19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14143

EUA querem pressionar restaurantes para que ofereçam comida mais saudável

0

14/05/2003 07h59 – Atualizado em 14/05/2003 07h59

WASHINGTON (CNN) — O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Tommy Thompson, disse, na terça-feira, que quer pressionar os restaurantes de todo o país para que entrem na luta contra a obesidade e mudem seus cardápios a fim de promover um estilo de vida mais saudável.

“Gastamos 117 bilhões de dólares por ano nas doenças relacionadas com a obesidade e 300.000 norte-americanos morrem devido à gordura”, declarou Thompson, em entrevista à CNN.

“Estamos pedindo à indústria de comida rápida e a todos os restaurantes que comecem a revisar seus cardápios, estudando se podem diversificá-los para incluir alimentos mais saudáveis”, acrescentou.

Além de oferecer mais opções no cardápio, os restaurantes deveriam incentivar seus clientes a fazer exercícios físicos com maior freqüência.

“Os estabelecimentos que adotem essas políticas deveriam ser publicamente reconhecidos e felicitados por incentivar outras empresas a fazer o mesmo”, declarou Thompson.

De acordo com o secretário, a “decisão do McDonalddocument.write Chr(39)s de colocar mais saladas em seu cardápio foi excelente”.

Recentemente, o McDonalddocument.write Chr(39)s foi alvo de um processo judicial, que terminou descartado por um juiz federal, mas que foi o primeiro do tipo contra uma rede de restaurantes de comida rápida a chegar a uma corte dos Estados Unidos.

No processo, os pais de duas meninas afirmavam que o McDonalddocument.write Chr(39)s não revelou claramente os ingredientes e os efeitos de sua comida. Eles argumentavam que a rede deveria ser considerada responsável pela obesidade de suas filhas, doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e colesterol elevado.

A porta-voz do Departamento de Saúde, Pam Stevens, disse que o governo “não apóia processos contra a indústria de comida rápida”.

“Em vez disso, o secretário Thompson pretende trabalhar juntamente com a indústria para incentivá-la a tomar as medidas para enfrentar a epidemia de obesidade nos Estados Unidos”, afirmou Stevens.

De acordo com o site do Departamento de Saúde, o número de casos de obesidade nos Estados Unidos “cresceu mais de 50 por cento nas últimas duas décadas”.

Thompson declarou que cerca de dois terços dos norte-americanos estão acima do peso ideal ou sofrem de obesidade, uma categoria na qual estão entre 15 e 20 por cento das crianças do país.

Site mostrará torneio de tênis nudista

0

14/05/2003 07h56 – Atualizado em 14/05/2003 07h56

LOS ANGELES — Uma colônia nudista da Flórida está preparando o que chama de a primeira transmissão pela Internet de um torneio de tênis – também nudista, é claro.

Com o pagamento de uma taxa entre 10 e 13 dólares, usuários da Internet poderão acessar o site http://www.TennisInTheBuff.com e assistir ao torneio, de duas horas, após sua realização, nesta quarta-feira.

Vinte tenistas nus competirão por um prêmio de 2.000 dólares perante 100 espectadores, também pelados.

Os organizadores do evento, que tem patrocinadores como a cerveja Miller Lite, já antecipam seu sucesso e estão planejando outros torneios esportivos, além de um karaokê.

“Talvez o karaokê seja interativo”, disse Donald Whalen, da recém-criada companhia “Nudist Webcasting Network”.

Os Estados Unidos contam com cerca de 150.000 adeptos do nudismo e os organizadores esperam que muitos deles fiquem curiosos e paguem para assistir aos programas, comentou Elf Anderson, diretora de marketing da colônia nudista onde o torneio de tênis será disputado.

Anderson, entretanto, já vai avisando aos internautas: que não esperem ver modelos do tipo “Playboy” no torneio.

“Os participantes, tanto homens como mulheres, são bons atletas e pessoas de aparência média”, disse Anderson. “Queremos mostrar o nudismo em seu estado verdadeiro”.

(Com informações da Reuters)

EUA apresentam a nova cédula de 20 dólares

0

14/05/2003 07h53 – Atualizado em 14/05/2003 07h53

WASHINGTON (CNN) — O governo norte-americano apresentou, nesta terça-feira, a versão final da nova nota de 20 dólares, a cédula que mais sofre falsificações nos Estados Unidos.

O novo desenho pretende, justamente, impossibilitar – ou pelo menos dificultar ao máximo – a ação dos falsificadores.

“A moeda norte-americana é um símbolo mundial de segurança e integridade”, declarou o secretário do Tesouro, John Snow, na entrevista coletiva em que a cédula foi apresentada, em Washington.

“Este novo desenho nos ajudará a mantê-la deste jeito, protegendo-a contra falsificações e facilitando às pessoas identificar a autenticidade do dinheiro que ganham com tanto custo”, acrescentou.

A cédula, que deverá entrar em circulação em outubro, traz como novidades uma águia azul esmaecida no verso e, principalmente, tons coloridos.

Trata-se da primeira cédula de dólar com cores que escapam aos tradicionais verde e cinza. Esta tem sutis tons de pêra, verde metálico e cobre, a principal característica para dificultar as falsificações.

Além disso, a nota traz a figura do presidente Andrew Jackson na frente e a da Casa Branca no verso.

“A tecnologia muda rapidamente e os falsificadores desenvolvem continuamente novas ferramentas para seu comércio ilícito”, disse Snow. “Então, pretendemos mudar o desenho das notas a cada sete ou 10 anos”.

Em 2004, o Departamento do Tesouro lançará a nova cédula de 50 dólares. No ano seguinte, será a vez da nota de 100 dólares.

As cédulas antigas permanecerão válidas depois que as novas entrarem em circulação.

Lufthansa e Air France anunciam resultados abaixo do esperado

0

14/05/2003 07h49 – Atualizado em 14/05/2003 07h49

MUNIQUE, Alemanha (CNN) — A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, nesta quarta-feira, perdas operacionais de 415 milhões de euros (478 milhões de dólares) no primeiro trimestre, um dia depois de a Air France ter registrado queda de 22 por cento em seu lucro líquido anual, totalizando 120 milhões de euros (138,2 milhões de dólares).

Terceira maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, a Lufthansa havia anunciado perdas de 12 milhões de euros em igual período do ano passado.

O novo resultado, que ficou acima das previsões de analistas econômicos entrevistados pela Reuters, se deveu aos conflitos no Oriente Médio e ao surto de Sars, a pneumonia atípica que se espalhou por mais de 30 países, segundo a companhia alemã.

Ainda de acordo com a Lufthansa, suas vendas no primeiro trimestre caíram 4,6 por cento, para 3,7 bilhões de euros – para o resto do ano, os resultados ainda dependeriam dos desdobramentos da Sars, da situação econômica global e das tensões no Oriente Médio.

No entanto, a empresa disse que se encontra numa “posição financeira estável”, com sua dívida líquida no primeiro trimestre sendo reduzida para um bilhão de euros.

No início da semana, a Lufthansa havia informado que o número de passageiros em abril caiu em média 2,8 por cento em relação a igual mês do ano passado, com as viagens para a região Ásia-Pacífico apresentando uma redução de 20 por cento.

A empresa diminuiu a jornada de trabalho de seus funcionários e reduziu o número de vôos em conseqüência da queda na demanda.

Em Paris, a Air France também atribuiu seus resultados à guerra no Iraque e ao vírus da Sars.

Segunda maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, a Air France disse também que seu lucro operacional caiu 18 por cento, para 192 milhões de euros.

Manifestando otimismo em relação ao resto do ano, a empresa declarou que está notando um aumento na demanda fora das áreas na Ásia mais atingidas pela Sars.

Encontrados 3.000 corpos em vala comum no Iraque

0

14/05/2003 07h47 – Atualizado em 14/05/2003 07h47

MAHAWIL, Iraque (CNN) — Centenas de parentes de iraquianos desaparecidos durante o regime de Saddam Hussein vasculharam, nesta quarta-feira, um local onde foi descoberta uma vala comum, em Mahawl, a cerca de 90 quilômetros ao sul de Bagdá, na esperança de encontrar seus entes queridos.

A equipe de escavação já desenterrou até agora restos mortais de cerca de 3.000 pessoas, dos quais a metade teria sido identificada.

Um dos responsáveis pelos trabalhos estima que possa haver até 11 mil corpos no local.

A maioria deles pertenceria a vítimas da repressão do Exército a uma revolta contra o governo, após a Guerra do Golfo de 1991, de acordo com Peter Bouckaert, um porta-voz da organização Human Righs Watch, e fontes da região.

Um contingente de fuzileiros navais dos Estados Unidos está no local pronto para ajudar, se necessário, informou o capitão norte-americano Rick Long.

Nos últimos dias, surgiram relatos sobre a descoberta de centenas de valas comuns pelo Iraque, incluindo uma em Samawa, no sul do país, e outra em Najaf, uma cidade sagrada para os muçulmanos xiitas.

Menem mantém indefinição sobre sua renúncia

0

14/05/2003 07h42 – Atualizado em 14/05/2003 07h42

BUENOS AIRES — O ex-presidente argentino Carlos Menem, apesar das declarações de seu assessor sobre sua renúncia, e quando todos esperavam que fosse confirmar que estava abandonando a corrida presidencial, apareceu na noite desta terça-feira diante de seguidores para dizer que ainda não se tinha definido a esse respeito.

Com os braços erguidos e a expressão séria, Menem encerrou uma jornada de incertezas e informações contraditórias com uma breve mensagem.

“Agradeço este ato de afeto e militância, e tenham a certeza de que não lhes vou decepcionar”, disse Menem. “Agora, peço-lhes que voltem tranqüilos para suas casas. Amanhã teremos novidades”.

Menem mandou ainda seu porta-voz Jorge Azcárate dizer que estava “analisando a situação” e que daria uma definição nesta quarta-feira.

Horas antes, um de seus principais assessores havia dito que o ex-presidente argentino decidira retirar sua candidatura à Presidência, abrindo o caminho para que o governador Néstor Kirchner seja o próximo presidente do país.

“Sim, sim, sim”, respondeu o ex-embaixador da Argentina nos Estados Unidos, Diego Guelar, quando os jornalistas lhe perguntaram se Menem havia decidido desistir da corrida presidencial.

Esperava-se que Menem anunciasse pessoalmente, no final da noite desta terça-feira, a decisão, faltando cinco dias para a realização do segundo turno das eleições presidenciais na Argentina. Mas o ex-presidente manteve o suspense adiando para esta quarta-feira sua decisão.

Menem venceu o primeiro turno, disputado em 27 de abril, mas as pesquisas de intenção de voto indicam que sofrerá uma derrota acachapante para o também peronista Néstor Kirchner nas eleições do próximo domingo.

Nos últimos dias, Menem negou diversas vezes que estivesse pensando em renunciar. Entretanto, a perspectiva de um abandono evidenciou-se pela manhã, quando o candidato cancelou um encontro com empresários de órgãos da imprensa.

Posteriormente, Menem, que jamais perdeu uma eleição, também suspendeu a campanha publicitária nos jornais da província de Buenos Aires.

Suspensos os compromissos de campanha, Menem reuniu-se com o candidato a vice em sua chapa, Juan Carlos Romero.

Se Menem realmente formalizar sua renúncia, Kirchner, que tem a vantagem estimada entre 30 e 40 pontos, será declarado automaticamente o novo presidente da Argentina.

Governador da província de Santa Cruz, Kirchner disse que a renúncia de Menem seria prejudicial para o processo político na Argentina, que há três anos busca a estabilização.

“Carlos Menem é capaz de tudo”, reagiu, acrescentando que a renúncia representaria um “dano institucional grave” ao país.

“Cada um sabe quais são as responsabilidades que têm neste momento”, acrescentou Kirchner.

O presidente Eduardo Duhalde reagiu com contrariedade aos rumores sobre a renúncia de Menem.

“Há uma responsabilidade histórica de concluir este processo com o voto no segundo turno e interrompê-lo seria uma irresponsabilidade histórica”, afirmou.

Com informações da France Presse

Homem rouba R$ 1,4 mil de posto no Jardim Autonomista

0

14/05/2003 07h37 – Atualizado em 14/05/2003 07h37

O Posto Autonomista localizado na avenida Ceará, Jardim Autonomista, foi assaltado na noite de ontem por um homem armado, de aparência morena escura, magro e com aproximadamente 1,70m de altura. O criminoso abordou o caixa do estabelecimento e ordenou que ele lhe entregasse todo o dinheiro que possuía, cerca de R$ 1,4 mil reais em cédulas e cheques, e ainda mais R$ 50 de um homem que tinha acabado de abastecer o carro. Em seguida, um homem em uma motocicleta azul, veio para lhe buscar, ele fugiu em direção ao clube Estoril.

Professores protestam no Parque dos Poderes

0

14/05/2003 07h36 – Atualizado em 14/05/2003 07h36

Os professores da rede estadual de ensino de Campo Grande realizam hoje, a partir das 9 horas, um protesto em frente às secretarias de Educação e Gestão, no Parque dos Poderes.

Às 8 horas, haverá reunião na sede do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) para avaliar o movimento grevista. A paralisação teve início na segunda-feira em todo o Estado, mas não conta com adesão total da categoria.

UEMS insitui fórum para regulamentar cotas

0

13/05/2003 17h03 – Atualizado em 13/05/2003 17h03

O Fórum de Discussão sobre “Reserva de Cotas para Índios e Negros na UEMS – Vencendo Preconceitos”, será realizado no dia 12 de junho deste ano.

A Comissão de Estudos instituída para regulamentar a reserva de vagas pelo processo de cotas realiza o evento para fomentar discussões sobre a operacionalização da reserva de vagas pelo processo de cotas dentro da perspectiva de formar uma sociedade comprometida com a democracia e as questões de justiça social.

Será realizada também a “Aula da Cidadania” nesta terça-feira em todas as unidades da UEMS (Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul). Esta aula especial tem como objetivo a promoção de debates esclarecedores sobre as questões históricas, políticas e sociais que envolvem as diferenças raciais e as oportunidades de acesso ao ensino básico e superior no Brasil.

Corsa atropela homem em frente ao shopping Campo Grande

0

13/05/2003 17h01 – Atualizado em 13/05/2003 17h01

Acidente há pouco, na Avenida Afonso Pena, em frente ao shopping Campo Grande, deixou uma pessoa ferida. Um homem moreno foi atropelado pelo Corsa vermelho, placas HRC 3068 de Campo Grande. Vidro e lataria do veiculo ficou danificado com o choque na vítima, que está caído no chão sangrando. O bombeiro ainda não chegou ao local.

Ribas recebe viatura após sete anos sem renovar frota

0

13/05/2003 17h00 – Atualizado em 13/05/2003 17h00

A delegacia de Polícia Civil do município de Ribas do Rio Pardo recebeu hoje uma Blazer 2003 para auxiliar nos trabalhos. Segundo o delegado Messias Pires dos Santos Filho a viatura era pleiteada há muitos anos e, uma caminhonete C20 era o único veículo à disposição no local. Essa viatura foi adquirida em 1996 e a entregue hoje foi repassada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Atualmente, a delegacia da cidade conta com um efetivo total de 9 policiais. Tem capacidade para 8 presos, porém acomoda cerca de 30 presos.

Disney admite que deve ir para o PT na próxima semana

0

13/05/2003 16h58 – Atualizado em 13/05/2003 16h58

O vereador César Disney, sem partido, afirmou que as chances de ir para o PT, na próxima semana, são grandes. Apesar de ter recebido vários convites, ele diz que as negociações estão mais adiantadas com os petistas. “Vou definir mesmo só semana que vem, mas é praticamente certo”, ressalta.

Ishy se confraterniza com a comunidade paraguaia

0

13/05/2003 16h57 – Atualizado em 13/05/2003 16h57

O vereador Elias Ishy (PT) apóia a iniciativa da comunidade paraguaia e a Pastoral dos Migrantes, que está realizando uma grande festa em comemoração ao dia da Independência do Paraguai (15 de maio) e o dia do povo paraguaio em Mato Grosso do Sul, que é comemorado amanhã. “Como milhares de douradenses, também sou descendente de migrantes e entendo que as diferentes culturas, os costumes e as tradições, devem ser sempre cultivados e valorizados, pois nestas manifestações se expressam a vida de um povo”, afirmou Ishy.

Um inédito concerto de harpa paraguaia, apresentações de danças folclóricas e cantos tradicionais polcas e guarânias, fazem parte da programação. O evento acontece amanhã no Teatro Municipal, a partir das 20 horas. O Primer Concierto de harpa terá abertura pela professora Mercedes Espínola, que vai interpretar 20 músicas paraguaias, entre as quais as tradicionais Mercedita, Tren Lechero, Cascada, Km 11, Galopera e Pájaro Campãna. Mercedes é de Assunción, capital do Paraguai, e vem periodicamente a Dourados para ministrar aulas de harpa paraguaia.

O aluno de Mercedes, o douradense Rafael Cristaldo Deboleto, de 10 anos, estudante da Escola Ramona Pedroso, que já se apresentou em eventos importantes na cidade de Dourados, estará executando cinco temas livres. O Duo Roa Alarcón, formado por um harpista e um guitarrista, estará apresentando as canções La Cautiva, Che Pyharé Mombyry, Guyrá Campana, Colorado, 18 de Octubre e uma seleção de polcas.

Na seqüência, o grupo de dança paraguaia Las Calandrias também estará apresentando números folclóricos de dança. O grupo é formado por bailarinas e bailarinos descendentes de paraguaios, criado com o objetivo de divulgar os costumes e as tradições paraguaias para a comunidade douradense.

Na quinta-feira, dia 15 de maio, os festejos continuarão com uma missa campal na Praça Paraguaia, às 19h30, em comemoração ao dia das mães. Após a celebração eucarística haverá mais um show de harpa no local.

A festa da Independência do Paraguai deverá contar com a participação da comunidade paraguaia de Dourados e de outras cidades da região, tendo em vista o grande número de descendentes paraguaios (60% dos imigrantes do Estado), que habitam na região da Grande Dourados e que mantêm as tradições paraguaias através da música, da dança, das comidas típicas, da religião e do idioma Guarani.

Saraiva estuda possibilidade de ingressar no PTB

0

13/05/2003 16h53 – Atualizado em 13/05/2003 16h53

O vereador Airton Saraiva, sem partido, disse que vai se reunir esta noite com um membro da executiva do PTB, o qual prefere não citar nome, para estudar proposta de ingressar no partido. Ele revela que tem vários convites de partidos menores e também “vê com simpatia” convite do PSDB. “Preciso tomar uma decisão com cuidado porque terá uma grande influência nas eleições de 2004”, afirma.

Vereador anuncia desligamento da base de apoio de Tetila

0

13/05/2003 16h50 – Atualizado em 13/05/2003 16h50

O vereador Jorge Dauzacker (PV), de Dourados, promete anunciar na sessão desta noite da Câmara Municipal o desligamento da base de apoio do prefeito Laerte Tetila (PT). Ele argumenta que é ligado ao deputado estadual Ary Artuzi (PDT), que rompeu com o prefeito no ano passado. O vereador tem tido alguns embates com a administração municipal. Ele contou que solicitações feitas demoraram a ser atendidas. Conforme o parlamentar, é incompatível a ligação com Artuzi e o apoio ao prefeito.Recentemente, Dauzacker e Artuzi contrataram com recursos próprios uma patrola para nivelar a rua de um bairro na cidade, após pedido encaminhado à prefeitura. O fato chegou a gerar polêmica. A saída de Dauzacker da base não abala o apoio obtido por Tetila na Câmara. Segundo informou anteriormente a líder do prefeito na Câmara, Margarida Gaigher, Tetila tinha 13 dos 17 votos, incluindo neste número o voto de Dauzacker. Entre os que apóiam o prefeito estão os 3 petistas, 3 do PPS e dois do PFL.

Professores vão protestar em Campo Grande

0

13/05/2003 16h48 – Atualizado em 13/05/2003 16h48

Os professores da rede estadual de ensino de Campo Grande realizam nesta quarta-feira reunião e ato público pela greve.

A reunião que irá avaliar o movimento grevista será às 8hs na sede do Sindicato Campo Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP). Em seguida, os professores seguem para o Parque dos Poderes onde realizam ato público em frente à Secretaria de Educação.

O presidente da ACP, Jaime Teixeira afirma que o grupo pretende exigir do secretário de Educação mais empenho na luta pelos direitos da categoria. A greve já tem 55% de adesão na Capital.

Procissão à Nossa Senhora de Fátima deve reunir 2 mil Procissão à Nossa Senhora de Fátima deve reun

0

13/05/2003 16h42 – Atualizado em 13/05/2003 16h42

A comunidade da igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Monte Líbano, em Campo Grande, faz hoje, a partir das 18h30, procissão luminosa em lembrança à santa, cujo dia é celebrado hoje.

O pároco da comunidade, frei Nereu Dodescato, afirma que são esperadas 2 mil pessoas. De acordo com ele, os fiéis percorrerão as ruas em volta da igreja com velas acesas, para lembrar a “luz que veio ao mundo no corpo de mulher.

Depois, haverá a recepção da Santa na igreja, a missa e a coroação, na qual uma pessoa é coroada representando aqueles que, de acordo com a Igreja, serão escolhidos um dia, caso sigam os ensinamentos da Bíblia.

O Frei informou que quatro irmãs que vivem no mosteiro Nossa Senhora Aparecida, em regime de clausura, vão sair pela primeira vez para participar da coroação além de uma apresentação em forma de jogral. As celebrações começaram desde o dia 1º e acontecem há 42 anos na igreja.

Incra não enviou representante para área invadida

0

13/05/2003 16h33 – Atualizado em 13/05/2003 16h33

O Incra não enviou representante para a fazenda Aruanã I, em Bonito, onde 350 famílias de trabalhadores rurais sem-terra, filiados ao MST, invadiram a propriedade nesta segunda-feira. A informação é do superintendente substituto do Incra, Valdir Peres.

“Se for realmente necessário, o Incra vai enviar representante para o local”, informa Valdir Peres.

Segundo Peres, a fazenda Aruanã I foi considerada produtiva por técnicos do Incra que realizaram vistoria na propriedade. “A área não poderá ser desapropriada e utilizada para a reforma agrária”, explica o superintendente.

Os sem-terra reivindicam a desapropriação da área, que é de propriedade da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, liderada pelo Reverendo Moon.

O acampado Cleiton Alexandra Pereira Valença informou que os sem-terra não pretendem deixar o local. Valença contou que antes de ir para a fazenda, as 350 famílias estavam acampados às margens da rodovia que liga Guia Lopes da Laguna a Bonito. De acordo com ele, a decisão de invadir a propriedade foi tomada porque os trabalhadores sabiam que a área era do Reverendo Moon e tinha grande extensão. A fazenda tem 2.109,9 hectares.

Contribuição deve ser paga até quinta-feira

0

13/05/2003 16h28 – Atualizado em 13/05/2003 16h28

Os contribuintes individuais, os facultativos e os domésticos devem pagar nesta quinta-feira a contribuição ao INSS referente ao mês de abril.

A contribuição é feita por meio da Guia da Previdência Social (GPS), encontrada nas papelarias ou no site do Ministério da Previdência Social no endereço www.mps.gov.br. Depois de preencher a guia, basta ir a uma agência bancária ou casa lotérica.

A partir deste mês, os segurados autônomos não devem mais utilizar a escala de salários base, que era seguida apenas pelos contribuintes individuais inscritos antes de 29 de novembro de 1999. Essa escala foi utilizada, pela última vez, no mês de abril, pois o recolhimento se referia ao mês de março.

A partir da competência do mês de abril, que será paga em maio, cai a escala de salários-base e o contribuinte pode recolher ao INSS qualquer valor entre o mínimo (20% do salário mínimo) e o máximo (20% sobre o teto da Previdência).

Vereador Akira pede recuperação de estradas do município

0

13/05/2003 16h25 – Atualizado em 13/05/2003 16h25

Atento a todos os acontecimentos e problemas do município de Dourados o primeiro secretário da câmara municipal, o vereador Akira Oshiro (PPS), solicitou ao prefeito Laerte Tetila e também ao chefe da Agesul em Dourados, para que providenciassem em caráter de urgência a recuperação das estradas do travessão do Tucano e do travessão do Guanandi situadas na área rural do distrito de Macaúba, fez também um pedido para o cascalhamento da estrada que liga a fazenda São Francisco até a fazenda Bom Retiro no mesmo distrito, vias de suma importância para o escoamento da safra e o tráfego de veículos que tem a necessidade de chegar até a sede do município ou a outros centros.

CEÚ do Clímax

Na sessão de hoje o vereador irá encaminhar uma indicação ao prefeito e ao secretário de Educação solicitando que seja retirada e reconstruída a calçada em frente à escola Weimar Gonçalves Torres (Céu do Clímax). Segundo pais de alunos, no período de chuva é praticamente impossível os alunos chegarem nas salas de aula, poças se formam em frente ao colégio prejudicando a passagem.

Akira solicita ainda, que o município construa rampa de acesso para beneficiar os alunos portadores de necessidades especiais, que utilizam cadeira de rodas para se locomover encontrando dificuldades para adentrarem ao pátio do colégio necessitando de ajuda para tal, além de manutenção constante na iluminação pública em frente do colégio.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.