28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14161

Militante do Hamas morre em ataque de helicópteros israelenses

0

08/05/2003 09h14 – Atualizado em 08/05/2003 09h14

CIDADE DE GAZA — Helicópteros israelenses dispararam três mísseis contra um carro no norte de Gaza, nesta quinta-feira, matando um militante do braço armado do Hamas, disseram autoridades do grupo.

Dois mísseis atingiram o veículo, matando o militante, e um terceiro explodiu na rua, ferindo levemente três transeuntes, de acordo com testemunhas.

Autoridades do Hamas identificaram o homem morto como Iyad al-Beack, de 30 anos, um ex-assistente do comandante do braço militar do grupo, Salah Shehadeh.

Al-Beack era responsável por proteger e esconder militantes, segundo as fontes.

Os três transeuntes foram tratados no local, informaram porta-vozes de um hospital.

“Um míssil atingiu o carro pela frente e o outro, pela traseira”, relatou a testemunha Imad Mouhmmed. “Pedaços de carne humana voaram pelos ares”.

Ativistas do Hamas aglomeraram-se perto dos destroços do Fiat de al-Beack, prometendo vingança.

O ataque aconteceu durante a tarde, quando crianças e funcionários públicos estão voltando para casa da escola e do trabalho.

“Esses crimes só estimularão a determinação e a insistência do povo palestino na intifada (revolta)”, afirmou o porta-voz do Hamas, Abdul Aziz Rantisi. “O novo crime terá sérias represálias”.

O Exército israelense não comentou o incidente, de imediato.

Israel matou dezenas de supostos militantes palestinos em operações semelhantes nos últimos 31 meses de violência entre os dois lados.

O Hamas já assumiu a responsabilidade por atentados suicidas nos quais centenas de israelenses morreram ou ficaram feridos.

Al-Beack não era visto nas ruas de Gaza desde o funeral, em julho passado, de Shehadeh, um dos mais importantes militantes do Hamas eliminados por Israel.

Shehadeh morreu quando caças israelenses bombardearam sua casa, matando também outras 14 pessoas.

(Com informações da Associated Press)

Trabalhadores querem reunião com secretário de segurança

0

08/05/2003 09h11 – Atualizado em 08/05/2003 09h11

Os trabalhadores do transporte coletivo de Campo Grande prometem paralisar as atividades por algumas horas, caso não sejam recebidos pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e segurança para funcionários e passageiros.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo, Carlos Lima, os índices de assaltos aos ônibus são crescentes. “Tem ônibus que está sendo assaltado às 8h30 da manhã”, afirmou.

Lima informou que na última segunda-feira, os trabalhadores decidiram em reunião que se não houver avanço nas reivindicações, eles podem paralisar as atividades por algumas horas em protesto contra a falta de segurança nos coletivos.

O presidente do sindicato contou que vai sugerir ao secretário que sejam feitas blitze nos terminais de ônibus e linhas mais assaltados para coibir a ação de ladrões.

Dupla assalta posto de combustível e leva R$ 200

0

08/05/2003 09h10 – Atualizado em 08/05/2003 09h10

Dois homens armados levaram ontem R$ 200 do posto de combustível Figueira, que fica na Avenida Coronel Antonino, em Campo Grande. O assalto ocorreu por volta das 21h. A dupla rendeu o frentista e fugiu em uma moto Titan de cor prata.

Corumbá e Ladário têm quase mil eleitores faltosos

0

08/05/2003 09h09 – Atualizado em 08/05/2003 09h09

A relação de eleitores faltosos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul em Corumbá e Ladário possui 996 nomes (910 de Corumbá e 86 de Ladário). A 7ª zona apresenta 537 faltosos e a 50ª, que aglutina os dois municípios, tem 459 faltosos. Essas pessoas, que não votaram nem justificaram a ausência, têm até hoje para regularizar a situação comparecendo nos cartórios eleitorais. Os cartórios de Corumbá atendem das 12 às 18 horas. Com informações do Corumbá Online.

Zeca se reúne com Fritsch e secretários de governo

0

08/05/2003 09h08 – Atualizado em 08/05/2003 09h08

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, se reúne logo mais, às 9h, com o secretário-especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, para tratar do combate à pesca predatória na região de fronteira do Estado. Logo depois, eles seguem para o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, onde serão apresentados ao secretário projetos para o setor da pesca.

Às 15h, Zeca participa da solenidade do posse do coordenador-regional da Funasa/MS (Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul), Gaspar Francisco Hickmann, no auditório da Casa da Indústria (avenida Afonso Pena). No último compromisso do dia, o governador se reúne com todos os secretários, para avaliar a execução dos projetos prioritários para o MS.

Coalizão estuda tribunal para julgar crimes contra o povo iraquiano

0

08/05/2003 09h06 – Atualizado em 08/05/2003 09h06

BAGDÁ (CNN) — O Gabinete de Reconstrução e Assistência Humanitária, instalado pelos Estados Unidos para administrar o Iraque, está analisando o estabelecimento de um sistema de Justiça civil para processar responsáveis por crimes contra o povo iraquiano.

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira, por Clint Williamson, o assessor do gabinete para o Ministério da Justiça.

“Nós veremos uma espécie de tribunal especial, dentro do sistema iraquiano, composto de juízes iraquianos e usando promotores iraquianos para lidar com isso”, declarou Williamson.

“Mas será uma câmara especial, não apenas um tribunal criminal normal”, acrescentou.

Nenhum magistrado que tenha presidido um tribunal fora do sistema criminal, durante o regime de Saddam Hussein, será usado.

De acordo com Williamson, os tribunais criminais do Iraque não ficaram manchados, ao contrário de outras cortes estabelecidas por Saddam.

“Havia tribunais revolucionários, tribunais do Partido Baath, o serviço de informações tinha tribunais, e havia tribunais militares”, acrescentou.

“Por isso, a maioria das pessoas, com particular interesse para o regime – e isso quando elas eram processadas por crimes políticos ou o que nós chamamos de crimes contra a segurança nacional – foram afunilados através de outros sistemas, fora do Ministério da Justiça”, disse Williamson.

Nenhum juiz que tivesse servido nesses tribunais voltará a trabalhar no Ministério da Justiça, completou.

André se reúne com ministro da Educação em Brasília

0

08/05/2003 09h04 – Atualizado em 08/05/2003 09h04

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), se reúne nesta quinta-feira, às 15h, com o ministro da Educação, Cristovam Buarque, em Brasília. Puccinelli quer agilizar a liberação de recursos para projetos educacionais na Capital, segundo informou a assessoria de imprensa. O retorno a cidade está previsto para às 21h.

Família tem caminhonete roubada por dois homens armados

0

08/05/2003 09h03 – Atualizado em 08/05/2003 09h03

Dois homens armados roubaram ontem às 19h40, uma picape Nissan Frontier na rua Brasil Central, 742, bairro Santo Antônio. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 1º DP (Distrito Policial) os dois assaltantes abordaram a dona de casa Maria Consuelo de Oliveira Lopes, 28 anos e suas duas filhas que aguardavam o administrador Emerson Dias Lopes, 33 anos, dentro da caminhonete. Quando Emerson chegou, os assaltantes assumiram a direção do veículo e abandonaram as vítimas nas proximidades do lixão da saída para a Sidrolândia. A caminhonete roubada é de cor verde, e sua placa é HRG 9504, de Campo Grande.

Dólar comercial abre em baixa cotado a R$ 2,925

0

08/05/2003 09h02 – Atualizado em 08/05/2003 09h02

O dólar comercial abriu os negócios desta quinta-feira seguindo a trajetória de queda do encerramento e ontem. Às 8h35, a moeda norte-americana era negociada a R$ 2,92 para compra e R$ 2,925 para venda, queda de 0,67% em relação ao fechamento de ontem.

Dupla armada rouba dinheiro e equipamentos em Dourados

0

08/05/2003 09h00 – Atualizado em 08/05/2003 09h00

Dois homens armados invadiram no fim da tarde de ontem a loja de informática RD-Julião, no centro de Dourados, e após render os funcionários levaram cerca de R$ 20 mil em peças e dinheiro. Segundo o dono da loja, Ronaldo Donizete Julião, em dinheiro foi levado R$ 1,6 mil, informou o site Dourados News.Em equipamentos foram roubadas 29 CPU’s, 19 HD’s e 21 memórias. A dupla levou ainda dois telefones celulares e talões de cheques.

Vitório toma posse nesta manhã na direção do Imap

0

08/05/2003 09h00 – Atualizado em 08/05/2003 09h00

O ex-deputado federal Manoel do Carmo Vitório toma posse nesta manhã no cargo de diretor-presidente do Imap (Instituto de Meio Ambiente-Pantanal). A solenidade será às 9h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, Palácio da Cultura, em Campo Grande, durante um evento com a presença do secretário nacional de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch.Ele assume no lugar de Nereu Fontes, nomeado gerente-executivo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS).Vitório disse que irá unir esforços com a Sema (Secretaria de Meio Ambiente) para resolver questões ambientais.

Policiais e bombeiros protestam amanhã na Governadoria

0

08/05/2003 08h54 – Atualizado em 08/05/2003 08h54

Policiais civis, militares e bombeiros protestam amanhã em frente à Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Segundo nota divulgada pela corporação, o motivo do manifesto é “o descaso com que o governo está tratando as negociações salariais”. O texto alerta que “pode resultar numa mobilização da classe a nível estadual”. A categoria quer 32% de reajuste, mas, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira, já afirmou que é impossível conceder este aumento. O governo ofereceu reposição de 3% para oficiais, delegados, peritos, médicos legistas e subtenentes; 6% para sargentos; e 8% para cabos, soldados, agentes, inspetores e escrivães.

TRE encerra prazo para regularizar situação eleitoral

0

08/05/2003 08h53 – Atualizado em 08/05/2003 08h53

Os eleitores de Mato Grosso do Sul que deixaram de votar e não regularizaram sua ausência nas três últimas eleições consecutivas – lembrando que cada turno é considerado uma eleição – têm até o final do dia para regularizarem sua situação eleitoral.

Quem estiver nesta situação deverá comparecer ao cartório munido de um documento de identidade, do título de eleitor e efetuar também o pagamento de multa no valor de R$ 3,50 para cada um dos turnos em que deixou de comparecer. O juiz poderá dispensar o eleitor do recolhimento da multa se ficar comprovado que ele não tem condições de pagar.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) disponibilizou no site www.tre-ms.gov.br um sistema de consulta para que o eleitor possa verificar se faz parte da lista de faltosos no Estado. Caso tenha votado ou justificado, e mesmo assim estiver na lista dos faltosos, ele deverá apresentar também os canhotos de votos ou da justificativa encaminhada a Justiça Eleitoral.

Os eleitores que não justificarem o voto não poderão participar de concurso público; receber vencimentos, se funcionário público; participar de concorrência pública; obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, nem obter passaporte ou carteira de identidade. Não poderão ainda renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, nem praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. As penalidades estão previstas no artigo 7º do Código Eleitoral.

Gerentes de Arrecadação se reúnem com presidente do INSS

0

08/05/2003 08h52 – Atualizado em 08/05/2003 08h52

Gerentes executivos e chefes do serviço de Arrecadação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se reúnem nesta quinta-feira, em Campo Grande, com o presidente do órgão, Taiti Inenami.

Além dele, o novo Diretor de Receita Previdenciária do INSS, Carlos Roberto Bispo, também estará presente e será apresentado aos servidores. O encontro será realizado durante todo o dia no Bristol Jandaia Hotel, à Rua 13 de Maio com Barão do Rio Branco.

Homens armados invadem empresa e roubam funcionários

0

08/05/2003 08h51 – Atualizado em 08/05/2003 08h51

Dois assaltantes invadiram uma empresa de serviços elétricos na noite de ontem, às 20h, na rua Tonico de Carvalho, bairro São Vicente, em Campo Grande. Conforme o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, os homens armados rederam os funcionários Paulo Alves da Costa Filho, 45 anos; Suely Holanda de Lemos Costa, 40 anos e Paulo Jarbas Pereira, 48 anos. Eles roubaram carteiras e bolsas das vítimas, as quais continham talões de cheque, cartões bancário e de crédito e documentos pessoas. A polícia não tem pistas do paradeiro dos criminosos.

Câmara vota hoje criação de Conselho de Segurança Alimentar

0

08/05/2003 08h45 – Atualizado em 08/05/2003 08h45

Vereadores votam hoje o projeto de criação do Conselho e do Comitê de Segurança Alimentar e Nutricional de Campo Grande. De acordo com o texto, enviado à câmara, o programa será administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e vai contar com a participação efetiva de órgãos governamentais e não- governamentais. o egislativo também deve ter representação no programa.

Prefeito de Itaquiraí será homenageado em Salvador

0

08/05/2003 08h37 – Atualizado em 08/05/2003 08h37

Prefeito Eid em recente ação de doação de kits escolares

O prefeito de Itaquiraí, Edson Vieira (Eid), está sendo apontado como um dos melhores prefeitos do Brasil. A informação chegou ao conhecimento da Administração “Vivendo Novos Tempos” através de documento do Instituto Brasileiro de Apoio aos Município (IBRAM).

O diretor da empresa, Jânio Costa Menezes, ressalta que a administração do prefeito Eid foi selecionada porque preenche todos os requisitos avaliados em pesquisa nacional. “O prefeito foi escolhido em função de sua postura política, equilíbrio fiscal, concepção de gestão, dinamismo, austeridade, transparência e credibilidade junto a sua comunidade”, sentencia Menezes.

Para sacramentar o reconhecimento, o prefeito Eid vai ser condecorado com o troféu “Melhores Prefeitos do Brasil” – Biênio 2001/2002, que será entregue no próximo dia 22 de maio, dentro da programação do XXIV Congresso Brasileiro de Prefeitos e Vereadores, marcado para o período de 21 a 24 de maio no Salão de Convenções do Salvador Praia Hotel, na cidade de Salvador (BA).

Ao comentar sobre o troféu que receberá como um dos melhores prefeitos do país, o prefeito Eid disse que o reconhecimento vem em forma de incentivo “e aumenta nossa responsabilidade no desempenho de nossas funções. Estamos desenvolvendo uma administração séria, sem vícios ilegais que ocorreram nas administrações anteriores. Estamos investindo alto em Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social e Obras, melhorando sobremaneira as condições de vida da população. Também estamos valorizando os servidores através de pagamento dos salários em dia e honrando compromissos com os fornecedores. Enfim, Itaquiraí está Vivendo Novos Tempos e Novos Rumos”, salienta Eid.

Mototaxista ferido durante assalto em distrito de Corumbá

0

08/05/2003 08h27 – Atualizado em 08/05/2003 08h27

O mototaxista Pierre Alves de Oliveira, de 35 anos, levou seis tiros ontem durante um assalto no distrito de Antônio Maria Coelho, que fica a 40 quilômetros de Corumbá. Conforme a Polícia Militar, Oliveira foi abordado por dois homens, mas reagiu e tentou fugir quando foi atingido com seis tiros de revolver calibre 32 nas costas.

De acordo com a PM, os autores do crime foram um adolescente de 17 anos e Ciro Ortiz Coelar, de 23 anos.

A polícia chegou aos assaltantes no distrito de Albuquerque, a 70 quilômetros de Corumbá, através de uma testemunha. Eles haviam deixado a moto próximo a fazenda São Lucas, ainda em Antônio Maria Coelho. Os dois foram detidos e encaminhados para a Polícia Civil de Corumbá.

Pierre Oliveira foi encontrado inconsciente no terreno de uma empresa no distrito onde ocorreu o assalto. Ele foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital de Caridade em Corumbá, ainda com vida.

Presos da Polinter são transferidos para a Máxima

0

08/05/2003 08h24 – Atualizado em 08/05/2003 08h24

Pelo menos 20 presos que estavam na sede da Polinter, em Campo Grande, foram transferidos ontem para o Presídio de Segurança Máxima. De acordo com policiais da Polinter, a transferência de presos é rotineira e serviu para amenizar a superlotação do local.

Na semana passada quando o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) visitou a sede da Polinter, havia 74 detentos ocupando as quatro celas que tem capacidade para abrigar 16 detentos.

Assembléia geral definirá início da greve em escolas

0

08/05/2003 08h23 – Atualizado em 08/05/2003 08h23

Profissionais em educação e representantes de escolas estaduais de todo o Mato Grosso do Sul se reúnem esta manhã, a partir das 9h, em assembléia geral, para acertar os “detalhes para o início da greve”, segundo informa a presidente da Fetems (Federação Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul), Mara Carrara. Segundo ela, a paralisação já está definida e deve ter início nesta segunda-feira (12). “Os delegados municipais votarão a data de início, mas a maioria fala na segunda”, afirma.

Dos 65 sindicatos de professores que já fizeram assembléia, 52 são contrários à proposta de reajuste apresentada pelo governo e 46 se declararam favoráveis à greve, enquanto outros 13 aceitaram a proposta.

O governo oferece 10% para professores e especialistas e 8% para os funcionários administrativos, que receberiam também abono. A categoria reivindica aumento de 35% para professores e especialistas e 49% para funcionários administrativos. A assembléia geral será realizada na sede da Fetems, em Campo Grande.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.