19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14140

Ponte na Estrada Parque ficará interditada por 17 dias

0

14/05/2003 14h26 – Atualizado em 14/05/2003 14h26

A MS-450, conhecida como Estrada Parque, no trecho da BR 262 até Piraputanga, ficará interditada por 17 dias, de 20 de maio a 6 de junho, segundo informou o a Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos). O tráfego de veículos será suspenso para que sejam feitas as reformas nas pontes sobre os córregos Aquidauana e Vermelho. A obra é de caráter preventivo.

Correios iniciam amanhã campanha do agasalho

0

14/05/2003 14h14 – Atualizado em 14/05/2003 14h14

Os Correios em Mato Grosso do Sul vão utilizar suas Agência para arrecadar agasalhos a partir desta quinta-feira. Além das Unidades de Atendimento, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também estará fazendo a coletando roupas para frio com seus funcionários.

A abertura da “Campanha do Agasalho” está marcada para o dia 15 de maio, quinta-feira, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), na Rua Vasconcelos Fernandes, 164, com a presença do Diretor Regional dos Correios, João Rocha.

A campanha vai até o dia 31 deste mês e é coordenada pelo Comitê de Combate a Fome e pela Vida (Coep/MS), que reúne empresas da iniciativa pública e privada do Estado que queiram colaborar.

Reajuste linear é injusto, reclamam cabos e soldados

0

14/05/2003 14h12 – Atualizado em 14/05/2003 14h12

O presidente da Associação de Cabos e Soldados de Mato Grosso do Sul, cabo Cláudio de Mello, reclama que a proposta do governo do Estado, de reajuste emergencial de 8% acaba sendo injusta com as categorias que têm vencimentos menores. “Para um coronel é bom porque significa aumento de R$ 400,00 mas para os soldados e cabos são só R$ 50,00”, reclamou, em entrevista ao Programa Noticidade, da FM 97,9. Ele disse que a reunião ocorrida ontem na secretaria estadual de Segurança Pública não resultou em acordo e reforçou que o pleito é que aumento mínimo de pelo menos R$ 200,00.

Diante do impasse, a categoria está negociando com o governo, reivindicando o reajuste e plano de cargos e carreiras. Mello afirmou que a Associação enviou ao governo documento apresentando os pleitos e vai esperar um posicionamento até o dia 26 de maio. No dia 30 haverá assembléia que pode resultar em paralisação. “Estamos dispostos a negociar mas temos que ter um prazo”, afirma. O cabo criticou ainda o sistema hierárquico da polícia, acrescentando que é preciso uma nova estrutura de polícia. “Temos muitos caciques e pouca gente de rua”, reclama.

Saiba quem são os maiores devedores do INSS

0

14/05/2003 14h10 – Atualizado em 14/05/2003 14h10

O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, divulgou hoje quem são os maiores devedores do INSS.

Em primeiro lugar ficou a Transbrasil: a empresa aérea deve R$ 408,691 milhões.

Em segundo e terceiro lugar estão a Prefeitura Municipal de Campinas e a Viação Aérea Rio-Grandense: R$ 402,835 milhões e R$ 373,190 milhões, respectivamente.

Mais de 176 mil contribuinte devem ao INSS. No total, o governo tem a receber cerca de R$ 153,081 bilhões.

Isso porque o ministro só divulgou o nome dos devedores da dívida ativa, ou seja, contribuintes que já estão sendo cobrados na Justiça e não depositaram os valores.

Dos R$ 153 bilhões que o INSS tem a receber, R$ 27,3 bilhões estão em cobrança administrativa, R$ 77,7 bilhões em cobrança judicial e R$ 48 bilhões estão sendo recuperados por meio de parcelamentos.

Para ver quem são os outros devedores basta acessar o site www.mps.gov.br.

Caminhoneiro morre em acidente na Serra de Rio Verde

0

14/05/2003 14h07 – Atualizado em 14/05/2003 14h07

O caminhoneiro Eloir da Silva, 27 anos, morreu hoje em um acidente na BR 163, na altura da Serra de Rio Verde, municipio a 210 quilômetros de Campo Grande.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, o caminhão dirigido por Eloir, um Volvo placa ABO 9366, carregado de madeira triturada, bateu em um veículo Ford Cargo, placa KEY 4673, de Rondonópolis.

O motorista do Cargo, Juciclei Lopes de Oliveira, ficou gravemente ferido. Ele estava transportando óleo vegetal. Ainda segundo a PRF, o acidente aconteceu por volta de 9 horas de hoje.

Descobertos 17 corpos em caminhão no Texas

0

14/05/2003 14h05 – Atualizado em 14/05/2003 14h05

VICTORIA, EUA (CNN) — A tentativa de entrar ilegalmente nos Estados Unidos terminou em tragédia para 18 pessoas. Policiais do estado do Texas encontraram, na madrugada desta quarta-feira, 17 corpos dentro e ao redor de um caminhão procedente do México. Uma outra pessoa que viajava clandestinamente morreu no hospital.

Entre os mortos havia uma criança. Os imigrantes ilegais foram descobertos em uma parada para caminhões nas proximidades da cidade de Victoria, de acordo com o delegado local, Michael Ratcliff.

O policial informou que 13 corpos estavam dentro do caminhão e outros quatro, nas proximidades.

Pelo menos 70 pessoas viajavam na caçamba do veículo; destas, 40 fugiram para um matagal quando o caminhão foi descoberto, a cerca de 370 quilômetros da fronteira com o México.

Passageiros que se sentiam mal foram levados para o Hospital Navarro, com sintomas de asfixia.

Dois homens, com idades entre 20 e 47 anos, precisaram ser internados no centro de terapia intensiva.

O motorista do caminhão foi preso.

Depois de protestar professores deixaram o Parque dos Poderes

0

14/05/2003 13h59 – Atualizado em 14/05/2003 13h59

Os professores que fizeram protesto nesta manhã em frente à Secretaria de Educação, no Parque dos Poderes, deixaram o local por volta de meio-dia. Um grupo de manifestantes reuniu-se com a superintendente de Políticas de Educação, Onilda Ourives.

Na conversa, não foi abordada a questão salarial. A presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Mara Carrara, informou que foi solicitado à Onilda que encaminhasse ao secretário Hélio de Lima um pedido para que ele apóie a greve na Educação. Mara argumentou que o secretário é professor e, portanto deveria apoiar a mobilização por reajuste salarial.

Às 14h, representantes da Fetems e do Governo participam de uma reunião mediada pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.

Caixa já pagou R$ 80,8 milhões em expurgos do FGTS

0

14/05/2003 13h57 – Atualizado em 14/05/2003 13h57

A Caixa Econômica Federal já pagou R$ 80,8 milhões em expurgos desde junho de 2002 até segunda-feira última. Ao todo 418.482 contas receberam a correção do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em relação às perdas dos planos econômicos do governo de Fernando Collor. Em todo o País foram 29,8 mil adesões ao expurgo.

Cuba: decisão dos EUA de expulsar diplomatas é ato de provocação

0

14/05/2003 13h53 – Atualizado em 14/05/2003 13h53

HAVANA — A decisão do Governo Bush de expulsar dos Estados Unidos 14 diplomatas cubanos visa a provocar um confronto entre os dois países, declarou nesta quarta-feira o governo de Cuba.

“O Ministério das Relações Exteriores rejeita essa nova medida agressiva do governo dos Estados Unidos contra nosso país e nossos representantes diplomáticos em Washington e Nova York”, afirma uma nota publicada no jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista.

O Governo Bush ordenou a expulsão de 14 diplomatas cubanos – sete servindo nas Nações Unidas e sete, em Washington – por envolvimento em “atividades inadequadas e inaceitáveis”.

Uma autoridade norte-americana disse que aqueles que receberam a ordem de deixar a seção de interesses cubanos na embaixada da Suíça em Washington haviam se envolvido em três tipos de atividades inadequadas: monitoração e vigilância, associação com criminosos conhecidos e tentativa de recrutar espiões.

Os sete diplomatas servindo em Nova York foram expulsos por participar em “atividades consideradas prejudiciais ao país”, informou Philip Reeker, um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

A chancelaria cubana disse que as expulsões eram parte de um plano maior dos exilados cubanos que vivem em Miami de provocar uma confrontação que romperia acordos de migração entre os dois países.

(Com informações da Associated Press)

Deficientes auditivos recebem telefone especial

0

14/05/2003 13h50 – Atualizado em 14/05/2003 13h50

No dia comemorativo aos Assistentes Sociais, uma ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Assistência Social Cidadania e Trabalho e a Brasil Telecom de Mato Grosso do Sul permite a instalação de um equipamento que vai possibilitar que deficientes auditivos comuniquem-se por telefone. O evento está marcado para o dia 15 de maio às 14h30, na Casa da Cidadania, na Rua Cândido Mariano, 713. A Secretária Eloísa Castro Berro e o Diretor Institucional da BrT MS, Luiz Felipe Braga estarão presentes.

Na Casa da Cidadania funciona o Programa de Apoio ao Portador de Deficiência e o Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência. Segundo cálculo da Organização Mundial da Saúde, e de acordo com dados do IBGE, em Mato Grosso do Sul existem 200 mil pessoas com algum tipo de deficiência. A população de surdos é estimada em 1,8 mil.

Os aparelhos especiais são disponibilizados pela Brasil Telecom em locais públicos com grande fluxo destes portadores. No Estado, cinco estabelecimentos de ensino possuem o telefone – três em Campo Grande, um em Dourados e outro em Corumbá. Com o equipamento SUPERCOM 4400, da marca Ultratec, o deficiente auditivo pode se comunicar com qualquer outra pessoa, através da Central de Atendimento ao Surdo da Brasil Telecom. A ligação deve ser feita entre um aparelho de telefone qualquer e o aparelho especial para surdos, ou vice-versa, em tempo real, e sem que haja acréscimo ao preço da chamada comum.

Para utilizar o serviço é preciso fazer a chamada através do número 1402. Ativando a ligação um atendente ler as mensagens digitadas e as repassa para os ouvintes. As respostas também são escritas para que o deficiente que aciona o aparelho leia no monitor.

As solicitações de instalação de aparelho especial para deficientes auditivos podem ser feitas pelo número 1402 ou através do site www.brasiltelecom.net.br/surdos.

Organização

Os deficientes auditivos contam com a Assums (Associação de Surdos de Mato Grosso do Sul) que desde 82 presta atendimento especial.Além disso, há uma sistematização de instituições de ensino fundamental e médio onde nove escolas estaduais são consideradas pólo. Em Campo Grande, são oito estabelecimentos.

Entressafra traz expectativas de melhor preço ao leite

0

14/05/2003 13h47 – Atualizado em 14/05/2003 13h47

O período de entressafra está trazendo ao pecuarista de leite de Mato Grosso do Sul expectativa de melhores remunerações. Segundo dados da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) o aumento já constatado, que pode chegar a 76%, dependendo da região do Estado, não significou necessariamente remuneração maior na mesma proporção, porque os custos de produção elevaram muito devido à alta dos insumos agrícolas. Além do período de entressafra, a assessora de economia da Famasul, Adriana Braga, lembra que houve uma debandada de produtores depois da crise de 2001, quando o leite chegou a custar R$ 0,12 o litro. “O produtor precisa ficar atento aos contratos, que ainda estão sendo feito apenas em conversas”, alerta, explicando que é preciso de documentação comprovando os valores de negócios.

Microsoft pede desculpas por “trote” sobre banheiro com Internet

0

14/05/2003 13h45 – Atualizado em 14/05/2003 13h45

REDMOND, EUA — Não passou de um trote, que teve origem na divisão britânica da Microsoft, a notícia que prometia revolucionar a vida dos fanáticos pela Web: o lançamento de um banheiro portátil com acesso à Internet.

Nesta terça-feira, a Microsoft explicou que o comunicado divulgado à imprensa em Londres no último dia 30 não havia sido autorizado pela sede da companhia, nos Estados Unidos.

O curioso banheiro já tinha até nome: “iLoo”. A diferença em relação aos demais seria o fato de contar com uma tela de computador e um teclado, instalados na frente do vaso sanitário, podendo ser ajustados à altura do usuário.

Segundo funcionários britânicos da Microsoft, a companhia estava até negociando a fabricação de papel higiênico em que apareceriam impressos os endereços de portais de Internet.

A verdade é que os internautas inveterados terão que esperar indefinidamente por este banheiro dos sonhos.

“O comunicado sobre o iLoo saiu de um escritório na Grã-Bretanha, sem aprovação da Microsoft, e pedimos desculpas por qualquer confusão ou ofensa que tenha causado”, declarou a porta-voz da Microsoft, Bridgitt Arnold.

Na semana passada, o comunicado falso alimentou as páginas de vários dos mais importantes jornais e agências de notícias do mundo.

A Associated Press, por exemplo, recebeu a confirmação sobre o projeto por meio de duas firmas encarregadas das relações públicas da Microsoft em Londres.

“A MSN está realmente trabalhando no desenvolvimento de um protótipo para os festivais de verão”, declarou, na ocasião, Bem Philipson, funcionário da firma Red Consultancy.

(Com informações da Associated Press)

Segurança alimentar de populações indígenas é discutida em MS

0

14/05/2003 13h42 – Atualizado em 14/05/2003 13h42

Acontece até amanhã, em Campo Grande-MS, a IV Oficina de Articulação para Política Nacional de Segurança Alimentar dos Povos Indígenas, reunindo índios das etnias Guarani Kaiowá, Terena, Guató, Ofaié, Guarani Nandewa e Kadiwéu.

A iniciativa faz parte de um projeto da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena e conta com o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). Em Mato Grosso do Sul, essa oficina está sendo realizada envolvendo as parcerias da Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde-MS (FUNASA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Funai e organizações não-governamentais.

A idéia é dar orientações que resultem em uma política pública capaz de oferecer às comunidades indígenas instrumentos adequados às suas necessidades específicas. Segundo a assessoria jurídica do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o objetivo é fazer com que essas comunidades possam suprir seu próprio sustento alimentar.

Além desse encontro de Campo Grande, outros três já foram realizados nas cidades de Palmas/TO, Vitória/ES e Maceió/AL. Outras 15 oficinas serão promovidas até o mês de novembro, quando será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento com o resultado dos trabalhos.

O evento está sendo realizado no Hotel Chácara do Lago, saída para São Paulo, em Campo Grande-MS.

Falso médico é desmascarado ao pedir exame de próstata a mulher

0

14/05/2003 13h40 – Atualizado em 14/05/2003 13h40

Um falso médico que trabalhava em um posto de saúde municipal foi desmascarado em Boiçucanga, em São Sebastião (SP), após pedir um exame de próstata para uma mulher. Vanderlei Pereira trabalhou durante um ano e três meses no posto de saúde da cidade

De acordo com o Bom Dia São Paulo, o falso médico chegou a atender por três vezes o vereador local Wagner Teixeira. Nas três consultas Vanderlei receitou o mesmo medicamento. Detalhe: uma consulta era para tratar a garganta, outra para uma costela quebrada e outra para uma torção no tornozelo.

O falso médico apresentava um diploma de uma universidade paranaense e a prefeitura de São Sebastião, que contratou seus serviços, não desconfiou de nada, já que a documentação apresentada por ele estava autenticada e a anuidade do Conselho Regional de Medicina (CRM) estava em dia. O Conselho descobriu que o diploma era falso e disse que avisou a Polícia Federal.

A polícia local começou as investigações.

PF descobre tráfico de obras de arte na Capital

0

14/05/2003 11h22 – Atualizado em 14/05/2003 11h22

Além da droga, o Mato Grosso do Sul está sendo corredor do tráfego de obras de arte. Por aqui estão passando relíquias das culturas latino-americanas. A Polícia Federal prendeu no Aeroporto Internacional de Campo Grande um holandês que tentava levar dez peças para a Europa. As peças eram de sítios arqueológicos e não poderiam sair do país de origem. No fim do ano passado, outras trinta peças foram apreendidas no Estado com traficantes. O holandês foi liberado.

Fonte: TV Morena

Prefeito Tetila assina convênios sócio-assistenciais

0

14/05/2003 11h18 – Atualizado em 14/05/2003 11h18

O prefeito de Dourados Laerte Tetila assinou na última segunda-feira, três convênios que envolvem 14 entidades sócio-assistenciais. Estavam presentes também a secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania, Ledi Ferla, a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Zonir Tetila, e representantes de diversas entidades.

De acordo com Ledi Ferla, os convênios permitirão o repasse de mais de R$ 467 mil/ano. “Da União vem aproximadamente R$ 19 mil/mês; do Estado, pouco mais de R$ 7,3 mil/mês; e o município participa com R$ 12,6 mil, também mensalmente”, esclareceu.

Ela contou que as 14 entidades beneficiadas estão dentro do critério de partilha definido pelo município. “Dourados é uma das poucas cidades que tem um critério, e ele é definido pela Semashc. Nele, são levados em conta itens como o valor per capta, igualitário e a modalidade de atendimento (deficientes, idosos, adolescentes, etc.)”.

Ledi disse ainda que “o município tem agido com equidade na distribuição de recursos e, hoje, todas as entidades que prestam serviços da ação continuada, e que são regularmente habilitadas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, recebem recursos municipais”.

Na mesma reunião foi apresentado o edital da Semashc, que garante a liberação de R$ 60 mil do Fundo Municipal de Assistência Social, que serão aplicados em programas e projetos das entidades registradas no CMAS. Serão beneficiadas as entidades da rede sócio-assistencial do município de Dourados que atende usuários com maior índice de vulnerabilidade social. Dentre os requisitos necessários, serão levados em conta o maior tempo de prestação de serviços à comunidade; e o projeto técnico, que não pode ultrapassar o valor de R$ 10 mil.

O edital publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira define o prazo de até 20 de julho deste ano para apresentação de projetos, exigindo que após a aprovação e liberação do recurso, a entidade contemplada preste contas em no máximo 60 dias.

Justiça belga recebe pedido de processo contra general Franks

0

14/05/2003 11h16 – Atualizado em 14/05/2003 11h16

BRUXELAS — Um advogado belga, Jan Fermon, entrou nesta quarta-feira com um pedido de abertura de processo por crimes de guerra contra o general Tommy Franks, comandante das forças dos Estados Unidos no Iraque. A legislação da Bélgica concede à Justiça poderes para julgar estrangeiros por tais crimes.

Fermon, que entrou com o pedido em um tribunal de Bruxelas, representa 19 iraquianos que afirmam ter sido vítimas de bombas de fragmentação e de supostos ataques norte-americanos contra ambulâncias e civis.

Na terça-feira, o general Richard Myers, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas norte-americanas, afirmou que o processo poderia transformar a Bélgica – onde fica a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – em uma zona proibida para reuniões internacionais.

Washington exortou Bruxelas a impedir que a legislação seja usada para “fins políticos”.

A polêmica lei belga foi recentemente emendada para evitar uma enxurrada de processos considerados política e diplomaticamente sensíveis, como alguns contra o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e o ex-presidente norte-americano George Bush, o pai do atual presidente.

A lei atual permite que a Bélgica transfira certos casos de crimes de guerra para outros países e autoriza o Judiciário a rejeitar abertura de processo solicitada por queixosos estrangeiros ou cidadãos naturalizados que moram no país há menos de três anos.

(Com informações da Reuters)

Vicentina é escolhida para auditoria-geral da União

0

14/05/2003 11h13 – Atualizado em 14/05/2003 11h13

Vicentina, cidade de 7 mil habitantes localizada a 50 km de Dourados, foi sorteada segunda-feira passada para receber auditoria da Controladoria-Geral da União. Outros 25 pequenos municípios também foram selecionados. O sorteio aconteceu na Caixa Econômica Federal, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da solenidade e sorteou o primeiro município, Dobrada, no interior de São Paulo. Fiscais da União devem chegar nos próximos dias a Vicentina para realizar auditoria completa na aplicação de recursos públicos federais. O prefeito de Vicentina é Francisco Alves Filgueiros (PMDB). O programa de fiscalização dos municípios brasileiros começou em fevereiro. Cinco cidades já passaram pela auditoria e segundo o ministro da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, foram encontradas irregularidades na aplicação de verbas, desvio de recursos federais e superfaturamento. O secretário de Finanças de Vicentina, Ruy Marcondes, informou ontem que a prefeitura está preparada para receber os fiscais.

Quarta-feira, 14 de Maio de 2003 10:57

0

14/05/2003 11h11 – Atualizado em 14/05/2003 11h11

O Grupo Teatral Terena Elokéti-Okowo se apresenta nesta quarta-feira, às 20h30, no Teatro Almir Sater, na Unaes (Faculdade de Campo Grande), em Campo Grande. A peça “Exetina Xane Nekuke”, que significa Histórias dos Nossos Antepassados, tem a coordenação geral de Nazira Scaff. No elenco, sete jovens índios terena: Tamuiti, Marinho Polidório, Ereté, Miriam Polidório, Ilumené, None Anjú, Lucélia Polidório, Manaca e Hahaoti. O Grupo Elokéti-Okowo faz parte da AMI (Associação dos Moradores Indígenas) e do Programa “Assumindo Diferenças”, organizado pela Interativa, Projetos e Intervenção. A Unaes fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800. Outra informações podem ser obtidas pelo telefone: 316-6000.

Polícia apreende van com 10 passageiros de Jardim

0

14/05/2003 11h10 – Atualizado em 14/05/2003 11h10

Agentes da Ciptran e Agetran apreenderam a segunda van de transporte de passageiros nesta quarta-feira, próximo ao Hospital Regional. O veículo vinha de Jardim e levava cerca de 10 pessoas. Segundo Magna Ajala, secretária do Sindicato do Transporte Alternativo (Sintrapte), “uma senhora com câncer e um rapaz com os pés machucados precisam ir para o hospital, mas estão impossibilitados porque a van está apreendida na Agetran”. Ainda conforme a secretária, os fiscais da Agetran teriam informado que se mandassem outra van, também seria apreendida. O sindicato entrou com mandado de segurança para liberar outra van, detida ontem, transportando três pessoas de Nioaque.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.