19/12/2002 11h25 – Atualizado em 19/12/2002 11h25
Campo Grande (MS) – Criada pela Lei 2.363, de 19 de dezembro de 2001, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) completa hoje um ano. A implantação da agência pelo governo estadual, insere Mato Grosso do Sul no novo cenário administrativo que começou na década de 90, onde o poder público deixa de ser explorador de alguns serviços, passando a desenvolver um trabalho de regulador, fiscalizador e indutor do desenvolvimento.
Paralelamente ao surgimento das principais agências reguladoras federais (Aneel, de energia elétrica; Antt, de Transportes Terrestres; Anatel, de telecomunicações; Antaq, de transportes aquaviários; ANA, de águas) os estados começaram também a criar suas agências, com o objetivo de cuidar da fiscalização dos serviços de competência local e fazer parcerias com as agências nacionais.
Em Mato Grosso do Sul, a criação do órgão regulador reflete a visão do atual governo de trabalhar com a perspectiva do Estado moderno, incentivando e acompanhando de perto uma relação ética entre fornecedores e consumidores. Um dos princípios da agência é o equilíbrio nas relações entre o poder concedente (governo), os órgãos regulados (empresas operadoras) e os usuários.
Para o diretor-presidente da Agepan, Anízio Tiago, quem consome ou utiliza serviços públicos delegados em Mato Grosso do Sul já começa a perceber que existe um mecanismo de controle sobre a qualidade desses serviços. “O Estado transfere a responsabilidade da operação, mas estabelece parâmetros de qualidade para o atendimento e cuida para que eles sejam cumpridos”, ressalta. “Além disso, quando o estado faz a concessão de uma rodovia, de um sistema de saneamento ou de uma rede de energia, a concessionária tem permissão para executar o serviço e cobrar por ele; entretanto, aquele continua sendo um bem público, que tem que ser preservado”.
Criada no final do ano passado, a Agepan começou a ser efetivamente implantada no início de 2002. O primeiro setor de atuação é a energia elétrica. A Agência se credenciou tecnicamente e obteve da Aneel a descentralização para exercer a fiscalização e o atendimento das solicitações dos consumidores das empresas energéticas que operam no Estado. Em seis meses, a Ouvidoria já recebeu quase 7,5 mil solicitações.
Transporte e saneamento – A Agepan começa em 2003 a ampliar gradativamente sua área de atuação, fiscalizando e regulando outros serviços públicos, além de energia elétrica. O transporte intermunicipal de passageiros e o saneamento são áreas que deverão passar por normatização e fiscalização da Agência, com o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário.
No transporte intermunicipal, o trabalho inclui levantamento e proposta de adequação da legislação existente, estabelecendo mecanismos para qualificar a prestação do serviço, com tarifas justas.
As ações para regular o saneamento já começaram e envolvem um amplo estudo técnico com a participação de consultores de nível internacional. Por meio de um convênio assinado entre o Estado e o PMSS (Programa de Modernização do Setor de Saneamento) – do Governo Federal – a Agepan vai criar instrumentos para exercer a função reguladora da prestação dos serviços de água e esgoto. O Acordo de cooperação técnica com o PMSS também prevê estudos para universalizar o saneamento básico, levando o serviço a toda a população sul-mato-grossense.
A lei de criação da Agepan também inclui como serviços passíveis de fiscalização a distribuição de gás canalizado, telecomunicações, irrigação, mineração e outras áreas de transporte como travessias fluviais, portos, aeroportos e terminais de cargas e de passageiros.
Marcos importantes da Criação e Atuação da Agência Reguladora
19 de dezembro/ 2001 – Criação da Agepan, pela Lei 2.363;
19 de março/2002 – Publicado Decreto que estabelece a estrutura básica da Agepan;
7 de junho/2002 – Agepan assina convênio de Cooperação Técnica com a Aneel, recebendo delegação para executar parte das atividades de Fiscalização e de Mediação e Ouvidoria;
26 de junho/2002 – Ouvidoria implanta sistema informatizado para receber e tratar solicitações dos consumidores de energia elétrica;
26 de julho/2002 – Aneel promove em Campo Grande audiência pública para apresentar à sociedade convênio de descentralização assinado com a Agepan;
1° de agosto/2002 – Agência implanta sistema de teleatendimento, disponibilizando o telefone gratuito 0800 600 0506 para informações, denúncias, sugestões e reclamações dos consumidores de energia elétrica;
16 a 26 de setembro/2002 – Em conjunto com a Aneel, Agepan realiza primeira fiscalização na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul;
Novembro/2002 – É assinado Acordo de Cooperação Técnica com o PMSS – Programa de Modernização do Setor de Saneamento, visando elaborar estudos para universalização do saneamento de preparação da Agepan para regular o setor;
29 de novembro/2002 – A Agepan inicia, em Dourados, ciclo de Audiências Públicas para apresentar seu trabalho à sociedade;
10 de dezembro/2002 – Audiência Pública em Corumbá
13 de dezembro/2002 – Começa a definição do Plano de Trabalho previsto no Acordo com o PMSS.
19 de dezembro/2002 – Audiência Pública em Três Lagoas (hoje, às 19hs, na Câmara Municipal)
Fonte: APN