11.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 14134

Eletrosul faz palestras sobre energia nas escolas de Dourados

0

16/05/2003 09h49 – Atualizado em 16/05/2003 09h49

A Eletrosul está colocando em prática, em Dourados, o Projeto “Casa Aberta” que consiste basicamente em fazer palestras com as crianças das escolas públicas e privadas visando conscientizá-las para que economizem energia elétrica e evitem acidentes domésticos. O primeiro encontro aconteceu no dia 13 de maio, na sala de palestras da Secretaria Municipal de Educação, com alunos e professores da Escola Municipal Clori Benedetti.

As crianças receberam kits contendo uma mochila com material educativo. A intenção é se promover esses encontros inicialmente a cada quinzena e depois semanalmente, passando por todas as escolas. O coordenador Reginaldo Ferreira disse que existe uma pesquisa mostrando que a maior parte dos acidentes ocorre entre os moradores dos bairros pobres por falta de informação.

Na próxima terça-feira, às 13h30, está prevista uma reunião com técnicos da Eletrosul da diretoria daqui e de Florianópolis (SC) com o secretariado. O objetivo é estreitar o relacionamento, segundo o coordenador, atendendo a recomendação do Governo Federal no sentido de integrar as ações na área social.

A Eletrosul pretende participar, com um estande, dos eventos da Prefeitura e há a possibilidade das mochilas que estão sendo distribuídas aos estudantes serem produzidas aqui para incentivar a mão-de-obra local. Durante o encontro com os estudantes, está sendo exibido um vídeo educativo.

A mesma pesquisa, disse o coordenador, mostrou que o trabalho de conscientização desenvolvido em outras regiões levou a uma economia de 35% no consumo de energia, além de reduzir os acidentes. Esse projeto já existe há 12 anos em Mato Grosso do Sul, mas é a primeira vez que está sendo desenvolvido em Dourados. Outro objetivo é evitar o racionamento de energia como ocorreu recentemente no Brasil, além de ensinar as crianças para que criem uma consciência em termos de consumo e levem os pais a adotarem a mesma postura, até mesmo para se reduzir a conta no final do mês.

Polícia registra tentativa de estupro em Campo Grande

0

16/05/2003 09h47 – Atualizado em 16/05/2003 09h47

A Polícia Militar registrou às 9h manhã de ontem tentativa de estupro na Avenida Bandeirantes, próximo ao supermercado Comper, na Vila Bandeirantes, em Campo Grande. M. R., 19 anos, foi abordada por um indivíduo moreno, cheio de tatuagens, de aproximadamente 25 anos, que a agarrou e tentou violentá-la. O autor fugiu depois da vítima ter reagido com socos e gritado por socorro. A Polícia Militar efetuou ronda com a solicitante, mas não conseguiu prender o acusado.

Dólar comercial abre em queda cotado a R$ 2,96

0

16/05/2003 09h45 – Atualizado em 16/05/2003 09h45

Depois de fechar em alta de mais de 2% ontem, o dólar comercial abriu em queda de 0,33% em relação ao fechamento de quinta-feira. Às 8h17, a moeda norte-americana era cotada a R$ 2,95 para compra e R$ 2,96 para venda. A discussão sobre o corte de juro deve pautar o último dia de uma das semanas mais voláteis para o mercado nos últimos tempos. As oscilações foram determinadas justamente pela falta de consenso do mercado sobre o possível resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana.

Desde segunda-feira, os investidores se valem de declarações, projeções e simulações para os indicadores de inflação para tentarem antecipar o resultado da decisão de política monetária. Mesmo sem unidade para as projeções, o mercado de renda fixa mantém a sinalização de corte de, pelo menos, 0,50 ponto percentual para o juro neste mês.

Campus da UFMS em Corumbá recebe Reitoria Itinerante

0

16/05/2003 09h39 – Atualizado em 16/05/2003 09h39

O campus Pantanal da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Corumbá, está recebendo hoje a visita da Reitoria Itinerante, programa criado pelo reitor Manoel Peró para aproximar a administração da instituição dos campi da Universidade no interior do Estado. Para Peró, o evento proporciona aos pró-reitores e aos assessores da direção da UFMS a oportunidade de conhecer com mais clareza as demandas da comunidade universitária. Neste momento, no auditório do Bloco H, o reitor está reunido com os professores, funcionários técnico-administrativos e representantes dos alunos do campus Pantanal. Às 14h, no mesmo local, acontecerá a reunião do Conselho de Campus e, em seguida, a entrega de 10 computadores solicitados pelos professores e alunos de Corumbá. Às 15h30min, Manoel Peró vai visitar a moradia estudantil e implantar, às 16h30min, no Laboratório de Informática, o Projeto de Olho no Futuro, que oferece cursos de informática para o aperfeiçoamento profissional de jovens e adultos e é aberto à comunidade em geral. À noite, a partir das 19h30min, no auditório Salomão Baruki, o reitor presidirá a solenidade de colação de grau dos formandos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Pedagogia.

Profissionais em educação avaliam os 5 dias de greve

0

16/05/2003 09h38 – Atualizado em 16/05/2003 09h38

Profissionais em educação de Campo Grande estão reunidos neste momento na sede da ACP (Associação Campo-grandense de Professores) para avaliar o movimento grevista iniciado na última segunda-feira (12). De acordo com o vice-presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves, a paralisação deve continuar na próxima semana, “até que o governo apresente uma proposta digna para a categoria”. Cerca de 500 professores, diretores e profissionais administrativos acompanham a assembléia.

O governo do Estado ofereceu reposição de 10%, mas a categoria reivindica 35%.

Homem bêbado sofre queimaduras ao dormir em canavial

0

16/05/2003 09h36 – Atualizado em 16/05/2003 09h36

Por volta das 4h da manhã de ontem, dia 15 de maio, Raimundo Campos Cardoso, 34 anos, peão, foi dormir no meio de um canavial em Sonora, que fica a 360km da Capital, e sofreu queimaduras pelo fogo ateado pela usina local. Funcionários da empresa levaram Cardoso para o hospital da cidade, mas como a vítima apresentava queimaduras de terceiro grau, foi encaminhada para Campo Grande. O Delegado Titular de Sonora, João Carlos Dutra, que já abriu inquérito para apurar as circunstâncias da ocorrência, acredita que no caso a responsabilidade seja da própria vítima que, embora tenha um quarto alugado na cidade, embriagou-se e foi dormir no canavial.

PRF apreende carga de bebidas com suspeita de roubo

0

16/05/2003 09h31 – Atualizado em 16/05/2003 09h31

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu na manhã de ontem, na BR-163, perto de Campo Grande, uma carga de 3 mil garrafas de bebidas alcoólicas de diversas marcas nacionais, que não tinha nota fiscal, com suspeita de roubo. O caminhão, o motorista Clóvis Melândia da Rocha, 41 anos e a carga foram levados para a Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos) para averiguação.

Ressarcimento de BR’s pode sair este mês, diz Vander

0

16/05/2003 09h28 – Atualizado em 16/05/2003 09h28

O deputado federal Vander Loubet (PT) acredita que o governo estadual possa assinar com a União na próxima quarta-feira o contrato de ressarcimento de verbas por investimentos na recuperação de rodovias federais e receba o dinheiro ainda em maio. O Estado desistiu de um trecho e em vez de R$ 128 milhões, irá receber R$ 89,1 milhões.Segundo Loubet disse em entrevista ao programa Hora Extra, da FM Educativa, a documentação necessária para que o contrato seja firmado já foi enviada a Brasília. A verba ajudará o governo a resolver problemas financeiros e ficar mais tranqüilo, explicou.Ontem, o governador disse que o estado abriu mão de assumir a estrada que liga Coxim a Alcinópolis, que não está pavimentada, o que reduziu o ressarcimento em R$ 38,8 milhões.Uma reunião sobre os repasses foi marcada para quarta-feira com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci.

PRF retém 1,4 kg de cocaína em três apreensões na BR-262

0

16/05/2003 09h26 – Atualizado em 16/05/2003 09h26

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 1,46 Kg de cocaína na manhã desta sexta-feira em três ocasiões distintas na BR-262, perto da cidade de Terenos – a 31 Km de Campo Grande, todas envolvendo passageiros de ônibus que viajavam de Corumbá para Campo Grande. Às 5h40, Rosalina da Silva Souza, 30 anos, foi presa transportando 760 gramas da droga em sua vagina. Ela declarou que a substância pertencia a José Marcos da Silva, 30 anos, também passageiro do ônibus. Às 7h, a PRF prendeu Maria José Vieira de Brito, que também carregava cocaína na vagina, porém em quantidade menor: 270 gramas. Às 6h, Antônio Marcos Mathias, 31, foi pego com 430 gramas de cocaína em um saco plástico embaixo da poltrona.

Puccinelli abre Seminário Agenda 21 na Câmara Municipal

0

16/05/2003 09h24 – Atualizado em 16/05/2003 09h24

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB) abre nesta sexta-feira, às 19h, o Seminário Agenda 21, na Câmara Municipal. Representantes de entidades ambientais e autoridades discutirão hoje a amanhã a implantação da Agenda na cidade. Logo depois, às 20h30, Puccinelli participa de homenagem aos fundadores e ex-presidentes da Unimed, no Clube Estoril. A empresa comemora 30 anos na segunda-feira (19).

Durante o dia, o prefeito cumpre agenda de despachos internos, no gabinete, segundo informou a assessoria de imprensa.

Encontro no Rio de Janeiro reúne secretários de Cultura

0

16/05/2003 09h23 – Atualizado em 16/05/2003 09h23

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul, Silvio Nucci, está participando hoje, 16 de maio, no Rio de Janeiro, do Encontro Nacional de Secretários de Estado de Cultura. O evento, que ocorre durante XI Bienal do Livro do Rio de Janeiro, está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e tem a finalidade de estabelecer troca de experiências entre os gestores das políticas culturais dos estados

Celina diz que Puccinelli conduzirá processo eleitoral

0

16/05/2003 09h08 – Atualizado em 16/05/2003 09h08

A deputada estadual Celina Jallad, pré-candidata do PMDB à sucessão de André Puccinelli em Campo Grande, afirmou nesta manhã que ele irá “conduzir a corrida eleitoral sem colisão”. Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM Capital, ela disse confiar na popularidade do prefeito.

Celina disse que resolveu entrar na disputa porque tem trajetória política e acredita que o nome de uma mulher será bem recebido pela comunidade.

Ainda falando sobre a importância do prefeito no processo, ela lembrou que recentemente Puccinelli disse que votou pela reeleição dela na Assembléia Legislativa e isso foi interpretado por Celina como um aval ao trabalho que desempenha. “O André sabe alinhavar o vestido de baile que colocará no futuro prefeito. O vestido vai ser meu”, disse em tom de brincadeira.

Patrão agradecido compra ilha para funcionários passarem férias

0

16/05/2003 09h05 – Atualizado em 16/05/2003 09h05

SYDNEY (CNN) — Richard Branson é, com certeza, o patrão que todo mortal pediu a Deus. Agradecido pelo esforço de seus funcionários para tornar suas empresas um sucesso, o magnata britânico decidiu presenteá-los com uma ilha na costa leste da Austrália.

Fundador e presidente do grupo Virgin, Branson anunciou nesta sexta-feira, na cidade australiana de Perth, que desembolsará 3,2 milhões de dólares pela ilha “Faça a Paz”.

A idéia do bilionário é transformar a ilha em um “retiro de eco-turismo”, para seus funcionários passarem as férias.

Com 10,2 hectares, a ilha terá uma sede, vários locais para camping, um centro de treinamento, três casas para hóspedes, quadras de tênis, trilhas e estrutura para esportes aquáticos.

Branson explicou que esta foi a melhor forma de agradecer a seus empregados pelo sucesso da Virgin, que atua em inúmeros ramos – de selos musicais a empresas de aviação.

Somente na Austrália, a Virgin Blue, companhia aérea que vende passagens a preços mais baixos, apresentou um salto de 200 por cento em seu líquido em 2002. É, sem dúvida, um fenômeno raro em um setor que vem sofrendo tantos revezes nos últimos anos.

Em todo o mundo, o grupo Virgin emprega mais de 50 mil pessoas.

Branson, 53 anos, é famoso não apenas como um destemido empreendedor, mas também por suas divertidas aventuras. Além de cruzar o Oceano Atlântico em um barco, já tentou por duas vezes dar a volta ao mundo em um balão.

Sua frase preferida – “Quero que a Virgin seja tão conhecida quanto a Coca-Cola no mundo inteiro” – explica por que ele é, para muitos, o empresário mais carismático e empolgante das duas últimas décadas.

(Com informações da Reuters)

Tião Viana reconsidera decisão de renunciar à liderança do PT no Senado

0

16/05/2003 09h02 – Atualizado em 16/05/2003 09h02

BRASÍLIA — O senador Tião Viana reconsiderou sua decidisão de renunciar à liderança do PT no Senado, depois da retirada do documento de apoio a rebeldes do partido, firmado por oito senadores petistas.

O documento seria encaminhado ao Conselho de Ética do PT para tentar buscar uma solução conciliadora ao processo de expulsão de parlamentares que estão contra as reformas propostas pelo governo.

Referindo-se ao que chamou de “crise” no PT, o senador disse que a hora é de equilíbrio, agregação e unidade política.

Tião Viana afirmou que está pautando sua atuação pelo diálogo e pela reflexão, para não permitir a deterioração moral do PT.

O senador defendeu ainda a predominância do sentimento de unidade de ação que fez com que o PT crescesse.

“Ninguém pode falar que é mais PT do que o presidente da República”, disse, observando ainda que a senadora alagoana Heloísa Helena, ameaçada de expulsão, é de grande valor, mas o partido tem que estabelecer limites.

Os oito senadores que haviam assinado documento de apoio ao radicais petistas decidiram por unanimidade recuar para manter Tião na liderança.

Tião Viana havia anunciado sua renúncia depois de uma reunião com as principais lideranças do partido.

Na reunião, ele teria afirmado que não se sentia mais com autoridade para exercer a função, já que não havia sido comunicado da decisão da bancada de produzir o documento.

Além dos apelos no Senado para que reconsiderasse sua decisão, Tião Viana recebeu uma mensagem contundente de apoio do líder do PT na Câmara, Nélson Pellegrino.

Pellegrino instou Tião Viana a permanecer no comando, ressaltando que o PT precisava da “experiência e serenidade” do senador.

(Com informações da RBS e do site no Senado)

Homens invadem loja de móveis e roubam jóias e dinheiro

0

16/05/2003 08h59 – Atualizado em 16/05/2003 08h59

Uma loja de móveis foi assaltada ontem às 15h30, na rua 13 de Maio, 631, em Campo Grande. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil dois homens armados invadiram o estabelecimento e renderam os funcionários e clientes. Da médica veterinária Ana Paula Saldanha Rodrigues, 25 anos, os assaltantes roubaram R$ 350 em dinheiro mais uma corrente de ouro avaliada em R$ 200. Do administrador Raul Lopes Carvalho, 24 anos, foi roubada uma corrente de ouro no valor de R$ 1,5 mil e do gerente da loja, Esoé Mendes de Araújo, 33 anos, foram roubados R$ 25 e uma pulseira de ouro avaliada em R$ 700. Esoé chegou a oferecer um malote com vários cheques, mas os assaltantes recusaram e fugiram numa moto CG Titan verde. A ação criminosa, segundo as vítimas, durou cerca de cinco minutos.

Agenda 21 é tema de seminário hoje e amanhã

0

16/05/2003 08h58 – Atualizado em 16/05/2003 08h58

Representantes de entidades ambientais e autoridades discutem nesta sexta-feira e sábado a implantação da Agenda 21 em Campo Grande. A abertura do Seminário Agenda 21 será às 19h, na Câmara Municipal, e contará com a presença do prefeito André Puccinelli (PMDB), do diretor do Planurb, Sérgio Yonamine, e de especialistas convidados especialmente para falar sobre gestão ambiental, planejamento urbano e saneamento.

O tema principal do encontro é a elaboração das Agendas Ambientais Institucionais e Comunitárias. Entre os palestrantes deste primeiro dia do evento, a jornalista Miriam Duailibe, especialista em Gestão para o terceiro setor, Educação Ambiental, Associativismo e Cooperativismo; a bióloga Ivani Soares Zecchinelli, especialista em Ecologia e Recursos Naturais; a secretária executiva do Fórum 21 do Rio de Janeiro, a historiadora Ana Batista, e Roberta Maas dos Anjos, supervisora da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis).

Já neste sábado, o encontro será realizado na Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), no bloco 3, das 8h às 11h30. À tarde, durante a 4ª Reunião Pública, serão debatidas as linhas temáticas para a construção da “Agenda 21 Campo Grande, Nosso Lugar”. No final do Seminário serão definidas e votadas as idéias colocadas em discussão que deverão constar na Agenda 21 local preliminar.

A Agenda 21 é um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos que constitui tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.

Audiência Pública discute hoje projeto sobre Lei Seca

0

16/05/2003 08h57 – Atualizado em 16/05/2003 08h57

Audiência Pública convocada pela Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo da Câmara de Vereadores de Campo Grande irá discutir nesta sexta-feira a implantação do projeto “Lei Seca” na cidade.

A iniciativa visa coibir a violência, através da proibição da venda de álcool em determinados locais. Devem participar das discussões o Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira, o diretor geral da Polícia Civil, Milton Watanabe, o Comandante da Polícia Militar, Coronel Ivan, além de representantes do ministério Público e donos de bares, postos de gasolina com lojas de conveniência e outros segmentos da sociedade organizada. A audiência será realizada a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal.

Corte de gastos do governo será anunciado dia 23

0

16/05/2003 08h55 – Atualizado em 16/05/2003 08h55

O secretário de Gestão Pública do Estado, Ronaldo Franco, disse há pouco, que o governo vai lançar no dia 23 um “pacote de contenção máxima de gastos”.

Segundo ele, em razão das dificuldades financeiras do governo, com a perspectiva de redução do ressarcimento por obras realizadas pelo Estado em rodovias federais de R$ 128 milhões para R$ 90 milhões, será preciso fazer novos cortes de gastos. “Ontem Palloci nos informou que só vai liberar R$ 90 milhões”, declarou Ronaldo.

Ronaldo Franco anunciou a providência ao argumentar que não há mesmo condições para o governo melhorar a proposta de reajuste salarial para os professores, que decretaram greve por não aceitarem a proposta de 10% e quererem 35%.

Segundo ele, os professores não conseguiram fazer o governo aumentar a oferta de reajuste por não haver condiçõs financeiras para isso. “Estamos oferecendo o que podemos. O governo não vai dar reajuste que comprometa o pagamento em dia dos salários”, reafirmou.

Segundo ele, o corte de gastos a ser anunciado no dia 23 deverá incidir sobre o custeio. “Nossa experiência mostra que tem sempre onde cortar”, afirmou, lembrando que recentemente foi possível reduzir os gastos com passagens aéreas em 40%.

Uma das medidas que serão adotada, conforme o secretário, será a unificação de alguns contratos. “Existem contratos da mesma natureza em várias secretarias. Vamos unificar”, explicou.

Paraguaios comemoram Dia das Mães com missa

0

16/05/2003 08h54 – Atualizado em 16/05/2003 08h54

Uma missa realizada ontem na praça Paraguaia comemorou ontem o Dia das Mães. A celebração reuniu centenas de paraguaios e descendentes e foi rezada em Guarani e Português pelo padre Teodoro Benitez que veio da cidade de Ponta Porã.

O Dia das Mães no Paraguai foi comemorado ontem e a Casa Paraguai juntamente com a Igreja Católica realizam todos os anos a celebração para comemorar a data.

Segundo informações do presidente da Casa Paraguai de Dourados, Aniano Areco, cerca de 15 por cento da população de Dourados é formada por paraguaios e descendentes. Durante a missa foram colocadas no altar às bandeiras de Dourados, do Paraguai e do Brasil e a imagem da Virgem de Caacupê que é a padroeira do Paraguai.

Durante a missa aconteceram várias apresentações culturais, como da arpista Mercedes Espínola considerada a melhor artista paraguaia no gênero e que está visitando Dourados antes de seguir para a Europa onde tem apresentações na Inglaterra, França e Alemanha.

Para PT apoio de Zeca ajudará na eleição na Capital

0

16/05/2003 08h51 – Atualizado em 16/05/2003 08h51

A participação do governador Zeca do PT como cabo eleitoral em Campo Grande poderá ser decisivo para o partido, que aposta na vitória na Capital e em pelo menos outras 20 cidades de Mato Grosso do Sul. O presidente da executiva estadual, deputado federal Vander Loubet, concedeu entrevista nesta manhã ao programa Hora Extra, da FM Educativa, e disse que o governo está mais popular em Campo Grande.

Conforme o deputado, em 2000, quando o ex-deputado federal Ben Hur foi candidato e perdeu para o prefeito André Puccinelli, o governador era mais popular no interior do Estado. O governo também não estava em um bom momento, avaliou Loubet, apontando como outro motivo que contribuiu para a derrota.

Loubet disse que tem pesquisas sobre a importância do apoio dos dois principais cabos eleitorais neste momento: Puccinelli e Zeca. O candidato apoiado por este teria a preferência de 33% dos eleitores ouvidos e pelo prefeito teria 36%. O universo de pessoas ouvidas não foi revelado.

O presidente do PT estadual disse ainda que é esperada candidatura própria de partidos aliados mas busca-se um entendimento para que todos se aglutinem no segundo turno. Com os aliados- PL, PDT e PTB, até agora- o PT acredita que será possível eleger de 50 a 55 dos 77 prefeitos.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.