11/12/2002 10h57 – Atualizado em 11/12/2002 10h57
NOVA YORK – Esqueça tudo o que você já leu ou ouviu sobre as inconveniências do uso do e-mail no trabalho. De acordo com um estudo da Pew Internet and American Life Projects, a existência de uma enorme quantidade de e-mails é algo absolutamente atípico – um resultado que surpreendeu até mesmo os pesquisadores.
A percepção de uma sobrecarga de e-mails no ambiente de trabalho vem de queixas freqüentes pessoas que se sentem excessivamente solicitadas, aquelas poucas que de fato recebem muitos e-mailsdocument.write Chr(39)”, disse Deborah Fallows, pesquisadora sênior da Pew.
Na verdade, 60 por cento dos norte-americanos que usam o e-mail no trabalho recebem 10 ou menos mensagens em média por dia, segundo constatou o estudo. Somente seis por cento recebem mais de 50.
E entre as que mais usam o serviço, somente 11 por cento dizem que se sentem sobrecarregados com todos os e-mails.
A maioria descobriu truques para manter os e-mails administráveis, como usar o software para distribuir automaticamente as mensagens em pastas.
Contrariando um mito
Os resultados da pesquisa contrariam o mito de que os empregados são inundados por mensagens eletrônicas e de que gastam grande parte de seu tempo checando a caixa postal de seu computador.
Três quartos dos usuários de e-mail no trabalho gastam uma hora ou menos por dia com as mensagens. Um quarto gasta menos do que 15 minutos. Somente a metade disse que o volume de e-mail aumentou ao longo do ano passado.
O padrão é diferente para os usuários em posição de poder, em geral os de melhor nível educacional e os que têm maiores salários.
Um uso mais intensivo de e-mails, segundo o estudo, é mais comum em grandes empresas, assim como entre pessoas que ocupam cargos gerenciais de alto escalão.
Muitos dos ocupantes de cargos de direção gastam duas horas ou mais por dia com e-mails – às vezes mais de quatro. Eles também têm mais costume de checar as mensagens depois do trabalho ou durante as férias.
Mas esses usuários tendem mais a elogiar o uso do e-mail por ajudá-los a se comunicar com mais pessoas e por mantê-los a par dos acontecimentos.
O estudo destaca, por exemplo, que os funcionários de menor escalão se sentem mais à vontade dar sugestões a um dirigente por meio de e-mail do que se tivessem que ir tratar da questão pessoalmente.
Jovens se divertem
O estudo também concluiu que as pessoas com menos de 30 anos são as mais propensas a usar o e-mail do trabalho para fins pessoais. São igualmente as que mais enviam fofocas, piadas e correntes.
Deborah Fallows disse que a diferença pode ser atribuída a um maior desembaraço que os funcionários mais jovens têm com o uso da tecnologia – e também por ocuparem menos cargos de chefia.
A pesquisa foi feita por telefone, entre 9 de abril e 17 de maio passados, com 2.447 usuários de Internet, incluindo 1003 que usam o e-mail no trabalho.
O estudo tem uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais.
Fonte: Associated Press