19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14142

Audiência pública na Câmara discute Lei Seca na 6ª

0

14/05/2003 09h46 – Atualizado em 14/05/2003 09h46

Acontece nesta sexta-feira, 16, na Câmara Municipal, audiência pública para discutir a implantação da Lei Seca em Campo Grande. O projeto prevê restrição no horário de funcionamento de locais que comercializem bebidas alcoólicas. A audiência está marcada para 9 horas.

Mulher é assassinada a tiros em Paranaíba

0

14/05/2003 09h43 – Atualizado em 14/05/2003 09h43

Rosa Mendes Martins, de 29 anos, foi assassinada por volta das 20h45 de ontem, com dois tiros, quando estava em sua residência, localizada na rua Bruno Mariano de Faria, no bairro Santo Antonio, em Paranaíba Os disparos atingiram a cabeça e o abdome da mulher, que morreu na hora.

Testemunhas informaram à Polícia Civil que duas pessoas, um homem e uma mulher, teriam saído correndo da residência após os disparos. A polícia ainda não tem pistas dos autores.

Menino de 14 anos morre atropelado em Amambai

0

14/05/2003 09h42 – Atualizado em 14/05/2003 09h42

Policiais militares de Amambai encontraram ontem de manhã o corpo do indígena Antônio Carlos Martins, 14 anos, às margens da MS-289, entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia. Conforme a polícia, o menino, da Aldeia Taquapiri, apresentava escoriações e provavelmente morreu atropelado.

Inscrições para o EcoRally 2003 terminam hoje

0

14/05/2003 09h40 – Atualizado em 14/05/2003 09h40

A Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul confirmou para hoje, o encerramento do prazo de inscrição a abertura do EcoRallye 2003, que corresponderá ao Campeonato Estadual de Rallye de Regularidade.

O palco do início da temporada será o município de São Gabriel do Oeste, com percurso de 200 quilômetros de estradas de terra. Serão disputadas duas etapas em dois dias.

As inscrições podem ser feitas na loja da Cincal Pneus, à rua Cel. Antonino, 1409, em Campo Grande.

Sanesul reajusta tarifa de água a partir de 1º de junho

0

14/05/2003 09h36 – Atualizado em 14/05/2003 09h36

Os consumidores de municípios do interior de Mato Grosso do Sul atendidos pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso doSul) passarão a pagar novos valores pela tarifa de água e esgoto a partir de 1º de junho. A portaria com os novos valores foi publicada hoje no Diário Oficial. O índice não foi revelado.

A empresa publicou uma tabela geral, tendo como preço do metro cúbico R$ 1,87 para quem consome de 15 a 20 metros cúbicos. Acima de 50 metros cúbicos, o preço sobre para R$ 3,20. Para o poder público, acima de 20 metros cúbicos, o metro custa R$ 8,00, o maior valor.

A Sanesul publicou ainda tabelas correspondendo à cobrança em 18 municípios. A maior variação fica por conta do valor da tarifa de esgoto. A tarifa de água é ligeiramente menor em 6 cidades da região da divisa com São Paulo.

Em Campo Grande, o reajuste foi concedido no mês passado, o índice médio foi de 13%.

Soldados israelenses matam três policiais palestinos em Gaza

0

14/05/2003 09h32 – Atualizado em 14/05/2003 09h32

CIDADE DE GAZA — Soldados israelenses mataram três policiais palestinos na Faixa de Gaza, na madrugada desta quarta-feira, e feriram 30 pessoas numa incursão a um campo de refugiados, após 13 israelenses ficarem feridos em ataques palestinos, apesar dos esforços dos Estados Unidos e da União Européia para promover um novo plano de paz no Oriente Médio.

Funcionários dos serviços de emergência palestinos disseram que os soldados israelenses abriram fogo contra um posto policial palestino, perto do assentamento judaico de Netzarim, na região central da Faixa de Gaza, matando três policiais e deixando dois feridos. Os palestinos afirmaram que os soldados não foram provocados.

As Forças de Defesa de Israel declararam que os soldados receberam um “alerta específico”, identificaram quatro homens armados e usando trajes civis dirigindo-se para Netzarim nas primeiras horas da manhã. Os soldados abriram fogo e atingiram o grupo.

No campo de refugiados de Khan Younis, no sul de Gaza, um helicóptero israelense lançou um míssil para dispersar uma multidão, enquanto tanques e escavadeiras operavam perto do local, destruindo prédios.

O doutor Haidar al-Qedra, porta-voz do hospital de Khan Younis, informou que 30 pessoas ficaram feridas.

Um comandante israelense, que se identificou apenas como coronel Pinhas, disse que o helicóptero disparou contra palestinos que atiravam com fuzis e lançavam granadas antitanque contra as forças militares.

Tanques e escavadeiras israelenses destruíram cinco casas e danificaram outras quatro, segundo autoridades de segurança palestinas. Cerca de 60 pessoas ficaram desabrigadas, afirmou o administrador Hosni Zoaroub.

Pinhas disse que as casas eram usadas para “atividades terroristas, como postos de observação, e para disparos de armas antitanque”.

As forças israelenses retiraram-se por volta de 1h30 desta quarta-feira, após três horas de operação.

Fontes militares, que não quiseram ser identificadas, informaram que a finalidade da incursão era coibir os disparos de foguetes e morteiros.

Na terça-feira, 10 soldados ficaram feridos, um deles gravemente, num ataque com morteiro a uma base na Faixa de Gaza, e três israelenses ficaram levemente feridos quando um foguete de fabricação caseira, disparado de Gaza, atingiu uma cidade israelense próxima, segundo o Exército.

Na madrugada desta quarta-feira, explosões e tiroteios foram ouvidos no norte da Cidade de Gaza, na área de Beit Lahiya, relataram testemunhas.

O Exército declarou que não havia nenhuma operação em andamento, mas que os soldados podem ter dado tiros de advertência.

A violência entre os dois lados, iniciada em setembro de 2000, persiste a despeito dos esforços internacionais para convencer israelenses e palestinos a implementar o “mapa do caminho” para a paz no Oriente Médio, um projeto apoiado pelo “Quarteto” – um grupo formado pelos Estados Unidos, Rússia, União Européia e Nações Unidas.

Os primeiros-ministros israelense, Ariel Sharon, e palestino, Mahmoud Abbas, se reunirão para conversar sobre o plano na noite de sábado, em Jerusalém, informou uma autoridade palestina, nesta quarta-feira.

Esse será o primeiro encontro entre chefes de governo dos dois lados em quase três anos.

Sharon também discutirá o “mapa do caminho” com o presidente norte-americano, George W. Bush, na Casa Branca, na próxima semana.

Os palestinos, por sua vez, defendem sua implementação imediata, sem alterações.

(Com informações da Associated Press)

ACID promove debate sobre tarifa de iluminação pública

0

14/05/2003 09h21 – Atualizado em 14/05/2003 09h21

A Associação Comercial e Industrial de Dourados e o Fórum Permanente Contra o Reajuste da Energia Elétrica vão promover nesta sexta-feira em Dourados uma reunião, para discutir os últimos reajustes autorizados pela ANEEL.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Dourados, Luiz Zarpelon, os reajustes penalizam o setor produtivo, inibem novos investimentos e isso acarreta em desemprego e aumento do custo final dos produtos e serviços.

A reunião desta sexta-feira terá a participação do deputado estadual Semy Ferraz, que vem mobilizando a sociedade contra o reajuste.

Luiz Zarpelon, disse que se preciso a entidade que congrega mais de 900 empresas poderá impetrar uma medida judicial para a suspensão da cobrança do reajuste que pode chegar aos 40 por cento em alguns casos.

Fonte: Antonio Coca

Homens da PM e da Guarda Municipal fazem curso de natação

0

14/05/2003 09h19 – Atualizado em 14/05/2003 09h19

Começa hoje em Dourados o curso de natação voltado para homens do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Dourados. A instrução é oferecida pelo 2º Grupamento de Bombeiros e vai até 22 de julho.

A atividade auxilia na preparação física dos profissionais e a resistência aeróbica do grupo, incentivando-o ao aprimoramento técnico pessoal e coletivo.

Participarão das instruções 15 policiais militares e uma integrante da Guarda Municipal de Dourados. Eles receberão instruções sobre técnica de natação e flutuabilidade, noções de resgate aquático e suporte básico à vítima de afogamento em uma carga horária de 20 horas/aula.

Os treinamentos serão realizados na piscina semi-olímpica do CEUD (Centro Universitário de Dourados).

Polícia apreende 700 pacotes de cigarros e 450 cd’s

0

14/05/2003 09h16 – Atualizado em 14/05/2003 09h16

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 700 pacotes de cigarros no ônibus da Expresso Queiroz (itinerário Amambai/Campo Grande), na BR-463, próximo a Ponta Porã. A mercadoria pertencia a Maria Luci Servim, Célia Gonçalves Martinez, Albertina Soares de Andrade, Antonia Soares Ladwig, Lucilene Fagundes Ribeiro e Valquíria Soares de Moura. Em outro ônibus, a polícia apreendeu 450 cd’s sem notas fiscais, em poder de Vilson de Moraes. A mercadoria foi levada para a Receita Federal de Campo Grande.

Sem acordo, servidores federais prometem parar em junho

0

14/05/2003 09h14 – Atualizado em 14/05/2003 09h14

Os servidores federais podem paralisar as atividades no próximo mês se não chegarem a um acordo quanto à reforma da Previdência proposta pelo governo federal. A informação é do membro da Coordenação Geral do Sista/UFMS, Alfredo Carvalho. Hoje e amanhã os 1,9 mil servidores da UFMS estão parados, discutindo a reforma. Conforme Carvalho, “queremos que o governo encaminhe o Plano de Cargos, Carreira e Salário que o (ex-presidente) Fernando Henrique ficou de mandar durante a outra greve”. A paralisação, de 48 horas, ocorre a nível nacional. O HU (Hospital Universitário) está atendendo apenas os casos urgentes.

Polícia prende quatro e apreende 66 quilos de maconha

0

14/05/2003 09h08 – Atualizado em 14/05/2003 09h08

Quatro pessoas foram presas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) com 66 quilos e 485 gramas de maconha. A droga estava no fundo falso da D-20, conduzida por José Gomes dos Santos, 42 anos. Também estava no carro Maria Helena de Oliveira, 36 anos. Itamar Pereira do Nascimento, 37 anos, e Suely Vieira da Silva, 38 anos, foram presos em Miranda, acusados de serem os proprietários do entorpecente.

Dólar comercial abre em alta cotado a R$ 2,912

0

14/05/2003 09h03 – Atualizado em 14/05/2003 09h03

O dólar comercial abriu hoje em alta de 0,69%, cotado a R$ 2,902 na compra e R$ 2,912 na venda. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar para liquidação em junho está em R$ 2,938, com alta de 0,51%.

A queda da inflação indicada por importantes índices de preços mantêm firmes as apostas numa redução dos juros básicos da economia já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O comitê, formado pelos diretores do Banco Central (BC), se reúne nos próximos dias 20 e 21 para decidir sobre a taxa Selic, hoje em 26,5% ao ano.

A queda do dólar para menos de R$ 3,00, a desaceleração da inflação e a queda do ritmo da economia são ingredientes importantes que, segundo analistas, praticamente obrigam o governo a reduzir os juros no curto prazo. O próprio ministro da Fazenda, Antônio Palocci, declarou ontem que o risco de um descontrole da inflação (principal preocupação do governo) está eliminado.

Métodos de Tortura são tema de exposição em Dourados

0

14/05/2003 09h01 – Atualizado em 14/05/2003 09h01

Os diferentes métodos de tortura utilizados na Idade Média compõem uma exposição que pode ser visitada em Dourados a partir desta quarta-feira. Elaborada pela Universidade de Parma, Itália, o acervo está percorrendo a América Latina.

Na abertura da exposição, no antigo Supermercado Catarinense, o historiador Franco Gentile ministrará a palestra “Tortura – Para Nunca Esquecer”. Entre os instrumentos que ficarão expostos está uma espécie de sarcófago, denominado “A Virgem de Nuremberg”, o primeiro instrumento de tortura mecânica que se tem notícia, utilizado em 1515 para aplicar pena de morte a um falsificador alemão. Diversas palestras ocorrerão durante a Mostra. O ingresso para visitantes custa R$ 3,00. Estudantes pagam R$ 1,50 e alunos em grupo pagam R$ 1,00.

Zeca reúne-se com o secretariado em Campo Grande

0

14/05/2003 08h58 – Atualizado em 14/05/2003 08h58

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, se reúne nesta quarta-feira com todos os secretários de Estado. O encontro estava marcado para a semana passada, mas foi adiado devido a outros compromissos na agenda do governador. Durante a reunião, os secretários devem apresentar a Zeca balanço detalhado das ações para concretizar os projetos definidos como prioridade do governo. Zeca pretende realizar reuniões coletivas com o primeiro escalão a cada dois meses, e despachar individualmente com cada secretário todas as semanas.

Adolescente apreendido após furtar fiação telefônica

0

14/05/2003 08h54 – Atualizado em 14/05/2003 08h54

S.C.M, de 15 anos, foi apreendido pela Polícia Militar de Corumbá após furtar, em pelo menos 10 locais, fios telefônicos. Os furtos ocorreram no bairro Aeroporto. O jovem foi localizado na rua Monte Castelo esquina com Cyríaco de Toledo. Com informações do Corumbá Online.

Cano estoura e deixa sem água moradores da Vila Planalto

0

14/05/2003 08h53 – Atualizado em 14/05/2003 08h53

Moradores da Vila Planalto, em Campo Grande, estão sem água desde às 3h desta madrugada. Segundo informações do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), um cano mestre estourou na Rua América, esquina com a Saldanha da Gama, de onde estaria vazando água.

A Águas Guariroba foi acionada ainda durante a madrugada por moradores do bairro e informou que uma equipe técnica foi deslocada para o bairro esta manhã. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o fornecimento de água foi interrompido para que o cano seja consertado.

Dourados poderá sediar etapa da Liga Nacional de Volei

0

14/05/2003 08h29 – Atualizado em 14/05/2003 08h29

A equipe de voleibol da Associação Atlética FIFASUL/FUNCED mostrou mais uma vez que é uma das grandes forças do voleibol adulto do Estado, chegando a mais uma semifinal sendo dessa vez a Copa UCDB, que é seletiva para os jogos Brasileiros Universitários.

O objetivo da equipe, após ter sagrado-se no ano de 2002 campeão dos jogos abertos de Mato Grosso do Sul e automaticamente ter conquistado a vaga para os jogos abertos brasileiros que disputou pelo município de São Gabriel do Oeste, a equipe da FIFASUL/FUNCED, foi duramente traída pelo município de São Gabriel do Oeste e seus dirigentes esportivos na qual eles ofereceram a vaga para a equipe da UCDB que foi Vice-campeã nesta competição no ano de 2002 em trocas de regalias para o vereador Jéferson, que diz saber jogar voleibol desprezando todo trabalho e despesas da equipe da FIFASUL/FUNCED.

Após essa dura traição a Associação Atlética FIFASUL/FUNCED encaminhou esta semana a Federação de Voleibol do Estado de Mato Grosso do Sul o pedido para sediar no município de Dourados uma das sedes da Liga Nacional de Voleibol (categoria Adulto Masculino).

Policias fazem nova proposta ao governo

0

14/05/2003 08h28 – Atualizado em 14/05/2003 08h28

Os policiais militares fizeram ontem nova proposta de reajuste salarial ao governo estadual, durante reunião com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira.

O encontro só não contou com a participação da Associação dos Cabos e Soldados da PM e do Simpol (Sindicado dos Policiais Civis), que pediram para negociar em separado.

Eles preferiram encaminhar ao governo uma proposta de reajuste de 8%, mais uma etapa de alimentação no valor de R$ 200, não agradando aos policiais PM e ao efetivo do Corpo de Bombeiros.

O presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Antônio Carlos Soares, explicou que a categoria encaminhará pedido de reajuste linear de 10% e R$ 200 a título de etapa de alimentação, além do compromisso do governo em voltar a negociar novos percentuais em outubro.

A idéia, segundo Soares, é atingir os 16% para cobrir as perdas salariais decorrentes do período inflacionário verificado pelo IPC (Índice de Preço ao Consumidor), nos últimos 12 meses, que foi de 15.99%.

Ele disse que o índice de 32.48% reivindicado anteriormente é baseado ao IGP-M/FGV – Índice Geral de Preços do Mercado, o que não está sendo aceito pelo governador José Orcírio dos Santos – o Zeca do PT, que alega falta de recursos para atender o pedido da categoria.

A proposta dos policiais ficou de ser estuda pelo governo, que já havia oferecido 8% de reajuste para a categoria. “O secretário ficou de dar uma resposta hoje”, informou Soares, após o encontro.

Corinthians decide vaga nas quartas contra River Plate

0

14/05/2003 08h26 – Atualizado em 14/05/2003 08h26

A rivalidade entre Brasil e Argentina é destaque mais uma vez na Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, o Corinthians recebe o River Plate às 21h40m no Morumbi, no jogo de volta pelas oitavas-de-final. Como perdeu por 2 a 1 em Buenos Aires, a equipe paulista precisa ganhar por dois gols de diferença para se classificar às quartas. Caso vença com um de vantagem, a decisão será na disputa de pênaltis. Os visitantes ficam com a vaga em caso de empate ou vitória. O Esporte na Globo acompanha a partida em tempo real juntamente com a rodada da Copa do Brasil.

Quem se classificar no confronto enfrenta o América de Cáli, da Colômbia, garantido na próxima fase ao derrotar o Racing na Argentina por 6 a 5 na disputa de pênaltis na noite desta terça. O Brasil já tem duas equipes nas quartas da Libertadores. Na semana passada, o Santos eliminou o Nacional, do Uruguai, e o Grêmio passou pelo Olimpia, do Paraguai. O Paysandu também está perto da vaga por ter vencido o Boca Juniors por 1 a 0 na Argentina.

Para o duelo desta quarta-feira, o treinador do Corinthians, Geninho, mudou o esquema tático do time derrotado no Monumental de Nuñez. Tirou o cabeça-de-área Cocito e recolocou o atacante Leandro entre os titulares ao lado de Liedson e Gil. O lateral-esquerdo Kléber, suspenso devido à expulsão em Buenos Aires, dá lugar a Roger.

O zagueiro Anderson não participou do treinamento da manhã desta terça-feira, na concentração em Extrema (MG). O jogador sente dores no calcanhar esquerdo e será avaliado pelos médicos momentos antes da partida. Caso não se recupere, Geninho disse que César será o substituto.

Pelo lado do River Plate, o técnico Manuel Pellegrini faz mistério para divulgar o time. No lugar do meio-campo Cláudio Husain, suspenso após a expulsão no jogo de ida, deve atuar Pereyra. Poupado no empate em 1 a 1 com o Unión, pelo Campeonato Argentino, Zapata pode aparecer em lugar de Luíz González, tornando a equipe um pouco mais defensiva.

Masters de Hamburgo: Guga vence Davidenko e enfrentará Wayne Ferreira

0

14/05/2003 08h24 – Atualizado em 14/05/2003 08h24

HAMBURGO, Alemanha (CNN) — O tenista brasileiro Gustavo Kuerten derrotou o russo Nikolay Davidenko por 2-0 sets, com parciais de 7-5 e 6-0, e se classificou, nesta quarta-feira, para as oitavas-de-final do Masters Series de Hamburgo, seu último torneio antes de Roland Garros.

Guga conquistou a vitória em uma hora e 20 minutos e, na quint-feira, enfrentará o sul-africano Wayne Ferreira, que venceu o espanhol Feliciano López por 2-0 sets, com parciais de 6-1 e 6-2.

O brasileiro teve um primeiro set difícil, fracassando em confirmar o serviço em três games.

Mas Guga fechou em 7-5 depois de quebrar o saque de Davidenko por quatro vezes.

Já no segundo set, o brasileiro foi arrasador, explorando os numerosos erros não forçados do adversário para fechar em 6-0.

Em outras partidas do dia, o argentino Guillermo Coria derrotou o finlandês Jarkko Nieminen por 2-0 sets, com parciais de 6-3 e 6-1; e Mariano Zabaleta, também da Argentina, ganhou de Tommy Robredo, da Espanha, por 2-1, com parciais de 3-6, 6-3 e 6-3.

(Com informações da Associated Press e da Reuters)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.