico e a maioria sugeriu uma perda regional de 0,3 a um ponto percentual em 2003.

A maioria das previsões tem como base que a Sars estará controlada na China até o final de junho.

Caso contrário, segundo uma análise divulgada na semana passada, “se a China não controlar a epidemia, todo o resto da região leste da Ásia passaria por uma ampla crise econômica no final de 2003”.

O diretor da empresa financeira Morgan Stanley em Hong Kong, Andy Xie, disse acreditar que a Sars teria um impacto maior no lucro das corporações que no Produto Interno Bruto dos países.

“A interrupção nas vendas poderia comprometer negócios a prazo fixo e levar empresas à falência nos próximos meses”, opinou Xie, também advertindo para grandes perdas de postos de trabalho.

Artuzi reivindica melhorias para vários setores de Dourados

0

16/05/2003 11h00 – Atualizado em 16/05/2003 11h00

O deputado Ari Artuzi solicitou ao governo do Estado, através de indicação, a construção de uma casa de abrigo provisório em Dourados, para as pessoas carentes que necessitam de um lugar para hospedar-se quando visitam a cidade a procura de emprego ou tratamento de saúde, além de um abrigo para os moradores de rua. Segundo o deputado a necessidade dessa construção deve-se, sobretudo, à variação climática quando essas pessoas padecem, principalmente, com o frio que está chegando.

Por outro lado, Artuzi solicitou, ainda, a revitalização da Feira Livre, que está em funcionamento há mais de 30 anos, porém sem a infra-estrutura necessária para o trabalho dos que buscam o sustento de suas famílias; a viabilização de recursos para a reforma do Estádio Frédis Saldivar, que desde a sua inauguração em 1986 não sofreu nenhum tipo de reforma e vem se deteriorando devido à falta de manutenção; a implantação de um mini hospital no distrito de Itahum, para atender a população local em casos menos graves, pois atualmente os pacientes devem dirigir-se a Dourados até mesmo para marcar consultas em postos de saúde, o que acaba promovendo um verdadeiro caos no atendimento; e a construção de um Centro de Convenções em Dourados, fortalecendo a inclusão cultural no município.

Mercado de bezerro inicia a sexta-feira em baixa

0

16/05/2003 10h58 – Atualizado em 16/05/2003 10h58

O mercado de bezerro está operando em baixa nest5a manhã de sexta-feira, em comparação com os preços praticados ontem pela manhã. Hoje, o animal está sendo comercializado a R$ 392,78 à vista e R$ 399,24 a prazo. Ontem, o animal valia R$ 394,34 à vista e R$ 400, prazo.

A informação 64 a é da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro).

Entidade é contra construção de presídio próximo ao lixão

0

16/05/2003 10h56 – Atualizado em 16/05/2003 10h56

O presidente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Boralho, informou esta manhã que a entidade é contra a instalação de um presídio federal na área do anel rodoviário (saída para Sidrolândia e São Paulo), próximo ao lixão.

“É inadmissível a instalação de um presídio federal, com R$ 12 milhões em recursos, próximo ao lixão. Além da contaminação do lençol freático, há a emissão do gás dioxina, prejudicial aos seres humanos”, afirmou.

Borralho disse ainda que “as entidades civis devem estar atentas e se mobilizar caso se confirme a construção próxima ao lixão”. O Cedampo defende que a penitenciária seja construída na saída para Três Lagoas, “onde o solo é fraco, arenoso e não serve para a agricultura”.

Saca de milho vale R$ 20,15 para pagamento em novembro

0

16/05/2003 10h46 – Atualizado em 16/05/2003 10h46

O mercado futuro de milho opera em alta esta manhã. Os próximos vencimentos estão sendo negociados a R$ 18,20/saca (julho/03), R$ 19,00/saca (setembro/03), R$ 20,15/saca (novembro/03) e R$ 20,20/saca (janeiro/04). A informação é da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro), que no fechamento de ontem registrou a venda de 136.800 sacas.

Ciretran será opção ao Detran na saída para Rochedo

0

16/05/2003 10h45 – Atualizado em 16/05/2003 10h45

O proprietário de veículo de passeio Campo Grande que precisar dos serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) como vistoria de veículo não precisará mais se deslocar até a sede do órgão na saída para Rochedo. Dentro de 30 dias estará funcionando em um prédio da Rua Dom Aquino, na antiga Telems a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da Capital. O diretor do Detran, Gilberto Tadeu, afirma que assim que estiver pronta a cobertura do prédio, o que deve ocorrer em 60 dias, as vistorias de veículos de passeio poderão ser feitas no local. Também está sendo estudada a possibilidade de o parcelamento de multas por infração de trânsito ser feito na Ciretran. Hoje o procedimento só é realizado na sede da saída para Rochedo.

1º Leilão Integração arrecada meio milhão

0

16/05/2003 10h40 – Atualizado em 16/05/2003 10h40

Organizado pela ACNB, o evento abriu o circuito de leilões da Expozebu 2003 e vendeu R$ 541 mil. Os promotores estão satisfeitos com os resultados obtidos.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil promoveu, dia 1º de maio, o 1º Leilão Integração. O objetivo do evento foi reunir fêmeas de excelente qualidade vindas de criatórios de renome nacional que ofertaram, pela primeira vez na Expozebu, animais de seus plantéis. “Acreditamos que este leilão é um grande exemplo de integração nacional”, avalia Carlos Viacava, presidente da ACNB. O leilão comercializou, no total, 43 lotes de propriedade de 43 selecionadores com fazendas em diversos estados do Brasil: SP, MS, MT, MG, RN, DF e PR. As fêmeas nelore mocho estavam divididas em 7 bezerras, 32 novilhas e 4 vacas, que arrecadaram o total de R$ 541.100,00, com média de R$ 12.583,72. “O 1º Leilão Integração foi um evento realizado com o Opé no chão¹, e os resultados obtidos corresponderam às expectativas da ACNB. Programaremos, para o próximo ano, um segundo evento com igual excelência!”, comenta Eduardo Pedroso, da ACNB.

Destacou-se como maior comprador a Arrossensal Agropecuária Ind. Ltda, investindo R$ 55.300,00. O maior vendedor foi Osamu Koshiama, que participou do evento com seu animal Dafine da FK, comercializado por R$ 49 mil. Dafine foi adquirida em consórcio por Avanti Consultoria em Pecuária, Otávio Batista Oliveira Vilas Boas e SAP-Sucesso Assessoria Pecuária.

A ACNB aproveitou a oportunidade para entregar a premiação da 2ª Etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, realizada em Rondônia dias 4, 5 e 6 em Cacoal e 25, 26 e 27 em Vilhena. Nesta etapa, participaram 25 pecuaristas ofertando 26 lotes, o que totalizou 663 animais inscritos. Destes, 659 (99,4%) foram classificados. Os reservados campeões desta 2ª Etapa do Julgamento foram os pecuaristas Marco Túlio Costa Teodoro e Jonas Goes Neto e os campeões foram Pedro Ermita, Francisco Josá Gama Filho e Carlos Renato Barbeiro.O “Circuito Boi Verde” de Julgamento de Carcaças conta com o apoio da Associação Brasileira do Novilho Precoce. A próxima etapa está agendada para acontecer dias 12, 13 e 14 de maio no Paraná.

Convênio de cooperação técnica:

Durante o 1º Leilão Integração, a ACNB, a ANCP ­ Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores e a Yakult ­ Empresa Brasileira de Inseminação Artificial (Progenel), firmaram um convênio de cooperação técnica e divulgação mercadológica nacional e internacional do PQNN – Programa de Qualidade Nelore Natural. O objetivo desse convênio é promover e difundir a raça nelore como produtora de carne ecologicamente correta, com qualidade assegurada.

E, visando fortalecer e divulgar o PQNN, durante o almoço que antecedeu o leilão a ACNB serviu aos presentes carne 100% nelore natural. “O crescimento da marca Nelore Natural fortalece a raça e, com isso, todo mundo ganha”, complementa Viacava.

Para obter mais informações sobre o Leilão Integração, entrar em contato com a ACNB no telefone (11) 3107-0972. Para solicitação de fotos e agendamento de entrevistas, entrar em contato com a assessoria de imprensa da ACNB, ContatoCom, no telefone (15) 224-1000, falar com Luciene Gazeta.

Ministro confirma a Geraldo Resende visita à 39.ª Expoagro

0

16/05/2003 10h38 – Atualizado em 16/05/2003 10h38

Deputado entregou convite do Sindicato Rural em audiência onde discutiu vários assuntos relacionados à agropecuária de Mato Grosso do Sul.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, confirmou ao deputado Geraldo Resende (PPS) que vai prestigiar a solenidade de abertura oficial da 39.ª Expoagro e 4.ª Expdinâomica, no próximo dia 24, às 17 horas. O parlamentar manteve hoje (15) uma audiência com o ministro, onde discutiu vários assuntos relacionados à agricultura brasileira e de Mato Grosso do Sul, quando entregou ofício do presidente do Sindicato Rural, Gino José Ferreira, reiterando convite que já havia sido feito pela entidade.

Roberto Rodrigues aproveitou a audiência para transmitir, ao deputado Geraldo Resende, um elogio à bancada do PPS pelo posicionamento da mesma nas discussões e votações de matéria relacionada aos transgênicos. “A posição dessa bancada foi imprescindível para a aprovação da a alteração da MP dos transgênicos e conseqüente aprovação do projeto de conversão sobre a comercialização da soja transgênica produzida no Brasil”, disse o ministro.

Essa semana, Geraldo Resende fez uma visita ao Sindicato Rural de Dourados, onde conheceu os preparativos para a 39.ª Expoagro e 4.ª Expodinâmica, e se colocou à disposição da entidade para encaminhar os pleitos da classe na Câmara Federal. “Temos compromisso com o setor produtivo rural e entendemos que a agricultura familiar e a produção em grande escala podem se conviver pacificamente”, disse o parlamentar.

Moradores de Cassilândia recebem treinamento para agregar valor a carne

0

16/05/2003 10h30 – Atualizado em 16/05/2003 10h30

Cassilândia, município localizado a 489 km de Campo Grande, é sede, entre os dias 19 e 23, do treinamento Embutidos e defumados de carne bovina, promovido pelo Programa Cadeia da Carne de Mato Grosso do Sul.

Em Embutidos de carne bovina, os participantes são estimulados a produzir embutidos de qualidade, dentro das normas de higienização e saúde, com práticas simples e pequeno investimento em equipamentos, gerando produtos nobres, refinados e de grande aceitação entre os consumidores.

Este treinamento é dividido em nove tópicos, definidos em Higiene, Fontes de contaminação dos alimentos, Segurança no Trabalho, Aditivos, Fatores que afetam a qualidade de produtos cárneos, Esverdeamento de produtos, Tecnologia de fabricação e Defumação.

Segundo o instrutor José Roberto da Silva, do Senai/MS, a produção de embutidos de carne é um processo que garante maior rentabilidade aos produtores, além disso, as técnicas desenvolvidas durante o curso permitem garantir a maciez, a suculência, o sabor e desenvolver um aroma característico da carne, sem perda de seu valor nutricional.

Atuação e industria

O programa Cadeia da Carne atua desde abril do ano passado e já treinou quase seis mil pessoas, em 67 municípios, com superação de metas e sendo classificado com exemplo de arranjo produtivo por entidades como o Sebrae Nacional e a Plataforma Tecnológica Regional – PTR/Procisur, entidade que envolve Argentina, Uruguai e Brasil.

Com treinamentos em propriedades rurais, frigoríficos, supermercados e açougues, a Cadeia da Carne já conseguiu fundar uma industria de embutidos com uma rede supermercados local. A Rede Econômica, após participar de diversos treinamentos do programa decidiram por desenvolver uma industria de embutidos bovinos. A sede já conta com duas câmaras frigoríficas, restando apenas a sala de manipulação e equipamentos.

O projeto, batizado de Marca Própria foi idealizado pelo presidente da rede Douglas Campos, a produção será comercializada nas 66 lojas da rede, distribuídas pelo Estado.

O Núcleo Gestor do programa Cadeia da Carne é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Sicadems, Senar e UFMS.

Incentivo Fiscal só com Declaração Anual do Produtor

0

16/05/2003 10h28 – Atualizado em 16/05/2003 10h28

Os ovinocaprinocultores só terão os incentivos fiscais do Governo do Estado se os dados estiverem na DAP (Declaração Anual do Produtor) até o dia 30 junho. Até essa data o produtor não precisará pagar nada. Depois, os produtores terão que arcar com os custos e podem, este ano, não serem beneficiados com a série de incentivos fiscais dados pelo Governo do Estado, através da Expansul.

Conforme o diretor-secretário da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Júnior, a intenção é regular o mercado de ovinocaprinocultores. Hoje, a criação é feita apenas para a subsistência. “Os criadores geralmente tem o animal para festas de fim de ano”, comenta, informando que a atividade é lucrativa.

Segundo ele, pode existir em Mato Grosso do Sul cerca de 1,5 milhões de cabeças, se cada propriedade tiver pelo menos 30 ovelhas. “Falta regulamentar a atividade para que ela comece a existir como atividade econômica no Estado”, acrescenta.

Conforme a Capripaulo (Associação dos Caprinocultores do Estado de São Paulo), o mercado está acordando para o potencial da atividade como importante fonte de renda para o produtor rural, incluindo os pequenos pecuaristas. Em 2000, a demanda por cabra no País estava deficitária em 55 mil toneladas de carne. Para atender essas necessidades foram importadas do Uruguai e da Argentina 8.200 toneladas de carcaças de ovinos.

Também há falta de produção de leite de cabra. Em 1999, foram importados US$ 761 mil de leite de cabra em pó. O Brasil possui 8,6 milhões de cabeças de caprinos, além de 14,4 milhões de ovinos, ou apenas 2% do rebanho mundial dessas duas criações. O consumo do brasileiro é baixo, de apenas um quilo de carne por ano, ante 42 quilos de carne bovina. Nos países europeus, o consumo de carne de cabras e bodes atinge os 28 quilos por pessoa por ano. (Com informações do Estadão).

Puccinelli fala sobre local de presídio às 11h

0

16/05/2003 10h16 – Atualizado em 16/05/2003 10h16

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB) irá conceder entrevista coletiva às 11h, para falar sobre o local de construção do presídio federal na cidade. Esta manhã, Puccinelli se reuniu com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, para tratar do assunto.

Dagoberto disse que a área já está definida. Será, segundo ele, na região do lixão, no anel rodoviário que liga as saídas para São Paulo e Sidrolândia.

A coletiva com Puccinelli será realizada na Prefeitura, à avenida Afonso Pena.

Dagoberto disse que definiu com André área para presídio

0

16/05/2003 10h07 – Atualizado em 16/05/2003 10h07

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, disse há pouco que ele e o prefeito André Puccinelli já definiram uma área para a construção de um presídio federal, pelo Ministério da Justiça, em Campo Grande.Ele não deu detalhes sobre a área, apenas que fica na região do lixão, no anel rodoviário que liga as saídas para São Paulo e Sidrolândia. Nogueira Filho não informou se o terreno pertence à prefeitura.O primeiro local, na saída para Aquiduana, perto de onde está sendo implantado um pólo industrial pela prefeitura foi rejeitado pelo CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano). Ontem foi cogitada a construção em uma área ao lado da Embrapa, também na saída para Aquidauana. Os moradores da região protestam contra ontem à tarde na Câmara de Vereadores.Segundo o secretário, agora que houve o consenso, o assunto será discutido na quarta-feira em reunião no Ministério da Justiça. Nogueira Filho disse que está fora de cogitação a transferência de Fernandinho Beira-Mar para o estado quando ficar pronto o presídio.

SP nega aumento salarial e quer municipalizar educação

0

16/05/2003 10h04 – Atualizado em 16/05/2003 10h04

O Estado de São Paulo, maior potência econômica do país, não vai dar aumento salarial para os professores, que pedem 24,9%. A informação é do governador Geraldo Alckmin, que defende a municipalização do ensino, proposta criticada pela categoria.

Os professores paulistas iniciaram mobilização pelo reajuste salarial – a categoria pede 24,9% de aumento -, e contra a municipalização do ensino. “Nós respeitamos quem pensa diferente, mas defendemos a municipalização”, disse Alckmin. “Um país continente como o Brasil não pode se dar ao luxo de ser um país unitário, centralizado”, acrescentou.

Alckmin explica que não é possível dar reajuste e diz que o impedimento esta na econômica. “Quando a economia se deprime, sentimos direto, é na veia, porque cai a arrecadação e nós vivemos só do ICMS, é 80% da arrecadação.”

Em Mato Grosso do Sul, os professores estão em greve desde segunda-feira. O governo oferece reajuste salarial de 10%, mas a categoria exige 35% para retornar as salas de aula.

Caminhão bate em poste próximo à Cortez Center, na Ceará

0

16/05/2003 10h00 – Atualizado em 16/05/2003 10h00

Um caminhão bateu há pouco em um poste na avenida Ceará, em frente à loja Cortez Center, em Campo Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que segue para o local, ainda não há informações sobre vítimas, nem quanto às circunstâncias do acidente.

Aos 57 anos, Jardim aposta no turismo para crescer

0

16/05/2003 09h57 – Atualizado em 16/05/2003 09h57

Com 57 anos recém-completados (dia 14 de maio), o município de Jardim, a 250 quilômetros de Campo Grande, busca afirmação econômica no turismo, alavancado principalmente nos últimos anos. O prefeito do município, Márcio Monteiro, afirma que hoje as principais atividades do município são o comércio e o setor de prestação de serviços, além da pecuária. O turismo ainda está engatinhando mas aponta um cenário futuro bastante promissor, considerando o aumento crescente de visitações.

Jardim tem hoje 25 mil habitantes e uma arrecadação anual de R$ 14,5 milhões. É considerado município pólo atendendo demandas de outros como Bela Vista, Bonito, Caracol e Guia Lopes da Laguna. Como o setor turístico ainda é recente, afirma Monteiro, o trabalho de estatísticas de visitação anual ainda não foi desenvolvido, mas já está se iniciando. A perspectiva é que a atividade amenize um dos principais problemas enfrentados na região: o desemprego. Isso favorecido pela formação de nível superior na área de Turismo, oferecida pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e cuja a primeira turma, em Jardim, deve se formar este ano. “Tem muita gente que vem dos municípios vizinhos para procurar oportunidade de emprego em Jardim, conforme revelam os dados da Assistência Social”, afirma o prefeito.

Brasileiros trabalham em projeto de satélite internacional

0

16/05/2003 09h55 – Atualizado em 16/05/2003 09h55

Cientistas brasileiros estão trabalhando no projeto internacional de um satélite que será capaz de descobrir novos planetas com as mesmas características da Terra. A participação brasileira inclui o trabalho científico destinado à construção do satélite, a operação de uma das bases de recepção de dados e o desenvolvimento de softwares para o controle e tratamento dos dados enviados pelo satélite.

Iniciado em 2001, o projeto conta com a participação da França, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Itália e da Agência Espacial Européia. Batizado de Corot, o satélite deve estar concluído em 2004 e seu lançamento está previsto para o início de 2005 na Guiana, no norte da América do Sul.

Capaz de medir as variações de luz das estrelas com uma precisão nunca antes atingida, o Corot vai incrementar os estudos na área de sismologia estrelar e vai possibilitar a busca dos chamados exoplanetas externos ao nosso sistema solar. “Pela primeira vez na história da humanidade serão descobertos outros planetas sólidos, pequenos e constituídos de minerais, como a Terra”, garante Eduardo Janot Pacheco, professor associado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

Coordenador da participação brasileira no projeto, Eduardo Janot informa que o Corot terá duas bases para recepção de dados, uma na Espanha e outra na estação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Natal (RN). “Com a base brasileira, a capacidade de observação do satélite aumenta em 50%”, observa Janot.

Além de disponibilizar a base, pesquisadores brasileiros serão os responsáveis pelo desenvolvimento de softwares para controle e tratamento dos dados enviados pelo satélite. Para tanto, uma equipe de seis cientistas e engenheiros da Escola Politécnica da USP, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Inpe, passarão dois anos na França acompanhando o desenvolvimento do projeto.

Várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras participaram do trabalho cientifico prévio para a construção do Corot, entre elas, o Observatório Nacional (ON) do Rio de Janeiro, a USP, o Inpe, a Universidade Mackenzie e diversas universidades federais.

Segundo Eduardo Janot, por meio de medidas fotométricas precisas, o Corot poderá realizar observações, em outros sistemas, de estrelas com as mesmas características do Sol. Ele também será capaz de estudar os terremotos das estrelas (estelemotos). “O estudo desses fenômenos nos permitirá saber como são suas estruturas”, explica o professor.

Eduardo Janot prevê que a partir da entrada em órbita do Corot cerca de 60 mil estrelas poderão ser estudadas. Segundo ele, será possível, inclusive, estabelecer com mais precisão a evolução do sol, uma vez que o satélite viabilizará o estudo de estrelas gigantes. “O sol é uma estrela anã de meia idade que ainda está em evolução. É como prever como será a estrutura do sol daqui há algum tempo” afirma o professor.

O projeto do novo satélite pode ser acessado na internet pelo endereço http://corot.astrsp-mrs.fr

Professores avaliarão contra-propostas para o governo

0

16/05/2003 09h51 – Atualizado em 16/05/2003 09h51

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educadores em Mato Grosso do Sul) formulou ontem uma série de prováveis contra-propostas para serem avaliadas hoje pelos sindicatos municipais. Segundo a presidente da Fetems, Mara Carrara, foi tomada a decisão em resposta ao governo que teria dito que a categoria não teria contra-proposta aos índices oferecidos.Um dos cenários propostos para análise dos professores é a aceitação dos 10% para valer a partir de maio e mais 3% pagos de setembro a dezembro. Mara preferiu não comentar outras propostas alegando que poderia gerar expectativas. Os sindicatos devem encaminhar ainda hoje a decisão das assembléias para que o comando de greve, em campo Grande, decida o que propor ao governo.Também na reunião de ontem, os presidentes apresentaram outras sugestões de mobilização para serem avaliadas pela categoria. São elas: fechamento de rodovias, acampamento no Parque dos Poderes e a realização de uma grande passeata em Campo Grande como as próximas atividades do movimento de paralisação.A greve está hoje no quinto dia. A Fetems fala em adesão de 68% e o governo a adesão estaria na média de 30%. Segundo o secretário de Gestão Pública Ronaldo Franco disse em entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM Capital, não houve adesão em 37 cidades, adesão foi total em 20 cidades e parcial em outras 20.

Zeca se reúne com 7 prefeitos da região Sudoeste

0

16/05/2003 09h50 – Atualizado em 16/05/2003 09h50

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT acaba de chegar ao campi da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Jardim, onde está sendo instalado o Governo Itinerante.

Zeca receberá em audiência os prefeitos dos sete municípios da região: Geraldo Alves (PPS), de Bonito; Beatriz Mondadori (PT), de Guia Lopes da Laguna; Abel Proeça (PT), de Porto Murtinho; Márcio Campos Monteiro (PSDB), de Jardim; José Nogueira (PTB), de Nioaque; Francisco Albuquerque (PT), de Caracol e Geraldo Murano (PDT), de Bela Vista.

Em seguida, o governador se reúne com diretores dos Sindicatos Rurais, representantes de entidades patronais, movimentos sociais e empresários.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.